CBO 2346-72 - Professor de lingüística e lingüística aplicada - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de lingüística e lingüística aplicada CBO 2346-72 Ministra aulas para ensino de linguística e linguística aplicada, na formação de profissionais de nível superior, tendo em vista descrever, analisar, desenvolver e avaliar teorias da linguagem humana em suas múltiplas dimensões – social, biológica, cultural, histórica Promove o estudo de idiomas, considerando-se os sistemas linguísticos: fonética, morfologia, sintaxe, semântica, pragmática.
Realiza pesquisas, coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão Orienta alunos na elaboração de trabalhos acadêmicos e de qualificação profissional, realiza atividades pedagógico-administrativas, organiza a produção de conhecimentos científicos na área e avalia o desempenho dos alunos Elabora material de trabalho e documentação técnica.
Pode prestar assessoria e consultoria Atua de acordo com a legislação educacional, normas de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
CBO 2346-72 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de lingüística e lingüística aplicada, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior CBO 2346-72 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2346-72
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de lingüística e lingüística aplicada
O Professor de lingüística e lingüística aplicada CBO 2346-72 planeja e ministra aulas de linguística e linguística aplicada, na formação de profissionais de nível superior, promovendo estudos das teorias da linguagem humana em suas múltiplas dimensões – social, biológica, cultural, histórica Define conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, recursos para o trabalho, conjugando teoria e prática.
Propõe o estudo de idiomas, considerando-se os sistemas linguísticos: fonética, morfologia, sintaxe, semântica, pragmática e as relações e inter-relações com outras áreas de estudos linguísticos, como gramática e todas as formas de linguagem verbal, linguística histórica, linguística matemática e computacional, linguística textual, sociolinguística, análise do discurso, neurolinguística, psicolinguística, aquisição da linguagem, línguas indígenas e letras clássicas.
Analisa os sistemas linguísticos em suas variações e contextos, os elementos da linguística e da linguística aplicada, considerando a história e a relação dos idiomas com os povos e a sociedade, tendo em vista a compreensão do mundo, da cultura, das linguagens e da escrita Orienta os alunos para identificar e dar sentido aos padrões de linguagem.
Propõe estudos sobre a descrição e a análise dos idiomas e os fatos da linguagem, abordando questões linguístico-discursivas das diferentes práticas da linguagem, analisando e investigando toda a evolução e desdobramentos dos diferentes idiomas, a estrutura das palavras, expressões idiomáticas e aspectos fonéticos de cada língua Seleciona textos para estudos interdisciplinares, elabora notas e resenhas de obras e de textos literários.
Pode desenvolver projetos e trabalhos de tradutor, e algumas especialidades em editoração, produção de textos, elaboração e avaliação de livros didáticos, gramáticas e dicionários.
Supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, orientando essa prática educativa e a elaboração de projetos Medeia a relação do estagiário com a instituição dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, acompanhando a elaboração de relatórios.
Orienta e avalia os alunos em trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica, cursos de especialização, indicando fontes de consulta e procedimentos teórico-metodológicos.
Promove estudos interdisciplinares, envolvendo a história e a relação dos idiomas com os povos e a sociedade, abordando temas sociais e culturais, produção literária e uso da linguagem frente às demandas sociais e políticas Avalia atividades acadêmicas, quanto ao desempenho dos alunos, às ações didático-pedagógicas, ao material didático, aplicando instrumentos de avaliação, analisando resultados avaliativos Realiza pesquisas na área de linguística e linguística aplicada, elaborando projetos, analisando dados, revisando literatura, desenvolvendo metodologias científicas de trabalho, elaborando relatórios.
Analisa a aplicação de metodologias e de tecnologias de apoio para a área e a aplicação da linguística na inteligência artificial Divulga a produção de conhecimentos científicos e a produção discente Disponibiliza teorias e práticas didático-pedagógicas, promove cursos de extensão e publica trabalhos educacionais e científicos.
Colabora com outros professores e linguistas para descobrir e documentar as origens das palavras e a autenticidade dos textos Presta assessoria e consultoria, realizando análise de literaturas, preparação e revisão de textos, segundo fundamentos da linguística e da linguística aplicada.
Elabora provas para processos de seleção e para avaliação de cursos Elabora textos e documentos, como relatórios, glossários, pareceres, teses, artigos científicos, elaboração e avaliação de produção didático-pedagógica, planos de ensino e de aulas, material de apoio didático e paradidático Atua conforme a legislação e diretrizes da unidade, normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2346-72 deve prestar assessoria e consultoria, participar de atividades de qualificação profissional, realizar atividades de avaliação, demonstrar competências pessoais, realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, elaborar produção bibliográfia e técnica do conhecimento na Área, orientar alunos, ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, realizar atividades pedagógico-administrativas, divulgar conhecimentos científicos.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2346-72
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.
Atividades exercidas por um Professor de lingüística e lingüística aplicada CBO 2346-72
Um Professor de lingüística e lingüística aplicada (ou sinônimo) deve discutir resultados da produção discente, participar da organização de bancas examinadoras, atualizar acervo bibliográfico da área na instituição, indicar bibliografia, selecionar textos para estudo, avaliar desenvolvimento de alunos no curso, participar de júri de premiação acadêmica e científica, programar o uso de equipamentos de apoio, definir conteúdos programáticos, desenvolver atividades de pós-doutorado, participar de discussões sobre a área, participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, planejar orçamento, participar de auto-avaliação dos programas de graduação e pós-graduação, demonstrar capacidade de interagir com outros, organizar atlas linguísticos, analisar dados e materiais de pesquisa, prestar assessoria às instituições de ensino, aos órgãos públicos e/ou de fomento a pesquisa, avaliar leitura e compreensão de textos orais, em sinais e/ou escritos, orientar alunos na apresentação de trabalhos, representar os pares em comissões externas a instituição, participar de intercâmbios científicos e culturais, atualizar conteúdos programáticos, dar atendimento individual aos alunos, demonstrar capacidade de analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem, demonstrar capacidade de medir conhecimentos científicos, com clareza, traduzir textos, demonstrar capacidade de reflexão, organizar edições didáticas de obras literárias, orientar trabalhos de conclusão de curso -tcc, monitoria, iniciação científica e especialização, frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc, organizar eventos acadêmicos, científicos e culturais, demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira, participar de júri de premiação cultural, participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa, participar da elaboração de propostas curriculares, sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc, relacionar conhecimentos específicos da área a questões sócio-culturais, discutir questões sociais e culturais, em classe, ministrar cursos de ensino a distância, desenvolver metodologias científicas de trabalho, preparar programas de cursos, realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos, elaborar notas e resenhas sobre livros, artigos e periódicos, realizar revisão de textos, planejar grades curriculares, elaborar exames para concursos, analisar processos de comunicação em instituições, elaborar pareceres para órgãos de fomento a pesquisa, editoras e publicações científicas, participar da correção de exames, discutir propostas curriculares, realizar palestras, conferências, etc, elaborar dissertação de mestrado, realizar atualização bibliográfica, apresentar resultado de pesquisa e extensão em eventos acadêmicos, cientìficos e culturais, prever recursos financeiros para pesquisa, pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área, elaborar tese de doutorado, demonstrar capacidade de comunicação não verbal, participar da avaliação de atividades de ensino, pesquisa e extensão, coletar dados e materiais para pesquisa, elaborar material didático e paradidático, editar publicações científicas, trabalhar em equipe, programar atividades de laboratório de língua e informática, analisar princípios metodológicos da área, participar da avaliação do projeto pedagógico do curso, promover intercâmbios científicos e culturais, discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas, participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos, realizar levantamento bibliográfico, elaborar projetos de ensino, pesquisa e extensão, estimular senso crítico dos alunos, distribuir disciplinas, montar equipe de pesquisa, promover estudos sobre inter-relacões de diferentes linguagens, supervisionar estágios, realizar estudos interdisciplinares, participar de bancas examinadoras - tcc, me, do etc., avaliar as necessidades dos alunos, escrever textos relacionados a pesquisa, elaborar dicionários e/ou sinalários, organizar concursos acadêmicos e literários, selecionar material didático e paradidático - livros, fitas, vídeos etc, organizar antologias, participar de colegiados, promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc., elaborar projetos, orientar dissertações de mestrado, avaliar grade curricular, organizar edições críticas, discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional, implementar grades curriculares, programar atividades de pesquisa, elaborar livros didáticos de língua, literatura e/ou educação de surdos, sugerir traduções, publicações, etc, para editoras, preparar aulas, realizar atividades de editoração, preparar instrumentos de avaliação, escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas, orientar teses de doutorado, avaliar produção escrita e/ou de libras de alunos, realizar discussões teórico-metodológicas, demonstrar capacidade de liderança, articular conhecimento de diferentes áreas, disponibilizar a produção científica, extensionista e artística via meios impressos, eletrônicos e digitais, demonstrar capacidade de observação, elaborar glossários, implementar projetos de ensino, pesquisa e extensão, avaliar exame nacional de cursos, organizar edições didáticas para o ensino de línguas, relacionar teoria e prática, estruturar projetos pedagógicos na área, organizar publicações científicas, demonstrar capacidade de análise e síntese, elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc., promover o estudo de textos, estabelecer critérios de avaliação, promover estudos inter e transdisciplinares, escrever verbetes, disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais, organizar horários, cronogramas, etc, elaborar relatórios e monografias.