CBO 2347-35 - Professor de filosofia do ensino superior - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de ciências humanas do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de filosofia do ensino superior CBO 2347-35 Ministra aulas de filosofia para alunos do ensino superior, apresentando questões gerais e fundamentais relacionadas a temas filosóficos, provocando reflexões, promovendo debates e discutindo textos, entre outras ações Prepara aulas, elabora o plano de ensino, seleciona recursos didáticos e bibliografia.
Avalia processos de ensino e aprendizagem Coordena e desenvolve atividades e projetos de pesquisa e extensão em filosofia Elabora projetos, trabalhos científicos e relatórios, divulga resultados, orienta pesquisadores, acompanha e avalia a execução da pesquisa nos diferentes núcleos temáticos da filosofia.
Presta assessoria exerce atividades acadêmicas e administrativas, gerencia recursos financeiros e materiais Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 2347-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de ciências humanas do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de filosofia do ensino superior, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de ciências humanas do ensino superior CBO 2347-35 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2347-35
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de ciências humanas do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de filosofia do ensino superior
O Professor de filosofia do ensino superior CBO 2347-35 ministra aulas de filosofia para alunos de graduação e pós-graduação, presencialmente ou “online”, apresentando questões gerais e fundamentais relacionadas à existência, conhecimento, ética, linguagem, entre outras, provocando reflexões, promovendo debates, discutindo textos, respondendo às perguntas, organizando seminários, formulando questões, indicando bibliografias, utilizando recursos audiovisuais e tecnologias de informação e comunicação Prepara aulas, elaborando o plano de aula, realizando leituras, organizando atividades didáticas, revendo bibliografia, elaborando textos e material didático, para abordar temas específicos dos conteúdos das áreas da filosofia.
Elabora o plano de ensino, definindo os objetivos da disciplina, a metodologia, as atividades extrassala, os critérios de avaliação, visando ao estudo de questões sobre existência, conhecimento, valores morais e outras, permitindo a reflexão, a análise crítica, a formulação e a sugestão de soluções para essas questões.
Seleciona recursos didáticos e bibliografia e monta cronograma Acompanha o desenvolvimento do plano de ensino.
Avalia processos de ensino e aprendizagem, elaborando e aplicando instrumentos de avaliação, analisando os resultados, readequando o processo de ensino e aprendizagem, revendo a prática docente, verificando a frequência e o rendimento dos alunos Avalia participação em classe e extraclasse, trabalhos acadêmicos e relatórios, a fim de verificar o desenvolvimento, nos alunos, de pensamento crítico sobre questões fundamentais da existência humana Coordena e desenvolve atividades e projetos de pesquisa e extensão em filosofia, em linhas de pesquisa como ética, lógica, epistemologia, filosofia das ciências, entre outras.
Elabora projetos, trabalhos científicos e relatórios, divulga resultados, orienta pesquisadores, seleciona pessoal, capta recursos e avalia a execução da pesquisa.
Presta serviços e trabalha com a comunidade, identificando demandas da sociedade Orienta trabalhos acadêmicos na construção e formulação de objeto de pesquisa e acompanha a execução do projeto nos diferentes núcleos temáticos da filosofia, sugerindo bibliografia, realizando reuniões de orientação, examinando e avaliando a produção do orientado, preparando-o para exame de qualificação e para a defesa do trabalho.
Supervisiona atividades de estágios e monitoria de alunos, elaborando programa e projetos, acompanhando as atividades, orientando e avaliando a iniciação ao exercício profissional na área do ensino, pesquisa, comunicação, entre outras.
Propõe a realização de convênios e parcerias Participa de processos de seleção e avaliação, auxiliando na elaboração de editais para concursos, selecionando candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação e candidatos em concursos, avaliando currículos e memoriais, julgando trabalhos acadêmicos, examinando monografias, dissertações e teses da área de filosofia Presta assessoria, emitindo laudo e pareceres técnicos, pareceres sobre textos para fins de publicação, assessorando projetos de instituições, prestando consultorias em áreas como educação, recursos humanos, organizações não governamentais, entre outras.
Exerce atividades acadêmicas e administrativas, participando de órgãos colegiados, coordenando núcleos, programas, laboratórios e oficinas, cursos e programas de estágio, organizando eventos acadêmicos na área de filosofia Gerencia recursos financeiros e materiais, integrando comissões, orientando a formação de acervos, propondo minutas de editais, portarias e resoluções, prestando contas de recursos financeiros Chefia departamentos acadêmicos.
Constrói projetos políticos pedagógicos e políticas de estágio, definindo perfil profissional, política de capacitação docente, linhas de pesquisa e extensão, diretrizes de avaliação e currículo do curso Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, normas regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 2347-35 deve demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de ciências humanas do ensino superior exercem suas funções em instituições e entidades de ensino e são contratados na condição de trabalhadores com carteira assinada. Organizam-se em equipes de trabalho e também podem atuar de forma individual. Trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados e a céu aberto, geralmente no período diurno. O exercício do trabalho pode se dar de forma presencial e à distância. Podem estar sujeitos a situação de estresse, devido a trabalhos sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2347-35
O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após três ou quatro anos de experiência.
Atividades exercidas por um Professor de filosofia do ensino superior CBO 2347-35
Um Professor de filosofia do ensino superior (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de estabelecer interlocuções, demonstrar capacidade de síntese, demonstrar capacidade de polemização, manter-se atualizado, demonstrar capacidade de observação, demonstrar capacidade de argumentação, demonstrar capacidade de motivação, demonstrar criatividade, demonstrar capacidade de lidar com a diversidade, demonstrar capacidade de mobilização, demonstrar capacidade de expressão oral, demonstrar capacidade de reflexão, demonstrar capacidade de problematizar, demonstrar capacidade de redação, exercer papéis de cidadania, demonstrar capacidade de contextualização.