CBO 2345-20 - Professor de ensino superior na área de prática de ensino - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores na área de formação pedagógica do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de ensino superior na área de prática de ensino CBO 2345-20 Ministra aulas em cursos de nível superior (graduação, pós-graduação e extensão) de métodos e técnicas de prática de ensino, na formação de professores, por meio de teorias e práticas educacionais, considerando a relação que se estabelece entre professor, aluno e o conteúdo a ser desenvolvido Realiza pesquisas educacionais, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão, orienta alunos e supervisiona a formação pedagógica em estágios.
Promove estratégias para avaliação de desempenho dos alunos e de trabalhos acadêmicos Elabora material de trabalho e documentação técnica educacional Presta assistência e atendimento às demandas da comunidade, no âmbito da educação escolar e não escolar.
Comunica-se com assertividade e objetividade, participa de atividades administrativas no seu campo de atuação Atua de acordo com a legislação educacional vigente, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
CBO 2345-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores na área de formação pedagógica do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de ensino superior na área de prática de ensino, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores na área de formação pedagógica do ensino superior CBO 2345-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2345-20
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores na área de formação pedagógica do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de ensino superior na área de prática de ensino
O Professor de ensino superior na área de prática de ensino CBO 2345-20 planeja e ministra aulas, atividades, programas e cronogramas referentes à prática de ensino, prioritariamente a alunos do ensino superior Define o conteúdo programático, as situações de aprendizagem, estratégias de avaliação e recursos para o trabalho.
Define a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, metodologias, projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas para pesquisa.
Coordena e supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, identificando campos e oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e projetos Medeia a relação do estagiário com a instituição dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, orientando a elaboração de relatórios de estágio.
Orienta alunos sobre procedimentos teóricos-metodológicos de prática de ensino, indicando fontes de consulta e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, acompanhando o planejamento, analisando e avaliando textos e relatórios produzidos por eles Responsabiliza-se por projetos de pesquisa para obtenção de títulos acadêmicos, orienta monitores e alunos de iniciação científica.
Realiza avaliações das atividades acadêmicas, no que se refere ao desenvolvimento das aulas, ao desempenho dos alunos, aos cursos e currículos, às propostas pedagógicas, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático.
Atribui notas e conceitos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando e discutindo resultados avaliativos Coordena atividades de prática de ensino, referentes a projetos de pesquisa e extensão, cursos, projetos pedagógicos, estágios, convênios, reuniões e eventos educacionais.
Produz material de trabalho, elaborando planos de curso e de aulas, textos para uso didático-pedagógico, instrumentos de avaliação, artigos científicos, apresentações, vídeos, hipertextos, entre outros.
Integra equipes para desenvolvimento de homepage, softwares e materiais midiáticos Organiza coletâneas e publicações da área educacional Realiza pesquisas científicas na área educacional, elaborando projetos, prevendo fontes de financiamento, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura.
Redige relatórios de pesquisa e publicações científicas, e divulga resultados do trabalho realizado Analisa a produção científica publicada, avalia as implicações do uso de informação e comunicação, em situações de ensino, e identifica formas de interação aplicáveis nas situações semipresenciais e virtuais de educação Mantém-se informado acerca da legislação educacional, de políticas educacionais e da constituição de profissões da área, participa de atividades culturais, congressos e eventos científicos.
Pode participar de programas de formação acadêmica como doutorado e pós-doutorado Presta assessoria a órgãos públicos e atendimento às demandas da comunidade, na área da educação escolar e não escolar, realizando eventos, consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica.
Programa e ministra cursos, considerando demandas externas, profere palestras, atua em debates e em banca examinadora Pode participar em processos para seleção de alunos e professores Participa de atividades administrativas, como comissões, colegiados, gerenciamento de convênios e de projetos, podendo exercer cargos de representação e de direção.
Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Dialoga com alunos, professores, entidades representativas, e estabelece relações com instituições e organizações da sociedade, órgãos de fomento e instâncias hierárquicas da instituição Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2345-20 deve ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, produzir material de trabalho, demonstrar competências pessoais, realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional, planejar atividades relativas a cursos e pesquisas, participar de atividades administrativas, prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar, comunicar-se, avaliar o trabalho acadêmico científico, orientar alunos, coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão, supervisionar formação pedagógica em estágios, atualizar-se na Área.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2345-20
Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.
Atividades exercidas por um Professor de ensino superior na área de prática de ensino CBO 2345-20
Um Professor de ensino superior na área de prática de ensino (ou sinônimo) deve estudar diferentes formas de comunicação, estudar propostas e políticas educacionais, participar de congressos e eventos científicos, avaliar currículos de alunos, atuar em projetos de extensão, estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação, estudar outros idiomas, orientar alunos sobre campos de estágio, produzir vídeos, estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade, prever fontes de financiamento, planejar a produção de materiais didáticos, participar de colegiados, produzir planos de cursos e de aulas, planejar estágios, redigir publicações científicas, trabalhar em equipe, coordenar reuniões, produzir instrumentos de avaliação, demonstrar postura ética, avaliar políticas educacionais, participar de comissões, supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais - escolar ou não, orientar alunos de iniciação científica, discutir resultados de avaliação, analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, sistematizar conteúdos, desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem, coordenar projetos pedagógicos, proferir palestras, divulgar resultados de pesquisas, desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeniedade dos alunos, avaliar currículos e propostas pedagógicas, integrar equipe para o desenvolvimento de homepage, sistematizar dados e materiais de pesquisa, participar de associações científicas, produzir artigos para divulgação, atuar em comissões editoriais, desenvolver atividades interativas, produzir transparências, atuar em debates, atuar no processo de seleção de alunos e professores, analisar dados e materiais de pesquisa, exercer cargos de direção, mapear campos para estágio, coordenar áreas, disciplinas e turmas, supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio, coordenar convênios, avaliar o desempenho dos alunos, avaliar material didático, estabelecer relações com os órgãos de fomento, prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico, analisar pesquisas educacionais, realizar cursos de formação acadêmica - especialização, mestrado, doutorado etc., dominar a língua portuguesa, produzir cartazes, discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional, avaliar planos de ação pedagógica, discutir as práticas pedagógicas dos alunos, indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, coordenar estágios, discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional, avaliar projetos de pesquisa, atribuir notas e conceitos, programar cursos para atendimento a demandas externas, gerenciar projetos, produzir textos para uso pedagógico, planejar projetos de intervenção pedagógica, estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição, integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos, mediar a relação do estagiário com a instituição, coordenar equipes de trabalho, orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos, dominar conhecimentos básicos de outros idiomas, planejar eventos e seminários, exercer cargos de representação, avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços, sugerir composição de bancas examinadoras, promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento, demonstrar postura crítica, constituir grupos de pesquisa, dialogar com as entidades representativas, ministrar cursos para atendimento às demandas externas, elaborar pareceres, ler textos e relatórios produzidos pelos alunos, problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas, supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos, coletar dados e materiais para pesquisa, dialogar com os professores da instituição, colaborar em comissões de avaliação, coordenar projetos de extensão, orientar monitores, participar de reuniões, desenvolver propostas de avaliação, orientar a elaboração de pesquisas dos alunos, avaliar projetos de extensão, orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos, acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar, prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica, analisar os problemas da realidade brasileira, utilizar diferentes instrumentos de avaliação, estudar a produção científica da área, avaliar trabalhos científicos, planejar os ambientes de aprendizagem, treinar auxiliares de pesquisa, coordenar cursos, coordenar grupos de pesquisa, orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos, auto-avaliar-se, elaborar programas e cronogramas, participar de atividades culturais, organizar coletâneas, desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem, atender alunos, individualmente e em grupo, redigir relatórios de pesquisa, estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, estudar a constituição de profissões no campo educacional, coordenar pesquisas, compromissar-se social e politicamente, atuar em banca examinadora docente e discente, orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios, coordenar eventos, planejar aulas, dialogar com os alunos, realizar eventos, planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, estudar a legislação educacional, planejar projetos de extensão, organizar publicações, proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos, trabalhar com diferentes formas de interação humana, produzir hipertextos, problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos, planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica, prestar assessoria a órgãos públicos, preencher relatórios de atividades, avaliar cursos, elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo, planejar pesquisas, participar de associações de classe, gerenciar convênios, avaliar a própria prática de pesquisa, realizar revisão da literatura na área, avaliar o desenvolvimento das aulas, elaborar projetos de extensão.