CBO 2346-56 - Professor de literatura italiana - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de literatura italiana CBO 2346-56 Ministra aulas para ensino de literatura italiana, na formação de profissionais de nível superior, considerando-se o uso da linguagem em contextos históricos, sociais, políticos, culturais, profissionais, estruturas linguísticas, gêneros textuais, gêneros e movimentos literários, por meio de teorias e práticas educacionais, dialogando com as diferentes áreas de conhecimento Realiza pesquisas, coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Orienta alunos na elaboração de trabalhos acadêmicos e de qualificação profissional, realiza atividades pedagógico-administrativas, organiza a produção de conhecimentos científicos na área e avalia o desempenho dos alunos Elabora material de trabalho e documentação técnica Pode prestar assessoria e consultoria.
Atua de acordo com a legislação educacional, normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
CBO 2346-56 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
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Divisões de categorias profissionais do CBO 2346-56
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de literatura italiana
O Professor de literatura italiana CBO 2346-56 planeja e ministra aulas de literatura italiana para análise de obras, recepção, produção textual e tradução, na formação de profissionais de nível superior, para o ensino de língua e literatura, considerando movimentos e gêneros literários, gêneros textuais, contextos históricos, sociais, políticos, culturais, profissionais, variedades regionais, autores e obras da literatura de expressão italiana, relacionando com as áreas do conhecimento Define conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, recursos para o trabalho, conjugando teoria e prática.
Propõe estudo literário linguístico-discursivo, análise da produção literária italiana em seus diversos gêneros e movimentos literários, características morfológicas, sintáticas e semânticas da língua italiana, em contextos variados, tendo em vista a compreensão do mundo, aquisição de vocabulário, e desenvolvimento da escrita.
Aplica metodologias e técnicas de ensino e aprendizagem, tecnologias de informação e comunicação nos campos de linguística e literatura italiana Define projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas para estudos.
Seleciona material didático e paradidático, textos, bibliografia de apoio Pode ministrar cursos na modalidade de ensino a distância.
Supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, considerando atuação no ensino de língua e literatura italiana, identificando campos de atuação e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de projetos.
Medeia a relação do estagiário com a instituição dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, acompanhando a elaboração de relatórios Orienta alunos para trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica, cursos de especialização, indicando fontes de consulta e procedimentos teórico-metodológicos, acompanhando e avaliando o trabalho elaborado.
Promove estudos interdisciplinares, abordando temas sociais e culturais, produção literária e uso da língua italiana frente às demandas sociais e políticas.
Avalia atividades acadêmicas, quanto ao desempenho dos alunos, ao currículo, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático, aos exames nacionais de cursos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando resultados avaliativos Realiza pesquisas científicas nas áreas de linguística e de literatura italiana, elaborando projetos, analisando dados, revisando literatura, desenvolvendo metodologias científicas de trabalho, elaborando relatórios Publica trabalhos educacionais e científicos.
Analisa a aplicação de princípios metodológicos e de novas tecnologias de apoio para a área Pode desenvolver projetos e trabalhos de tradutor, intérprete e algumas especialidades em editoração e produção de textos Realiza atividades pedagógico-administrativas, participando de colegiados, de bancas examinadoras, de atualização de acervo bibliográfico da área, da elaboração de propostas curriculares.
Elabora e implementa projetos de extensão Organiza e divulga a produção de conhecimentos científicos e a produção discente.
Disponibiliza teorias e práticas didático-pedagógicas e a produção científica, promove cursos de extensão para instituições e entidades Presta assessoria e consultoria, realizando análise de literaturas, preparação e revisão de textos, segundo fundamentos da linguística e da literatura italiana Participa de comissões para definição de critérios de avaliação para concursos.
Elabora provas para processos de seleção e para avaliações de cursos e desempenho dos alunos em níveis estadual e federal Comunica-se com objetividade e imparcialidade Elabora textos e documentos, como relatórios, teses, artigos científicos, avaliação de obras literárias, planos de ensino e de aulas, material didático e paradidático.
Atua conforme a legislação e diretrizes da unidade, normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2346-56 deve ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, orientar alunos, participar de atividades de qualificação profissional, demonstrar competências pessoais, realizar atividades de avaliação, realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, divulgar conhecimentos científicos, prestar assessoria e consultoria, realizar atividades pedagógico-administrativas, elaborar produção bibliográfia e técnica do conhecimento na Área.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2346-56
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.
Atividades exercidas por um Professor de literatura italiana CBO 2346-56
Um Professor de literatura italiana (ou sinônimo) deve implementar projetos de ensino, pesquisa e extensão, preparar programas de cursos, participar de júri de premiação cultural, elaborar projetos de ensino, pesquisa e extensão, atualizar conteúdos programáticos, participar da avaliação do projeto pedagógico do curso, traduzir textos, definir conteúdos programáticos, participar de auto-avaliação dos programas de graduação e pós-graduação, editar publicações científicas, participar da correção de exames, relacionar conhecimentos específicos da área a questões sócio-culturais, promover intercâmbios científicos e culturais, articular conhecimento de diferentes áreas, disponibilizar a produção científica, extensionista e artística via meios impressos, eletrônicos e digitais, participar de júri de premiação acadêmica e científica, demonstrar capacidade de análise e síntese, discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas, organizar eventos acadêmicos, científicos e culturais, demonstrar capacidade de reflexão, demonstrar capacidade de comunicação não verbal, prestar assessoria às instituições de ensino, aos órgãos públicos e/ou de fomento a pesquisa, elaborar material didático e paradidático, indicar bibliografia, distribuir disciplinas, participar da elaboração de propostas curriculares, escrever textos relacionados a pesquisa, organizar horários, cronogramas, etc, escrever verbetes, dar atendimento individual aos alunos, avaliar leitura e compreensão de textos orais, em sinais e/ou escritos, participar de bancas examinadoras - tcc, me, do etc., atualizar acervo bibliográfico da área na instituição, analisar dados e materiais de pesquisa, estimular senso crítico dos alunos, implementar grades curriculares, programar atividades de pesquisa, realizar discussões teórico-metodológicas, discutir resultados da produção discente, elaborar tese de doutorado, programar atividades de laboratório de língua e informática, realizar estudos interdisciplinares, organizar edições didáticas de obras literárias, analisar princípios metodológicos da área, realizar atividades de editoração, disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais, participar da avaliação de atividades de ensino, pesquisa e extensão, prever recursos financeiros para pesquisa, discutir propostas curriculares, organizar antologias, realizar revisão de textos, promover estudos sobre inter-relacões de diferentes linguagens, preparar aulas, orientar teses de doutorado, desenvolver metodologias científicas de trabalho, orientar alunos na apresentação de trabalhos, organizar concursos acadêmicos e literários, organizar publicações científicas, estruturar projetos pedagógicos na área, realizar levantamento bibliográfico, supervisionar estágios, demonstrar capacidade de interagir com outros, participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos, montar equipe de pesquisa, participar da organização de bancas examinadoras, programar o uso de equipamentos de apoio, elaborar dissertação de mestrado, discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional, orientar dissertações de mestrado, orientar trabalhos de conclusão de curso -tcc, monitoria, iniciação científica e especialização, pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área, avaliar exame nacional de cursos, elaborar projetos, participar de intercâmbios científicos e culturais, avaliar grade curricular, elaborar relatórios e monografias, realizar atualização bibliográfica, promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc., avaliar produção escrita e/ou de libras de alunos, ministrar cursos de ensino a distância, escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas, trabalhar em equipe, participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, elaborar dicionários e/ou sinalários, planejar grades curriculares, estabelecer critérios de avaliação, preparar instrumentos de avaliação, elaborar pareceres para órgãos de fomento a pesquisa, editoras e publicações científicas, sugerir traduções, publicações, etc, para editoras, sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc, selecionar textos para estudo, realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos, elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc., representar os pares em comissões externas a instituição, elaborar livros didáticos de língua, literatura e/ou educação de surdos, demonstrar capacidade de observação, selecionar material didático e paradidático - livros, fitas, vídeos etc, avaliar as necessidades dos alunos, elaborar exames para concursos, avaliar desenvolvimento de alunos no curso, promover o estudo de textos, demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira, elaborar críticas literárias, planejar orçamento, desenvolver atividades de pós-doutorado, relacionar teoria e prática, promover estudos inter e transdisciplinares, apresentar resultado de pesquisa e extensão em eventos acadêmicos, cientìficos e culturais, participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa, discutir questões sociais e culturais, em classe, participar de colegiados, demonstrar capacidade de liderança, demonstrar capacidade de medir conhecimentos científicos, com clareza, participar de discussões sobre a área, coletar dados e materiais para pesquisa, realizar palestras, conferências, etc, demonstrar capacidade de analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem, elaborar glossários, frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc, elaborar notas e resenhas sobre livros, artigos e periódicos.