CBO 2347-05 - Professor de antropologia do ensino superior - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de ciências humanas do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de antropologia do ensino superior CBO 2347-05 Ministra aulas e orienta alunos de graduação e pós-graduação de antropologia, nas áreas de antropologia cultural, antropologia biológica, arqueologia e linguística antropológica Coordena e desenvolve atividades e projetos de pesquisa e extensão na área de antropologia, elaborando projetos e trabalhos científicos, orientando pesquisadores, entre outras atividades.
Presta serviços, identificando demandas da sociedade Orienta trabalhos acadêmicos, auxiliando nas atividades de pesquisa Prepara aulas, elabora o plano de ensino e acompanha seu desenvolvimento, prevendo formas de avaliação e readequando o processo de ensino e aprendizagem.
Participa de processos de seleção de candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação e em concursos Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2347-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de ciências humanas do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de antropologia do ensino superior, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de ciências humanas do ensino superior CBO 2347-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2347-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de ciências humanas do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de antropologia do ensino superior
O Professor de antropologia do ensino superior CBO 2347-05 ministra aula, apresentando conteúdos de antropologia, provocando reflexões, promovendo debates, discutindo textos, respondendo às perguntas, formulando questões sobre temas relacionados aos aspectos biológicos, sociais e culturais do homem Indica bibliografias, utiliza recursos audiovisuais e tecnologia de informação e comunicação.
Realiza atividades em laboratórios e oficinas e experiências extrassala.
Participa de eventos tecnocientíficos e organiza publicações Coordena e desenvolve atividades e projetos de pesquisa e extensão em campos específicos da antropologia, elaborando projetos, trabalhos científicos e relatórios, divulgando resultados, orientando pesquisadores, captando recursos, selecionando recursos humanos, supervisionando e executando atividades de campo.
Avalia a execução da pesquisa Presta serviços e trabalha com a comunidade, identificando demandas da sociedade, analisando as mudanças em relação à organização social, política econômica e cultural e o homem, assim como no resgate e na preservação de línguas minorizadas.
Orienta trabalhos acadêmicos, auxiliando na identificação do objeto de pesquisa, formulando e acompanhando a execução do projeto, sugerindo bibliografia.
Realiza reuniões de orientação, examinando e avaliando a produção do orientado, preparando-o para exame de qualificação e para a defesa do trabalho, a fim de capacitá-lo a desenvolver atividades de pesquisa antropológica Prepara aulas, elaborando o plano de aula, organizando atividades didáticas, atualizando dados e informações conjunturais, revendo bibliografia, elaborando textos e material didático.
Elabora o plano de ensino, definindo os objetivos da disciplina, a metodologia, as atividades extrassala, os critérios de avaliação, selecionando recursos didáticos, entre outros itens.
Avalia e define ementas e programas Acompanha o desenvolvimento do plano de ensino e prevê formas de avaliação Supervisiona estágios dos alunos, identificando os campos de atuação, elaborando programa e projetos, acompanhando as atividades, verificando a aplicação das normas de estágio, entre outras atividades.
Propõe a realização de convênios e parcerias Supervisiona atividades de monitores Avalia processos de ensino e aprendizagem, elaborando e aplicando instrumentos de avaliação, analisando resultados de avaliações, readequando o processo de ensino e aprendizagem, revendo a prática docente, verificando frequência dos alunos.
Avalia provas e comenta resultados de avaliações Participa de processos de seleção e avaliação, auxiliando na elaboração de editais, selecionando candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação e em concursos, avaliando currículos e memoriais, arguindo candidatos à titulação, julgando trabalhos acadêmicos, examinando monografias, dissertações e teses.
Presta assessoria, emitindo laudo e pareceres técnicos, pareceres sobre textos para fins de publicação, assessorando projetos de instituições, prestando consultorias, dando entrevistas Exerce atividades acadêmicas e administrativas, participando de órgãos colegiados na área de antropologia, coordenando núcleos, programas, laboratórios e oficinas, cursos e programas de estágio, organizando eventos acadêmicos Gerencia recursos financeiros e materiais.
Integra comissões, orienta a formação de acervos, propõe minutas de editais, portarias e resoluções e presta contas de recursos financeiros Chefia departamentos acadêmicos Constrói projetos políticos pedagógicos e políticas de estágio, definindo perfil profissional, política de capacitação docente, perfil dos alunos e docentes, linhas de pesquisa e extensão e diretrizes de avaliação do curso e construindo currículo do curso, visando a formação de estudantes e pesquisadores no desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão de forma crítica.
Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, normas regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2347-05 deve demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de ciências humanas do ensino superior exercem suas funções em instituições e entidades de ensino e são contratados na condição de trabalhadores com carteira assinada. Organizam-se em equipes de trabalho e também podem atuar de forma individual. Trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados e a céu aberto, geralmente no período diurno. O exercício do trabalho pode se dar de forma presencial e à distância. Podem estar sujeitos a situação de estresse, devido a trabalhos sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2347-05
O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após três ou quatro anos de experiência.
Atividades exercidas por um Professor de antropologia do ensino superior CBO 2347-05
Um Professor de antropologia do ensino superior (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de expressão oral, demonstrar capacidade de mobilização, demonstrar capacidade de lidar com a diversidade, demonstrar criatividade, demonstrar capacidade de observação, demonstrar capacidade de polemização, demonstrar capacidade de reflexão, demonstrar capacidade de contextualização, demonstrar capacidade de estabelecer interlocuções, exercer papéis de cidadania, manter-se atualizado, demonstrar capacidade de motivação, demonstrar capacidade de síntese, demonstrar capacidade de redação, demonstrar capacidade de argumentação, demonstrar capacidade de problematizar.