CBO 2346-56 - Professor de literatura italiana - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de literatura italiana CBO 2346-56 Ministra aulas para ensino de literatura italiana, na formação de profissionais de nível superior, considerando-se o uso da linguagem em contextos históricos, sociais, políticos, culturais, profissionais, estruturas linguísticas, gêneros textuais, gêneros e movimentos literários, por meio de teorias e práticas educacionais, dialogando com as diferentes áreas de conhecimento Realiza pesquisas, coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Orienta alunos na elaboração de trabalhos acadêmicos e de qualificação profissional, realiza atividades pedagógico-administrativas, organiza a produção de conhecimentos científicos na área e avalia o desempenho dos alunos Elabora material de trabalho e documentação técnica Pode prestar assessoria e consultoria.
Atua de acordo com a legislação educacional, normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
CBO 2346-56 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de literatura italiana, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior CBO 2346-56 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2346-56
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de literatura italiana
O Professor de literatura italiana CBO 2346-56 planeja e ministra aulas de literatura italiana para análise de obras, recepção, produção textual e tradução, na formação de profissionais de nível superior, para o ensino de língua e literatura, considerando movimentos e gêneros literários, gêneros textuais, contextos históricos, sociais, políticos, culturais, profissionais, variedades regionais, autores e obras da literatura de expressão italiana, relacionando com as áreas do conhecimento Define conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, recursos para o trabalho, conjugando teoria e prática.
Propõe estudo literário linguístico-discursivo, análise da produção literária italiana em seus diversos gêneros e movimentos literários, características morfológicas, sintáticas e semânticas da língua italiana, em contextos variados, tendo em vista a compreensão do mundo, aquisição de vocabulário, e desenvolvimento da escrita.
Aplica metodologias e técnicas de ensino e aprendizagem, tecnologias de informação e comunicação nos campos de linguística e literatura italiana Define projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas para estudos.
Seleciona material didático e paradidático, textos, bibliografia de apoio Pode ministrar cursos na modalidade de ensino a distância.
Supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, considerando atuação no ensino de língua e literatura italiana, identificando campos de atuação e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de projetos.
Medeia a relação do estagiário com a instituição dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, acompanhando a elaboração de relatórios Orienta alunos para trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica, cursos de especialização, indicando fontes de consulta e procedimentos teórico-metodológicos, acompanhando e avaliando o trabalho elaborado.
Promove estudos interdisciplinares, abordando temas sociais e culturais, produção literária e uso da língua italiana frente às demandas sociais e políticas.
Avalia atividades acadêmicas, quanto ao desempenho dos alunos, ao currículo, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático, aos exames nacionais de cursos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando resultados avaliativos Realiza pesquisas científicas nas áreas de linguística e de literatura italiana, elaborando projetos, analisando dados, revisando literatura, desenvolvendo metodologias científicas de trabalho, elaborando relatórios Publica trabalhos educacionais e científicos.
Analisa a aplicação de princípios metodológicos e de novas tecnologias de apoio para a área Pode desenvolver projetos e trabalhos de tradutor, intérprete e algumas especialidades em editoração e produção de textos Realiza atividades pedagógico-administrativas, participando de colegiados, de bancas examinadoras, de atualização de acervo bibliográfico da área, da elaboração de propostas curriculares.
Elabora e implementa projetos de extensão Organiza e divulga a produção de conhecimentos científicos e a produção discente.
Disponibiliza teorias e práticas didático-pedagógicas e a produção científica, promove cursos de extensão para instituições e entidades Presta assessoria e consultoria, realizando análise de literaturas, preparação e revisão de textos, segundo fundamentos da linguística e da literatura italiana Participa de comissões para definição de critérios de avaliação para concursos.
Elabora provas para processos de seleção e para avaliações de cursos e desempenho dos alunos em níveis estadual e federal Comunica-se com objetividade e imparcialidade Elabora textos e documentos, como relatórios, teses, artigos científicos, avaliação de obras literárias, planos de ensino e de aulas, material didático e paradidático.
Atua conforme a legislação e diretrizes da unidade, normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2346-56 deve prestar assessoria e consultoria, participar de atividades de qualificação profissional, ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, orientar alunos, realizar atividades de avaliação, realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, elaborar produção bibliográfia e técnica do conhecimento na Área, divulgar conhecimentos científicos, demonstrar competências pessoais, realizar atividades pedagógico-administrativas.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2346-56
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.
Atividades exercidas por um Professor de literatura italiana CBO 2346-56
Um Professor de literatura italiana (ou sinônimo) deve promover estudos inter e transdisciplinares, demonstrar capacidade de análise e síntese, organizar edições didáticas de obras literárias, elaborar notas e resenhas sobre livros, artigos e periódicos, realizar atualização bibliográfica, participar de intercâmbios científicos e culturais, discutir questões sociais e culturais, em classe, realizar revisão de textos, definir conteúdos programáticos, desenvolver metodologias científicas de trabalho, selecionar material didático e paradidático - livros, fitas, vídeos etc, disponibilizar a produção científica, extensionista e artística via meios impressos, eletrônicos e digitais, elaborar projetos de ensino, pesquisa e extensão, elaborar pareceres para órgãos de fomento a pesquisa, editoras e publicações científicas, realizar palestras, conferências, etc, programar atividades de pesquisa, promover o estudo de textos, participar de júri de premiação cultural, promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc., realizar levantamento bibliográfico, sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc, orientar trabalhos de conclusão de curso -tcc, monitoria, iniciação científica e especialização, planejar grades curriculares, orientar dissertações de mestrado, relacionar teoria e prática, relacionar conhecimentos específicos da área a questões sócio-culturais, avaliar desenvolvimento de alunos no curso, programar o uso de equipamentos de apoio, desenvolver atividades de pós-doutorado, estabelecer critérios de avaliação, elaborar dissertação de mestrado, trabalhar em equipe, disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais, participar da correção de exames, participar de júri de premiação acadêmica e científica, escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas, traduzir textos, prever recursos financeiros para pesquisa, elaborar críticas literárias, realizar atividades de editoração, distribuir disciplinas, demonstrar capacidade de comunicação não verbal, organizar horários, cronogramas, etc, atualizar acervo bibliográfico da área na instituição, participar de colegiados, participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa, participar de discussões sobre a área, sugerir traduções, publicações, etc, para editoras, preparar instrumentos de avaliação, indicar bibliografia, orientar teses de doutorado, elaborar tese de doutorado, participar de bancas examinadoras - tcc, me, do etc., implementar grades curriculares, demonstrar capacidade de analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem, discutir propostas curriculares, avaliar exame nacional de cursos, participar da avaliação do projeto pedagógico do curso, participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos, demonstrar capacidade de observação, coletar dados e materiais para pesquisa, organizar publicações científicas, demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira, articular conhecimento de diferentes áreas, elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc., demonstrar capacidade de interagir com outros, orientar alunos na apresentação de trabalhos, participar de auto-avaliação dos programas de graduação e pós-graduação, elaborar exames para concursos, organizar eventos acadêmicos, científicos e culturais, avaliar as necessidades dos alunos, discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas, escrever verbetes, participar da avaliação de atividades de ensino, pesquisa e extensão, planejar orçamento, programar atividades de laboratório de língua e informática, promover intercâmbios científicos e culturais, organizar antologias, representar os pares em comissões externas a instituição, participar da organização de bancas examinadoras, estimular senso crítico dos alunos, participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, elaborar relatórios e monografias, apresentar resultado de pesquisa e extensão em eventos acadêmicos, cientìficos e culturais, avaliar grade curricular, demonstrar capacidade de medir conhecimentos científicos, com clareza, elaborar dicionários e/ou sinalários, avaliar leitura e compreensão de textos orais, em sinais e/ou escritos, implementar projetos de ensino, pesquisa e extensão, estruturar projetos pedagógicos na área, prestar assessoria às instituições de ensino, aos órgãos públicos e/ou de fomento a pesquisa, organizar concursos acadêmicos e literários, preparar programas de cursos, elaborar livros didáticos de língua, literatura e/ou educação de surdos, supervisionar estágios, analisar princípios metodológicos da área, discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional, promover estudos sobre inter-relacões de diferentes linguagens, atualizar conteúdos programáticos, escrever textos relacionados a pesquisa, preparar aulas, ministrar cursos de ensino a distância, avaliar produção escrita e/ou de libras de alunos, analisar dados e materiais de pesquisa, editar publicações científicas, selecionar textos para estudo, dar atendimento individual aos alunos, realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos, participar da elaboração de propostas curriculares, realizar estudos interdisciplinares, frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc, realizar discussões teórico-metodológicas, elaborar projetos, montar equipe de pesquisa, pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área, elaborar glossários, discutir resultados da produção discente, demonstrar capacidade de reflexão, elaborar material didático e paradidático, demonstrar capacidade de liderança.