CBO 2346-24 - Professor de língua portuguesa - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de língua portuguesa CBO 2346-24 Ministra aulas de português, na formação de profissionais de nível superior para ensino de língua e literatura, considerando-se o uso da linguagem em contextos sociais, políticos, culturais, profissionais, variedades da língua, estruturas linguísticas, por meio de teorias e práticas educacionais de normas da língua Realiza pesquisas, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão e de orientação profissional.
Orienta e supervisiona alunos na elaboração de trabalhos acadêmicos e ações de qualificação profissional, realiza atividades pedagógico-administrativas, organiza a produção de conhecimentos científicos na área e avalia o desempenho dos alunos Elabora material de trabalho e documentação técnica Pode prestar assessoria e consultoria.
Atua de acordo com a legislação educacional, normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
CBO 2346-24 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de língua portuguesa, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior CBO 2346-24 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2346-24
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de língua portuguesa
O Professor de língua portuguesa CBO 2346-24 planeja e ministra aulas de língua portuguesa para recepção e produção oral e escrita, na formação de profissionais de nível superior, considerando ensino de língua e literatura, linguística, intelecção e elaboração de textos, uso da linguagem em contextos sociais, políticos, culturais, profissionais, variedades regionais, atividades de pesquisa Define ações, conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, recursos para o trabalho, conjugando teoria e prática.
Propõe estudo linguístico-discursivo, considerando-se a oralidade e a escrita, enfocando elementos de interculturalidade e práticas de língua portuguesa em contextos variados, por meio de textos de diversos gêneros.
Aplica metodologias, métodos e técnicas de ensino e aprendizagem, tecnologias de informação e comunicação para os campos de linguística e literatura Define projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas e atividades para estudos.
Seleciona material didático e paradidático, textos, bibliografia de apoio Pode ministrar cursos na modalidade de ensino a distância.
Supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, considerando atuação no ensino de língua e literatura, crítica literária, pesquisa, identificando campos e oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e projetos.
Medeia a relação do estagiário com a instituição dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, acompanhando a elaboração de relatórios Orienta alunos para trabalhos de conclusão de curso, monitoria, iniciação científica, cursos de especialização, dissertações e teses, indicando fontes de consulta e procedimentos teórico-metodológicos, acompanhando o planejamento e avaliando o trabalho elaborado.
Promove estudos interdisciplinares, abordando temas sociais e culturais, uso da língua frente às demandas econômicas, sociais e políticas, estudo da língua na prática profissional.
Avalia atividades acadêmicas, quanto ao desenvolvimento das aulas, ao desempenho dos alunos, ao currículo, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático, à grade curricular, aos exames nacionais de cursos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando resultados avaliativos Realiza pesquisas científicas nas áreas de linguística e literatura, referentes à língua portuguesa, elaborando projetos, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura, desenvolvendo metodologias científicas de trabalho, elaborando relatórios Publica e apresenta trabalhos em congressos educacionais e científicos.
Analisa a aplicação de princípios metodológicos e de novas tecnologias de apoio para a área Realiza atividades pedagógico-administrativas, participando de colegiados, de organização de bancas examinadoras, de atualização de acervo bibliográfico da área, da elaboração de propostas curriculares Elabora e implementa projetos de extensão.
Avalia novas tecnologias de apoio à pesquisa Organiza e divulga a produção de conhecimentos científicos da área.
Disponibiliza teorias e práticas didático-pedagógicas e a produção científica Divulga a produção discente, promove cursos de extensão para instituições e entidades Presta assessoria e consultoria, realizando preparação e revisão de textos, segundo o acordo ortográfico da língua portuguesa vigente.
Participa de comissões para definição de critérios de avaliação para concursos Elabora exames e provas para processos de seleção e para exames de avaliações de cursos, programas e desempenho dos alunos em níveis estadual e federal Comunica-se com assertividade, objetividade e imparcialidade.
Elabora textos e documentos, como relatórios, teses, artigos científicos, planos de ensino e de aulas, material didático e paradidático, entre outros Atua conforme a legislação e diretrizes da unidade, normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2346-24 deve divulgar conhecimentos científicos, demonstrar competências pessoais, realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, realizar atividades pedagógico-administrativas, elaborar produção bibliográfia e técnica do conhecimento na Área, orientar alunos, realizar atividades de avaliação, ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, prestar assessoria e consultoria, participar de atividades de qualificação profissional.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2346-24
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.
Atividades exercidas por um Professor de língua portuguesa CBO 2346-24
Um Professor de língua portuguesa (ou sinônimo) deve avaliar as necessidades dos alunos, dar atendimento individual aos alunos, discutir propostas curriculares, organizar antologias, prestar assessoria às instituições de ensino, aos órgãos públicos e/ou de fomento a pesquisa, distribuir disciplinas, supervisionar estágios, participar de júri de premiação cultural, elaborar dicionários e/ou sinalários, elaborar tese de doutorado, disponibilizar a produção científica, extensionista e artística via meios impressos, eletrônicos e digitais, programar o uso de equipamentos de apoio, analisar processos de comunicação em instituições, organizar edições didáticas de obras literárias, elaborar glossários, analisar princípios metodológicos da área, trabalhar em equipe, participar de colegiados, coletar dados e materiais para pesquisa, elaborar projetos, promover intercâmbios científicos e culturais, analisar dados e materiais de pesquisa, participar da avaliação de atividades de ensino, pesquisa e extensão, elaborar pareceres para órgãos de fomento a pesquisa, editoras e publicações científicas, pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área, planejar orçamento, organizar concursos acadêmicos e literários, realizar revisão de textos, demonstrar capacidade de comunicação não verbal, orientar teses de doutorado, editar publicações científicas, demonstrar capacidade de análise e síntese, programar atividades de laboratório de língua e informática, avaliar exame nacional de cursos, participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos, discutir resultados da produção discente, realizar estudos interdisciplinares, estimular senso crítico dos alunos, atualizar conteúdos programáticos, demonstrar capacidade de interagir com outros, implementar grades curriculares, realizar palestras, conferências, etc, participar de discussões sobre a área, montar equipe de pesquisa, participar da elaboração de propostas curriculares, elaborar livros didáticos de língua, literatura e/ou educação de surdos, elaborar relatórios e monografias, selecionar material didático e paradidático - livros, fitas, vídeos etc, organizar horários, cronogramas, etc, escrever textos relacionados a pesquisa, organizar eventos acadêmicos, científicos e culturais, frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc, promover o estudo de textos, orientar alunos na apresentação de trabalhos, escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas, discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas, participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, organizar edições didáticas para o ensino de línguas, participar da correção de exames, demonstrar capacidade de observação, relacionar teoria e prática, escrever verbetes, realizar atualização bibliográfica, ministrar cursos de ensino a distância, selecionar textos para estudo, realizar discussões teórico-metodológicas, demonstrar capacidade de analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem, participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa, participar de bancas examinadoras - tcc, me, do etc., articular conhecimento de diferentes áreas, preparar programas de cursos, participar de intercâmbios científicos e culturais, demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira, atualizar acervo bibliográfico da área na instituição, apresentar resultado de pesquisa e extensão em eventos acadêmicos, cientìficos e culturais, participar de auto-avaliação dos programas de graduação e pós-graduação, realizar atividades de editoração, discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional, avaliar desenvolvimento de alunos no curso, planejar grades curriculares, elaborar material didático e paradidático, orientar dissertações de mestrado, demonstrar capacidade de medir conhecimentos científicos, com clareza, avaliar grade curricular, orientar trabalhos de conclusão de curso -tcc, monitoria, iniciação científica e especialização, organizar edições críticas, sugerir traduções, publicações, etc, para editoras, programar atividades de pesquisa, desenvolver atividades de pós-doutorado, elaborar projetos de ensino, pesquisa e extensão, demonstrar capacidade de reflexão, estabelecer critérios de avaliação, implementar projetos de ensino, pesquisa e extensão, preparar instrumentos de avaliação, estruturar projetos pedagógicos na área, relacionar conhecimentos específicos da área a questões sócio-culturais, demonstrar capacidade de liderança, definir conteúdos programáticos, prever recursos financeiros para pesquisa, avaliar leitura e compreensão de textos orais, em sinais e/ou escritos, preparar aulas, elaborar exames de proficiência em línguas, elaborar dissertação de mestrado, discutir questões sociais e culturais, em classe, representar os pares em comissões externas a instituição, participar da avaliação do projeto pedagógico do curso, organizar publicações científicas, desenvolver metodologias científicas de trabalho, elaborar notas e resenhas sobre livros, artigos e periódicos, promover estudos sobre inter-relacões de diferentes linguagens, elaborar exames para concursos, elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc., disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais, indicar bibliografia, realizar levantamento bibliográfico, traduzir textos, realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos, participar de júri de premiação acadêmica e científica, avaliar produção escrita e/ou de libras de alunos, sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc, promover estudos inter e transdisciplinares, participar da organização de bancas examinadoras, promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc..