CBO 2346-16 - Professor de língua inglesa - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de língua inglesa CBO 2346-16 Ministra aulas de inglês, como idioma universal, na formação de profissionais de nível superior para ensino de língua e literatura, tradução, crítica literária, linguística, atividades de pesquisa, por meio de teorias e práticas educacionais, de normas da língua inglesa, variedades regionais, princípios literários Realiza pesquisas, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão e de orientação profissional.
Orienta e supervisiona alunos na elaboração de trabalhos acadêmicos e ações de qualificação profissional, realiza atividades pedagógico-administrativas, organiza e divulga a produção de conhecimentos científicos na área e avalia o desempenho dos alunos Elabora material de trabalho e documentação técnica Pode prestar assessoria e consultoria.
Atua de acordo com a legislação educacional, normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
CBO 2346-16 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de língua inglesa, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior CBO 2346-16 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2346-16
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de língua inglesa
O Professor de língua inglesa CBO 2346-16 planeja e ministra aulas de língua inglesa para recepção e produção oral e escrita, na formação de profissionais de nível superior, considerando ensino de língua e literatura, tradução, crítica literária, atividades de pesquisa Define atividades e programas, conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, recursos para o trabalho, conjugando teoria e prática.
Propõe estudo linguístico-discursivo, considerando-se a oralidade e a escrita, enfocando elementos de interculturalidade e práticas de língua inglesa em contextos variados, por meio de textos de diversos gêneros.
Aplica metodologias, métodos e técnicas de ensino e aprendizagem, tecnologias de informação e comunicação para os campos de linguística, literatura e tradução Define projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas e atividades de laboratório de línguas.
Seleciona material didático e paradidático, textos para estudo, bibliografia de apoio Pode ministrar cursos na modalidade de ensino a distância.
Coordena e supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, considerando atuação no ensino de língua e literatura, tradução, crítica literária, pesquisa, identificando campos e oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e projetos.
Medeia a relação do estagiário com a instituição dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, acompanhando a elaboração de relatórios Orienta alunos para trabalhos de conclusão de curso, monitoria, iniciação científica, cursos de especialização, dissertações e teses, exames para Certificação Internacional de Proficiência, indicando fontes de consulta e procedimentos teórico-metodológicos, acompanhando o planejamento e avaliando o trabalho elaborado.
Promove estudos interdisciplinares, abordando temas sociais e culturais, uso da língua frente às demandas econômicas, sociais e políticas, estudo da língua na prática profissional.
Avalia atividades acadêmicas, quanto ao desenvolvimento das aulas, ao desempenho dos alunos, ao currículo, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático, à grade curricular, aos exames nacionais de cursos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando resultados avaliativos Realiza pesquisas científicas nas áreas de linguística e literatura, referentes à língua inglesa, elaborando projetos, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura, desenvolvendo metodologias científicas de trabalho, elaborando relatórios Publica e apresenta trabalhos em congressos educacionais e científicos.
Analisa a aplicação de princípios metodológicos e de novas tecnologias de apoio para a área Realiza atividades pedagógico-administrativas, participando de colegiados, de organização de bancas examinadoras, de atualização de acervo bibliográfico da área, da elaboração de propostas curriculares Elabora e implementa projetos de extensão.
Avalia novas tecnologias de apoio à pesquisa Organiza e divulga a produção de conhecimentos científicos da área.
Elabora glossários e publica traduções de textos Disponibiliza teorias e práticas didático-pedagógicas e a produção científica Divulga a produção discente, promove cursos de extensão para instituições e entidades.
Presta assessoria e consultoria, realizando preparação e revisão de textos e traduções, segundo o acordo ortográfico da língua inglesa vigente Participa de comissões para definição de critérios de avaliação para concursos Elabora exames e provas para processos de seleção e para exames de proficiência em língua inglesa.
Comunica-se com assertividade, objetividade e imparcialidade Elabora textos e documentos, como relatórios, teses, artigos científicos, planos de ensino e de aulas, material didático e paradidático, entre outros Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2346-16 deve participar de atividades de qualificação profissional, ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, elaborar produção bibliográfia e técnica do conhecimento na Área, realizar atividades de avaliação, divulgar conhecimentos científicos, realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, prestar assessoria e consultoria, orientar alunos, demonstrar competências pessoais, realizar atividades pedagógico-administrativas.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2346-16
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.
Atividades exercidas por um Professor de língua inglesa CBO 2346-16
Um Professor de língua inglesa (ou sinônimo) deve definir conteúdos programáticos, elaborar projetos, organizar antologias, participar da elaboração de propostas curriculares, pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área, realizar estudos interdisciplinares, relacionar conhecimentos específicos da área a questões sócio-culturais, promover estudos inter e transdisciplinares, orientar teses de doutorado, avaliar as necessidades dos alunos, participar da avaliação de atividades de ensino, pesquisa e extensão, atualizar acervo bibliográfico da área na instituição, demonstrar capacidade de analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem, organizar horários, cronogramas, etc, promover estudos sobre inter-relacões de diferentes linguagens, disponibilizar a produção científica, extensionista e artística via meios impressos, eletrônicos e digitais, analisar processos de comunicação em instituições, dar atendimento individual aos alunos, participar de júri de premiação acadêmica e científica, elaborar exames de proficiência em línguas, programar o uso de equipamentos de apoio, articular conhecimento de diferentes áreas, demonstrar capacidade de reflexão, preparar aulas, organizar edições didáticas de obras literárias, realizar palestras, conferências, etc, participar de auto-avaliação dos programas de graduação e pós-graduação, organizar concursos acadêmicos e literários, participar de discussões sobre a área, organizar edições críticas, avaliar produção escrita e/ou de libras de alunos, avaliar grade curricular, planejar grades curriculares, desenvolver atividades de pós-doutorado, traduzir textos, promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc., coletar dados e materiais para pesquisa, avaliar exame nacional de cursos, elaborar livros didáticos de língua, literatura e/ou educação de surdos, demonstrar capacidade de comunicação não verbal, realizar atualização bibliográfica, prever recursos financeiros para pesquisa, organizar edições didáticas para o ensino de línguas, demonstrar capacidade de liderança, estabelecer critérios de avaliação, selecionar textos para estudo, participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, elaborar pareceres para órgãos de fomento a pesquisa, editoras e publicações científicas, programar atividades de pesquisa, participar da avaliação do projeto pedagógico do curso, participar de bancas examinadoras - tcc, me, do etc., demonstrar capacidade de análise e síntese, discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional, elaborar exames para concursos, planejar orçamento, implementar projetos de ensino, pesquisa e extensão, escrever textos relacionados a pesquisa, supervisionar estágios, demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira, desenvolver metodologias científicas de trabalho, realizar discussões teórico-metodológicas, ministrar cursos de ensino a distância, participar de colegiados, elaborar material didático e paradidático, analisar dados e materiais de pesquisa, elaborar projetos de ensino, pesquisa e extensão, organizar publicações científicas, demonstrar capacidade de medir conhecimentos científicos, com clareza, preparar instrumentos de avaliação, indicar bibliografia, programar atividades de laboratório de língua e informática, participar de intercâmbios científicos e culturais, atualizar conteúdos programáticos, elaborar dissertação de mestrado, realizar levantamento bibliográfico, escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas, representar os pares em comissões externas a instituição, avaliar desenvolvimento de alunos no curso, elaborar relatórios e monografias, disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais, demonstrar capacidade de observação, relacionar teoria e prática, analisar princípios metodológicos da área, prestar assessoria às instituições de ensino, aos órgãos públicos e/ou de fomento a pesquisa, discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas, participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos, promover intercâmbios científicos e culturais, discutir resultados da produção discente, trabalhar em equipe, participar de júri de premiação cultural, participar da correção de exames, distribuir disciplinas, orientar alunos na apresentação de trabalhos, escrever verbetes, avaliar leitura e compreensão de textos orais, em sinais e/ou escritos, participar da organização de bancas examinadoras, elaborar notas e resenhas sobre livros, artigos e periódicos, realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos, realizar atividades de editoração, implementar grades curriculares, organizar eventos acadêmicos, científicos e culturais, estruturar projetos pedagógicos na área, realizar revisão de textos, preparar programas de cursos, editar publicações científicas, elaborar dicionários e/ou sinalários, montar equipe de pesquisa, promover o estudo de textos, estimular senso crítico dos alunos, participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa, elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc., sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc, orientar trabalhos de conclusão de curso -tcc, monitoria, iniciação científica e especialização, discutir propostas curriculares, frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc, apresentar resultado de pesquisa e extensão em eventos acadêmicos, cientìficos e culturais, orientar dissertações de mestrado, sugerir traduções, publicações, etc, para editoras, elaborar glossários, discutir questões sociais e culturais, em classe, demonstrar capacidade de interagir com outros, elaborar tese de doutorado, selecionar material didático e paradidático - livros, fitas, vídeos etc.