CBO 2345-20 - Professor de ensino superior na área de prática de ensino - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores na área de formação pedagógica do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de ensino superior na área de prática de ensino CBO 2345-20 Ministra aulas em cursos de nível superior (graduação, pós-graduação e extensão) de métodos e técnicas de prática de ensino, na formação de professores, por meio de teorias e práticas educacionais, considerando a relação que se estabelece entre professor, aluno e o conteúdo a ser desenvolvido Realiza pesquisas educacionais, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão, orienta alunos e supervisiona a formação pedagógica em estágios.
Promove estratégias para avaliação de desempenho dos alunos e de trabalhos acadêmicos Elabora material de trabalho e documentação técnica educacional Presta assistência e atendimento às demandas da comunidade, no âmbito da educação escolar e não escolar.
Comunica-se com assertividade e objetividade, participa de atividades administrativas no seu campo de atuação Atua de acordo com a legislação educacional vigente, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
CBO 2345-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores na área de formação pedagógica do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de ensino superior na área de prática de ensino, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores na área de formação pedagógica do ensino superior CBO 2345-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2345-20
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores na área de formação pedagógica do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de ensino superior na área de prática de ensino
O Professor de ensino superior na área de prática de ensino CBO 2345-20 planeja e ministra aulas, atividades, programas e cronogramas referentes à prática de ensino, prioritariamente a alunos do ensino superior Define o conteúdo programático, as situações de aprendizagem, estratégias de avaliação e recursos para o trabalho.
Define a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, metodologias, projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas para pesquisa.
Coordena e supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, identificando campos e oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e projetos Medeia a relação do estagiário com a instituição dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, orientando a elaboração de relatórios de estágio.
Orienta alunos sobre procedimentos teóricos-metodológicos de prática de ensino, indicando fontes de consulta e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, acompanhando o planejamento, analisando e avaliando textos e relatórios produzidos por eles Responsabiliza-se por projetos de pesquisa para obtenção de títulos acadêmicos, orienta monitores e alunos de iniciação científica.
Realiza avaliações das atividades acadêmicas, no que se refere ao desenvolvimento das aulas, ao desempenho dos alunos, aos cursos e currículos, às propostas pedagógicas, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático.
Atribui notas e conceitos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando e discutindo resultados avaliativos Coordena atividades de prática de ensino, referentes a projetos de pesquisa e extensão, cursos, projetos pedagógicos, estágios, convênios, reuniões e eventos educacionais.
Produz material de trabalho, elaborando planos de curso e de aulas, textos para uso didático-pedagógico, instrumentos de avaliação, artigos científicos, apresentações, vídeos, hipertextos, entre outros.
Integra equipes para desenvolvimento de homepage, softwares e materiais midiáticos Organiza coletâneas e publicações da área educacional Realiza pesquisas científicas na área educacional, elaborando projetos, prevendo fontes de financiamento, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura.
Redige relatórios de pesquisa e publicações científicas, e divulga resultados do trabalho realizado Analisa a produção científica publicada, avalia as implicações do uso de informação e comunicação, em situações de ensino, e identifica formas de interação aplicáveis nas situações semipresenciais e virtuais de educação Mantém-se informado acerca da legislação educacional, de políticas educacionais e da constituição de profissões da área, participa de atividades culturais, congressos e eventos científicos.
Pode participar de programas de formação acadêmica como doutorado e pós-doutorado Presta assessoria a órgãos públicos e atendimento às demandas da comunidade, na área da educação escolar e não escolar, realizando eventos, consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica.
Programa e ministra cursos, considerando demandas externas, profere palestras, atua em debates e em banca examinadora Pode participar em processos para seleção de alunos e professores Participa de atividades administrativas, como comissões, colegiados, gerenciamento de convênios e de projetos, podendo exercer cargos de representação e de direção.
Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Dialoga com alunos, professores, entidades representativas, e estabelece relações com instituições e organizações da sociedade, órgãos de fomento e instâncias hierárquicas da instituição Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 2345-20 deve supervisionar formação pedagógica em estágios, participar de atividades administrativas, comunicar-se, realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional, prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar, atualizar-se na Área, produzir material de trabalho, coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão, orientar alunos, planejar atividades relativas a cursos e pesquisas, ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, demonstrar competências pessoais, avaliar o trabalho acadêmico científico.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2345-20
Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.
Atividades exercidas por um Professor de ensino superior na área de prática de ensino CBO 2345-20
Um Professor de ensino superior na área de prática de ensino (ou sinônimo) deve estudar outros idiomas, avaliar projetos de extensão, participar de colegiados, acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar, sistematizar dados e materiais de pesquisa, supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais - escolar ou não, dominar conhecimentos básicos de outros idiomas, discutir resultados de avaliação, avaliar trabalhos científicos, produzir vídeos, participar de congressos e eventos científicos, elaborar programas e cronogramas, coordenar projetos de extensão, elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo, dialogar com os alunos, coordenar pesquisas, estudar a constituição de profissões no campo educacional, indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, atribuir notas e conceitos, coordenar projetos pedagógicos, planejar aulas, produzir artigos para divulgação, participar de comissões, elaborar pareceres, estudar propostas e políticas educacionais, estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação, avaliar currículos e propostas pedagógicas, desenvolver propostas de avaliação, orientar alunos de iniciação científica, coordenar estágios, promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento, orientar a elaboração de pesquisas dos alunos, mediar a relação do estagiário com a instituição, dialogar com as entidades representativas, realizar revisão da literatura na área, exercer cargos de direção, mapear campos para estágio, discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional, analisar os problemas da realidade brasileira, sugerir composição de bancas examinadoras, analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, realizar cursos de formação acadêmica - especialização, mestrado, doutorado etc., constituir grupos de pesquisa, atender alunos, individualmente e em grupo, organizar coletâneas, problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas, orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios, estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, participar de associações científicas, coordenar reuniões, avaliar a própria prática de pesquisa, avaliar material didático, prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico, analisar dados e materiais de pesquisa, planejar pesquisas, produzir transparências, integrar equipe para o desenvolvimento de homepage, compromissar-se social e politicamente, avaliar planos de ação pedagógica, discutir as práticas pedagógicas dos alunos, elaborar projetos de extensão, preencher relatórios de atividades, supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio, ministrar cursos para atendimento às demandas externas, avaliar políticas educacionais, coordenar eventos, sistematizar conteúdos, avaliar currículos de alunos, proferir palestras, prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica, supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos, coletar dados e materiais para pesquisa, avaliar o desenvolvimento das aulas, integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos, coordenar grupos de pesquisa, trabalhar com diferentes formas de interação humana, participar de associações de classe, planejar eventos e seminários, analisar pesquisas educacionais, prever fontes de financiamento, estudar diferentes formas de comunicação, discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional, coordenar áreas, disciplinas e turmas, produzir textos para uso pedagógico, coordenar equipes de trabalho, participar de reuniões, planejar os ambientes de aprendizagem, avaliar cursos, atuar em banca examinadora docente e discente, proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos, produzir cartazes, treinar auxiliares de pesquisa, dominar a língua portuguesa, avaliar o desempenho dos alunos, gerenciar projetos, utilizar diferentes instrumentos de avaliação, estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade, planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica, desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem, demonstrar postura ética, planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, exercer cargos de representação, ler textos e relatórios produzidos pelos alunos, participar de atividades culturais, redigir publicações científicas, orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos, desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem, auto-avaliar-se, produzir hipertextos, desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeniedade dos alunos, gerenciar convênios, realizar eventos, produzir planos de cursos e de aulas, atuar no processo de seleção de alunos e professores, produzir instrumentos de avaliação, estudar a produção científica da área, programar cursos para atendimento a demandas externas, problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos, estudar a legislação educacional, avaliar projetos de pesquisa, dialogar com os professores da instituição, estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição, redigir relatórios de pesquisa, coordenar cursos, colaborar em comissões de avaliação, orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos, orientar monitores, orientar alunos sobre campos de estágio, planejar a produção de materiais didáticos, coordenar convênios, estabelecer relações com os órgãos de fomento, avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços, atuar em projetos de extensão, planejar projetos de intervenção pedagógica, prestar assessoria a órgãos públicos, atuar em comissões editoriais, trabalhar em equipe, demonstrar postura crítica, atuar em debates, desenvolver atividades interativas, planejar estágios, divulgar resultados de pesquisas, planejar projetos de extensão, organizar publicações, orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos.