CBO 2346-28 - Professor de literatura brasileira - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de literatura brasileira CBO 2346-28 Ministra aulas, na formação de profissionais de nível superior para ensino de literatura brasileira, considerando-se o uso da linguagem em contextos históricos, sociais, políticos, culturais, profissionais, estruturas linguísticas, gêneros textuais, gêneros e movimentos literários, por meio de teorias e práticas educacionais Realiza pesquisas, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão e de orientação profissional.
Orienta alunos na elaboração de trabalhos acadêmicos e ações de qualificação profissional, realiza atividades pedagógico-administrativas, organiza a produção de conhecimentos científicos na área e avalia o desempenho dos alunos Elabora material de trabalho e documentação técnica Pode prestar assessoria e consultoria.
Atua de acordo com a legislação educacional, normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
CBO 2346-28 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de literatura brasileira, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior CBO 2346-28 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2346-28
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de literatura brasileira
O Professor de literatura brasileira CBO 2346-28 planeja e ministra aulas de literatura brasileira para análise, recepção e produção textual, na formação de profissionais de nível superior, para o ensino de língua portuguesa e literatura brasileira, considerando movimentos e gêneros literários, gêneros textuais, contextos históricos, sociais, políticos, culturais, profissionais, variedades regionais Define ações educacionais, conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, recursos para o trabalho, conjugando teoria e prática.
Propõe estudo literário linguístico-discursivo, elementos de interculturalidade, análise da produção literária brasileira em seus diversos gêneros e movimentos literários, características morfológicas, sintáticas e semânticas da língua portuguesa em contextos variados, tendo em vista a compreensão do mundo, aquisição de vocabulário e de conhecimento, e desenvolvimento da escrita.
Aplica metodologias, métodos e técnicas de ensino e aprendizagem, tecnologias de informação e comunicação para os campos de linguística e literatura Define projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas para estudos.
Seleciona material didático e paradidático, textos, bibliografia de apoio Pode ministrar cursos na modalidade de ensino a distância.
Supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, considerando atuação no ensino de língua e literatura, identificando campos e oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e projetos.
Medeia a relação do estagiário com a instituição dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, acompanhando a elaboração de relatórios Orienta alunos para trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica, cursos de especialização, indicando fontes de consulta e procedimentos teórico-metodológicos, acompanhando o planejamento e avaliando o trabalho elaborado.
Promove estudos interdisciplinares, abordando temas sociais e culturais, produção literária e uso da língua frente às demandas sociais e políticas.
Avalia atividades acadêmicas, quanto ao desempenho dos alunos, ao currículo, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático, aos exames nacionais de cursos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando resultados avaliativos Realiza pesquisas científicas nas áreas de linguística e de literatura brasileira, elaborando projetos, analisando e sistematizando dados, revisando literatura, desenvolvendo metodologias científicas de trabalho, elaborando relatórios Publica trabalhos educacionais e científicos.
Analisa a aplicação de princípios metodológicos e de novas tecnologias de apoio para a área Realiza atividades pedagógico-administrativas, participando de colegiados, de organização de bancas examinadoras, de atualização de acervo bibliográfico da área, da elaboração de propostas curriculares Elabora e implementa projetos de extensão.
Organiza e divulga a produção de conhecimentos científicos da área Disponibiliza teorias e práticas didático-pedagógicas e a produção científica.
Divulga a produção discente, promove cursos de extensão para instituições e entidades Presta assessoria e consultoria, realizando análise de literaturas, preparação e revisão de textos, segundo o acordo ortográfico da língua portuguesa vigente Participa de comissões para definição de critérios de avaliação para concursos.
Elabora exames e provas para processos de seleção e para exames de avaliações de cursos e desempenho dos alunos em níveis estadual e federal Comunica-se com assertividade, objetividade e imparcialidade Elabora textos e documentos, como relatórios, teses, artigos científicos, avaliação de obras literárias, planos de ensino e de aulas, material didático e paradidático.
Atua conforme a legislação e diretrizes da unidade, normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2346-28 deve orientar alunos, elaborar produção bibliográfia e técnica do conhecimento na Área, demonstrar competências pessoais, realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, prestar assessoria e consultoria, realizar atividades pedagógico-administrativas, ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, participar de atividades de qualificação profissional, realizar atividades de avaliação, divulgar conhecimentos científicos.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2346-28
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.
Atividades exercidas por um Professor de literatura brasileira CBO 2346-28
Um Professor de literatura brasileira (ou sinônimo) deve elaborar tese de doutorado, participar de bancas examinadoras - tcc, me, do etc., discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas, indicar bibliografia, preparar instrumentos de avaliação, promover intercâmbios científicos e culturais, participar da avaliação do projeto pedagógico do curso, organizar horários, cronogramas, etc, avaliar leitura e compreensão de textos orais, em sinais e/ou escritos, realizar revisão de textos, demonstrar capacidade de reflexão, demonstrar capacidade de medir conhecimentos científicos, com clareza, atualizar conteúdos programáticos, sugerir traduções, publicações, etc, para editoras, preparar programas de cursos, avaliar desenvolvimento de alunos no curso, demonstrar capacidade de interagir com outros, selecionar material didático e paradidático - livros, fitas, vídeos etc, participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, discutir questões sociais e culturais, em classe, participar da organização de bancas examinadoras, participar de intercâmbios científicos e culturais, promover o estudo de textos, elaborar material didático e paradidático, escrever verbetes, participar da avaliação de atividades de ensino, pesquisa e extensão, definir conteúdos programáticos, realizar atualização bibliográfica, disponibilizar a produção científica, extensionista e artística via meios impressos, eletrônicos e digitais, elaborar glossários, participar de júri de premiação cultural, elaborar dissertação de mestrado, ministrar cursos de ensino a distância, prever recursos financeiros para pesquisa, participar de júri de premiação acadêmica e científica, participar de auto-avaliação dos programas de graduação e pós-graduação, elaborar pareceres para órgãos de fomento a pesquisa, editoras e publicações científicas, escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas, orientar teses de doutorado, distribuir disciplinas, promover estudos inter e transdisciplinares, elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc., traduzir textos, orientar trabalhos de conclusão de curso -tcc, monitoria, iniciação científica e especialização, supervisionar estágios, participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa, organizar publicações científicas, desenvolver atividades de pós-doutorado, elaborar exames para concursos, estimular senso crítico dos alunos, participar de colegiados, estabelecer critérios de avaliação, avaliar grade curricular, dar atendimento individual aos alunos, frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc, realizar atividades de editoração, prestar assessoria às instituições de ensino, aos órgãos públicos e/ou de fomento a pesquisa, promover estudos sobre inter-relacões de diferentes linguagens, elaborar dicionários e/ou sinalários, implementar grades curriculares, demonstrar capacidade de análise e síntese, demonstrar capacidade de analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem, organizar antologias, elaborar relatórios e monografias, orientar dissertações de mestrado, participar da correção de exames, preparar aulas, programar atividades de laboratório de língua e informática, avaliar produção escrita e/ou de libras de alunos, participar da elaboração de propostas curriculares, coletar dados e materiais para pesquisa, orientar alunos na apresentação de trabalhos, representar os pares em comissões externas a instituição, articular conhecimento de diferentes áreas, relacionar teoria e prática, elaborar livros didáticos de língua, literatura e/ou educação de surdos, realizar estudos interdisciplinares, selecionar textos para estudo, montar equipe de pesquisa, organizar edições didáticas de obras literárias, implementar projetos de ensino, pesquisa e extensão, demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira, avaliar as necessidades dos alunos, promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc., elaborar críticas literárias, realizar discussões teórico-metodológicas, discutir propostas curriculares, discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional, planejar grades curriculares, atualizar acervo bibliográfico da área na instituição, demonstrar capacidade de comunicação não verbal, editar publicações científicas, participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos, disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais, avaliar exame nacional de cursos, realizar palestras, conferências, etc, analisar dados e materiais de pesquisa, desenvolver metodologias científicas de trabalho, elaborar projetos de ensino, pesquisa e extensão, organizar concursos acadêmicos e literários, escrever textos relacionados a pesquisa, demonstrar capacidade de observação, estruturar projetos pedagógicos na área, apresentar resultado de pesquisa e extensão em eventos acadêmicos, cientìficos e culturais, analisar princípios metodológicos da área, participar de discussões sobre a área, realizar levantamento bibliográfico, organizar eventos acadêmicos, científicos e culturais, relacionar conhecimentos específicos da área a questões sócio-culturais, demonstrar capacidade de liderança, programar o uso de equipamentos de apoio, realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos, sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc, elaborar projetos, elaborar notas e resenhas sobre livros, artigos e periódicos, discutir resultados da produção discente, pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área, programar atividades de pesquisa, planejar orçamento, trabalhar em equipe.