CBO 2345-20 - Professor de ensino superior na área de prática de ensino - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores na área de formação pedagógica do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de ensino superior na área de prática de ensino CBO 2345-20 Ministra aulas em cursos de nível superior (graduação, pós-graduação e extensão) de métodos e técnicas de prática de ensino, na formação de professores, por meio de teorias e práticas educacionais, considerando a relação que se estabelece entre professor, aluno e o conteúdo a ser desenvolvido Realiza pesquisas educacionais, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão, orienta alunos e supervisiona a formação pedagógica em estágios.
Promove estratégias para avaliação de desempenho dos alunos e de trabalhos acadêmicos Elabora material de trabalho e documentação técnica educacional Presta assistência e atendimento às demandas da comunidade, no âmbito da educação escolar e não escolar.
Comunica-se com assertividade e objetividade, participa de atividades administrativas no seu campo de atuação Atua de acordo com a legislação educacional vigente, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
CBO 2345-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores na área de formação pedagógica do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de ensino superior na área de prática de ensino, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores na área de formação pedagógica do ensino superior CBO 2345-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2345-20
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores na área de formação pedagógica do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de ensino superior na área de prática de ensino
O Professor de ensino superior na área de prática de ensino CBO 2345-20 planeja e ministra aulas, atividades, programas e cronogramas referentes à prática de ensino, prioritariamente a alunos do ensino superior Define o conteúdo programático, as situações de aprendizagem, estratégias de avaliação e recursos para o trabalho.
Define a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, metodologias, projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas para pesquisa.
Coordena e supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, identificando campos e oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e projetos Medeia a relação do estagiário com a instituição dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, orientando a elaboração de relatórios de estágio.
Orienta alunos sobre procedimentos teóricos-metodológicos de prática de ensino, indicando fontes de consulta e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, acompanhando o planejamento, analisando e avaliando textos e relatórios produzidos por eles Responsabiliza-se por projetos de pesquisa para obtenção de títulos acadêmicos, orienta monitores e alunos de iniciação científica.
Realiza avaliações das atividades acadêmicas, no que se refere ao desenvolvimento das aulas, ao desempenho dos alunos, aos cursos e currículos, às propostas pedagógicas, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático.
Atribui notas e conceitos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando e discutindo resultados avaliativos Coordena atividades de prática de ensino, referentes a projetos de pesquisa e extensão, cursos, projetos pedagógicos, estágios, convênios, reuniões e eventos educacionais.
Produz material de trabalho, elaborando planos de curso e de aulas, textos para uso didático-pedagógico, instrumentos de avaliação, artigos científicos, apresentações, vídeos, hipertextos, entre outros.
Integra equipes para desenvolvimento de homepage, softwares e materiais midiáticos Organiza coletâneas e publicações da área educacional Realiza pesquisas científicas na área educacional, elaborando projetos, prevendo fontes de financiamento, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura.
Redige relatórios de pesquisa e publicações científicas, e divulga resultados do trabalho realizado Analisa a produção científica publicada, avalia as implicações do uso de informação e comunicação, em situações de ensino, e identifica formas de interação aplicáveis nas situações semipresenciais e virtuais de educação Mantém-se informado acerca da legislação educacional, de políticas educacionais e da constituição de profissões da área, participa de atividades culturais, congressos e eventos científicos.
Pode participar de programas de formação acadêmica como doutorado e pós-doutorado Presta assessoria a órgãos públicos e atendimento às demandas da comunidade, na área da educação escolar e não escolar, realizando eventos, consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica.
Programa e ministra cursos, considerando demandas externas, profere palestras, atua em debates e em banca examinadora Pode participar em processos para seleção de alunos e professores Participa de atividades administrativas, como comissões, colegiados, gerenciamento de convênios e de projetos, podendo exercer cargos de representação e de direção.
Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Dialoga com alunos, professores, entidades representativas, e estabelece relações com instituições e organizações da sociedade, órgãos de fomento e instâncias hierárquicas da instituição Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2345-20 deve planejar atividades relativas a cursos e pesquisas, participar de atividades administrativas, avaliar o trabalho acadêmico científico, supervisionar formação pedagógica em estágios, comunicar-se, produzir material de trabalho, demonstrar competências pessoais, orientar alunos, realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional, ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão, prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar, atualizar-se na Área.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2345-20
Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.
Atividades exercidas por um Professor de ensino superior na área de prática de ensino CBO 2345-20
Um Professor de ensino superior na área de prática de ensino (ou sinônimo) deve redigir relatórios de pesquisa, participar de associações de classe, orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos, coordenar projetos pedagógicos, analisar os problemas da realidade brasileira, proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos, trabalhar em equipe, avaliar políticas educacionais, produzir vídeos, coordenar equipes de trabalho, gerenciar convênios, colaborar em comissões de avaliação, prever fontes de financiamento, avaliar o desenvolvimento das aulas, orientar alunos sobre campos de estágio, discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional, elaborar programas e cronogramas, avaliar projetos de pesquisa, estabelecer relações com os órgãos de fomento, preencher relatórios de atividades, atender alunos, individualmente e em grupo, participar de atividades culturais, compromissar-se social e politicamente, participar de comissões, participar de reuniões, elaborar pareceres, exercer cargos de direção, avaliar currículos de alunos, avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços, ministrar cursos para atendimento às demandas externas, avaliar material didático, atuar em projetos de extensão, produzir artigos para divulgação, coordenar pesquisas, discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional, coordenar estágios, supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais - escolar ou não, discutir resultados de avaliação, orientar a elaboração de pesquisas dos alunos, desenvolver propostas de avaliação, treinar auxiliares de pesquisa, estudar outros idiomas, participar de congressos e eventos científicos, prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica, dominar a língua portuguesa, realizar cursos de formação acadêmica - especialização, mestrado, doutorado etc., avaliar o desempenho dos alunos, integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos, estudar a produção científica da área, dialogar com os alunos, planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, auto-avaliar-se, exercer cargos de representação, desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem, programar cursos para atendimento a demandas externas, planejar a produção de materiais didáticos, planejar estágios, integrar equipe para o desenvolvimento de homepage, ler textos e relatórios produzidos pelos alunos, mediar a relação do estagiário com a instituição, avaliar planos de ação pedagógica, estudar a legislação educacional, avaliar a própria prática de pesquisa, atuar em comissões editoriais, dialogar com as entidades representativas, atuar em debates, estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade, desenvolver atividades interativas, proferir palestras, demonstrar postura crítica, planejar projetos de extensão, estudar a constituição de profissões no campo educacional, utilizar diferentes instrumentos de avaliação, avaliar projetos de extensão, organizar publicações, constituir grupos de pesquisa, demonstrar postura ética, redigir publicações científicas, produzir hipertextos, gerenciar projetos, problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos, desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem, problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas, promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento, realizar eventos, divulgar resultados de pesquisas, desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeniedade dos alunos, coordenar grupos de pesquisa, coordenar convênios, mapear campos para estágio, estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação, sistematizar conteúdos, coordenar áreas, disciplinas e turmas, sugerir composição de bancas examinadoras, orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios, planejar aulas, elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo, discutir as práticas pedagógicas dos alunos, estudar propostas e políticas educacionais, atribuir notas e conceitos, analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, orientar alunos de iniciação científica, orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos, avaliar trabalhos científicos, sistematizar dados e materiais de pesquisa, coordenar eventos, produzir textos para uso pedagógico, produzir cartazes, organizar coletâneas, planejar os ambientes de aprendizagem, supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio, coordenar reuniões, planejar projetos de intervenção pedagógica, supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos, orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos, planejar eventos e seminários, avaliar cursos, orientar monitores, analisar dados e materiais de pesquisa, atuar em banca examinadora docente e discente, produzir transparências, planejar pesquisas, prestar assessoria a órgãos públicos, produzir instrumentos de avaliação, dialogar com os professores da instituição, estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição, atuar no processo de seleção de alunos e professores, estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, produzir planos de cursos e de aulas, coletar dados e materiais para pesquisa, analisar pesquisas educacionais, acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar, indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica, participar de colegiados, realizar revisão da literatura na área, avaliar currículos e propostas pedagógicas, prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico, coordenar cursos, estudar diferentes formas de comunicação, trabalhar com diferentes formas de interação humana, participar de associações científicas, elaborar projetos de extensão, coordenar projetos de extensão, dominar conhecimentos básicos de outros idiomas.