CBO 2346-84 - Professor de teoria da literatura - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de teoria da literatura CBO 2346-84 Ministra aulas para ensino de teorias da literatura, na formação de profissionais de nível superior, tendo como referência as principais linhas da teoria literária Promove o estudo da literatura, considerando-se teorias que abrangem conceitos e princípios básicos de discurso, linguagem, espaço, estrutura, literalidade, narrador, obra literária, polissemia, tempo, verossimilhança.
Realiza pesquisas, coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão Orienta alunos na elaboração de trabalhos acadêmicos e de qualificação profissional, realiza atividades pedagógico-administrativas, organiza a produção de conhecimentos científicos na área e avalia o desempenho dos alunos Elabora material de trabalho e documentação técnica.
Pode prestar assessoria e consultoria Atua de acordo com a legislação educacional, normas de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
CBO 2346-84 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de teoria da literatura, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior CBO 2346-84 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2346-84
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de teoria da literatura
O Professor de teoria da literatura CBO 2346-84 planeja e ministra aulas de teoria da literatura para análise de obras, recepção e produção textual, na formação de profissionais de nível superior, promovendo estudos referentes a formas, gêneros, períodos e movimentos literários, gêneros textuais, estrutura da obra literária, correntes críticas e as relações temáticas entre literatura, sociedade, história, filosofia, política e cultura Define conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, recursos para o trabalho, conjugando teoria e prática.
Propõe estudo literário linguístico-discursivo, análise da produção literária em seus diversos gêneros e movimentos, considerando as relações e inter-relações entre obras e autores, suas particularidades linguísticas, temáticas, sociais, históricas e políticas, tendo em vista análise e visão crítica da produção literária em seus diversos contextos, e a compreensão do mundo, da cultura, das linguagens e da escrita.
Analisa a produção literária, as variedades regionais, autores e obras de expressão da literatura, considerando os objetos de estudo da teoria literária, como estrutura da obra e da narrativa, discurso, intertextualidade, literalidade, evolução, períodos e gêneros literários, influências externas Propõe estudos sobre composição dos gêneros literários, considerando as principais linhas da teoria literária: formalismo, estruturalismo, pós-estruturalismo e desconstrutivismo, estética da recepção, crítica de gênero e estudos pós-coloniais e culturais.
Seleciona textos para estudos interdisciplinares, organiza antologias, elabora notas e resenhas de obras e de textos literários Analisa e escreve prefácios, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas.
Pode desenvolver projetos e trabalhos de tradutor, e algumas especialidades em editoração e produção de textos.
Aplica metodologias de ensino e aprendizagem, tecnologias de informação e comunicação nas atividades educacionais Seleciona material didático e paradidático, textos, bibliografia de apoio.
Pode ministrar cursos na modalidade de ensino a distância.
Supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, orientando essa prática educativa e a elaboração de projetos Medeia a relação do estagiário com a instituição dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, acompanhando a elaboração de relatórios Orienta e avalia os alunos em trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica, cursos de especialização, indicando fontes de consulta e procedimentos teórico-metodológicos.
Promove estudos interdisciplinares, abordando temas sociais e culturais, produção literária e uso da linguagem frente às demandas sociais e políticas Avalia atividades acadêmicas, quanto ao desempenho dos alunos, às ações didático-pedagógicas, ao material didático, aplicando instrumentos de avaliação, analisando resultados avaliativos Realiza pesquisas nas áreas de linguística e de teoria da literatura, elaborando projetos, analisando dados, revisando literatura, desenvolvendo metodologias científicas de trabalho, elaborando relatórios.
Analisa a aplicação de metodologias e de tecnologias de apoio para a área Divulga a produção de conhecimentos científicos e a produção discente.
Disponibiliza teorias e práticas didático-pedagógicas, promove cursos de extensão e publica trabalhos educacionais e científicos Presta assessoria e consultoria, realizando análise de literaturas, preparação e revisão de textos, segundo fundamentos da linguística e das teorias da literatura Elabora provas para processos de seleção e para avaliação de cursos.
Comunica-se com objetividade, elabora textos e documentos, como relatórios, glossários, pareceres, teses, artigos científicos, avaliação de obras literárias, planos de ensino e de aulas, material didático e paradidático Atua conforme a legislação e diretrizes da unidade, normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade .
Funções do cargo
O funcionário CBO 2346-84 deve ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, divulgar conhecimentos científicos, participar de atividades de qualificação profissional, orientar alunos, elaborar produção bibliográfia e técnica do conhecimento na Área, prestar assessoria e consultoria, demonstrar competências pessoais, realizar atividades de avaliação, realizar atividades pedagógico-administrativas, realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2346-84
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.
Atividades exercidas por um Professor de teoria da literatura CBO 2346-84
Um Professor de teoria da literatura (ou sinônimo) deve avaliar exame nacional de cursos, relacionar teoria e prática, elaborar exames para concursos, realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos, participar da elaboração de propostas curriculares, participar de colegiados, demonstrar capacidade de interagir com outros, analisar princípios metodológicos da área, promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc., realizar atualização bibliográfica, participar da correção de exames, frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc, participar de júri de premiação acadêmica e científica, participar de júri de premiação cultural, elaborar tese de doutorado, realizar palestras, conferências, etc, sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc, participar de discussões sobre a área, avaliar as necessidades dos alunos, discutir propostas curriculares, demonstrar capacidade de medir conhecimentos científicos, com clareza, atualizar conteúdos programáticos, elaborar relatórios e monografias, preparar instrumentos de avaliação, organizar publicações científicas, programar atividades de pesquisa, elaborar dicionários e/ou sinalários, realizar estudos interdisciplinares, discutir questões sociais e culturais, em classe, orientar alunos na apresentação de trabalhos, planejar grades curriculares, desenvolver atividades de pós-doutorado, prever recursos financeiros para pesquisa, participar de intercâmbios científicos e culturais, orientar teses de doutorado, articular conhecimento de diferentes áreas, realizar discussões teórico-metodológicas, participar da avaliação do projeto pedagógico do curso, avaliar grade curricular, trabalhar em equipe, participar da avaliação de atividades de ensino, pesquisa e extensão, elaborar projetos de ensino, pesquisa e extensão, promover o estudo de textos, participar de bancas examinadoras - tcc, me, do etc., pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área, escrever textos relacionados a pesquisa, demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira, preparar aulas, realizar levantamento bibliográfico, traduzir textos, preparar programas de cursos, planejar orçamento, organizar antologias, avaliar produção escrita e/ou de libras de alunos, prestar assessoria às instituições de ensino, aos órgãos públicos e/ou de fomento a pesquisa, participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, programar atividades de laboratório de língua e informática, organizar edições didáticas de obras literárias, discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional, relacionar conhecimentos específicos da área a questões sócio-culturais, participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos, escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas, elaborar projetos, demonstrar capacidade de reflexão, estimular senso crítico dos alunos, ministrar cursos de ensino a distância, coletar dados e materiais para pesquisa, implementar grades curriculares, montar equipe de pesquisa, disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais, participar da organização de bancas examinadoras, elaborar pareceres para órgãos de fomento a pesquisa, editoras e publicações científicas, escrever verbetes, editar publicações científicas, promover intercâmbios científicos e culturais, discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas, orientar dissertações de mestrado, participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa, demonstrar capacidade de liderança, definir conteúdos programáticos, discutir resultados da produção discente, promover estudos sobre inter-relacões de diferentes linguagens, elaborar livros didáticos de língua, literatura e/ou educação de surdos, realizar atividades de editoração, disponibilizar a produção científica, extensionista e artística via meios impressos, eletrônicos e digitais, realizar revisão de textos, participar de auto-avaliação dos programas de graduação e pós-graduação, elaborar notas e resenhas sobre livros, artigos e periódicos, implementar projetos de ensino, pesquisa e extensão, selecionar textos para estudo, demonstrar capacidade de análise e síntese, programar o uso de equipamentos de apoio, distribuir disciplinas, estruturar projetos pedagógicos na área, orientar trabalhos de conclusão de curso -tcc, monitoria, iniciação científica e especialização, demonstrar capacidade de observação, elaborar dissertação de mestrado, elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc., elaborar críticas literárias, dar atendimento individual aos alunos, organizar horários, cronogramas, etc, elaborar material didático e paradidático, demonstrar capacidade de comunicação não verbal, organizar eventos acadêmicos, científicos e culturais, desenvolver metodologias científicas de trabalho, analisar dados e materiais de pesquisa, estabelecer critérios de avaliação, avaliar desenvolvimento de alunos no curso, representar os pares em comissões externas a instituição, elaborar glossários, avaliar leitura e compreensão de textos orais, em sinais e/ou escritos, sugerir traduções, publicações, etc, para editoras, organizar concursos acadêmicos e literários, supervisionar estágios, demonstrar capacidade de analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem, selecionar material didático e paradidático - livros, fitas, vídeos etc, indicar bibliografia, atualizar acervo bibliográfico da área na instituição, apresentar resultado de pesquisa e extensão em eventos acadêmicos, cientìficos e culturais, promover estudos inter e transdisciplinares.