CBO 2346-52 - Professor de literatura inglesa - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de literatura inglesa CBO 2346-52 Ministra aulas para ensino de literatura inglesa, na formação de profissionais de nível superior, considerando-se o uso da linguagem em contextos históricos, sociais, políticos, culturais, profissionais, estruturas linguísticas, gêneros textuais, gêneros e movimentos literários, por meio de teorias e práticas educacionais, dialogando com as diferentes áreas de conhecimento Realiza pesquisas, coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Orienta alunos na elaboração de trabalhos acadêmicos e de qualificação profissional, realiza atividades pedagógico-administrativas, organiza a produção de conhecimentos científicos na área e avalia o desempenho dos alunos Elabora material de trabalho e documentação técnica Pode prestar assessoria e consultoria.
Atua de acordo com a legislação educacional, normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
CBO 2346-52 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de literatura inglesa, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior CBO 2346-52 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2346-52
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de literatura inglesa
O Professor de literatura inglesa CBO 2346-52 planeja e ministra aulas de literatura inglesa para análise de obras, recepção, produção textual e tradução, na formação de profissionais de nível superior, para o ensino de língua e literatura inglesa, considerando movimentos e gêneros literários, gêneros textuais, contextos históricos, sociais, políticos, culturais, profissionais, variedades regionais, autores e obras da literatura de expressão inglesa, relacionando com as áreas do conhecimento Define ações, conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, recursos para o trabalho, conjugando teoria e prática.
Propõe estudo literário linguístico-discursivo, análise da produção literária inglesa em seus diversos gêneros e movimentos literários, características morfológicas, sintáticas e semânticas da língua inglesa, em contextos variados, tendo em vista a compreensão do mundo, aquisição de vocabulário, e desenvolvimento da escrita.
Aplica metodologias, métodos e técnicas de ensino e aprendizagem, tecnologias de informação e comunicação nos campos de linguística e literatura inglesa Define projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas para estudos.
Seleciona material didático e paradidático, textos, bibliografia de apoio Pode ministrar cursos na modalidade de ensino a distância.
Supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, considerando atuação no ensino de língua e literatura inglesa, identificando campos e oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e projetos.
Medeia a relação do estagiário com a instituição dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, acompanhando a elaboração de relatórios Orienta alunos para trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica, cursos de especialização, indicando fontes de consulta e procedimentos teórico-metodológicos, acompanhando e avaliando o trabalho elaborado.
Promove estudos interdisciplinares, abordando temas sociais e culturais, produção literária e uso da língua inglesa frente às demandas sociais e políticas.
Avalia atividades acadêmicas, quanto ao desempenho dos alunos, ao currículo, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático, aos exames nacionais de cursos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando resultados avaliativos Realiza pesquisas científicas nas áreas de linguística e de literatura inglesa, elaborando projetos, analisando e sistematizando dados, revisando literatura, desenvolvendo metodologias científicas de trabalho, elaborando relatórios Publica trabalhos educacionais e científicos.
Analisa a aplicação de princípios metodológicos e de novas tecnologias de apoio para a área Realiza atividades pedagógico-administrativas, participando de colegiados, de organização de bancas examinadoras, de atualização de acervo bibliográfico da área, da elaboração de propostas curriculares Elabora e implementa projetos de extensão.
Organiza e divulga a produção de conhecimentos científicos e a produção discente Disponibiliza teorias e práticas didático-pedagógicas e a produção científica, divulga, a produção discente, promove cursos de extensão para instituições e entidades.
Presta assessoria e consultoria, realizando análise de literaturas, preparação e revisão de textos, segundo fundamentos da linguística e da literatura inglesa Participa de comissões para definição de critérios de avaliação para concursos Elabora exames e provas para processos de seleção e para avaliações de cursos e desempenho dos alunos em níveis estadual e federal.
Comunica-se com assertividade, objetividade e imparcialidade Elabora textos e documentos, como relatórios, teses, artigos científicos, avaliação de obras literárias, planos de ensino e de aulas, material didático e paradidático Atua conforme a legislação e diretrizes da unidade, normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2346-52 deve prestar assessoria e consultoria, ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, elaborar produção bibliográfia e técnica do conhecimento na Área, orientar alunos, realizar atividades pedagógico-administrativas, realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, realizar atividades de avaliação, demonstrar competências pessoais, divulgar conhecimentos científicos, participar de atividades de qualificação profissional.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2346-52
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.
Atividades exercidas por um Professor de literatura inglesa CBO 2346-52
Um Professor de literatura inglesa (ou sinônimo) deve implementar grades curriculares, realizar discussões teórico-metodológicas, atualizar acervo bibliográfico da área na instituição, planejar orçamento, trabalhar em equipe, participar da organização de bancas examinadoras, organizar publicações científicas, promover estudos sobre inter-relacões de diferentes linguagens, planejar grades curriculares, participar de colegiados, participar de discussões sobre a área, representar os pares em comissões externas a instituição, organizar edições didáticas de obras literárias, sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc, discutir propostas curriculares, realizar palestras, conferências, etc, elaborar relatórios e monografias, disponibilizar a produção científica, extensionista e artística via meios impressos, eletrônicos e digitais, realizar levantamento bibliográfico, realizar atividades de editoração, elaborar notas e resenhas sobre livros, artigos e periódicos, frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc, preparar instrumentos de avaliação, ministrar cursos de ensino a distância, preparar aulas, realizar estudos interdisciplinares, atualizar conteúdos programáticos, desenvolver metodologias científicas de trabalho, organizar antologias, realizar revisão de textos, demonstrar capacidade de liderança, articular conhecimento de diferentes áreas, elaborar projetos de ensino, pesquisa e extensão, realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos, relacionar conhecimentos específicos da área a questões sócio-culturais, distribuir disciplinas, participar de júri de premiação cultural, participar da elaboração de propostas curriculares, orientar teses de doutorado, prestar assessoria às instituições de ensino, aos órgãos públicos e/ou de fomento a pesquisa, coletar dados e materiais para pesquisa, escrever textos relacionados a pesquisa, demonstrar capacidade de observação, demonstrar capacidade de reflexão, disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais, elaborar críticas literárias, participar da avaliação do projeto pedagógico do curso, promover estudos inter e transdisciplinares, elaborar pareceres para órgãos de fomento a pesquisa, editoras e publicações científicas, implementar projetos de ensino, pesquisa e extensão, elaborar glossários, promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc., pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área, analisar dados e materiais de pesquisa, participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa, montar equipe de pesquisa, dar atendimento individual aos alunos, estimular senso crítico dos alunos, discutir resultados da produção discente, demonstrar capacidade de medir conhecimentos científicos, com clareza, orientar alunos na apresentação de trabalhos, estruturar projetos pedagógicos na área, demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira, traduzir textos, desenvolver atividades de pós-doutorado, avaliar leitura e compreensão de textos orais, em sinais e/ou escritos, discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas, organizar concursos acadêmicos e literários, programar atividades de laboratório de língua e informática, participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos, apresentar resultado de pesquisa e extensão em eventos acadêmicos, cientìficos e culturais, indicar bibliografia, participar da avaliação de atividades de ensino, pesquisa e extensão, demonstrar capacidade de interagir com outros, elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc., discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional, participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, demonstrar capacidade de análise e síntese, realizar atualização bibliográfica, participar de intercâmbios científicos e culturais, avaliar desenvolvimento de alunos no curso, orientar dissertações de mestrado, discutir questões sociais e culturais, em classe, organizar eventos acadêmicos, científicos e culturais, elaborar livros didáticos de língua, literatura e/ou educação de surdos, elaborar dicionários e/ou sinalários, avaliar produção escrita e/ou de libras de alunos, avaliar exame nacional de cursos, programar o uso de equipamentos de apoio, prever recursos financeiros para pesquisa, selecionar textos para estudo, analisar princípios metodológicos da área, estabelecer critérios de avaliação, elaborar projetos, avaliar grade curricular, participar de júri de premiação acadêmica e científica, editar publicações científicas, participar de auto-avaliação dos programas de graduação e pós-graduação, organizar horários, cronogramas, etc, selecionar material didático e paradidático - livros, fitas, vídeos etc, elaborar tese de doutorado, participar de bancas examinadoras - tcc, me, do etc., demonstrar capacidade de comunicação não verbal, avaliar as necessidades dos alunos, supervisionar estágios, elaborar dissertação de mestrado, participar da correção de exames, escrever verbetes, preparar programas de cursos, definir conteúdos programáticos, elaborar exames para concursos, relacionar teoria e prática, demonstrar capacidade de analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem, sugerir traduções, publicações, etc, para editoras, escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas, programar atividades de pesquisa, promover intercâmbios científicos e culturais, elaborar material didático e paradidático, orientar trabalhos de conclusão de curso -tcc, monitoria, iniciação científica e especialização, promover o estudo de textos.