CBO 2346-40 - Professor de literatura comparada - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de literatura comparada CBO 2346-40 Ministra aulas para ensino de literatura comparada, na formação de profissionais de nível superior Promove o estudo da literatura em suas relações recíprocas, no que se refere às obras e escritores, com suas particularidades linguísticas, estéticas, culturais, sociais, históricas e políticas, e a investigação de fatos em diferentes contextos, possibilitando uma visão crítica das diversas literaturas.
Realiza pesquisas, coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão Orienta alunos na elaboração de trabalhos acadêmicos e de qualificação profissional, realiza atividades pedagógico-administrativas, organiza a produção de conhecimentos científicos na área e avalia o desempenho dos alunos Elabora material de trabalho e documentação técnica.
Pode prestar assessoria e consultoria Atua de acordo com a legislação educacional, normas de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
CBO 2346-40 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de literatura comparada, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior CBO 2346-40 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2346-40
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de literatura comparada
O Professor de literatura comparada CBO 2346-40 planeja e ministra aulas de literatura comparada para análise de obras, recepção, produção textual e tradução, na formação de profissionais de nível superior, considerando movimentos e gêneros literários, gêneros textuais, contextos históricos, sociais, políticos, culturais, profissionais, variedades regionais, autores e obras de expressão da literatura Define conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, recursos para o trabalho, conjugando teoria e prática.
Propõe estudo literário linguístico-discursivo, análise da produção literária em seus diversos gêneros e movimentos, considerando as relações e inter-relações entre as diversas obras e autores, suas particularidades linguísticas, estéticas, temáticas, culturais, sociais, históricas e políticas, e a investigação de fatos em diferentes contextos, tendo em vista uma visão crítica das diversas literaturas, e a compreensão do mundo, da cultura, das linguagens e da escrita.
Seleciona textos para estudos interdisciplinares, organiza antologias, elabora notas e resenhas de obras e de textos literários Analisa e escreve prefácios, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas.
Pode desenvolver projetos e trabalhos de tradutor, e algumas especialidades em editoração e produção de textos Aplica metodologias de ensino e aprendizagem, tecnologias de informação e comunicação nos campos de linguística e literatura comparada.
Define projetos de intervenção pedagógica e de extensão.
Seleciona material didático e paradidático, textos, bibliografia de apoio Pode ministrar cursos na modalidade de ensino a distância.
Supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, considerando atuação no ensino de literatura comparada, orientando alunos nessa prática educativa e na elaboração de projetos.
Medeia a relação do estagiário com a instituição dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, acompanhando a elaboração de relatórios Orienta e avalia os alunos em trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica, cursos de especialização, indicando fontes de consulta e procedimentos teórico-metodológicos Promove estudos interdisciplinares, abordando temas sociais e culturais, produção literária e uso da linguagem frente às demandas sociais e políticas.
Avalia atividades acadêmicas, quanto ao desempenho dos alunos, ao currículo, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático, aos exames nacionais de cursos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando resultados avaliativos Realiza pesquisas nas áreas de linguística e de literatura comparada, elaborando projetos, analisando dados, revisando literatura, desenvolvendo metodologias científicas de trabalho, elaborando relatórios Analisa a aplicação de princípios metodológicos e de novas tecnologias de apoio para a área.
Organiza e divulga a produção de conhecimentos científicos e a produção discente Disponibiliza teorias e práticas didático-pedagógicas, promove cursos de extensão para instituições e entidades.
Publica trabalhos educacionais e científicos Presta assessoria e consultoria, realizando análise de literaturas, preparação e revisão de textos, segundo fundamentos da linguística e das teorias da literatura Participa de comissões para definição de critérios de avaliação para concursos.
Elabora provas para processos de seleção e para avaliação de cursos Comunica-se com objetividade e imparcialidade Elabora textos e documentos, como relatórios, glossários, pareceres, teses, artigos científicos, avaliação de obras literárias, planos de ensino e de aulas, material didático e paradidático.
Atua conforme a legislação e diretrizes da unidade, normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade .
Funções do cargo
O funcionário CBO 2346-40 deve realizar atividades de avaliação, demonstrar competências pessoais, participar de atividades de qualificação profissional, realizar atividades pedagógico-administrativas, prestar assessoria e consultoria, divulgar conhecimentos científicos, realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, elaborar produção bibliográfia e técnica do conhecimento na Área, ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, orientar alunos.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2346-40
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.
Atividades exercidas por um Professor de literatura comparada CBO 2346-40
Um Professor de literatura comparada (ou sinônimo) deve distribuir disciplinas, relacionar conhecimentos específicos da área a questões sócio-culturais, demonstrar capacidade de interagir com outros, participar da elaboração de propostas curriculares, orientar alunos na apresentação de trabalhos, trabalhar em equipe, participar de intercâmbios científicos e culturais, promover estudos sobre inter-relacões de diferentes linguagens, escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas, organizar horários, cronogramas, etc, discutir questões sociais e culturais, em classe, realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos, participar de auto-avaliação dos programas de graduação e pós-graduação, elaborar projetos de ensino, pesquisa e extensão, realizar revisão de textos, demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira, discutir resultados da produção discente, discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas, elaborar tese de doutorado, participar da avaliação do projeto pedagógico do curso, supervisionar estágios, elaborar dicionários e/ou sinalários, realizar palestras, conferências, etc, sugerir traduções, publicações, etc, para editoras, implementar grades curriculares, indicar bibliografia, organizar edições didáticas de obras literárias, orientar dissertações de mestrado, analisar dados e materiais de pesquisa, promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc., participar da correção de exames, montar equipe de pesquisa, elaborar livros didáticos de língua, literatura e/ou educação de surdos, ministrar cursos de ensino a distância, elaborar projetos, preparar programas de cursos, desenvolver metodologias científicas de trabalho, elaborar dissertação de mestrado, representar os pares em comissões externas a instituição, avaliar exame nacional de cursos, realizar atualização bibliográfica, estabelecer critérios de avaliação, elaborar glossários, traduzir textos, implementar projetos de ensino, pesquisa e extensão, discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional, demonstrar capacidade de liderança, participar de bancas examinadoras - tcc, me, do etc., participar da organização de bancas examinadoras, orientar trabalhos de conclusão de curso -tcc, monitoria, iniciação científica e especialização, selecionar textos para estudo, atualizar conteúdos programáticos, demonstrar capacidade de observação, programar atividades de pesquisa, disponibilizar a produção científica, extensionista e artística via meios impressos, eletrônicos e digitais, prever recursos financeiros para pesquisa, programar atividades de laboratório de língua e informática, participar de colegiados, discutir propostas curriculares, prestar assessoria às instituições de ensino, aos órgãos públicos e/ou de fomento a pesquisa, realizar estudos interdisciplinares, coletar dados e materiais para pesquisa, elaborar críticas literárias, planejar grades curriculares, escrever verbetes, participar da avaliação de atividades de ensino, pesquisa e extensão, relacionar teoria e prática, elaborar notas e resenhas sobre livros, artigos e periódicos, organizar antologias, participar de júri de premiação cultural, desenvolver atividades de pós-doutorado, realizar levantamento bibliográfico, atualizar acervo bibliográfico da área na instituição, promover estudos inter e transdisciplinares, articular conhecimento de diferentes áreas, demonstrar capacidade de analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem, escrever textos relacionados a pesquisa, participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos, avaliar as necessidades dos alunos, elaborar relatórios e monografias, avaliar grade curricular, realizar atividades de editoração, participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa, editar publicações científicas, demonstrar capacidade de comunicação não verbal, elaborar pareceres para órgãos de fomento a pesquisa, editoras e publicações científicas, elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc., estimular senso crítico dos alunos, participar de júri de premiação acadêmica e científica, organizar publicações científicas, definir conteúdos programáticos, analisar princípios metodológicos da área, realizar discussões teórico-metodológicas, demonstrar capacidade de medir conhecimentos científicos, com clareza, preparar instrumentos de avaliação, disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais, elaborar material didático e paradidático, preparar aulas, participar de discussões sobre a área, promover o estudo de textos, organizar eventos acadêmicos, científicos e culturais, frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc, organizar concursos acadêmicos e literários, avaliar desenvolvimento de alunos no curso, elaborar exames para concursos, selecionar material didático e paradidático - livros, fitas, vídeos etc, demonstrar capacidade de análise e síntese, participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, avaliar produção escrita e/ou de libras de alunos, apresentar resultado de pesquisa e extensão em eventos acadêmicos, cientìficos e culturais, dar atendimento individual aos alunos, demonstrar capacidade de reflexão, promover intercâmbios científicos e culturais, avaliar leitura e compreensão de textos orais, em sinais e/ou escritos, programar o uso de equipamentos de apoio, pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área, planejar orçamento, estruturar projetos pedagógicos na área, orientar teses de doutorado, sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc.