CBO 2346-16 - Professor de língua inglesa - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de língua inglesa CBO 2346-16 Ministra aulas de inglês, como idioma universal, na formação de profissionais de nível superior para ensino de língua e literatura, tradução, crítica literária, linguística, atividades de pesquisa, por meio de teorias e práticas educacionais, de normas da língua inglesa, variedades regionais, princípios literários Realiza pesquisas, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão e de orientação profissional.
Orienta e supervisiona alunos na elaboração de trabalhos acadêmicos e ações de qualificação profissional, realiza atividades pedagógico-administrativas, organiza e divulga a produção de conhecimentos científicos na área e avalia o desempenho dos alunos Elabora material de trabalho e documentação técnica Pode prestar assessoria e consultoria.
Atua de acordo com a legislação educacional, normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
CBO 2346-16 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de língua inglesa, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior CBO 2346-16 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2346-16
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de língua inglesa
O Professor de língua inglesa CBO 2346-16 planeja e ministra aulas de língua inglesa para recepção e produção oral e escrita, na formação de profissionais de nível superior, considerando ensino de língua e literatura, tradução, crítica literária, atividades de pesquisa Define atividades e programas, conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, recursos para o trabalho, conjugando teoria e prática.
Propõe estudo linguístico-discursivo, considerando-se a oralidade e a escrita, enfocando elementos de interculturalidade e práticas de língua inglesa em contextos variados, por meio de textos de diversos gêneros.
Aplica metodologias, métodos e técnicas de ensino e aprendizagem, tecnologias de informação e comunicação para os campos de linguística, literatura e tradução Define projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas e atividades de laboratório de línguas.
Seleciona material didático e paradidático, textos para estudo, bibliografia de apoio Pode ministrar cursos na modalidade de ensino a distância.
Coordena e supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, considerando atuação no ensino de língua e literatura, tradução, crítica literária, pesquisa, identificando campos e oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e projetos.
Medeia a relação do estagiário com a instituição dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, acompanhando a elaboração de relatórios Orienta alunos para trabalhos de conclusão de curso, monitoria, iniciação científica, cursos de especialização, dissertações e teses, exames para Certificação Internacional de Proficiência, indicando fontes de consulta e procedimentos teórico-metodológicos, acompanhando o planejamento e avaliando o trabalho elaborado.
Promove estudos interdisciplinares, abordando temas sociais e culturais, uso da língua frente às demandas econômicas, sociais e políticas, estudo da língua na prática profissional.
Avalia atividades acadêmicas, quanto ao desenvolvimento das aulas, ao desempenho dos alunos, ao currículo, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático, à grade curricular, aos exames nacionais de cursos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando resultados avaliativos Realiza pesquisas científicas nas áreas de linguística e literatura, referentes à língua inglesa, elaborando projetos, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura, desenvolvendo metodologias científicas de trabalho, elaborando relatórios Publica e apresenta trabalhos em congressos educacionais e científicos.
Analisa a aplicação de princípios metodológicos e de novas tecnologias de apoio para a área Realiza atividades pedagógico-administrativas, participando de colegiados, de organização de bancas examinadoras, de atualização de acervo bibliográfico da área, da elaboração de propostas curriculares Elabora e implementa projetos de extensão.
Avalia novas tecnologias de apoio à pesquisa Organiza e divulga a produção de conhecimentos científicos da área.
Elabora glossários e publica traduções de textos Disponibiliza teorias e práticas didático-pedagógicas e a produção científica Divulga a produção discente, promove cursos de extensão para instituições e entidades.
Presta assessoria e consultoria, realizando preparação e revisão de textos e traduções, segundo o acordo ortográfico da língua inglesa vigente Participa de comissões para definição de critérios de avaliação para concursos Elabora exames e provas para processos de seleção e para exames de proficiência em língua inglesa.
Comunica-se com assertividade, objetividade e imparcialidade Elabora textos e documentos, como relatórios, teses, artigos científicos, planos de ensino e de aulas, material didático e paradidático, entre outros Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2346-16 deve divulgar conhecimentos científicos, realizar atividades de avaliação, realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, demonstrar competências pessoais, realizar atividades pedagógico-administrativas, prestar assessoria e consultoria, orientar alunos, participar de atividades de qualificação profissional, ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, elaborar produção bibliográfia e técnica do conhecimento na Área.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2346-16
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.
Atividades exercidas por um Professor de língua inglesa CBO 2346-16
Um Professor de língua inglesa (ou sinônimo) deve orientar alunos na apresentação de trabalhos, promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc., participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa, participar de colegiados, realizar discussões teórico-metodológicas, demonstrar capacidade de liderança, dar atendimento individual aos alunos, atualizar acervo bibliográfico da área na instituição, programar atividades de laboratório de língua e informática, participar de júri de premiação acadêmica e científica, promover estudos inter e transdisciplinares, participar de bancas examinadoras - tcc, me, do etc., elaborar dicionários e/ou sinalários, demonstrar capacidade de analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem, escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas, participar de júri de premiação cultural, estabelecer critérios de avaliação, demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira, realizar revisão de textos, participar de discussões sobre a área, promover o estudo de textos, demonstrar capacidade de reflexão, representar os pares em comissões externas a instituição, programar atividades de pesquisa, disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais, avaliar desenvolvimento de alunos no curso, discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional, organizar edições didáticas de obras literárias, montar equipe de pesquisa, elaborar livros didáticos de língua, literatura e/ou educação de surdos, preparar aulas, preparar programas de cursos, elaborar projetos, orientar teses de doutorado, elaborar exames de proficiência em línguas, organizar horários, cronogramas, etc, participar da avaliação de atividades de ensino, pesquisa e extensão, discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas, participar da elaboração de propostas curriculares, organizar publicações científicas, estimular senso crítico dos alunos, sugerir traduções, publicações, etc, para editoras, articular conhecimento de diferentes áreas, planejar orçamento, avaliar leitura e compreensão de textos orais, em sinais e/ou escritos, frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc, prestar assessoria às instituições de ensino, aos órgãos públicos e/ou de fomento a pesquisa, avaliar grade curricular, distribuir disciplinas, organizar edições didáticas para o ensino de línguas, indicar bibliografia, demonstrar capacidade de análise e síntese, organizar concursos acadêmicos e literários, programar o uso de equipamentos de apoio, elaborar glossários, supervisionar estágios, realizar atividades de editoração, realizar atualização bibliográfica, disponibilizar a produção científica, extensionista e artística via meios impressos, eletrônicos e digitais, ministrar cursos de ensino a distância, participar da avaliação do projeto pedagógico do curso, analisar dados e materiais de pesquisa, discutir resultados da produção discente, elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc., elaborar projetos de ensino, pesquisa e extensão, pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área, elaborar dissertação de mestrado, elaborar notas e resenhas sobre livros, artigos e periódicos, relacionar conhecimentos específicos da área a questões sócio-culturais, implementar grades curriculares, demonstrar capacidade de medir conhecimentos científicos, com clareza, orientar dissertações de mestrado, participar da organização de bancas examinadoras, avaliar as necessidades dos alunos, selecionar textos para estudo, editar publicações científicas, participar de intercâmbios científicos e culturais, definir conteúdos programáticos, organizar eventos acadêmicos, científicos e culturais, sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc, discutir propostas curriculares, escrever verbetes, elaborar relatórios e monografias, preparar instrumentos de avaliação, elaborar tese de doutorado, promover intercâmbios científicos e culturais, prever recursos financeiros para pesquisa, realizar palestras, conferências, etc, demonstrar capacidade de interagir com outros, promover estudos sobre inter-relacões de diferentes linguagens, analisar princípios metodológicos da área, desenvolver metodologias científicas de trabalho, participar de auto-avaliação dos programas de graduação e pós-graduação, avaliar produção escrita e/ou de libras de alunos, discutir questões sociais e culturais, em classe, realizar levantamento bibliográfico, demonstrar capacidade de comunicação não verbal, estruturar projetos pedagógicos na área, implementar projetos de ensino, pesquisa e extensão, desenvolver atividades de pós-doutorado, elaborar exames para concursos, realizar estudos interdisciplinares, atualizar conteúdos programáticos, trabalhar em equipe, participar da correção de exames, realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos, selecionar material didático e paradidático - livros, fitas, vídeos etc, traduzir textos, apresentar resultado de pesquisa e extensão em eventos acadêmicos, cientìficos e culturais, elaborar pareceres para órgãos de fomento a pesquisa, editoras e publicações científicas, demonstrar capacidade de observação, avaliar exame nacional de cursos, coletar dados e materiais para pesquisa, planejar grades curriculares, analisar processos de comunicação em instituições, elaborar material didático e paradidático, orientar trabalhos de conclusão de curso -tcc, monitoria, iniciação científica e especialização, participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, escrever textos relacionados a pesquisa, organizar antologias, participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos, relacionar teoria e prática, organizar edições críticas.