CBO 2347-40 - Professor de geografia do ensino superior - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de ciências humanas do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de geografia do ensino superior CBO 2347-40 Ministra aulas de geografia para o ensino superior, apresentado conteúdos, promovendo debates, indicando bibliografias, entre outras ações Realiza atividades em laboratórios e oficinas.
Prepara aulas, elabora o plano de ensino e acompanha seu desenvolvimento, selecionando recursos didáticos, novas tecnologias e bibliografia Avalia e adequa o processo de ensino e aprendizagem, avaliando atividades em classe e extraclasse Coordena e desenvolve atividades e projetos de pesquisa e extensão em geografia.
Elabora e orienta projetos e trabalhos acadêmicos Participa de eventos e organiza publicações para a divulgação do conhecimento geográfico Supervisiona atividades de estágios e de monitoria.
Exerce atividades acadêmicas e administrativas Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2347-40 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de ciências humanas do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de geografia do ensino superior, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de ciências humanas do ensino superior CBO 2347-40 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2347-40
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de ciências humanas do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de geografia do ensino superior
O Professor de geografia do ensino superior CBO 2347-40 ministra aulas de geografia, na graduação, pós-graduação e em cursos de atualização para professores da rede pública de ensino, presencialmente e “online”, apresentando conteúdos de geografia urbana, geografia agrária, geotecnologia, geopolítica, entre outros Organiza seminários, promove debates, discute textos, com apoio de recursos audiovisuais e tecnologias digitais.
Realiza atividades em laboratórios e oficinas e experiências extrassala (trabalho de campo), utilizando novas tecnologias, como sensoriamento remoto, realidade virtual, entre outras.
Prepara aulas, elaborando o plano de aula, realizando leituras, organizando atividades didáticas, revendo bibliografia, elaborando textos e material didático, visando ao estudo da relação entre as pessoas e o espaço em que elas vivem, das condições climáticas, das características do espaço geográfico, dos conflitos entre territórios e nações, entre outras questões Elabora o plano de ensino, definindo os objetivos da disciplina, a metodologia, as atividades extrassala e os critérios de avaliação.
Seleciona recursos didáticos e bibliografia e monta cronograma Acompanha o desenvolvimento do plano de ensino e prevê formas de avaliação.
Avalia e adequa o processo de ensino e aprendizagem, elaborando instrumento de avaliação, aplicando-o, avaliando-o, analisando e comentando os resultados, verificando frequência e o rendimento do aluno, visando ao aprofundamento dos conhecimentos da ciência geográfica.
Avalia a participação em classes e extraclasse, trabalhos acadêmicos programados e examina relatórios de campo Coordena e desenvolve atividades e projetos de pesquisa e extensão em geografia, abordando temas como urbanização, sistemas ambientais, geopolítica e outros.
Elabora projetos, trabalhos científicos e relatórios, divulga resultados, orienta pesquisadores, seleciona pessoal, supervisiona atividades de campo e avalia a execução da pesquisa.
Capta recursos para implementação de pesquisas Presta serviços e trabalha com a comunidade, identificando demandas da sociedade Participa de eventos e organiza publicações para a divulgação do conhecimento geográfico.
Orienta trabalhos acadêmicos na construção e formulação de objeto de pesquisa e acompanha a execução do projeto, sugerindo bibliografia, realizando reuniões de orientação, examinando e avaliando a produção do orientado, preparando-o para exame de qualificação e para a defesa do trabalho, em linhas de pesquisa, como geoprocessamento, geografia urbana, ensino, geomorfologia, entre outras Supervisiona atividades de estágios e de monitoria, elaborando programa e projetos, acompanhando as atividades, orientando e avaliando a iniciação ao exercício profissional Participa de processos de seleção e avaliação, auxiliando na elaboração de editais, selecionando candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação e em concursos, avaliando currículos e memoriais, julgando trabalhos acadêmicos, examinando e avaliando monografias, dissertações e teses.
Presta assessoria, emitindo laudo e pareceres técnicos, pareceres sobre textos para fins de publicação, assessorando projetos de instituições e prestando consultorias Exerce atividades acadêmicas e administrativas departamentais, participando de órgãos colegiados, coordenando núcleos, programas, laboratórios e oficinas, cursos e programas de estágio, organizando eventos acadêmicos.
Gerencia recursos financeiros e materiais, integrando comissões, orientando a formação de acervos, propondo minutas de editais, portarias e resoluções, prestando contas de recursos financeiros Pode chefiar departamentos acadêmicos Constrói projetos políticos pedagógicos e políticas de estágio, definindo perfil profissional, política de capacitação docente, linhas de pesquisa e extensão, diretrizes de avaliação e currículo do curso.
Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, normas regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2347-40 deve exercer atividades acadêmico-administrativas, prestar assessoria técnico-científica, preparar aulas, ministrar aula, avaliar processos de ensino-aprendizagem, participar de processos de seleção e avaliação, orientar trabalhos acadêmicos, supervisionar estágios, demonstrar competências pessoais, desenvolver atividades de pesquisa e extensão, construir projetos político-pedagógicos, elaborar plano de ensino.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de ciências humanas do ensino superior exercem suas funções em instituições e entidades de ensino e são contratados na condição de trabalhadores com carteira assinada. Organizam-se em equipes de trabalho e também podem atuar de forma individual. Trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados e a céu aberto, geralmente no período diurno. O exercício do trabalho pode se dar de forma presencial e à distância. Podem estar sujeitos a situação de estresse, devido a trabalhos sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2347-40
O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após três ou quatro anos de experiência.
Atividades exercidas por um Professor de geografia do ensino superior CBO 2347-40
Um Professor de geografia do ensino superior (ou sinônimo) deve selecionar recursos humanos, organizar publicações, preparar orientando para defesa do trabalho, trabalhar com a comunidade, definir objetivos da disciplina, selecionar candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação, elaborar plano de aula, acompanhar execução do projeto, realizar experiências extra-sala, orientar formulação do projeto, julgar trabalhos acadêmicos, elaborar trabalhos científicos, avaliar iniciação ao exercício profissional, sugerir bibliografia, definir ementas e programas, demonstrar capacidade de expressão oral, montar cronograma, coordenar projetos de pesquisa, orientar pesquisadores, comentar resultados de avaliações, discutir textos, analisar resultados de avaliações, argüir candidatos a titulação, definir diretrizes de avaliação do curso, participar de eventos técnico-científicos, elaborar instrumentos de avaliação, examinar produto final, demonstrar capacidade de contextualização, construir política de estágio, elaborar textos, examinar monografias, teses e dissertações, selecionar bibliografia, manter-se atualizado, realizar atividades em laboratórios e oficinas, preparar orientando para exame de qualificação, avaliar trabalhos acadêmicos programados, exercer papéis de cidadania, supervisionar atividades de campo, organizar eventos acadêmicos, elaborar projetos de pesquisa, construir currículo do curso, definir perfil profissional, emitir parecer sobre textos para fins de publicação, coordenar projetos de extensão, realizar reuniões de orientação, demonstrar capacidade de motivação, avaliar provas, apresentar conteúdos de disciplinas, prever formas de avaliação, orientar construção de objeto de pesquisa, utilizar recursos audiovisuais, demonstrar capacidade de observação, captar recursos para pesquisa e extensão, integrar comissões, definir critérios de avaliação, identificar campos de estágio, demonstrar capacidade de mobilização, avaliar execução de pesquisa, avaliar produção do orientado, definir metodologia, divulgar resultados, propor minutas de editais, portarias e resoluções, controlar freqüência, assessorar projetos de instituições, avaliar participação em classe e extraclasse, chefiar departamentos acadêmicos, definir política de capacitação docente, elaborar material didático, definir perfil dos docentes, orientar formação de acervos, acompanhar atividades de estágio, rever bibliografia, definir linhas de pesquisa e extensão, selecionar recursos didáticos, realizar leituras, demonstrar capacidade de redação, participar da elaboração de editais para concursos, demonstrar criatividade, demonstrar capacidade de lidar com a diversidade, organizar seminários, prestar consultoria, demonstrar capacidade de síntese, avaliar currículos e memoriais, acompanhar desenvolvimento de planos de ensino, readequar processo de ensino-aprendizagem, emitir laudos e pareceres técnicos, promover debates, demonstrar capacidade de argumentação, prestar contas dos recursos financeiros, demonstrar capacidade de reflexão, orientar iniciação ao exercício profissional, aplicar instrumentos de avaliação, demonstrar capacidade de problematizar, dar entrevistas, pesquisar bibliografia, examinar relatórios de campo, coordenar programas de estágio, provocar reflexões, formular questões, verificar freqüência, gerenciar recursos financeiros e materiais, executar pesquisas, responder perguntas, identificar perfil dos docentes, participar de órgãos colegiados, definir atividades extra-sala, selecionar candidatos em concursos, demonstrar capacidade de polemização, atualizar dados e informações conjunturais, rever prática docente, prestar serviços a comunidade, coordenar cursos, elaborar relatórios, definir perfil dos alunos, fiscalizar a aplicação das normas de estágio, avaliar ementas e programas, avaliar execução de atividades de extensão, propor a realização de convênios e parcerias, organizar atividades didáticas, demonstrar capacidade de estabelecer interlocuções, identificar demandas da sociedade, indicar bibliografia, coordenar núcleos, programas, laboratórios e oficinas, elaborar programas e projetos de estágio, elaborar projetos de extensão.