CBO 2346-48 - Professor de literatura francesa - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de literatura francesa CBO 2346-48 Ministra aulas para ensino de literatura francesa, na formação de profissionais de nível superior, considerando-se o uso da linguagem em contextos históricos, sociais, políticos, culturais, profissionais, estruturas linguísticas, gêneros textuais, gêneros e movimentos literários, por meio de teorias e práticas educacionais Realiza pesquisas, coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão e de orientação profissional.
Orienta alunos na elaboração de trabalhos acadêmicos e de qualificação profissional, realiza atividades pedagógico-administrativas, organiza a produção de conhecimentos científicos na área e avalia o desempenho dos alunos Elabora material de trabalho e documentação técnica Pode prestar assessoria e consultoria.
Atua de acordo com a legislação educacional, normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
CBO 2346-48 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de literatura francesa, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior CBO 2346-48 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2346-48
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de literatura francesa
O Professor de literatura francesa CBO 2346-48 planeja e ministra aulas de literatura francesa para análise de obras, recepção, produção textual e tradução, na formação de profissionais de nível superior, para o ensino de língua e literatura francesa, considerando-se movimentos e gêneros literários, gêneros textuais, contextos históricos, sociais, políticos, culturais, profissionais, variedades regionais, principais autores e obras da literatura de expressão francesa Define ações educacionais, conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, recursos para o trabalho, conjugando teoria e prática.
Propõe estudo literário linguístico-discursivo, interculturalidade, análise da produção literária francesa em seus diversos gêneros e movimentos literários, características morfológicas, sintáticas e semânticas da língua francesa, em contextos variados, tendo em vista a compreensão do mundo, de textos e contextos, aquisição de vocabulário, e desenvolvimento da escrita.
Aplica metodologias, métodos e técnicas de ensino e aprendizagem, tecnologias de informação e comunicação nos campos de linguística e literatura francesa Define projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas para estudos.
Seleciona material didático e paradidático, textos, bibliografia de apoio Pode ministrar cursos na modalidade de ensino a distância.
Supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, considerando atuação no ensino de língua e literatura francesa, identificando campos e oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e projetos.
Medeia a relação do estagiário com a instituição dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, acompanhando a elaboração de relatórios Orienta alunos para trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica, cursos de especialização, indicando fontes de consulta e procedimentos teórico-metodológicos, acompanhando e avaliando o trabalho elaborado.
Promove estudos interdisciplinares, abordando temas sociais e culturais, produção literária e uso da língua francesa frente às demandas sociais e políticas.
Avalia atividades acadêmicas, quanto ao desempenho dos alunos, ao currículo, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático, aos exames nacionais de cursos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando resultados avaliativos Realiza pesquisas científicas nas áreas de linguística e de literatura francesa, elaborando projetos, analisando e sistematizando dados, revisando literatura, desenvolvendo metodologias científicas de trabalho, elaborando relatórios Publica trabalhos educacionais e científicos.
Analisa a aplicação de princípios metodológicos e de novas tecnologias de apoio para a área Realiza atividades pedagógico-administrativas, participando de colegiados, de organização de bancas examinadoras, de atualização de acervo bibliográfico da área, da elaboração de propostas curriculares Elabora e implementa projetos de extensão.
Organiza e divulga a produção de conhecimentos científicos da área Disponibiliza teorias e práticas didático-pedagógicas e a produção científica.
Divulga a produção discente, promove cursos de extensão para instituições e entidades Presta assessoria e consultoria, realizando análise de literaturas, preparação e revisão de textos, segundo fundamentos da linguística e da literatura francesa Participa de comissões para definição de critérios de avaliação para concursos.
Elabora exames e provas para processos de seleção e para avaliações de cursos e desempenho dos alunos em níveis estadual e federal Comunica-se com assertividade, objetividade e imparcialidade Elabora textos e documentos, como relatórios, teses, artigos científicos, avaliação de obras literárias, planos de ensino e de aulas, material didático e paradidático.
Atua conforme a legislação e diretrizes da unidade, normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2346-48 deve realizar atividades de avaliação, elaborar produção bibliográfia e técnica do conhecimento na Área, prestar assessoria e consultoria, participar de atividades de qualificação profissional, realizar atividades pedagógico-administrativas, ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, orientar alunos, realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, divulgar conhecimentos científicos, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2346-48
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.
Atividades exercidas por um Professor de literatura francesa CBO 2346-48
Um Professor de literatura francesa (ou sinônimo) deve avaliar produção escrita e/ou de libras de alunos, demonstrar capacidade de analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem, representar os pares em comissões externas a instituição, elaborar tese de doutorado, escrever verbetes, atualizar acervo bibliográfico da área na instituição, participar de discussões sobre a área, participar da organização de bancas examinadoras, avaliar as necessidades dos alunos, organizar eventos acadêmicos, científicos e culturais, programar o uso de equipamentos de apoio, traduzir textos, planejar orçamento, pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área, realizar palestras, conferências, etc, promover o estudo de textos, selecionar textos para estudo, disponibilizar a produção científica, extensionista e artística via meios impressos, eletrônicos e digitais, participar da correção de exames, realizar levantamento bibliográfico, promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc., realizar estudos interdisciplinares, demonstrar capacidade de observação, organizar publicações científicas, programar atividades de pesquisa, articular conhecimento de diferentes áreas, trabalhar em equipe, selecionar material didático e paradidático - livros, fitas, vídeos etc, frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc, montar equipe de pesquisa, realizar discussões teórico-metodológicas, indicar bibliografia, orientar teses de doutorado, estimular senso crítico dos alunos, discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional, demonstrar capacidade de análise e síntese, participar de auto-avaliação dos programas de graduação e pós-graduação, elaborar exames para concursos, implementar grades curriculares, demonstrar capacidade de comunicação não verbal, participar de bancas examinadoras - tcc, me, do etc., elaborar dicionários e/ou sinalários, disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais, elaborar projetos de ensino, pesquisa e extensão, coletar dados e materiais para pesquisa, analisar dados e materiais de pesquisa, promover intercâmbios científicos e culturais, elaborar pareceres para órgãos de fomento a pesquisa, editoras e publicações científicas, organizar antologias, orientar dissertações de mestrado, estruturar projetos pedagógicos na área, sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc, avaliar exame nacional de cursos, participar de colegiados, realizar atividades de editoração, escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas, discutir questões sociais e culturais, em classe, elaborar glossários, demonstrar capacidade de interagir com outros, desenvolver atividades de pós-doutorado, elaborar críticas literárias, dar atendimento individual aos alunos, desenvolver metodologias científicas de trabalho, elaborar livros didáticos de língua, literatura e/ou educação de surdos, avaliar leitura e compreensão de textos orais, em sinais e/ou escritos, discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas, participar da avaliação do projeto pedagógico do curso, participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa, definir conteúdos programáticos, organizar concursos acadêmicos e literários, supervisionar estágios, elaborar dissertação de mestrado, orientar trabalhos de conclusão de curso -tcc, monitoria, iniciação científica e especialização, estabelecer critérios de avaliação, sugerir traduções, publicações, etc, para editoras, participar da avaliação de atividades de ensino, pesquisa e extensão, discutir resultados da produção discente, relacionar conhecimentos específicos da área a questões sócio-culturais, avaliar grade curricular, implementar projetos de ensino, pesquisa e extensão, atualizar conteúdos programáticos, participar da elaboração de propostas curriculares, preparar instrumentos de avaliação, ministrar cursos de ensino a distância, apresentar resultado de pesquisa e extensão em eventos acadêmicos, cientìficos e culturais, preparar programas de cursos, escrever textos relacionados a pesquisa, programar atividades de laboratório de língua e informática, elaborar relatórios e monografias, demonstrar capacidade de medir conhecimentos científicos, com clareza, relacionar teoria e prática, participar de júri de premiação acadêmica e científica, prestar assessoria às instituições de ensino, aos órgãos públicos e/ou de fomento a pesquisa, demonstrar capacidade de liderança, participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos, avaliar desenvolvimento de alunos no curso, discutir propostas curriculares, prever recursos financeiros para pesquisa, distribuir disciplinas, editar publicações científicas, realizar revisão de textos, preparar aulas, elaborar projetos, elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc., demonstrar capacidade de reflexão, realizar atualização bibliográfica, organizar horários, cronogramas, etc, elaborar material didático e paradidático, realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos, demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira, promover estudos sobre inter-relacões de diferentes linguagens, elaborar notas e resenhas sobre livros, artigos e periódicos, participar de júri de premiação cultural, participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, orientar alunos na apresentação de trabalhos, planejar grades curriculares, analisar princípios metodológicos da área, promover estudos inter e transdisciplinares, participar de intercâmbios científicos e culturais, organizar edições didáticas de obras literárias.