CBO 2345-20 - Professor de ensino superior na área de prática de ensino - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores na área de formação pedagógica do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de ensino superior na área de prática de ensino CBO 2345-20 Ministra aulas em cursos de nível superior (graduação, pós-graduação e extensão) de métodos e técnicas de prática de ensino, na formação de professores, por meio de teorias e práticas educacionais, considerando a relação que se estabelece entre professor, aluno e o conteúdo a ser desenvolvido Realiza pesquisas educacionais, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão, orienta alunos e supervisiona a formação pedagógica em estágios.
Promove estratégias para avaliação de desempenho dos alunos e de trabalhos acadêmicos Elabora material de trabalho e documentação técnica educacional Presta assistência e atendimento às demandas da comunidade, no âmbito da educação escolar e não escolar.
Comunica-se com assertividade e objetividade, participa de atividades administrativas no seu campo de atuação Atua de acordo com a legislação educacional vigente, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
CBO 2345-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores na área de formação pedagógica do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de ensino superior na área de prática de ensino, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores na área de formação pedagógica do ensino superior CBO 2345-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2345-20
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores na área de formação pedagógica do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de ensino superior na área de prática de ensino
O Professor de ensino superior na área de prática de ensino CBO 2345-20 planeja e ministra aulas, atividades, programas e cronogramas referentes à prática de ensino, prioritariamente a alunos do ensino superior Define o conteúdo programático, as situações de aprendizagem, estratégias de avaliação e recursos para o trabalho.
Define a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, metodologias, projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas para pesquisa.
Coordena e supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, identificando campos e oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e projetos Medeia a relação do estagiário com a instituição dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, orientando a elaboração de relatórios de estágio.
Orienta alunos sobre procedimentos teóricos-metodológicos de prática de ensino, indicando fontes de consulta e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, acompanhando o planejamento, analisando e avaliando textos e relatórios produzidos por eles Responsabiliza-se por projetos de pesquisa para obtenção de títulos acadêmicos, orienta monitores e alunos de iniciação científica.
Realiza avaliações das atividades acadêmicas, no que se refere ao desenvolvimento das aulas, ao desempenho dos alunos, aos cursos e currículos, às propostas pedagógicas, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático.
Atribui notas e conceitos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando e discutindo resultados avaliativos Coordena atividades de prática de ensino, referentes a projetos de pesquisa e extensão, cursos, projetos pedagógicos, estágios, convênios, reuniões e eventos educacionais.
Produz material de trabalho, elaborando planos de curso e de aulas, textos para uso didático-pedagógico, instrumentos de avaliação, artigos científicos, apresentações, vídeos, hipertextos, entre outros.
Integra equipes para desenvolvimento de homepage, softwares e materiais midiáticos Organiza coletâneas e publicações da área educacional Realiza pesquisas científicas na área educacional, elaborando projetos, prevendo fontes de financiamento, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura.
Redige relatórios de pesquisa e publicações científicas, e divulga resultados do trabalho realizado Analisa a produção científica publicada, avalia as implicações do uso de informação e comunicação, em situações de ensino, e identifica formas de interação aplicáveis nas situações semipresenciais e virtuais de educação Mantém-se informado acerca da legislação educacional, de políticas educacionais e da constituição de profissões da área, participa de atividades culturais, congressos e eventos científicos.
Pode participar de programas de formação acadêmica como doutorado e pós-doutorado Presta assessoria a órgãos públicos e atendimento às demandas da comunidade, na área da educação escolar e não escolar, realizando eventos, consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica.
Programa e ministra cursos, considerando demandas externas, profere palestras, atua em debates e em banca examinadora Pode participar em processos para seleção de alunos e professores Participa de atividades administrativas, como comissões, colegiados, gerenciamento de convênios e de projetos, podendo exercer cargos de representação e de direção.
Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Dialoga com alunos, professores, entidades representativas, e estabelece relações com instituições e organizações da sociedade, órgãos de fomento e instâncias hierárquicas da instituição Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2345-20 deve orientar alunos, realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional, participar de atividades administrativas, planejar atividades relativas a cursos e pesquisas, supervisionar formação pedagógica em estágios, comunicar-se, atualizar-se na Área, coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão, ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, produzir material de trabalho, avaliar o trabalho acadêmico científico, prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2345-20
Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.
Atividades exercidas por um Professor de ensino superior na área de prática de ensino CBO 2345-20
Um Professor de ensino superior na área de prática de ensino (ou sinônimo) deve desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem, estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação, trabalhar com diferentes formas de interação humana, participar de atividades culturais, supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais - escolar ou não, supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio, dominar a língua portuguesa, planejar estágios, planejar aulas, estabelecer relações com os órgãos de fomento, discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional, problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas, atribuir notas e conceitos, realizar revisão da literatura na área, desenvolver atividades interativas, participar de associações de classe, ler textos e relatórios produzidos pelos alunos, estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição, indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, estudar a legislação educacional, colaborar em comissões de avaliação, avaliar material didático, sistematizar dados e materiais de pesquisa, estudar propostas e políticas educacionais, planejar os ambientes de aprendizagem, analisar pesquisas educacionais, atuar em projetos de extensão, estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade, redigir publicações científicas, proferir palestras, redigir relatórios de pesquisa, programar cursos para atendimento a demandas externas, orientar monitores, atuar em debates, prestar assessoria a órgãos públicos, preencher relatórios de atividades, exercer cargos de direção, analisar os problemas da realidade brasileira, supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos, elaborar pareceres, atender alunos, individualmente e em grupo, promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento, planejar eventos e seminários, mediar a relação do estagiário com a instituição, dialogar com as entidades representativas, coletar dados e materiais para pesquisa, produzir hipertextos, orientar alunos de iniciação científica, realizar eventos, gerenciar convênios, exercer cargos de representação, prever fontes de financiamento, demonstrar postura crítica, dominar conhecimentos básicos de outros idiomas, discutir resultados de avaliação, ministrar cursos para atendimento às demandas externas, participar de colegiados, estudar a constituição de profissões no campo educacional, estudar a produção científica da área, divulgar resultados de pesquisas, estudar outros idiomas, orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos, planejar a produção de materiais didáticos, demonstrar postura ética, problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos, planejar projetos de extensão, atuar em comissões editoriais, avaliar projetos de pesquisa, treinar auxiliares de pesquisa, avaliar cursos, coordenar reuniões, produzir planos de cursos e de aulas, participar de reuniões, gerenciar projetos, avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços, auto-avaliar-se, avaliar a própria prática de pesquisa, orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios, coordenar projetos pedagógicos, planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, atuar em banca examinadora docente e discente, dialogar com os alunos, avaliar políticas educacionais, elaborar projetos de extensão, produzir instrumentos de avaliação, coordenar cursos, coordenar equipes de trabalho, participar de comissões, integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos, avaliar planos de ação pedagógica, planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica, produzir textos para uso pedagógico, sugerir composição de bancas examinadoras, desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeniedade dos alunos, proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos, avaliar currículos de alunos, trabalhar em equipe, coordenar grupos de pesquisa, compromissar-se social e politicamente, desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem, prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica, analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, avaliar o desempenho dos alunos, elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo, coordenar eventos, participar de congressos e eventos científicos, estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, orientar alunos sobre campos de estágio, constituir grupos de pesquisa, discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional, produzir vídeos, desenvolver propostas de avaliação, avaliar trabalhos científicos, discutir as práticas pedagógicas dos alunos, dialogar com os professores da instituição, mapear campos para estágio, estudar diferentes formas de comunicação, avaliar currículos e propostas pedagógicas, utilizar diferentes instrumentos de avaliação, acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar, coordenar projetos de extensão, atuar no processo de seleção de alunos e professores, coordenar convênios, avaliar projetos de extensão, realizar cursos de formação acadêmica - especialização, mestrado, doutorado etc., coordenar estágios, orientar a elaboração de pesquisas dos alunos, planejar projetos de intervenção pedagógica, coordenar pesquisas, elaborar programas e cronogramas, planejar pesquisas, participar de associações científicas, sistematizar conteúdos, coordenar áreas, disciplinas e turmas, prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico, produzir cartazes, produzir transparências, integrar equipe para o desenvolvimento de homepage, produzir artigos para divulgação, orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos, organizar coletâneas, avaliar o desenvolvimento das aulas, orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos, analisar dados e materiais de pesquisa, organizar publicações.