CBO 2346-80 - Professor de semiótica - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de semiótica CBO 2346-80 Ministra aulas para ensino de semiótica, na formação de profissionais de nível superior, para o estudo dos signos linguísticos e não linguísticos, como processos comunicativos, determinado em um contexto sociocultural, considerando-se as linguagens verbais e não verbais Promove o estudo dos fenômenos comunicativos, por meio do conceito de signo, em seus aspectos sintáticos, semânticos e pragmáticos.
Realiza pesquisas, coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão Orienta alunos na elaboração de trabalhos acadêmicos e de qualificação profissional, realiza atividades pedagógico-administrativas, organiza a produção de conhecimentos científicos e avalia o desempenho dos alunos Elabora material de trabalho e documentação técnica.
Pode prestar assessoria e consultoria Atua de acordo com a legislação educacional, normas de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
CBO 2346-80 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de semiótica, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior CBO 2346-80 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2346-80
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de semiótica
O Professor de semiótica CBO 2346-80 planeja e ministra aulas de semiótica, na formação de profissionais de nível superior, promovendo estudos das teorias referentes aos signos linguísticos e não linguísticos, nos processos comunicativos, presentes em diferentes contextos socioculturais Define conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, recursos para o trabalho, conjugando teoria e prática.
Propõe o estudo de teorias e aplicações dos signos linguísticos e não linguísticos e suas significações – significante e significado, nos processos comunicativos em toda sua amplitude, considerando-se o conceito de texto, as linguagens verbal e não verbal, os ícones, índices e símbolos.
Identifica as relações da semiótica com outras áreas, como linguística, artes, literatura, publicidade, filosofia, educação, computação, direito, arquitetura, e com outros subcampos surgidos com base nas teorias da semiótica Analisa os signos linguísticos de textos verbais e não verbais em seus aspetos sintáticos, semânticos e pragmáticos, nos mais variados contextos de comunicação, tendo em vista a compreensão do mundo e das linguagens, considerando-se o processo de significação e de sentido de um determinado signo, e as relações existentes com seus objetos e interpretantes.
Promove o estudo dos fenômenos comunicativos, a partir de teorias da semiótica e do conceito de signo, e das características sintáticas, semânticas e pragmáticas, analisando textos verbais e não verbais em toda sua amplitude Seleciona textos e imagens para estudos sobre teoria geral das representações, elabora notas e resenhas de obras e de textos.
Pode desenvolver projetos e trabalhos de editoração, produção de textos, elaboração e avaliação de livros didáticos, gramáticas e dicionários.
Supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, orientando essa prática educativa e a elaboração de projetos Medeia a relação do estagiário com a instituição dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, e acompanha a elaboração de relatórios.
Orienta e avalia os alunos em trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica, cursos de especialização, indicando fontes de consulta e procedimentos teórico-metodológicos.
Promove estudos interdisciplinares, envolvendo a história e a relação da linguagem dos signos com os povos e a sociedade, abordando temas sociais e culturais, produção literária e uso da linguagem frente às demandas sociais e políticas, ressaltando a relação da semiótica com as mais diversas áreas profissionais e de estudos Avalia atividades acadêmicas, quanto ao desempenho dos alunos, às ações didático-pedagógicas, ao material e aos recursos didático-pedagógicos, aplicando instrumentos de avaliação, analisando resultados avaliativos Realiza pesquisas na área da semiótica, elaborando projetos, analisando dados, revisando literatura, desenvolvendo metodologias científicas de trabalho, elaborando relatórios.
Analisa a aplicação de metodologias e de tecnologias de apoio para a área e a aplicação dos conceitos da semiótica e da linguística em diversos sistemas da ciência da computação, como por exemplo, realidade virtual e inteligência artificial Divulga a produção de conhecimentos científicos e a produção discente Disponibiliza teorias e práticas didático-pedagógicas, promove cursos de extensão e publica trabalhos educacionais e científicos.
Presta assessoria e consultoria, realizando análise da linguagem dos signos em textos Prepara e revisa textos, segundo fundamentos da semiótica.
Elabora provas para processos de seleção e para avaliação de cursos Elabora textos e documentos, como relatórios, glossários, pareceres, teses, artigos científicos, produção didático-pedagógica, planos de ensino e de aulas, materiais de apoio didático e paradidáticos Atua conforme a legislação e diretrizes da unidade, normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 2346-80 deve divulgar conhecimentos científicos, prestar assessoria e consultoria, elaborar produção bibliográfia e técnica do conhecimento na Área, realizar atividades de avaliação, demonstrar competências pessoais, realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, realizar atividades pedagógico-administrativas, orientar alunos, participar de atividades de qualificação profissional, ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2346-80
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.
Atividades exercidas por um Professor de semiótica CBO 2346-80
Um Professor de semiótica (ou sinônimo) deve estabelecer critérios de avaliação, elaborar críticas literárias, orientar dissertações de mestrado, promover intercâmbios científicos e culturais, elaborar material didático e paradidático, participar da elaboração de propostas curriculares, coletar dados e materiais para pesquisa, programar o uso de equipamentos de apoio, participar de júri de premiação cultural, desenvolver atividades de pós-doutorado, demonstrar capacidade de comunicação não verbal, avaliar grade curricular, participar de júri de premiação acadêmica e científica, analisar dados e materiais de pesquisa, frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc, demonstrar capacidade de reflexão, apresentar resultado de pesquisa e extensão em eventos acadêmicos, cientìficos e culturais, organizar concursos acadêmicos e literários, estimular senso crítico dos alunos, realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos, organizar edições críticas, elaborar tese de doutorado, realizar atualização bibliográfica, pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área, organizar publicações científicas, participar de discussões sobre a área, elaborar glossários, planejar orçamento, participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, demonstrar capacidade de observação, realizar atividades de editoração, relacionar conhecimentos específicos da área a questões sócio-culturais, participar da organização de bancas examinadoras, promover estudos sobre inter-relacões de diferentes linguagens, implementar grades curriculares, estruturar projetos pedagógicos na área, preparar aulas, organizar horários, cronogramas, etc, elaborar dissertação de mestrado, organizar antologias, participar de colegiados, prestar assessoria às instituições de ensino, aos órgãos públicos e/ou de fomento a pesquisa, participar da correção de exames, demonstrar capacidade de interagir com outros, promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc., ministrar cursos de ensino a distância, atualizar conteúdos programáticos, participar da avaliação do projeto pedagógico do curso, disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais, discutir resultados da produção discente, elaborar relatórios e monografias, demonstrar capacidade de liderança, elaborar projetos de ensino, pesquisa e extensão, atualizar acervo bibliográfico da área na instituição, organizar eventos acadêmicos, científicos e culturais, avaliar desenvolvimento de alunos no curso, avaliar produção escrita e/ou de libras de alunos, representar os pares em comissões externas a instituição, analisar princípios metodológicos da área, realizar palestras, conferências, etc, disponibilizar a produção científica, extensionista e artística via meios impressos, eletrônicos e digitais, avaliar exame nacional de cursos, indicar bibliografia, participar de bancas examinadoras - tcc, me, do etc., editar publicações científicas, participar da avaliação de atividades de ensino, pesquisa e extensão, orientar teses de doutorado, definir conteúdos programáticos, realizar levantamento bibliográfico, organizar edições didáticas de obras literárias, escrever verbetes, orientar trabalhos de conclusão de curso -tcc, monitoria, iniciação científica e especialização, elaborar pareceres para órgãos de fomento a pesquisa, editoras e publicações científicas, dar atendimento individual aos alunos, traduzir textos, realizar revisão de textos, elaborar dicionários e/ou sinalários, relacionar teoria e prática, escrever textos relacionados a pesquisa, demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira, discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas, articular conhecimento de diferentes áreas, participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos, elaborar exames para concursos, analisar processos de comunicação em instituições, distribuir disciplinas, promover estudos inter e transdisciplinares, demonstrar capacidade de análise e síntese, selecionar textos para estudo, preparar programas de cursos, avaliar as necessidades dos alunos, realizar estudos interdisciplinares, prever recursos financeiros para pesquisa, discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional, elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc., discutir propostas curriculares, elaborar notas e resenhas sobre livros, artigos e periódicos, participar de auto-avaliação dos programas de graduação e pós-graduação, elaborar livros didáticos de língua, literatura e/ou educação de surdos, selecionar material didático e paradidático - livros, fitas, vídeos etc, discutir questões sociais e culturais, em classe, realizar discussões teórico-metodológicas, programar atividades de laboratório de língua e informática, montar equipe de pesquisa, orientar alunos na apresentação de trabalhos, escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas, supervisionar estágios, sugerir traduções, publicações, etc, para editoras, participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa, preparar instrumentos de avaliação, programar atividades de pesquisa, implementar projetos de ensino, pesquisa e extensão, demonstrar capacidade de medir conhecimentos científicos, com clareza, planejar grades curriculares, desenvolver metodologias científicas de trabalho, elaborar projetos, trabalhar em equipe, avaliar leitura e compreensão de textos orais, em sinais e/ou escritos, participar de intercâmbios científicos e culturais, sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc, promover o estudo de textos, demonstrar capacidade de analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem.