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CBO 2346-44 - Professor de literatura espanhola - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

O profissional no cargo de Professor de literatura espanhola CBO 2346-44 Ministra aula para ensino de língua e literatura espanhola, na formação de profissionais de nível superior, considerando-se o uso da linguagem em contextos históricos, sociais, políticos, culturais, profissionais, estruturas linguísticas, gêneros textuais, gêneros e movimentos literários, por meio de teorias e práticas educacionais Realiza pesquisas, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão e de orientação profissional.

Orienta alunos na elaboração de trabalhos acadêmicos e ações de qualificação profissional, realiza atividades pedagógico-administrativas, organiza a produção de conhecimentos científicos na área e avalia o desempenho dos alunos Elabora material de trabalho e documentação técnica Pode prestar assessoria e consultoria.

Atua de acordo com a legislação educacional, normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade

CBO 2346-44 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de literatura espanhola, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior CBO 2346-44 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2346-44

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de literatura espanhola

O Professor de literatura espanhola CBO 2346-44 planeja e ministra aulas de língua e literatura espanhola para análise, recepção e produção textual, na formação de profissionais de nível superior, para o ensino de língua e literatura espanhola, considerando movimentos e gêneros literários, gêneros textuais, contextos históricos, sociais, políticos, culturais, profissionais, variedades regionais Define ações educacionais, conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, recursos para o trabalho, conjugando teoria e prática.

Propõe estudo literário linguístico-discursivo, elementos de interculturalidade, análise da produção literária espanhola em seus diversos gêneros e movimentos literários, características morfológicas, sintáticas e semânticas da língua espanhola em contextos variados, tendo em vista a compreensão do mundo, aquisição de vocabulário e de conhecimento, e desenvolvimento da escrita.

Aplica metodologias, métodos e técnicas de ensino e aprendizagem, tecnologias de informação e comunicação para os campos de linguística e literatura espanhola Define projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas para estudos.

Seleciona material didático e paradidático, textos, bibliografia de apoio Pode ministrar cursos na modalidade de ensino a distância.

Supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, considerando atuação no ensino de língua e literatura espanhola, identificando campos e oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e projetos.

Medeia a relação do estagiário com a instituição dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, acompanhando a elaboração de relatórios Orienta alunos para trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica, cursos de especialização, indicando fontes de consulta e procedimentos teórico-metodológicos, acompanhando o planejamento e avaliando o trabalho elaborado.

Promove estudos interdisciplinares, abordando temas sociais e culturais, produção literária e uso da língua espanhola frente às demandas sociais e políticas.

Avalia atividades acadêmicas, quanto ao desempenho dos alunos, ao currículo, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático, aos exames nacionais de cursos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando resultados avaliativos Realiza pesquisas científicas nas áreas de linguística e de literatura espanhola, elaborando projetos, analisando e sistematizando dados, revisando literatura, desenvolvendo metodologias científicas de trabalho, elaborando relatórios Publica trabalhos educacionais e científicos.

Analisa a aplicação de princípios metodológicos e de novas tecnologias de apoio para a área Realiza atividades pedagógico-administrativas, participando de colegiados, de organização de bancas examinadoras, de atualização de acervo bibliográfico da área, da elaboração de propostas curriculares Elabora e implementa projetos de extensão.

Organiza e divulga a produção de conhecimentos científicos da área Disponibiliza teorias e práticas didático-pedagógicas e a produção científica.

Divulga a produção discente, promove cursos de extensão para instituições e entidades Presta assessoria e consultoria, realizando análise de literaturas, preparação e revisão de textos, segundo o acordo ortográfico da língua espanhola vigente Participa de comissões para definição de critérios de avaliação para concursos.

Elabora exames e provas para processos de seleção e para exames de avaliações de cursos e desempenho dos alunos em níveis estadual e federal Comunica-se com assertividade, objetividade e imparcialidade Elabora textos e documentos, como relatórios, teses, artigos científicos, avaliação de obras literárias, planos de ensino e de aulas, material didático e paradidático.

Atua conforme a legislação e diretrizes da unidade, normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade .

Funções do cargo

O funcionário CBO 2346-44 deve orientar alunos, elaborar produção bibliográfia e técnica do conhecimento na Área, demonstrar competências pessoais, prestar assessoria e consultoria, realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, realizar atividades pedagógico-administrativas, divulgar conhecimentos científicos, participar de atividades de qualificação profissional, realizar atividades de avaliação.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2346-44

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.

Atividades exercidas por um Professor de literatura espanhola CBO 2346-44

Um Professor de literatura espanhola (ou sinônimo) deve apresentar resultado de pesquisa e extensão em eventos acadêmicos, cientìficos e culturais, organizar antologias, participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira, estabelecer critérios de avaliação, ministrar cursos de ensino a distância, avaliar as necessidades dos alunos, representar os pares em comissões externas a instituição, coletar dados e materiais para pesquisa, escrever textos relacionados a pesquisa, participar de auto-avaliação dos programas de graduação e pós-graduação, elaborar livros didáticos de língua, literatura e/ou educação de surdos, realizar atualização bibliográfica, elaborar pareceres para órgãos de fomento a pesquisa, editoras e publicações científicas, realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos, demonstrar capacidade de observação, estimular senso crítico dos alunos, montar equipe de pesquisa, analisar dados e materiais de pesquisa, orientar dissertações de mestrado, participar da organização de bancas examinadoras, organizar edições didáticas de obras literárias, distribuir disciplinas, elaborar tese de doutorado, sugerir traduções, publicações, etc, para editoras, atualizar acervo bibliográfico da área na instituição, implementar grades curriculares, demonstrar capacidade de interagir com outros, elaborar projetos de ensino, pesquisa e extensão, promover estudos inter e transdisciplinares, programar o uso de equipamentos de apoio, orientar teses de doutorado, disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais, realizar revisão de textos, elaborar projetos, organizar concursos acadêmicos e literários, selecionar material didático e paradidático - livros, fitas, vídeos etc, elaborar glossários, realizar palestras, conferências, etc, participar de discussões sobre a área, analisar princípios metodológicos da área, implementar projetos de ensino, pesquisa e extensão, participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos, participar da correção de exames, prever recursos financeiros para pesquisa, escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas, planejar orçamento, promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc., elaborar dicionários e/ou sinalários, elaborar exames para concursos, participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa, promover estudos sobre inter-relacões de diferentes linguagens, relacionar teoria e prática, participar de colegiados, avaliar grade curricular, trabalhar em equipe, sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc, promover o estudo de textos, avaliar produção escrita e/ou de libras de alunos, desenvolver metodologias científicas de trabalho, discutir resultados da produção discente, organizar eventos acadêmicos, científicos e culturais, discutir propostas curriculares, relacionar conhecimentos específicos da área a questões sócio-culturais, frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc, estruturar projetos pedagógicos na área, discutir questões sociais e culturais, em classe, desenvolver atividades de pós-doutorado, realizar estudos interdisciplinares, escrever verbetes, prestar assessoria às instituições de ensino, aos órgãos públicos e/ou de fomento a pesquisa, preparar programas de cursos, disponibilizar a produção científica, extensionista e artística via meios impressos, eletrônicos e digitais, participar de júri de premiação acadêmica e científica, definir conteúdos programáticos, demonstrar capacidade de reflexão, orientar trabalhos de conclusão de curso -tcc, monitoria, iniciação científica e especialização, discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional, indicar bibliografia, demonstrar capacidade de comunicação não verbal, discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas, pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área, supervisionar estágios, elaborar notas e resenhas sobre livros, artigos e periódicos, demonstrar capacidade de analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem, participar de intercâmbios científicos e culturais, planejar grades curriculares, editar publicações científicas, realizar atividades de editoração, elaborar relatórios e monografias, avaliar exame nacional de cursos, demonstrar capacidade de análise e síntese, elaborar dissertação de mestrado, participar de bancas examinadoras - tcc, me, do etc., avaliar desenvolvimento de alunos no curso, participar da elaboração de propostas curriculares, preparar aulas, preparar instrumentos de avaliação, participar da avaliação de atividades de ensino, pesquisa e extensão, elaborar material didático e paradidático, realizar discussões teórico-metodológicas, organizar publicações científicas, orientar alunos na apresentação de trabalhos, promover intercâmbios científicos e culturais, programar atividades de laboratório de língua e informática, atualizar conteúdos programáticos, dar atendimento individual aos alunos, participar da avaliação do projeto pedagógico do curso, traduzir textos, demonstrar capacidade de liderança, selecionar textos para estudo, elaborar críticas literárias, organizar horários, cronogramas, etc, realizar levantamento bibliográfico, participar de júri de premiação cultural, avaliar leitura e compreensão de textos orais, em sinais e/ou escritos, articular conhecimento de diferentes áreas, programar atividades de pesquisa, demonstrar capacidade de medir conhecimentos científicos, com clareza, elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc..

Cargos e salários CBO 2346-44 - Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Salário Professor de Literatura Espanhola

Professor de Literatura Espanhola: Brasil

O profissional no cargo de Professor de Literatura Espanhola CBO 2346-44 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.796 e 9.013 para uma jornada de trabalho média de 23h semanais de acordo com dados salariais de 15 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2346-44.