CBO 2346-44 - Professor de literatura espanhola - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de literatura espanhola CBO 2346-44 Ministra aula para ensino de língua e literatura espanhola, na formação de profissionais de nível superior, considerando-se o uso da linguagem em contextos históricos, sociais, políticos, culturais, profissionais, estruturas linguísticas, gêneros textuais, gêneros e movimentos literários, por meio de teorias e práticas educacionais Realiza pesquisas, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão e de orientação profissional.
Orienta alunos na elaboração de trabalhos acadêmicos e ações de qualificação profissional, realiza atividades pedagógico-administrativas, organiza a produção de conhecimentos científicos na área e avalia o desempenho dos alunos Elabora material de trabalho e documentação técnica Pode prestar assessoria e consultoria.
Atua de acordo com a legislação educacional, normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
CBO 2346-44 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de literatura espanhola, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior CBO 2346-44 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2346-44
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de literatura espanhola
O Professor de literatura espanhola CBO 2346-44 planeja e ministra aulas de língua e literatura espanhola para análise, recepção e produção textual, na formação de profissionais de nível superior, para o ensino de língua e literatura espanhola, considerando movimentos e gêneros literários, gêneros textuais, contextos históricos, sociais, políticos, culturais, profissionais, variedades regionais Define ações educacionais, conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, recursos para o trabalho, conjugando teoria e prática.
Propõe estudo literário linguístico-discursivo, elementos de interculturalidade, análise da produção literária espanhola em seus diversos gêneros e movimentos literários, características morfológicas, sintáticas e semânticas da língua espanhola em contextos variados, tendo em vista a compreensão do mundo, aquisição de vocabulário e de conhecimento, e desenvolvimento da escrita.
Aplica metodologias, métodos e técnicas de ensino e aprendizagem, tecnologias de informação e comunicação para os campos de linguística e literatura espanhola Define projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas para estudos.
Seleciona material didático e paradidático, textos, bibliografia de apoio Pode ministrar cursos na modalidade de ensino a distância.
Supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, considerando atuação no ensino de língua e literatura espanhola, identificando campos e oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e projetos.
Medeia a relação do estagiário com a instituição dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, acompanhando a elaboração de relatórios Orienta alunos para trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica, cursos de especialização, indicando fontes de consulta e procedimentos teórico-metodológicos, acompanhando o planejamento e avaliando o trabalho elaborado.
Promove estudos interdisciplinares, abordando temas sociais e culturais, produção literária e uso da língua espanhola frente às demandas sociais e políticas.
Avalia atividades acadêmicas, quanto ao desempenho dos alunos, ao currículo, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático, aos exames nacionais de cursos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando resultados avaliativos Realiza pesquisas científicas nas áreas de linguística e de literatura espanhola, elaborando projetos, analisando e sistematizando dados, revisando literatura, desenvolvendo metodologias científicas de trabalho, elaborando relatórios Publica trabalhos educacionais e científicos.
Analisa a aplicação de princípios metodológicos e de novas tecnologias de apoio para a área Realiza atividades pedagógico-administrativas, participando de colegiados, de organização de bancas examinadoras, de atualização de acervo bibliográfico da área, da elaboração de propostas curriculares Elabora e implementa projetos de extensão.
Organiza e divulga a produção de conhecimentos científicos da área Disponibiliza teorias e práticas didático-pedagógicas e a produção científica.
Divulga a produção discente, promove cursos de extensão para instituições e entidades Presta assessoria e consultoria, realizando análise de literaturas, preparação e revisão de textos, segundo o acordo ortográfico da língua espanhola vigente Participa de comissões para definição de critérios de avaliação para concursos.
Elabora exames e provas para processos de seleção e para exames de avaliações de cursos e desempenho dos alunos em níveis estadual e federal Comunica-se com assertividade, objetividade e imparcialidade Elabora textos e documentos, como relatórios, teses, artigos científicos, avaliação de obras literárias, planos de ensino e de aulas, material didático e paradidático.
Atua conforme a legislação e diretrizes da unidade, normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade .
Funções do cargo
O funcionário CBO 2346-44 deve realizar atividades pedagógico-administrativas, prestar assessoria e consultoria, participar de atividades de qualificação profissional, realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, realizar atividades de avaliação, elaborar produção bibliográfia e técnica do conhecimento na Área, divulgar conhecimentos científicos, orientar alunos, demonstrar competências pessoais, ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2346-44
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.
Atividades exercidas por um Professor de literatura espanhola CBO 2346-44
Um Professor de literatura espanhola (ou sinônimo) deve elaborar projetos de ensino, pesquisa e extensão, avaliar exame nacional de cursos, participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, elaborar notas e resenhas sobre livros, artigos e periódicos, participar de júri de premiação acadêmica e científica, realizar palestras, conferências, etc, ministrar cursos de ensino a distância, demonstrar capacidade de interagir com outros, supervisionar estágios, organizar publicações científicas, escrever textos relacionados a pesquisa, frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc, distribuir disciplinas, participar de bancas examinadoras - tcc, me, do etc., participar de colegiados, elaborar pareceres para órgãos de fomento a pesquisa, editoras e publicações científicas, discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional, promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc., demonstrar capacidade de liderança, participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos, promover estudos sobre inter-relacões de diferentes linguagens, discutir resultados da produção discente, programar atividades de pesquisa, avaliar leitura e compreensão de textos orais, em sinais e/ou escritos, organizar antologias, participar da elaboração de propostas curriculares, realizar atualização bibliográfica, avaliar desenvolvimento de alunos no curso, implementar grades curriculares, elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc., demonstrar capacidade de reflexão, estruturar projetos pedagógicos na área, realizar estudos interdisciplinares, participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa, avaliar grade curricular, elaborar tese de doutorado, elaborar dicionários e/ou sinalários, desenvolver metodologias científicas de trabalho, prestar assessoria às instituições de ensino, aos órgãos públicos e/ou de fomento a pesquisa, discutir propostas curriculares, montar equipe de pesquisa, orientar dissertações de mestrado, trabalhar em equipe, promover o estudo de textos, prever recursos financeiros para pesquisa, organizar concursos acadêmicos e literários, demonstrar capacidade de medir conhecimentos científicos, com clareza, orientar alunos na apresentação de trabalhos, demonstrar capacidade de comunicação não verbal, estimular senso crítico dos alunos, elaborar glossários, demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira, atualizar conteúdos programáticos, relacionar teoria e prática, definir conteúdos programáticos, realizar atividades de editoração, participar de intercâmbios científicos e culturais, realizar discussões teórico-metodológicas, programar atividades de laboratório de língua e informática, implementar projetos de ensino, pesquisa e extensão, programar o uso de equipamentos de apoio, analisar princípios metodológicos da área, demonstrar capacidade de observação, preparar programas de cursos, planejar orçamento, avaliar produção escrita e/ou de libras de alunos, selecionar textos para estudo, discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas, orientar teses de doutorado, atualizar acervo bibliográfico da área na instituição, editar publicações científicas, disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais, escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas, participar da correção de exames, elaborar exames para concursos, demonstrar capacidade de analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem, estabelecer critérios de avaliação, preparar aulas, promover intercâmbios científicos e culturais, realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos, dar atendimento individual aos alunos, demonstrar capacidade de análise e síntese, orientar trabalhos de conclusão de curso -tcc, monitoria, iniciação científica e especialização, elaborar material didático e paradidático, desenvolver atividades de pós-doutorado, pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área, elaborar relatórios e monografias, sugerir traduções, publicações, etc, para editoras, realizar revisão de textos, realizar levantamento bibliográfico, elaborar livros didáticos de língua, literatura e/ou educação de surdos, avaliar as necessidades dos alunos, participar da avaliação de atividades de ensino, pesquisa e extensão, coletar dados e materiais para pesquisa, apresentar resultado de pesquisa e extensão em eventos acadêmicos, cientìficos e culturais, elaborar projetos, participar da organização de bancas examinadoras, analisar dados e materiais de pesquisa, preparar instrumentos de avaliação, planejar grades curriculares, participar de auto-avaliação dos programas de graduação e pós-graduação, organizar eventos acadêmicos, científicos e culturais, participar de júri de premiação cultural, organizar horários, cronogramas, etc, articular conhecimento de diferentes áreas, discutir questões sociais e culturais, em classe, traduzir textos, promover estudos inter e transdisciplinares, elaborar dissertação de mestrado, disponibilizar a produção científica, extensionista e artística via meios impressos, eletrônicos e digitais, escrever verbetes, participar da avaliação do projeto pedagógico do curso, selecionar material didático e paradidático - livros, fitas, vídeos etc, organizar edições didáticas de obras literárias, representar os pares em comissões externas a instituição, participar de discussões sobre a área, elaborar críticas literárias, indicar bibliografia, sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc, relacionar conhecimentos específicos da área a questões sócio-culturais.