CBO 2346-32 - Professor de literatura portuguesa - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de literatura portuguesa CBO 2346-32 Ministra aulas, para ensino de língua e literatura portuguesa, na formação de profissionais de nível superior, considerando-se o uso da linguagem em contextos históricos, sociais, políticos, culturais, profissionais, estruturas linguísticas, gêneros textuais, gêneros e movimentos literários, por meio de teorias e práticas educacionais Realiza pesquisas, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão e de orientação profissional.
Orienta e supervisiona alunos na elaboração de trabalhos acadêmicos e ações de qualificação profissional, realiza atividades pedagógico-administrativas, organiza a produção de conhecimentos científicos e avalia o desempenho dos alunos Elabora material de trabalho e documentação técnica Pode prestar assessoria e consultoria.
Atua de acordo com a legislação educacional, normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
CBO 2346-32 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de literatura portuguesa, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior CBO 2346-32 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2346-32
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de literatura portuguesa
O Professor de literatura portuguesa CBO 2346-32 planeja e ministra aulas de língua e literatura portuguesa para análise, recepção e produção textual, na formação de profissionais de nível superior, para o ensino de língua e literatura portuguesa, considerando movimentos e gêneros literários, gêneros textuais, contextos históricos, sociais, políticos, culturais, profissionais, variedades regionais Define ações educacionais, conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, recursos para o trabalho, conjugando teoria e prática.
Propõe estudo literário linguístico-discursivo, elementos de interculturalidade, análise da produção literária portuguesa em seus diversos gêneros e movimentos literários, características morfológicas, sintáticas e semânticas da língua portuguesa em contextos variados, tendo em vista a compreensão do mundo, aquisição de vocabulário e de conhecimento, e desenvolvimento da escrita.
Aplica metodologias, métodos e técnicas de ensino e aprendizagem, tecnologias de informação e comunicação para os campos de linguística e literatura portuguesa Define projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas para estudos.
Seleciona material didático e paradidático, textos, bibliografia de apoio Pode ministrar cursos na modalidade de ensino a distância.
Supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, considerando atuação no ensino de língua e literatura portuguesa, identificando campos e oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e projetos.
Medeia a relação do estagiário com a instituição dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, acompanhando a elaboração de relatórios Orienta alunos para trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica, cursos de especialização, indicando fontes de consulta e procedimentos teórico-metodológicos, acompanhando o planejamento e avaliando o trabalho elaborado.
Promove estudos interdisciplinares, abordando temas sociais e culturais, produção literária e uso da língua portuguesa frente às demandas sociais e políticas.
Avalia atividades acadêmicas, quanto ao desempenho dos alunos, ao currículo, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático, aos exames nacionais de cursos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando resultados avaliativos Realiza pesquisas científicas nas áreas de linguística e de literatura portuguesa, elaborando projetos, analisando e sistematizando dados, revisando literatura, desenvolvendo metodologias científicas de trabalho, elaborando relatórios Publica trabalhos educacionais e científicos.
Analisa a aplicação de princípios metodológicos e de novas tecnologias de apoio para a área Realiza atividades pedagógico-administrativas, participando de colegiados, de organização de bancas examinadoras, de atualização de acervo bibliográfico da área, da elaboração de propostas curriculares Elabora e implementa projetos de extensão.
Organiza e divulga a produção de conhecimentos científicos da área Disponibiliza teorias e práticas didático-pedagógicas e a produção científica.
Divulga a produção discente, promove cursos de extensão para instituições e entidades Presta assessoria e consultoria, realizando análise de literaturas, preparação e revisão de textos, segundo o acordo ortográfico da língua portuguesa vigente Participa de comissões para definição de critérios de avaliação para concursos.
Elabora exames e provas para processos de seleção e para exames de avaliações de cursos e desempenho dos alunos em níveis estadual e federal Comunica-se com assertividade, objetividade e imparcialidade Elabora textos e documentos, como relatórios, teses, artigos científicos, avaliação de obras literárias, planos de ensino e de aulas, material didático e paradidático.
Atua conforme a legislação e diretrizes da unidade, normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2346-32 deve ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, prestar assessoria e consultoria, elaborar produção bibliográfia e técnica do conhecimento na Área, participar de atividades de qualificação profissional, realizar atividades de avaliação, realizar atividades pedagógico-administrativas, orientar alunos, realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, demonstrar competências pessoais, divulgar conhecimentos científicos.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2346-32
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.
Atividades exercidas por um Professor de literatura portuguesa CBO 2346-32
Um Professor de literatura portuguesa (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de reflexão, demonstrar capacidade de liderança, apresentar resultado de pesquisa e extensão em eventos acadêmicos, cientìficos e culturais, realizar estudos interdisciplinares, implementar grades curriculares, participar de intercâmbios científicos e culturais, analisar princípios metodológicos da área, elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc., demonstrar capacidade de interagir com outros, montar equipe de pesquisa, demonstrar capacidade de analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem, disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais, ministrar cursos de ensino a distância, elaborar tese de doutorado, planejar orçamento, avaliar exame nacional de cursos, participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área, elaborar projetos, discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas, participar da organização de bancas examinadoras, participar de colegiados, realizar atualização bibliográfica, estruturar projetos pedagógicos na área, discutir questões sociais e culturais, em classe, elaborar projetos de ensino, pesquisa e extensão, elaborar pareceres para órgãos de fomento a pesquisa, editoras e publicações científicas, participar de júri de premiação acadêmica e científica, realizar atividades de editoração, participar de júri de premiação cultural, discutir propostas curriculares, elaborar relatórios e monografias, selecionar material didático e paradidático - livros, fitas, vídeos etc, demonstrar capacidade de análise e síntese, participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa, indicar bibliografia, participar de discussões sobre a área, organizar horários, cronogramas, etc, organizar edições didáticas de obras literárias, promover intercâmbios científicos e culturais, participar de bancas examinadoras - tcc, me, do etc., discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional, supervisionar estágios, organizar publicações científicas, participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos, atualizar acervo bibliográfico da área na instituição, avaliar desenvolvimento de alunos no curso, demonstrar capacidade de comunicação não verbal, editar publicações científicas, programar atividades de laboratório de língua e informática, desenvolver atividades de pós-doutorado, elaborar críticas literárias, traduzir textos, realizar revisão de textos, participar da correção de exames, avaliar leitura e compreensão de textos orais, em sinais e/ou escritos, discutir resultados da produção discente, relacionar conhecimentos específicos da área a questões sócio-culturais, disponibilizar a produção científica, extensionista e artística via meios impressos, eletrônicos e digitais, organizar eventos acadêmicos, científicos e culturais, frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc, definir conteúdos programáticos, atualizar conteúdos programáticos, realizar levantamento bibliográfico, escrever verbetes, promover o estudo de textos, preparar programas de cursos, preparar aulas, planejar grades curriculares, organizar antologias, implementar projetos de ensino, pesquisa e extensão, distribuir disciplinas, estabelecer critérios de avaliação, demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira, orientar trabalhos de conclusão de curso -tcc, monitoria, iniciação científica e especialização, participar da avaliação do projeto pedagógico do curso, estimular senso crítico dos alunos, representar os pares em comissões externas a instituição, preparar instrumentos de avaliação, elaborar material didático e paradidático, realizar discussões teórico-metodológicas, sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc, orientar teses de doutorado, articular conhecimento de diferentes áreas, orientar dissertações de mestrado, elaborar exames para concursos, prestar assessoria às instituições de ensino, aos órgãos públicos e/ou de fomento a pesquisa, elaborar dissertação de mestrado, orientar alunos na apresentação de trabalhos, demonstrar capacidade de observação, participar de auto-avaliação dos programas de graduação e pós-graduação, dar atendimento individual aos alunos, analisar dados e materiais de pesquisa, avaliar as necessidades dos alunos, promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc., elaborar glossários, promover estudos sobre inter-relacões de diferentes linguagens, selecionar textos para estudo, prever recursos financeiros para pesquisa, escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas, participar da elaboração de propostas curriculares, programar atividades de pesquisa, coletar dados e materiais para pesquisa, relacionar teoria e prática, elaborar livros didáticos de língua, literatura e/ou educação de surdos, avaliar produção escrita e/ou de libras de alunos, elaborar notas e resenhas sobre livros, artigos e periódicos, promover estudos inter e transdisciplinares, escrever textos relacionados a pesquisa, realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos, trabalhar em equipe, realizar palestras, conferências, etc, elaborar dicionários e/ou sinalários, desenvolver metodologias científicas de trabalho, demonstrar capacidade de medir conhecimentos científicos, com clareza, participar da avaliação de atividades de ensino, pesquisa e extensão, programar o uso de equipamentos de apoio, avaliar grade curricular, organizar concursos acadêmicos e literários, sugerir traduções, publicações, etc, para editoras.