CBO 2347-30 - Professor de direito do ensino superior - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de ciências humanas do ensino superior

O profissional no cargo de Professor de direito do ensino superior CBO 2347-30 Ministra aulas na área de direito, no ensino superior, apresentando conteúdos de disciplinas de áreas jurídicas específicas Prepara aulas, elabora e acompanha o desenvolvimento do plano de ensino e seleciona recursos didáticos.

Avalia processos de ensino e aprendizagem, elaborando e aplicando instrumentos de avaliação, analisando resultados, entre outras ações Coordena e desenvolve atividades e projetos de pesquisa e extensão em direito Elabora projetos, trabalhos científicos e relatórios, orienta pesquisadores, seleciona pessoal, supervisiona atividades e avalia a execução da pesquisa, abordando temas da área jurídica.

Participa de eventos e organiza publicações Exerce atividades acadêmicas e administrativas departamentais Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 2347-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de ciências humanas do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de direito do ensino superior, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de ciências humanas do ensino superior CBO 2347-30 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2347-30

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores de ciências humanas do ensino superior.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de direito do ensino superior

O Professor de direito do ensino superior CBO 2347-30 ministra aulas na área de direito, em cursos de graduação e pós-graduação, em instituições públicas ou privadas, presencialmente ou “online”, apresentando conteúdos de disciplinas de áreas jurídicas específicas, como direito civil, trabalhista, financeiro e outros, provocando reflexões, promovendo debates, discutindo textos, organizando seminários, apresentando casos jurídicos aos alunos, para discussão, indicando bibliografias, utilizando recursos audiovisuais e tecnologias digitais, controlando a frequência Prepara aulas, elaborando o plano de aula, realizando leituras, organizando atividades didáticas, atualizando dados e informações conjunturais, revendo bibliografia, elaborando textos e material didático, incorporando tecnologia de informação e comunicação aplicadas ao direito.

Elabora o plano de ensino, definindo os objetivos da disciplina, a metodologia, as atividades extrassala e os critérios de avaliação.

Seleciona recursos didáticos, pesquisa e bibliografia e monta cronograma Avalia e define ementas e programas.

Acompanha o desenvolvimento do plano de ensino e prevê formas de avaliação Avalia processos de ensino e aprendizagem, elaborando e aplicando instrumentos de avaliação, analisando resultados, readequando o processo de ensino e aprendizagem, revendo a prática docente, verificando frequência e rendimento dos alunos.

Avalia provas e comenta resultados de avaliações.

Coordena e desenvolve atividades e projetos de pesquisa e extensão em direito Elabora projetos, trabalhos científicos e relatórios, divulga resultados, orienta pesquisadores, seleciona pessoal, supervisiona atividades de campo e avalia a execução da pesquisa, abordando temas como democracia, direitos humanos, direito civil, criminologia, entre outros.

Capta recursos para execução de pesquisas.

Presta serviços e trabalha com a comunidade, identificando demandas da sociedade Participa de eventos da área de direito e organiza publicações Orienta trabalhos acadêmicos na construção e formulação de objeto de pesquisa e acompanha a execução do projeto em linhas de pesquisa da área de direito.

Realiza reuniões de orientação, examinando e avaliando a produção do orientado, preparando-o para exame de qualificação e para a defesa do trabalho Supervisiona atividades de estagiários e monitores, elaborando programa e projetos, acompanhando as atividades, orientando e avaliando a iniciação ao exercício profissional na área de direito Propõe a realização de convênios e parcerias.

Participa de processos de seleção e avaliação de alunos e candidatos para atuarem na área de direito, auxiliando na elaboração de editais para concursos públicos e privados, selecionando candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação e candidatos em concursos, avaliando currículos e memoriais, julgando trabalhos acadêmicos, examinando monografias, dissertações e teses Presta assessoria, emitindo laudo e pareceres técnicos, pareceres sobre textos para fins de publicação, assessorando projetos de instituições, prestando consultorias, buscando assistir legalmente as demandas jurídicas em áreas específicas do direito.

Exerce atividades acadêmicas e administrativas departamentais, no campo do direito, participando de órgãos colegiados, coordenando núcleos, programas, laboratórios e oficinas, cursos e programas de estágio, organizando eventos acadêmicos Gerencia recursos financeiros e materiais, integrando comissões, orientando a formação de acervos, propondo minutas de editais, portarias e resoluções, prestando contas de recursos financeiros Chefia departamentos acadêmicos.

Constrói projetos políticos pedagógicos e políticas de estágio, definindo perfil profissional, política de capacitação docente, linhas de pesquisa e extensão e diretrizes de avaliação e construção do curso na área de direito Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, normas regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2347-30 deve demonstrar competências pessoais, participar de processos de seleção e avaliação, supervisionar estágios, construir projetos político-pedagógicos, prestar assessoria técnico-científica, ministrar aula, preparar aulas, desenvolver atividades de pesquisa e extensão, elaborar plano de ensino, orientar trabalhos acadêmicos, avaliar processos de ensino-aprendizagem, exercer atividades acadêmico-administrativas.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores de ciências humanas do ensino superior exercem suas funções em instituições e entidades de ensino e são contratados na condição de trabalhadores com carteira assinada. Organizam-se em equipes de trabalho e também podem atuar de forma individual. Trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados e a céu aberto, geralmente no período diurno. O exercício do trabalho pode se dar de forma presencial e à distância. Podem estar sujeitos a situação de estresse, devido a trabalhos sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2347-30

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após três ou quatro anos de experiência.

Atividades exercidas por um Professor de direito do ensino superior CBO 2347-30

Um Professor de direito do ensino superior (ou sinônimo) deve provocar reflexões, construir política de estágio, demonstrar capacidade de contextualização, aplicar instrumentos de avaliação, orientar pesquisadores, trabalhar com a comunidade, argüir candidatos a titulação, orientar construção de objeto de pesquisa, preparar orientando para defesa do trabalho, chefiar departamentos acadêmicos, sugerir bibliografia, discutir textos, manter-se atualizado, gerenciar recursos financeiros e materiais, prestar serviços a comunidade, demonstrar capacidade de problematizar, identificar demandas da sociedade, acompanhar desenvolvimento de planos de ensino, integrar comissões, elaborar plano de aula, emitir laudos e pareceres técnicos, selecionar bibliografia, realizar leituras, realizar reuniões de orientação, responder perguntas, participar da elaboração de editais para concursos, apresentar conteúdos de disciplinas, executar pesquisas, coordenar núcleos, programas, laboratórios e oficinas, avaliar execução de pesquisa, definir atividades extra-sala, definir perfil dos docentes, elaborar material didático, demonstrar capacidade de reflexão, comentar resultados de avaliações, definir política de capacitação docente, definir linhas de pesquisa e extensão, prever formas de avaliação, definir perfil profissional, demonstrar capacidade de argumentação, orientar formulação do projeto, orientar iniciação ao exercício profissional, elaborar projetos de extensão, divulgar resultados, examinar monografias, teses e dissertações, pesquisar bibliografia, selecionar candidatos em concursos, demonstrar capacidade de mobilização, examinar relatórios de campo, definir diretrizes de avaliação do curso, demonstrar capacidade de expressão oral, definir ementas e programas, acompanhar execução do projeto, elaborar instrumentos de avaliação, coordenar projetos de extensão, exercer papéis de cidadania, promover debates, organizar atividades didáticas, demonstrar capacidade de síntese, coordenar programas de estágio, coordenar cursos, readequar processo de ensino-aprendizagem, demonstrar criatividade, indicar bibliografia, dar entrevistas, selecionar recursos humanos, selecionar candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação, acompanhar atividades de estágio, definir perfil dos alunos, controlar freqüência, verificar freqüência, definir objetivos da disciplina, identificar campos de estágio, propor minutas de editais, portarias e resoluções, elaborar textos, rever prática docente, prestar contas dos recursos financeiros, avaliar provas, demonstrar capacidade de motivação, construir currículo do curso, propor a realização de convênios e parcerias, atualizar dados e informações conjunturais, elaborar programas e projetos de estágio, fiscalizar a aplicação das normas de estágio, avaliar currículos e memoriais, demonstrar capacidade de lidar com a diversidade, elaborar trabalhos científicos, demonstrar capacidade de estabelecer interlocuções, organizar publicações, julgar trabalhos acadêmicos, demonstrar capacidade de redação, avaliar produção do orientado, avaliar iniciação ao exercício profissional, assessorar projetos de instituições, coordenar projetos de pesquisa, utilizar recursos audiovisuais, organizar seminários, participar de órgãos colegiados, supervisionar atividades de campo, participar de eventos técnico-científicos, identificar perfil dos docentes, definir critérios de avaliação, orientar formação de acervos, avaliar trabalhos acadêmicos programados, preparar orientando para exame de qualificação, selecionar recursos didáticos, emitir parecer sobre textos para fins de publicação, examinar produto final, montar cronograma, avaliar participação em classe e extraclasse, avaliar execução de atividades de extensão, rever bibliografia, realizar experiências extra-sala, prestar consultoria, analisar resultados de avaliações, formular questões, elaborar relatórios, demonstrar capacidade de observação, demonstrar capacidade de polemização, organizar eventos acadêmicos, definir metodologia, avaliar ementas e programas, elaborar projetos de pesquisa, captar recursos para pesquisa e extensão, realizar atividades em laboratórios e oficinas.

Cargos e salários CBO 2347-30 - Professores de ciências humanas do ensino superior

Salário Professor de Direito do Ensino Superior

Professor de Direito do Ensino Superior: Brasil

O profissional no cargo de Professor de Direito do Ensino Superior CBO 2347-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 5.981 e 15.123 para uma jornada de trabalho média de 22h semanais de acordo com dados salariais de 908 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2347-30.