CBO 2346-84 - Professor de teoria da literatura - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de teoria da literatura CBO 2346-84 Ministra aulas para ensino de teorias da literatura, na formação de profissionais de nível superior, tendo como referência as principais linhas da teoria literária Promove o estudo da literatura, considerando-se teorias que abrangem conceitos e princípios básicos de discurso, linguagem, espaço, estrutura, literalidade, narrador, obra literária, polissemia, tempo, verossimilhança.
Realiza pesquisas, coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão Orienta alunos na elaboração de trabalhos acadêmicos e de qualificação profissional, realiza atividades pedagógico-administrativas, organiza a produção de conhecimentos científicos na área e avalia o desempenho dos alunos Elabora material de trabalho e documentação técnica.
Pode prestar assessoria e consultoria Atua de acordo com a legislação educacional, normas de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
CBO 2346-84 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de teoria da literatura, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior CBO 2346-84 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2346-84
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de teoria da literatura
O Professor de teoria da literatura CBO 2346-84 planeja e ministra aulas de teoria da literatura para análise de obras, recepção e produção textual, na formação de profissionais de nível superior, promovendo estudos referentes a formas, gêneros, períodos e movimentos literários, gêneros textuais, estrutura da obra literária, correntes críticas e as relações temáticas entre literatura, sociedade, história, filosofia, política e cultura Define conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, recursos para o trabalho, conjugando teoria e prática.
Propõe estudo literário linguístico-discursivo, análise da produção literária em seus diversos gêneros e movimentos, considerando as relações e inter-relações entre obras e autores, suas particularidades linguísticas, temáticas, sociais, históricas e políticas, tendo em vista análise e visão crítica da produção literária em seus diversos contextos, e a compreensão do mundo, da cultura, das linguagens e da escrita.
Analisa a produção literária, as variedades regionais, autores e obras de expressão da literatura, considerando os objetos de estudo da teoria literária, como estrutura da obra e da narrativa, discurso, intertextualidade, literalidade, evolução, períodos e gêneros literários, influências externas Propõe estudos sobre composição dos gêneros literários, considerando as principais linhas da teoria literária: formalismo, estruturalismo, pós-estruturalismo e desconstrutivismo, estética da recepção, crítica de gênero e estudos pós-coloniais e culturais.
Seleciona textos para estudos interdisciplinares, organiza antologias, elabora notas e resenhas de obras e de textos literários Analisa e escreve prefácios, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas.
Pode desenvolver projetos e trabalhos de tradutor, e algumas especialidades em editoração e produção de textos.
Aplica metodologias de ensino e aprendizagem, tecnologias de informação e comunicação nas atividades educacionais Seleciona material didático e paradidático, textos, bibliografia de apoio.
Pode ministrar cursos na modalidade de ensino a distância.
Supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, orientando essa prática educativa e a elaboração de projetos Medeia a relação do estagiário com a instituição dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, acompanhando a elaboração de relatórios Orienta e avalia os alunos em trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica, cursos de especialização, indicando fontes de consulta e procedimentos teórico-metodológicos.
Promove estudos interdisciplinares, abordando temas sociais e culturais, produção literária e uso da linguagem frente às demandas sociais e políticas Avalia atividades acadêmicas, quanto ao desempenho dos alunos, às ações didático-pedagógicas, ao material didático, aplicando instrumentos de avaliação, analisando resultados avaliativos Realiza pesquisas nas áreas de linguística e de teoria da literatura, elaborando projetos, analisando dados, revisando literatura, desenvolvendo metodologias científicas de trabalho, elaborando relatórios.
Analisa a aplicação de metodologias e de tecnologias de apoio para a área Divulga a produção de conhecimentos científicos e a produção discente.
Disponibiliza teorias e práticas didático-pedagógicas, promove cursos de extensão e publica trabalhos educacionais e científicos Presta assessoria e consultoria, realizando análise de literaturas, preparação e revisão de textos, segundo fundamentos da linguística e das teorias da literatura Elabora provas para processos de seleção e para avaliação de cursos.
Comunica-se com objetividade, elabora textos e documentos, como relatórios, glossários, pareceres, teses, artigos científicos, avaliação de obras literárias, planos de ensino e de aulas, material didático e paradidático Atua conforme a legislação e diretrizes da unidade, normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade .
Funções do cargo
O funcionário CBO 2346-84 deve prestar assessoria e consultoria, elaborar produção bibliográfia e técnica do conhecimento na Área, realizar atividades pedagógico-administrativas, demonstrar competências pessoais, ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, divulgar conhecimentos científicos, participar de atividades de qualificação profissional, orientar alunos, realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, realizar atividades de avaliação.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2346-84
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.
Atividades exercidas por um Professor de teoria da literatura CBO 2346-84
Um Professor de teoria da literatura (ou sinônimo) deve realizar estudos interdisciplinares, estruturar projetos pedagógicos na área, demonstrar capacidade de analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem, montar equipe de pesquisa, orientar trabalhos de conclusão de curso -tcc, monitoria, iniciação científica e especialização, demonstrar capacidade de interagir com outros, realizar revisão de textos, promover estudos sobre inter-relacões de diferentes linguagens, escrever textos relacionados a pesquisa, demonstrar capacidade de observação, analisar princípios metodológicos da área, demonstrar capacidade de medir conhecimentos científicos, com clareza, frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc, definir conteúdos programáticos, participar de colegiados, discutir resultados da produção discente, participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos, participar da organização de bancas examinadoras, discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional, organizar publicações científicas, avaliar grade curricular, planejar grades curriculares, realizar palestras, conferências, etc, elaborar relatórios e monografias, preparar aulas, elaborar notas e resenhas sobre livros, artigos e periódicos, elaborar críticas literárias, organizar eventos acadêmicos, científicos e culturais, participar de júri de premiação cultural, orientar alunos na apresentação de trabalhos, demonstrar capacidade de comunicação não verbal, demonstrar capacidade de reflexão, demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira, promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc., articular conhecimento de diferentes áreas, participar de júri de premiação acadêmica e científica, escrever verbetes, selecionar material didático e paradidático - livros, fitas, vídeos etc, prestar assessoria às instituições de ensino, aos órgãos públicos e/ou de fomento a pesquisa, elaborar material didático e paradidático, planejar orçamento, atualizar acervo bibliográfico da área na instituição, elaborar livros didáticos de língua, literatura e/ou educação de surdos, participar da avaliação do projeto pedagógico do curso, prever recursos financeiros para pesquisa, participar da avaliação de atividades de ensino, pesquisa e extensão, apresentar resultado de pesquisa e extensão em eventos acadêmicos, cientìficos e culturais, participar da elaboração de propostas curriculares, elaborar glossários, demonstrar capacidade de liderança, distribuir disciplinas, preparar instrumentos de avaliação, promover o estudo de textos, participar de intercâmbios científicos e culturais, participar de bancas examinadoras - tcc, me, do etc., participar de discussões sobre a área, representar os pares em comissões externas a instituição, indicar bibliografia, avaliar as necessidades dos alunos, elaborar projetos, organizar edições didáticas de obras literárias, participar da correção de exames, avaliar leitura e compreensão de textos orais, em sinais e/ou escritos, participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa, discutir questões sociais e culturais, em classe, pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área, ministrar cursos de ensino a distância, supervisionar estágios, orientar dissertações de mestrado, elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc., escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas, implementar projetos de ensino, pesquisa e extensão, realizar discussões teórico-metodológicas, elaborar dicionários e/ou sinalários, orientar teses de doutorado, programar o uso de equipamentos de apoio, discutir propostas curriculares, trabalhar em equipe, disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais, sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc, programar atividades de laboratório de língua e informática, organizar horários, cronogramas, etc, relacionar teoria e prática, editar publicações científicas, estabelecer critérios de avaliação, elaborar pareceres para órgãos de fomento a pesquisa, editoras e publicações científicas, avaliar produção escrita e/ou de libras de alunos, preparar programas de cursos, estimular senso crítico dos alunos, coletar dados e materiais para pesquisa, organizar antologias, relacionar conhecimentos específicos da área a questões sócio-culturais, avaliar desenvolvimento de alunos no curso, elaborar dissertação de mestrado, organizar concursos acadêmicos e literários, avaliar exame nacional de cursos, desenvolver atividades de pós-doutorado, desenvolver metodologias científicas de trabalho, implementar grades curriculares, dar atendimento individual aos alunos, elaborar tese de doutorado, realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos, disponibilizar a produção científica, extensionista e artística via meios impressos, eletrônicos e digitais, promover estudos inter e transdisciplinares, sugerir traduções, publicações, etc, para editoras, realizar levantamento bibliográfico, demonstrar capacidade de análise e síntese, analisar dados e materiais de pesquisa, participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, realizar atividades de editoração, discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas, selecionar textos para estudo, elaborar projetos de ensino, pesquisa e extensão, atualizar conteúdos programáticos, programar atividades de pesquisa, realizar atualização bibliográfica, elaborar exames para concursos, promover intercâmbios científicos e culturais, traduzir textos, participar de auto-avaliação dos programas de graduação e pós-graduação.