CBO 2346-64 - Professor de outras línguas e literaturas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de outras línguas e literaturas CBO 2346-64 Ministra aulas de outras línguas e literatura estrangeiras, de idiomas atualmente em uso, como chinês, hindi, árabe, bengali, russo, urdu, japonês, punjabi, turco, hebraico, dentre muitos outros, na formação de profissionais de nível superior para ensino de língua e literatura Promove o estudo de movimentos literários, obras e escritores, gramática, normas específicas e estruturas linguísticas do idioma.
Planeja o processo de ensino e aprendizagem, propõe atividades, conjugando teorias e práticas educativas Orienta alunos na elaboração de trabalhos acadêmicos, realiza pesquisas e atividades pedagógico-administrativas, organiza a produção de conhecimentos científicos na área e avalia o desempenho dos alunos Elabora material e recursos didáticos e documentação técnica.
Atua de acordo com a legislação educacional, normas de saúde e segurança, qualidade e conservação ambiental
CBO 2346-64 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de outras línguas e literaturas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior CBO 2346-64 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2346-64
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de outras línguas e literaturas
O Professor de outras línguas e literaturas CBO 2346-64 planeja e ministra aulas de outras línguas e literatura estrangeiras, de idiomas atualmente em uso, como chinês, hindi, árabe, bengali, russo, urdu, japonês, punjabi, turco, hebraico, dentre muitos outros, na formação de profissionais de nível superior para recepção e produção textual oral e escrita e estudos de obras literárias Responsabiliza-se pelo processo de ensino e aprendizagem, definindo conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, conjugando teoria e prática, abordando normas e regras gramaticais e estruturas linguísticas, abrangendo fonologia, morfologia, sintaxe e semântica da língua.
Propõe estudo linguístico-discursivo, considerando-se a oralidade e a escrita, enfocando elementos de interculturalidade e práticas de outras línguas estrangeiras, em contextos variados, por meio de textos de diversos gêneros.
Propõe estudo literário linguístico-discursivo de outras línguas estrangeiras, em seus diversos gêneros e movimentos, autores, características e particularidades, considerando temáticas culturais, sociais, históricas e políticas, em contextos variados, tendo em vista a compreensão do mundo, aquisição de vocabulário e desenvolvimento da escrita Aplica metodologias de ensino e aprendizagem, tecnologias de informação e comunicação.
Define projetos de extensão, programa visitas e atividades para estudos Seleciona material didático e paradidático, textos, bibliografia de apoio.
Pode ministrar cursos na modalidade de ensino a distância.
Supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, considerando atuação no ensino de outras línguas estrangeiras, identificando campos e oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e relatórios Orienta alunos para trabalhos de pesquisas e de conclusão de curso, monitoria, cursos de especialização, dissertações, indicando fontes de consulta e procedimentos teórico-metodológicos, acompanhando o planejamento e avaliando o trabalho elaborado.
Seleciona textos para estudos interdisciplinares, elabora notas e resenhas de obras e de textos literários.
Pode desenvolver projetos e trabalhos de tradutor, e algumas especialidades em editoração, produção de textos, elaboração e avaliação de livros didáticos, gramáticas e dicionários Avalia atividades acadêmicas, quanto ao desenvolvimento das aulas, ao desempenho dos alunos, ao currículo, ao material didático, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando resultados avaliativos Realiza pesquisas científicas nas áreas de linguística e literatura, referentes a outras línguas estrangeira, elaborando projetos, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura, desenvolvendo metodologias de trabalho, elaborando relatórios.
Pode publicar e apresentar trabalhos em congressos educacionais e científicos Analisa a aplicação de princípios metodológicos e de novas tecnologias de apoio para a área Realiza atividades pedagógico-administrativas, participando de organização de bancas examinadoras, de atualização de acervo bibliográfico da área, da elaboração de propostas curriculares.
Avalia novas tecnologias de apoio à pesquisa Organiza e divulga a produção de conhecimentos científicos da área.
Elabora glossários Disponibiliza teorias e práticas didático-pedagógicas e a produção científica Pode prestar assessoria e consultoria, revisar e traduzir textos, elaborar exames e provas para processos de seleção e exames de proficiência em línguas, avaliar cursos e programas de formação.
Comunica-se com assertividade Elabora textos e documentos, como relatórios, teses, artigos científicos, planos de ensino e de aulas, material didático e paradidático, entre outros Atua conforme a legislação e diretrizes da unidade, normas e procedimentos de segurança e saúde, qualidade e conservação ambiental.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2346-64 deve prestar assessoria e consultoria, realizar atividades pedagógico-administrativas, ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, realizar atividades de avaliação, elaborar produção bibliográfia e técnica do conhecimento na Área, demonstrar competências pessoais, participar de atividades de qualificação profissional, realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, orientar alunos, divulgar conhecimentos científicos.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2346-64
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.
Atividades exercidas por um Professor de outras línguas e literaturas CBO 2346-64
Um Professor de outras línguas e literaturas (ou sinônimo) deve organizar concursos acadêmicos e literários, analisar princípios metodológicos da área, demonstrar capacidade de comunicação não verbal, realizar levantamento bibliográfico, participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos, preparar aulas, participar de intercâmbios científicos e culturais, elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc., promover o estudo de textos, avaliar leitura e compreensão de textos orais, em sinais e/ou escritos, preparar programas de cursos, organizar horários, cronogramas, etc, realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos, participar da avaliação do projeto pedagógico do curso, organizar antologias, elaborar projetos de ensino, pesquisa e extensão, relacionar teoria e prática, atualizar acervo bibliográfico da área na instituição, dar atendimento individual aos alunos, desenvolver metodologias científicas de trabalho, discutir resultados da produção discente, participar de júri de premiação cultural, estimular senso crítico dos alunos, planejar orçamento, organizar edições didáticas de obras literárias, supervisionar estágios, organizar edições críticas, organizar eventos acadêmicos, científicos e culturais, coletar dados e materiais para pesquisa, participar de discussões sobre a área, avaliar exame nacional de cursos, elaborar projetos, organizar publicações científicas, apresentar resultado de pesquisa e extensão em eventos acadêmicos, cientìficos e culturais, demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira, discutir propostas curriculares, desenvolver atividades de pós-doutorado, frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc, elaborar glossários, pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área, discutir questões sociais e culturais, em classe, escrever textos relacionados a pesquisa, disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais, montar equipe de pesquisa, avaliar produção escrita e/ou de libras de alunos, discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional, realizar atividades de editoração, analisar dados e materiais de pesquisa, avaliar as necessidades dos alunos, realizar atualização bibliográfica, elaborar exames de proficiência em línguas, relacionar conhecimentos específicos da área a questões sócio-culturais, promover intercâmbios científicos e culturais, escrever verbetes, promover estudos sobre inter-relacões de diferentes linguagens, participar da correção de exames, planejar grades curriculares, discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas, sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc, demonstrar capacidade de analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem, participar da organização de bancas examinadoras, implementar grades curriculares, avaliar grade curricular, participar de auto-avaliação dos programas de graduação e pós-graduação, trabalhar em equipe, participar de júri de premiação acadêmica e científica, elaborar relatórios e monografias, promover estudos inter e transdisciplinares, selecionar material didático e paradidático - livros, fitas, vídeos etc, selecionar textos para estudo, programar atividades de laboratório de língua e informática, prestar assessoria às instituições de ensino, aos órgãos públicos e/ou de fomento a pesquisa, preparar instrumentos de avaliação, elaborar dicionários e/ou sinalários, elaborar notas e resenhas sobre livros, artigos e periódicos, orientar trabalhos de conclusão de curso -tcc, monitoria, iniciação científica e especialização, avaliar desenvolvimento de alunos no curso, elaborar livros didáticos de língua, literatura e/ou educação de surdos, elaborar material didático e paradidático, realizar estudos interdisciplinares, promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc., editar publicações científicas, atualizar conteúdos programáticos, indicar bibliografia, realizar revisão de textos, ministrar cursos de ensino a distância, orientar dissertações de mestrado, implementar projetos de ensino, pesquisa e extensão, sugerir traduções, publicações, etc, para editoras, demonstrar capacidade de liderança, demonstrar capacidade de interagir com outros, participar de colegiados, estabelecer critérios de avaliação, orientar teses de doutorado, orientar alunos na apresentação de trabalhos, representar os pares em comissões externas a instituição, participar de bancas examinadoras - tcc, me, do etc., participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, analisar processos de comunicação em instituições, elaborar tese de doutorado, demonstrar capacidade de observação, programar atividades de pesquisa, participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa, distribuir disciplinas, demonstrar capacidade de análise e síntese, escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas, prever recursos financeiros para pesquisa, realizar palestras, conferências, etc, disponibilizar a produção científica, extensionista e artística via meios impressos, eletrônicos e digitais, traduzir textos, participar da avaliação de atividades de ensino, pesquisa e extensão, elaborar pareceres para órgãos de fomento a pesquisa, editoras e publicações científicas, elaborar exames para concursos, demonstrar capacidade de reflexão, programar o uso de equipamentos de apoio, participar da elaboração de propostas curriculares, definir conteúdos programáticos, elaborar dissertação de mestrado, articular conhecimento de diferentes áreas, organizar edições didáticas para o ensino de línguas, realizar discussões teórico-metodológicas, estruturar projetos pedagógicos na área, demonstrar capacidade de medir conhecimentos científicos, com clareza.