CBO 2346-20 - Professor de língua espanhola - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de língua espanhola CBO 2346-20 Ministra aulas de espanhol na formação de profissionais de nível superior para ensino de língua e literatura, tradução, crítica literária, linguística, atividades de pesquisa, por meio de teorias e práticas educacionais, de normas da língua espanhola, variedades regionais e de princípios literários Realiza pesquisas, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão e de orientação profissional.
Orienta e supervisiona alunos na elaboração de trabalhos acadêmicos e de atividades de qualificação profissional, realiza atividades pedagógico-administrativas, organiza e divulga a produção de conhecimentos científicos na área e avalia o desempenho dos alunos Elabora material de trabalho e documentação técnica Pode prestar assessoria e consultoria.
Atua de acordo com a legislação educacional, normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
CBO 2346-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de língua espanhola, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior CBO 2346-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2346-20
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de língua espanhola
O Professor de língua espanhola CBO 2346-20 planeja e ministra aulas de língua espanhola para recepção e produção oral e escrita, na formação de profissionais de nível superior, considerando ensino de língua e literatura, tradução, crítica literária, linguística, atividades de pesquisa Define atividades e programas, conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, recursos para o trabalho, conjugando teoria e prática.
Propõe estudo linguístico-discursivo, considerando-se a oralidade e a escrita, enfocando elementos de interculturalidade e práticas de língua espanhola em contextos variados, por meio de textos de diversos gêneros.
Aplica metodologias, métodos e técnicas de ensino e aprendizagem, tecnologias de informação e comunicação para os campos de linguística, literatura e tradução Define projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas e atividades de laboratório de línguas.
Seleciona material didático e paradidático, textos para estudo, bibliografia de apoio Pode ministrar cursos na modalidade de ensino a distância.
Coordena e supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, considerando atuação no ensino de língua e literatura, tradução, crítica literária, linguística, pesquisa, identificando campos e oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e projetos.
Medeia a relação do estagiário com a instituição dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, orientando a elaboração de relatórios Orienta alunos para elaboração de trabalhos de conclusão de curso, monitoria, iniciação científica, cursos de especialização, dissertações e teses, indicando fontes de consulta e procedimentos teórico-metodológicos, acompanhando o planejamento, analisando e avaliando o trabalho elaborado.
Promove estudos interdisciplinares, abordando temas sociais e culturais, uso da língua frente às demandas econômicas, sociais e políticas, estudo da língua na prática profissional.
Avalia atividades acadêmicas, quanto ao desenvolvimento das aulas, ao desempenho dos alunos, ao currículo, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático, à grade curricular, ao projeto pedagógico, aos exames nacionais de cursos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando resultados avaliativos Realiza pesquisas científicas referentes à língua espanhola, elaborando projetos, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura, desenvolvendo metodologias científicas de trabalho, elaborando relatórios Publica e apresenta trabalhos em congressos educacionais e científicos.
Analisa a aplicação de princípios metodológicos e de novas tecnologias de apoio para a área Realiza atividades pedagógico-administrativas, participando de colegiados, de organização de bancas examinadoras, de atualização de acervo bibliográfico da área, da elaboração de propostas curriculares Elabora e implementa projetos de extensão.
Avalia novas tecnologias de apoio à pesquisa Organiza e divulga a produção de conhecimentos científicos da área.
Elabora glossários e publica traduções de textos Disponibiliza teorias e práticas didático-pedagógicas e a produção científica Divulga a produção discente, promove cursos de extensão para instituições e entidades.
Presta assessoria e consultoria, realizando preparação e revisão de textos e traduções, segundo o acordo ortográfico da língua espanhola vigente Participa de comissões para definição de critérios de avaliação para concursos Elabora exames e provas para processos de seleção e para exames de proficiência em língua espanhola.
Comunica-se com assertividade, objetividade e imparcialidade Elabora textos e documentos, como relatórios, teses, artigos científicos, planos de ensino e de aulas, material didático e paradidático, entre outros Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2346-20 deve elaborar produção bibliográfia e técnica do conhecimento na Área, prestar assessoria e consultoria, divulgar conhecimentos científicos, orientar alunos, demonstrar competências pessoais, realizar atividades pedagógico-administrativas, realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, realizar atividades de avaliação, participar de atividades de qualificação profissional, ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2346-20
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.
Atividades exercidas por um Professor de língua espanhola CBO 2346-20
Um Professor de língua espanhola (ou sinônimo) deve promover o estudo de textos, discutir propostas curriculares, realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos, avaliar desenvolvimento de alunos no curso, analisar processos de comunicação em instituições, participar da avaliação do projeto pedagógico do curso, distribuir disciplinas, participar de intercâmbios científicos e culturais, demonstrar capacidade de interagir com outros, indicar bibliografia, participar de bancas examinadoras - tcc, me, do etc., estabelecer critérios de avaliação, disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais, representar os pares em comissões externas a instituição, demonstrar capacidade de reflexão, demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira, orientar dissertações de mestrado, participar de colegiados, organizar edições didáticas para o ensino de línguas, discutir questões sociais e culturais, em classe, planejar grades curriculares, organizar concursos acadêmicos e literários, selecionar textos para estudo, organizar antologias, avaliar grade curricular, discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional, demonstrar capacidade de observação, participar de júri de premiação cultural, demonstrar capacidade de analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem, preparar programas de cursos, participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa, analisar dados e materiais de pesquisa, estruturar projetos pedagógicos na área, organizar edições didáticas de obras literárias, ministrar cursos de ensino a distância, realizar atividades de editoração, articular conhecimento de diferentes áreas, discutir resultados da produção discente, supervisionar estágios, sugerir traduções, publicações, etc, para editoras, elaborar pareceres para órgãos de fomento a pesquisa, editoras e publicações científicas, elaborar exames para concursos, demonstrar capacidade de comunicação não verbal, relacionar teoria e prática, participar da organização de bancas examinadoras, realizar levantamento bibliográfico, organizar horários, cronogramas, etc, elaborar notas e resenhas sobre livros, artigos e periódicos, organizar eventos acadêmicos, científicos e culturais, frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc, pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área, participar da elaboração de propostas curriculares, desenvolver metodologias científicas de trabalho, participar de discussões sobre a área, estimular senso crítico dos alunos, elaborar dicionários e/ou sinalários, preparar aulas, orientar alunos na apresentação de trabalhos, avaliar as necessidades dos alunos, demonstrar capacidade de liderança, prever recursos financeiros para pesquisa, implementar projetos de ensino, pesquisa e extensão, elaborar relatórios e monografias, dar atendimento individual aos alunos, programar o uso de equipamentos de apoio, selecionar material didático e paradidático - livros, fitas, vídeos etc, demonstrar capacidade de medir conhecimentos científicos, com clareza, editar publicações científicas, relacionar conhecimentos específicos da área a questões sócio-culturais, apresentar resultado de pesquisa e extensão em eventos acadêmicos, cientìficos e culturais, participar da avaliação de atividades de ensino, pesquisa e extensão, promover estudos sobre inter-relacões de diferentes linguagens, montar equipe de pesquisa, realizar palestras, conferências, etc, avaliar produção escrita e/ou de libras de alunos, analisar princípios metodológicos da área, realizar discussões teórico-metodológicas, elaborar dissertação de mestrado, atualizar acervo bibliográfico da área na instituição, participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, trabalhar em equipe, organizar publicações científicas, escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas, orientar teses de doutorado, participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos, elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc., avaliar exame nacional de cursos, demonstrar capacidade de análise e síntese, elaborar material didático e paradidático, discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas, implementar grades curriculares, elaborar tese de doutorado, elaborar exames de proficiência em línguas, elaborar glossários, elaborar livros didáticos de língua, literatura e/ou educação de surdos, elaborar projetos de ensino, pesquisa e extensão, participar da correção de exames, prestar assessoria às instituições de ensino, aos órgãos públicos e/ou de fomento a pesquisa, avaliar leitura e compreensão de textos orais, em sinais e/ou escritos, escrever textos relacionados a pesquisa, promover estudos inter e transdisciplinares, participar de auto-avaliação dos programas de graduação e pós-graduação, preparar instrumentos de avaliação, sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc, realizar revisão de textos, elaborar projetos, participar de júri de premiação acadêmica e científica, promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc., promover intercâmbios científicos e culturais, programar atividades de pesquisa, organizar edições críticas, programar atividades de laboratório de língua e informática, realizar estudos interdisciplinares, definir conteúdos programáticos, realizar atualização bibliográfica, orientar trabalhos de conclusão de curso -tcc, monitoria, iniciação científica e especialização, planejar orçamento, disponibilizar a produção científica, extensionista e artística via meios impressos, eletrônicos e digitais, atualizar conteúdos programáticos, escrever verbetes, traduzir textos, coletar dados e materiais para pesquisa, desenvolver atividades de pós-doutorado.