CBO 2345-20 - Professor de ensino superior na área de prática de ensino - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores na área de formação pedagógica do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de ensino superior na área de prática de ensino CBO 2345-20 Ministra aulas em cursos de nível superior (graduação, pós-graduação e extensão) de métodos e técnicas de prática de ensino, na formação de professores, por meio de teorias e práticas educacionais, considerando a relação que se estabelece entre professor, aluno e o conteúdo a ser desenvolvido Realiza pesquisas educacionais, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão, orienta alunos e supervisiona a formação pedagógica em estágios.
Promove estratégias para avaliação de desempenho dos alunos e de trabalhos acadêmicos Elabora material de trabalho e documentação técnica educacional Presta assistência e atendimento às demandas da comunidade, no âmbito da educação escolar e não escolar.
Comunica-se com assertividade e objetividade, participa de atividades administrativas no seu campo de atuação Atua de acordo com a legislação educacional vigente, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
CBO 2345-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores na área de formação pedagógica do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de ensino superior na área de prática de ensino, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores na área de formação pedagógica do ensino superior CBO 2345-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2345-20
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores na área de formação pedagógica do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de ensino superior na área de prática de ensino
O Professor de ensino superior na área de prática de ensino CBO 2345-20 planeja e ministra aulas, atividades, programas e cronogramas referentes à prática de ensino, prioritariamente a alunos do ensino superior Define o conteúdo programático, as situações de aprendizagem, estratégias de avaliação e recursos para o trabalho.
Define a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, metodologias, projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas para pesquisa.
Coordena e supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, identificando campos e oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e projetos Medeia a relação do estagiário com a instituição dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, orientando a elaboração de relatórios de estágio.
Orienta alunos sobre procedimentos teóricos-metodológicos de prática de ensino, indicando fontes de consulta e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, acompanhando o planejamento, analisando e avaliando textos e relatórios produzidos por eles Responsabiliza-se por projetos de pesquisa para obtenção de títulos acadêmicos, orienta monitores e alunos de iniciação científica.
Realiza avaliações das atividades acadêmicas, no que se refere ao desenvolvimento das aulas, ao desempenho dos alunos, aos cursos e currículos, às propostas pedagógicas, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático.
Atribui notas e conceitos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando e discutindo resultados avaliativos Coordena atividades de prática de ensino, referentes a projetos de pesquisa e extensão, cursos, projetos pedagógicos, estágios, convênios, reuniões e eventos educacionais.
Produz material de trabalho, elaborando planos de curso e de aulas, textos para uso didático-pedagógico, instrumentos de avaliação, artigos científicos, apresentações, vídeos, hipertextos, entre outros.
Integra equipes para desenvolvimento de homepage, softwares e materiais midiáticos Organiza coletâneas e publicações da área educacional Realiza pesquisas científicas na área educacional, elaborando projetos, prevendo fontes de financiamento, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura.
Redige relatórios de pesquisa e publicações científicas, e divulga resultados do trabalho realizado Analisa a produção científica publicada, avalia as implicações do uso de informação e comunicação, em situações de ensino, e identifica formas de interação aplicáveis nas situações semipresenciais e virtuais de educação Mantém-se informado acerca da legislação educacional, de políticas educacionais e da constituição de profissões da área, participa de atividades culturais, congressos e eventos científicos.
Pode participar de programas de formação acadêmica como doutorado e pós-doutorado Presta assessoria a órgãos públicos e atendimento às demandas da comunidade, na área da educação escolar e não escolar, realizando eventos, consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica.
Programa e ministra cursos, considerando demandas externas, profere palestras, atua em debates e em banca examinadora Pode participar em processos para seleção de alunos e professores Participa de atividades administrativas, como comissões, colegiados, gerenciamento de convênios e de projetos, podendo exercer cargos de representação e de direção.
Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Dialoga com alunos, professores, entidades representativas, e estabelece relações com instituições e organizações da sociedade, órgãos de fomento e instâncias hierárquicas da instituição Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2345-20 deve demonstrar competências pessoais, coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão, planejar atividades relativas a cursos e pesquisas, atualizar-se na Área, ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar, avaliar o trabalho acadêmico científico, comunicar-se, supervisionar formação pedagógica em estágios, orientar alunos, realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional, participar de atividades administrativas, produzir material de trabalho.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2345-20
Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.
Atividades exercidas por um Professor de ensino superior na área de prática de ensino CBO 2345-20
Um Professor de ensino superior na área de prática de ensino (ou sinônimo) deve demonstrar postura ética, produzir instrumentos de avaliação, atuar em banca examinadora docente e discente, planejar aulas, exercer cargos de direção, elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo, orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos, avaliar cursos, organizar publicações, produzir textos para uso pedagógico, ler textos e relatórios produzidos pelos alunos, orientar monitores, desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem, constituir grupos de pesquisa, utilizar diferentes instrumentos de avaliação, compromissar-se social e politicamente, discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional, estudar diferentes formas de comunicação, atuar em debates, participar de atividades culturais, programar cursos para atendimento a demandas externas, elaborar pareceres, exercer cargos de representação, sugerir composição de bancas examinadoras, auto-avaliar-se, estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, estudar a produção científica da área, coordenar eventos, estudar a legislação educacional, participar de reuniões, discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional, mapear campos para estágio, supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais - escolar ou não, desenvolver atividades interativas, integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos, produzir cartazes, produzir transparências, avaliar projetos de extensão, avaliar projetos de pesquisa, elaborar programas e cronogramas, dialogar com os alunos, avaliar políticas educacionais, dominar conhecimentos básicos de outros idiomas, participar de colegiados, participar de comissões, coordenar grupos de pesquisa, avaliar o desempenho dos alunos, participar de associações científicas, orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios, ministrar cursos para atendimento às demandas externas, orientar alunos de iniciação científica, planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, planejar pesquisas, sistematizar dados e materiais de pesquisa, analisar dados e materiais de pesquisa, coordenar convênios, coordenar projetos pedagógicos, coordenar reuniões, coordenar áreas, disciplinas e turmas, mediar a relação do estagiário com a instituição, coordenar pesquisas, dialogar com as entidades representativas, trabalhar com diferentes formas de interação humana, produzir planos de cursos e de aulas, planejar os ambientes de aprendizagem, promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento, avaliar o desenvolvimento das aulas, analisar os problemas da realidade brasileira, acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar, avaliar planos de ação pedagógica, orientar alunos sobre campos de estágio, avaliar material didático, produzir hipertextos, atuar em projetos de extensão, atuar no processo de seleção de alunos e professores, planejar projetos de intervenção pedagógica, participar de associações de classe, desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeniedade dos alunos, avaliar trabalhos científicos, demonstrar postura crítica, problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos, coordenar cursos, analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação, realizar cursos de formação acadêmica - especialização, mestrado, doutorado etc., gerenciar convênios, realizar eventos, desenvolver propostas de avaliação, planejar eventos e seminários, estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade, elaborar projetos de extensão, produzir vídeos, proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos, participar de congressos e eventos científicos, discutir as práticas pedagógicas dos alunos, prever fontes de financiamento, orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos, treinar auxiliares de pesquisa, analisar pesquisas educacionais, preencher relatórios de atividades, problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas, prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica, estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição, planejar a produção de materiais didáticos, planejar estágios, avaliar currículos e propostas pedagógicas, trabalhar em equipe, integrar equipe para o desenvolvimento de homepage, atuar em comissões editoriais, sistematizar conteúdos, orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos, produzir artigos para divulgação, avaliar currículos de alunos, supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio, supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos, discutir resultados de avaliação, planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica, estudar outros idiomas, redigir relatórios de pesquisa, estabelecer relações com os órgãos de fomento, coletar dados e materiais para pesquisa, dialogar com os professores da instituição, atribuir notas e conceitos, prestar assessoria a órgãos públicos, planejar projetos de extensão, coordenar equipes de trabalho, redigir publicações científicas, colaborar em comissões de avaliação, coordenar projetos de extensão, orientar a elaboração de pesquisas dos alunos, estudar a constituição de profissões no campo educacional, coordenar estágios, organizar coletâneas, estudar propostas e políticas educacionais, prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico, avaliar a própria prática de pesquisa, indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, proferir palestras, avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços, divulgar resultados de pesquisas, realizar revisão da literatura na área, desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem, gerenciar projetos, dominar a língua portuguesa, atender alunos, individualmente e em grupo.