CBO 2346-76 - Professor de filologia e crítica textual - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de filologia e crítica textual CBO 2346-76 Ministra aulas para ensino de filologia e crítica textual, na formação de profissionais de nível superior, tendo como objeto de estudo o texto, numa abordagem crítica, investigativa e histórica, referenciando-se em três eixos: época, cultura e obras literárias Promove o estudo do desenvolvimento de uma língua, em seus aspectos linguísticos e literários, por meio da análise histórica de documentos e textos escritos.
Realiza pesquisas, coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão Orienta alunos em trabalhos acadêmicos e de qualificação profissional, realiza atividades pedagógico-administrativas, organiza a produção de conhecimentos científicos e avalia o desempenho dos alunos Elabora material de trabalho e documentação técnica.
Pode prestar assessoria e consultoria Atua de acordo com a legislação educacional, normas de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
CBO 2346-76 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de filologia e crítica textual, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior CBO 2346-76 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2346-76
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de filologia e crítica textual
O Professor de filologia e crítica textual CBO 2346-76 planeja e ministra aulas de filologia e crítica textual para análise e crítica investigativa e histórica de documentos e textos, na formação de profissionais de nível superior, promovendo estudos sobre o desenvolvimento de uma língua, considerando-se aspectos, linguísticos, literários, fonéticos, morfológicos, sintáticos e semânticos Define conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, recursos para o trabalho, conjugando teoria e prática.
Propõe estudo e análise histórica de documentos e textos, referenciando-se em três eixos: época, cultura e obras literárias, considerando as produções escritas e seus autores, suas particularidades linguísticas, fonéticas, morfológicas, sintáticas e semânticas, temáticas, sociais, históricas e políticas, tendo em vista análise e visão crítica dessa produção escrita em seus diversos contextos, e a compreensão do mundo, da cultura, das linguagens e da escrita.
Analisa, interpreta e reconstitui a produção escrita, as variedades regionais, culturais e históricas, autores e obras de expressão, considerando os objetos de estudo da filologia e da crítica textual, como estrutura da obra e da narrativa, discurso, intertextualidade, literalidade, evolução, períodos e gêneros literários, influências externas Seleciona textos para estudos interdisciplinares, organiza antologias, elabora notas e resenhas de obras e de textos.
Analisa e elabora dicionários, glossários, gramáticas Pode desenvolver projetos e trabalhos de tradução, e algumas especialidades em editoração e produção de textos.
Aplica metodologias de ensino e aprendizagem, tecnologias de informação e comunicação nas atividades educacionais.
Seleciona material didático e paradidático, textos, bibliografia de apoio Pode ministrar cursos na modalidade de ensino a distância.
Supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, orientando essa prática educativa e a elaboração de projetos.
Medeia a relação do estagiário com a instituição dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, acompanhando a elaboração de relatórios Orienta e avalia os alunos em trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica, cursos de especialização, indicando fontes de consulta e procedimentos teórico-metodológicos Promove estudos interdisciplinares, abordando temas sociais e culturais, produção literária e uso da linguagem frente às demandas sociais e políticas.
Avalia atividades acadêmicas, quanto ao desempenho dos alunos, às ações didático-pedagógicas, ao material didático, aplicando instrumentos de avaliação, analisando resultados avaliativos Realiza pesquisas nas áreas de filologia e crítica textual, elaborando projetos, analisando dados, revisando literatura, desenvolvendo metodologias científicas de trabalho, elaborando relatórios Analisa a aplicação de metodologias e de tecnologias de apoio para a área.
Divulga a produção de conhecimentos científicos e a produção discente Disponibiliza teorias e práticas didático-pedagógicas, promove cursos de extensão e publica trabalhos educacionais e científicos.
Presta assessoria e consultoria, realizando análise de literaturas, preparação e revisão de textos, segundo fundamentos da linguística e das teorias da filologia e crítica textual Elabora provas para processos de seleção e para avaliação de cursos Elabora textos e documentos, como relatórios, glossários, pareceres, teses, artigos científicos, avaliação de obras literárias, planos de ensino e de aulas, material didático e paradidático.
Atua conforme a legislação e diretrizes da unidade, normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2346-76 deve realizar atividades pedagógico-administrativas, demonstrar competências pessoais, ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, elaborar produção bibliográfia e técnica do conhecimento na Área, realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, divulgar conhecimentos científicos, realizar atividades de avaliação, orientar alunos.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2346-76
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.
Atividades exercidas por um Professor de filologia e crítica textual CBO 2346-76
Um Professor de filologia e crítica textual (ou sinônimo) deve disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais, articular conhecimento de diferentes áreas, escrever verbetes, representar os pares em comissões externas a instituição, elaborar dicionários e/ou sinalários, promover intercâmbios científicos e culturais, relacionar teoria e prática, sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc, planejar orçamento, elaborar glossários, estimular senso crítico dos alunos, organizar eventos acadêmicos, científicos e culturais, promover estudos inter e transdisciplinares, implementar grades curriculares, atualizar acervo bibliográfico da área na instituição, organizar edições diplomáticas, analisar princípios metodológicos da área, demonstrar capacidade de interagir com outros, participar da elaboração de propostas curriculares, organizar edições didáticas de obras literárias, realizar palestras, conferências, etc, participar da organização de bancas examinadoras, demonstrar capacidade de reflexão, disponibilizar a produção científica, extensionista e artística via meios impressos, eletrônicos e digitais, elaborar notas e resenhas sobre livros, artigos e periódicos, organizar atlas linguísticos, participar de bancas examinadoras - tcc, me, do etc., avaliar desenvolvimento de alunos no curso, indicar bibliografia, planejar grades curriculares, orientar alunos na apresentação de trabalhos, pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área, relacionar conhecimentos específicos da área a questões sócio-culturais, traduzir textos, supervisionar estágios, realizar atividades de editoração, estabelecer critérios de avaliação, apresentar resultado de pesquisa e extensão em eventos acadêmicos, cientìficos e culturais, avaliar as necessidades dos alunos, demonstrar capacidade de observação, participar de júri de premiação acadêmica e científica, demonstrar capacidade de liderança, demonstrar capacidade de medir conhecimentos científicos, com clareza, preparar programas de cursos, demonstrar capacidade de analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem, trabalhar em equipe, elaborar projetos de ensino, pesquisa e extensão, participar da avaliação do projeto pedagógico do curso, dar atendimento individual aos alunos, demonstrar capacidade de análise e síntese, participar de colegiados, participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, implementar projetos de ensino, pesquisa e extensão, participar de auto-avaliação dos programas de graduação e pós-graduação, demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira, estruturar projetos pedagógicos na área, participar da avaliação de atividades de ensino, pesquisa e extensão, orientar teses de doutorado, orientar trabalhos de conclusão de curso -tcc, monitoria, iniciação científica e especialização, distribuir disciplinas, avaliar produção escrita e/ou de libras de alunos, elaborar críticas literárias, promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc., orientar dissertações de mestrado, avaliar leitura e compreensão de textos orais, em sinais e/ou escritos, avaliar grade curricular, realizar revisão de textos, organizar horários, cronogramas, etc, discutir resultados da produção discente, demonstrar capacidade de comunicação não verbal, organizar publicações científicas, participar de júri de premiação cultural, discutir propostas curriculares, organizar antologias, escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas, promover estudos sobre inter-relacões de diferentes linguagens, editar publicações científicas, preparar instrumentos de avaliação.