CBO 2346-16 - Professor de língua inglesa - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

O profissional no cargo de Professor de língua inglesa CBO 2346-16 Ministra aulas de inglês, como idioma universal, na formação de profissionais de nível superior para ensino de língua e literatura, tradução, crítica literária, linguística, atividades de pesquisa, por meio de teorias e práticas educacionais, de normas da língua inglesa, variedades regionais, princípios literários Realiza pesquisas, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão e de orientação profissional.

Orienta e supervisiona alunos na elaboração de trabalhos acadêmicos e ações de qualificação profissional, realiza atividades pedagógico-administrativas, organiza e divulga a produção de conhecimentos científicos na área e avalia o desempenho dos alunos Elabora material de trabalho e documentação técnica Pode prestar assessoria e consultoria.

Atua de acordo com a legislação educacional, normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade

CBO 2346-16 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de língua inglesa, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior CBO 2346-16 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2346-16

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de língua inglesa

O Professor de língua inglesa CBO 2346-16 planeja e ministra aulas de língua inglesa para recepção e produção oral e escrita, na formação de profissionais de nível superior, considerando ensino de língua e literatura, tradução, crítica literária, atividades de pesquisa Define atividades e programas, conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, recursos para o trabalho, conjugando teoria e prática.

Propõe estudo linguístico-discursivo, considerando-se a oralidade e a escrita, enfocando elementos de interculturalidade e práticas de língua inglesa em contextos variados, por meio de textos de diversos gêneros.

Aplica metodologias, métodos e técnicas de ensino e aprendizagem, tecnologias de informação e comunicação para os campos de linguística, literatura e tradução Define projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas e atividades de laboratório de línguas.

Seleciona material didático e paradidático, textos para estudo, bibliografia de apoio Pode ministrar cursos na modalidade de ensino a distância.

Coordena e supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, considerando atuação no ensino de língua e literatura, tradução, crítica literária, pesquisa, identificando campos e oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e projetos.

Medeia a relação do estagiário com a instituição dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, acompanhando a elaboração de relatórios Orienta alunos para trabalhos de conclusão de curso, monitoria, iniciação científica, cursos de especialização, dissertações e teses, exames para Certificação Internacional de Proficiência, indicando fontes de consulta e procedimentos teórico-metodológicos, acompanhando o planejamento e avaliando o trabalho elaborado.

Promove estudos interdisciplinares, abordando temas sociais e culturais, uso da língua frente às demandas econômicas, sociais e políticas, estudo da língua na prática profissional.

Avalia atividades acadêmicas, quanto ao desenvolvimento das aulas, ao desempenho dos alunos, ao currículo, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático, à grade curricular, aos exames nacionais de cursos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando resultados avaliativos Realiza pesquisas científicas nas áreas de linguística e literatura, referentes à língua inglesa, elaborando projetos, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura, desenvolvendo metodologias científicas de trabalho, elaborando relatórios Publica e apresenta trabalhos em congressos educacionais e científicos.

Analisa a aplicação de princípios metodológicos e de novas tecnologias de apoio para a área Realiza atividades pedagógico-administrativas, participando de colegiados, de organização de bancas examinadoras, de atualização de acervo bibliográfico da área, da elaboração de propostas curriculares Elabora e implementa projetos de extensão.

Avalia novas tecnologias de apoio à pesquisa Organiza e divulga a produção de conhecimentos científicos da área.

Elabora glossários e publica traduções de textos Disponibiliza teorias e práticas didático-pedagógicas e a produção científica Divulga a produção discente, promove cursos de extensão para instituições e entidades.

Presta assessoria e consultoria, realizando preparação e revisão de textos e traduções, segundo o acordo ortográfico da língua inglesa vigente Participa de comissões para definição de critérios de avaliação para concursos Elabora exames e provas para processos de seleção e para exames de proficiência em língua inglesa.

Comunica-se com assertividade, objetividade e imparcialidade Elabora textos e documentos, como relatórios, teses, artigos científicos, planos de ensino e de aulas, material didático e paradidático, entre outros Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2346-16 deve divulgar conhecimentos científicos, ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, elaborar produção bibliográfia e técnica do conhecimento na Área, realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, orientar alunos, demonstrar competências pessoais, realizar atividades de avaliação, realizar atividades pedagógico-administrativas, participar de atividades de qualificação profissional, prestar assessoria e consultoria.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2346-16

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.

Atividades exercidas por um Professor de língua inglesa CBO 2346-16

Um Professor de língua inglesa (ou sinônimo) deve avaliar exame nacional de cursos, coletar dados e materiais para pesquisa, organizar edições críticas, participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos, implementar grades curriculares, organizar eventos acadêmicos, científicos e culturais, pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área, avaliar desenvolvimento de alunos no curso, realizar palestras, conferências, etc, desenvolver atividades de pós-doutorado, definir conteúdos programáticos, demonstrar capacidade de medir conhecimentos científicos, com clareza, orientar trabalhos de conclusão de curso -tcc, monitoria, iniciação científica e especialização, elaborar projetos, realizar revisão de textos, articular conhecimento de diferentes áreas, promover intercâmbios científicos e culturais, elaborar dissertação de mestrado, indicar bibliografia, elaborar exames de proficiência em línguas, disponibilizar a produção científica, extensionista e artística via meios impressos, eletrônicos e digitais, participar de intercâmbios científicos e culturais, dar atendimento individual aos alunos, escrever verbetes, demonstrar capacidade de liderança, selecionar textos para estudo, preparar instrumentos de avaliação, realizar levantamento bibliográfico, elaborar exames para concursos, promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc., analisar princípios metodológicos da área, participar de júri de premiação cultural, realizar discussões teórico-metodológicas, demonstrar capacidade de reflexão, elaborar glossários, escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas, participar da avaliação do projeto pedagógico do curso, demonstrar capacidade de interagir com outros, organizar edições didáticas de obras literárias, estruturar projetos pedagógicos na área, participar de auto-avaliação dos programas de graduação e pós-graduação, discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas, participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa, trabalhar em equipe, programar atividades de laboratório de língua e informática, sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc, atualizar acervo bibliográfico da área na instituição, elaborar pareceres para órgãos de fomento a pesquisa, editoras e publicações científicas, elaborar notas e resenhas sobre livros, artigos e periódicos, demonstrar capacidade de analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem, preparar aulas, planejar grades curriculares, avaliar as necessidades dos alunos, prestar assessoria às instituições de ensino, aos órgãos públicos e/ou de fomento a pesquisa, selecionar material didático e paradidático - livros, fitas, vídeos etc, demonstrar capacidade de comunicação não verbal, ministrar cursos de ensino a distância, elaborar dicionários e/ou sinalários, implementar projetos de ensino, pesquisa e extensão, elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc., prever recursos financeiros para pesquisa, realizar estudos interdisciplinares, elaborar projetos de ensino, pesquisa e extensão, participar de bancas examinadoras - tcc, me, do etc., programar o uso de equipamentos de apoio, analisar dados e materiais de pesquisa, discutir questões sociais e culturais, em classe, organizar horários, cronogramas, etc, analisar processos de comunicação em instituições, organizar antologias, participar da avaliação de atividades de ensino, pesquisa e extensão, avaliar produção escrita e/ou de libras de alunos, disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais, elaborar livros didáticos de língua, literatura e/ou educação de surdos, orientar teses de doutorado, demonstrar capacidade de observação, organizar edições didáticas para o ensino de línguas, sugerir traduções, publicações, etc, para editoras, demonstrar capacidade de análise e síntese, discutir propostas curriculares, representar os pares em comissões externas a instituição, elaborar relatórios e monografias, programar atividades de pesquisa, distribuir disciplinas, elaborar tese de doutorado, estabelecer critérios de avaliação, relacionar teoria e prática, estimular senso crítico dos alunos, relacionar conhecimentos específicos da área a questões sócio-culturais, promover estudos inter e transdisciplinares, planejar orçamento, traduzir textos, avaliar leitura e compreensão de textos orais, em sinais e/ou escritos, promover estudos sobre inter-relacões de diferentes linguagens, participar da elaboração de propostas curriculares, participar da organização de bancas examinadoras, elaborar material didático e paradidático, participar de colegiados, escrever textos relacionados a pesquisa, desenvolver metodologias científicas de trabalho, realizar atualização bibliográfica, participar de júri de premiação acadêmica e científica, orientar alunos na apresentação de trabalhos, realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos, discutir resultados da produção discente, promover o estudo de textos, atualizar conteúdos programáticos, realizar atividades de editoração, supervisionar estágios, demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira, montar equipe de pesquisa, participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, editar publicações científicas, discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional, apresentar resultado de pesquisa e extensão em eventos acadêmicos, cientìficos e culturais, avaliar grade curricular, participar de discussões sobre a área, preparar programas de cursos, organizar concursos acadêmicos e literários, frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc, orientar dissertações de mestrado, participar da correção de exames, organizar publicações científicas.

Cargos e salários CBO 2346-16 - Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Não há posts para exibir