CBO 2347-10 - Professor de arquivologia do ensino superior - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de ciências humanas do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de arquivologia do ensino superior CBO 2347-10 Ministra aulas de arquivologia em cursos de graduação e pós-graduação, apresentando conteúdos, indicando bibliografias, entre outras ações, a fim de capacitar o aluno no planejamento, implementação, conservação e organização de arquivos públicos, institucionais, comerciais e pessoas Coordena e desenvolve atividades e projetos de pesquisa e extensão em gestão de arquivos, orientando na construção de objeto de pesquisa e na execução de trabalhos acadêmicos.
Participa de eventos Prepara aulas e elabora o plano de ensino, acompanha seu desenvolvimento Avalia o processo de ensino e aprendizagem, analisando resultados.
Participa de processos de seleção e avaliação, arguindo candidatos à titulação, examinando monografias, dissertações e teses Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2347-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de ciências humanas do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de arquivologia do ensino superior, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de ciências humanas do ensino superior CBO 2347-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2347-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de ciências humanas do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de arquivologia do ensino superior
O Professor de arquivologia do ensino superior CBO 2347-10 ministra aulas de arquivologia no ensino superior, apresentando conteúdos de disciplinas, promovendo debates, discutindo textos, respondendo às perguntas, organizando seminários, indicando bibliografias, utilizando recursos audiovisuais e tecnologias digitais, a fim de capacitar o aluno no planejamento, implementação, conservação e organização de arquivos Realiza atividades em laboratórios e oficinas e experiências extrassala.
Coordena e desenvolve atividades de pesquisa e extensão e projetos de pesquisa em gestão de arquivos.
Elabora projetos, trabalhos científicos e relatórios, divulga resultados, orienta pesquisadores, seleciona pessoal, supervisiona atividades de campo e avalia a execução da pesquisa Capta recursos para a execução de pesquisas.
Participa de eventos tecnocientíficos e organiza publicações Orienta a construção de objeto de pesquisa e a formulação e acompanhamento da execução de projeto para a elaboração de trabalhos acadêmicos, sugerindo bibliografia, realizando reuniões de orientação, examinando e avaliando a produção do orientado, preparando-o para exame de qualificação e para a defesa do trabalho na área de arquivologia.
Prepara aulas, elaborando o plano de aula, organizando atividades didáticas, atualizando dados e informações conjunturais, revendo bibliografia, elaborando textos e material didático, incorporando gestão de documentos eletrônicos, tecnologia de informação e comunicação aplicados à arquivologia, entre outros temas.
Elabora o plano de ensino, definindo os objetivos da disciplina, a metodologia, as atividades extrassala, os critérios de avaliação Seleciona recursos didáticos, pesquisa, seleciona bibliografia e monta cronograma.
Incorpora novas tecnologias desenvolvidas para a gestão de arquivos nos vários suportes.
Avalia e define ementas e programas Acompanha o desenvolvimento do plano de ensino e prevê formas de avaliação Supervisiona estágios, identificando os campos de atuação, elaborando programas e projetos, acompanhando as atividades, verificando a aplicação das normas de estágio, orientando e avaliando a iniciação ao exercício profissional.
Propõe a realização de convênios e parcerias Supervisiona atividades de monitores Avalia processos de ensino e aprendizagem, elaborando e aplicando instrumentos de avaliação, analisando resultados de avaliações, readequando o processo de ensino-aprendizagem, revendo a prática docente, verificando frequência.
Avalia provas, comenta resultados de avaliações Avalia a participação em classe e extraclasse, trabalhos acadêmicos programados e examina relatórios de campo.
Participa de processos de seleção e avaliação, auxiliando na elaboração de editais para concursos, selecionando candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação e candidatos em concursos para a área de arquivologia, avaliando currículos e memoriais, arguindo candidatos à titulação, julgando trabalhos acadêmicos, examinando monografias, dissertações e teses Presta assessoria tecnocientífica, emitindo laudo e pareceres técnicos, pareceres sobre textos para fins de publicação, assessorando projetos de instituições, prestando consultorias, dando entrevistas Exerce atividades acadêmicas e administrativas, participando de órgãos colegiados, coordenando núcleos, programas, laboratórios e oficinas, cursos e programas de estágio, organizando eventos acadêmicos.
Gerencia recursos financeiros e materiais, integrando comissões, orientando a formação de acervos, propondo minutas de editais, portarias e resoluções, prestando contas de recursos financeiros Chefia departamentos acadêmicos Constrói projetos políticos pedagógicos e políticas de estágio.
Define perfil profissional, política de capacitação docente, linhas de pesquisa e extensão e diretrizes de avaliação e currículo do curso Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, normas regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2347-10 deve avaliar processos de ensino-aprendizagem, desenvolver atividades de pesquisa e extensão, prestar assessoria técnico-científica, exercer atividades acadêmico-administrativas, supervisionar estágios, ministrar aula, construir projetos político-pedagógicos, preparar aulas, orientar trabalhos acadêmicos, participar de processos de seleção e avaliação, elaborar plano de ensino, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de ciências humanas do ensino superior exercem suas funções em instituições e entidades de ensino e são contratados na condição de trabalhadores com carteira assinada. Organizam-se em equipes de trabalho e também podem atuar de forma individual. Trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados e a céu aberto, geralmente no período diurno. O exercício do trabalho pode se dar de forma presencial e à distância. Podem estar sujeitos a situação de estresse, devido a trabalhos sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2347-10
O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após três ou quatro anos de experiência.
Atividades exercidas por um Professor de arquivologia do ensino superior CBO 2347-10
Um Professor de arquivologia do ensino superior (ou sinônimo) deve rever prática docente, avaliar currículos e memoriais, organizar eventos acadêmicos, avaliar trabalhos acadêmicos programados, readequar processo de ensino-aprendizagem, coordenar projetos de extensão, acompanhar execução do projeto, emitir laudos e pareceres técnicos, demonstrar capacidade de problematizar, propor a realização de convênios e parcerias, apresentar conteúdos de disciplinas, demonstrar capacidade de observação, orientar iniciação ao exercício profissional, definir perfil dos alunos, dar entrevistas, trabalhar com a comunidade, orientar formação de acervos, controlar freqüência, prever formas de avaliação, avaliar execução de pesquisa, supervisionar atividades de campo, demonstrar capacidade de expressão oral, orientar formulação do projeto, argüir candidatos a titulação, coordenar projetos de pesquisa, elaborar instrumentos de avaliação, preparar orientando para defesa do trabalho, demonstrar capacidade de reflexão, integrar comissões, participar de órgãos colegiados, formular questões, definir política de capacitação docente, divulgar resultados, elaborar programas e projetos de estágio, fiscalizar a aplicação das normas de estágio, captar recursos para pesquisa e extensão, verificar freqüência, elaborar material didático, rever bibliografia, realizar experiências extra-sala, avaliar ementas e programas, julgar trabalhos acadêmicos, identificar demandas da sociedade, demonstrar criatividade, definir atividades extra-sala, organizar atividades didáticas, acompanhar atividades de estágio, emitir parecer sobre textos para fins de publicação, elaborar trabalhos científicos, elaborar relatórios, provocar reflexões, examinar monografias, teses e dissertações, examinar relatórios de campo, definir perfil profissional, manter-se atualizado, coordenar cursos, demonstrar capacidade de motivação, prestar consultoria, prestar contas dos recursos financeiros, definir diretrizes de avaliação do curso, acompanhar desenvolvimento de planos de ensino, gerenciar recursos financeiros e materiais, definir critérios de avaliação, utilizar recursos audiovisuais, elaborar projetos de extensão, coordenar programas de estágio, demonstrar capacidade de contextualização, avaliar participação em classe e extraclasse, demonstrar capacidade de lidar com a diversidade, orientar construção de objeto de pesquisa, selecionar bibliografia, comentar resultados de avaliações, indicar bibliografia, realizar leituras, definir linhas de pesquisa e extensão, discutir textos, montar cronograma, participar de eventos técnico-científicos, definir perfil dos docentes, demonstrar capacidade de estabelecer interlocuções, selecionar candidatos em concursos, demonstrar capacidade de argumentação, avaliar iniciação ao exercício profissional, construir currículo do curso, orientar pesquisadores, examinar produto final, pesquisar bibliografia, assessorar projetos de instituições, analisar resultados de avaliações, coordenar núcleos, programas, laboratórios e oficinas, selecionar recursos didáticos, preparar orientando para exame de qualificação, promover debates, realizar atividades em laboratórios e oficinas, elaborar projetos de pesquisa, identificar perfil dos docentes, sugerir bibliografia, organizar seminários, avaliar execução de atividades de extensão, elaborar textos, participar da elaboração de editais para concursos, demonstrar capacidade de polemização, realizar reuniões de orientação, aplicar instrumentos de avaliação, avaliar produção do orientado, selecionar recursos humanos, atualizar dados e informações conjunturais, definir ementas e programas, definir metodologia, chefiar departamentos acadêmicos, organizar publicações, demonstrar capacidade de redação, exercer papéis de cidadania, avaliar provas, construir política de estágio, prestar serviços a comunidade, definir objetivos da disciplina, elaborar plano de aula, executar pesquisas, responder perguntas, demonstrar capacidade de síntese, propor minutas de editais, portarias e resoluções, demonstrar capacidade de mobilização, selecionar candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação, identificar campos de estágio.