CBO 2345-20 - Professor de ensino superior na área de prática de ensino - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores na área de formação pedagógica do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de ensino superior na área de prática de ensino CBO 2345-20 Ministra aulas em cursos de nível superior (graduação, pós-graduação e extensão) de métodos e técnicas de prática de ensino, na formação de professores, por meio de teorias e práticas educacionais, considerando a relação que se estabelece entre professor, aluno e o conteúdo a ser desenvolvido Realiza pesquisas educacionais, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão, orienta alunos e supervisiona a formação pedagógica em estágios.
Promove estratégias para avaliação de desempenho dos alunos e de trabalhos acadêmicos Elabora material de trabalho e documentação técnica educacional Presta assistência e atendimento às demandas da comunidade, no âmbito da educação escolar e não escolar.
Comunica-se com assertividade e objetividade, participa de atividades administrativas no seu campo de atuação Atua de acordo com a legislação educacional vigente, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
CBO 2345-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores na área de formação pedagógica do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de ensino superior na área de prática de ensino, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores na área de formação pedagógica do ensino superior CBO 2345-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2345-20
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores na área de formação pedagógica do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de ensino superior na área de prática de ensino
O Professor de ensino superior na área de prática de ensino CBO 2345-20 planeja e ministra aulas, atividades, programas e cronogramas referentes à prática de ensino, prioritariamente a alunos do ensino superior Define o conteúdo programático, as situações de aprendizagem, estratégias de avaliação e recursos para o trabalho.
Define a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, metodologias, projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas para pesquisa.
Coordena e supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, identificando campos e oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e projetos Medeia a relação do estagiário com a instituição dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, orientando a elaboração de relatórios de estágio.
Orienta alunos sobre procedimentos teóricos-metodológicos de prática de ensino, indicando fontes de consulta e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, acompanhando o planejamento, analisando e avaliando textos e relatórios produzidos por eles Responsabiliza-se por projetos de pesquisa para obtenção de títulos acadêmicos, orienta monitores e alunos de iniciação científica.
Realiza avaliações das atividades acadêmicas, no que se refere ao desenvolvimento das aulas, ao desempenho dos alunos, aos cursos e currículos, às propostas pedagógicas, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático.
Atribui notas e conceitos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando e discutindo resultados avaliativos Coordena atividades de prática de ensino, referentes a projetos de pesquisa e extensão, cursos, projetos pedagógicos, estágios, convênios, reuniões e eventos educacionais.
Produz material de trabalho, elaborando planos de curso e de aulas, textos para uso didático-pedagógico, instrumentos de avaliação, artigos científicos, apresentações, vídeos, hipertextos, entre outros.
Integra equipes para desenvolvimento de homepage, softwares e materiais midiáticos Organiza coletâneas e publicações da área educacional Realiza pesquisas científicas na área educacional, elaborando projetos, prevendo fontes de financiamento, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura.
Redige relatórios de pesquisa e publicações científicas, e divulga resultados do trabalho realizado Analisa a produção científica publicada, avalia as implicações do uso de informação e comunicação, em situações de ensino, e identifica formas de interação aplicáveis nas situações semipresenciais e virtuais de educação Mantém-se informado acerca da legislação educacional, de políticas educacionais e da constituição de profissões da área, participa de atividades culturais, congressos e eventos científicos.
Pode participar de programas de formação acadêmica como doutorado e pós-doutorado Presta assessoria a órgãos públicos e atendimento às demandas da comunidade, na área da educação escolar e não escolar, realizando eventos, consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica.
Programa e ministra cursos, considerando demandas externas, profere palestras, atua em debates e em banca examinadora Pode participar em processos para seleção de alunos e professores Participa de atividades administrativas, como comissões, colegiados, gerenciamento de convênios e de projetos, podendo exercer cargos de representação e de direção.
Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Dialoga com alunos, professores, entidades representativas, e estabelece relações com instituições e organizações da sociedade, órgãos de fomento e instâncias hierárquicas da instituição Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2345-20 deve supervisionar formação pedagógica em estágios, produzir material de trabalho, prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, avaliar o trabalho acadêmico científico, planejar atividades relativas a cursos e pesquisas, ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão, orientar alunos, realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional, participar de atividades administrativas, atualizar-se na Área.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2345-20
Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.
Atividades exercidas por um Professor de ensino superior na área de prática de ensino CBO 2345-20
Um Professor de ensino superior na área de prática de ensino (ou sinônimo) deve produzir hipertextos, prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica, avaliar currículos e propostas pedagógicas, avaliar planos de ação pedagógica, discutir resultados de avaliação, coordenar estágios, avaliar o desempenho dos alunos, estudar a produção científica da área, estudar propostas e políticas educacionais, problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos, produzir textos para uso pedagógico, participar de associações de classe, avaliar trabalhos científicos, avaliar projetos de pesquisa, demonstrar postura ética, coletar dados e materiais para pesquisa, estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, dominar conhecimentos básicos de outros idiomas, planejar pesquisas, desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeniedade dos alunos, planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, elaborar programas e cronogramas, orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios, discutir as práticas pedagógicas dos alunos, discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional, elaborar pareceres, auto-avaliar-se, atuar no processo de seleção de alunos e professores, atuar em comissões editoriais, constituir grupos de pesquisa, demonstrar postura crítica, orientar alunos sobre campos de estágio, proferir palestras, avaliar projetos de extensão, sugerir composição de bancas examinadoras, dialogar com os alunos, promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento, estudar diferentes formas de comunicação, desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem, planejar projetos de extensão, analisar pesquisas educacionais, realizar revisão da literatura na área, exercer cargos de direção, redigir relatórios de pesquisa, desenvolver propostas de avaliação, acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar, prestar assessoria a órgãos públicos, avaliar a própria prática de pesquisa, participar de colegiados, estudar outros idiomas, atribuir notas e conceitos, avaliar currículos de alunos, orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos, avaliar o desenvolvimento das aulas, orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos, atender alunos, individualmente e em grupo, participar de comissões, prever fontes de financiamento, produzir transparências, orientar monitores, atuar em banca examinadora docente e discente, coordenar eventos, analisar os problemas da realidade brasileira, estudar a legislação educacional, desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem, organizar coletâneas, ler textos e relatórios produzidos pelos alunos, gerenciar projetos, gerenciar convênios, prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico, estudar a constituição de profissões no campo educacional, programar cursos para atendimento a demandas externas, supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio, problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas, mapear campos para estágio, dialogar com os professores da instituição, ministrar cursos para atendimento às demandas externas, planejar estágios, avaliar políticas educacionais, preencher relatórios de atividades, produzir instrumentos de avaliação, produzir vídeos, produzir planos de cursos e de aulas, estabelecer relações com os órgãos de fomento, atuar em debates, coordenar grupos de pesquisa, sistematizar dados e materiais de pesquisa, produzir artigos para divulgação, estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade, planejar eventos e seminários, compromissar-se social e politicamente, elaborar projetos de extensão, coordenar reuniões, coordenar projetos de extensão, avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços, proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos, avaliar cursos, planejar aulas, estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição, trabalhar com diferentes formas de interação humana, colaborar em comissões de avaliação, analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, utilizar diferentes instrumentos de avaliação, avaliar material didático, produzir cartazes, coordenar projetos pedagógicos, treinar auxiliares de pesquisa, integrar equipe para o desenvolvimento de homepage, supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos, participar de atividades culturais, supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais - escolar ou não, planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica, indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, sistematizar conteúdos, estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação, planejar os ambientes de aprendizagem, analisar dados e materiais de pesquisa, dialogar com as entidades representativas, atuar em projetos de extensão, integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos, participar de congressos e eventos científicos, mediar a relação do estagiário com a instituição, participar de associações científicas, planejar projetos de intervenção pedagógica, coordenar pesquisas, planejar a produção de materiais didáticos, organizar publicações, coordenar convênios, dominar a língua portuguesa, orientar alunos de iniciação científica, discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional, orientar a elaboração de pesquisas dos alunos, elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo, realizar cursos de formação acadêmica - especialização, mestrado, doutorado etc., realizar eventos, exercer cargos de representação, desenvolver atividades interativas, coordenar equipes de trabalho, coordenar áreas, disciplinas e turmas, coordenar cursos, redigir publicações científicas, trabalhar em equipe, orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos, participar de reuniões, divulgar resultados de pesquisas.