CBO 2347-45 - Professor de história do ensino superior - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de ciências humanas do ensino superior

O profissional no cargo de Professor de história do ensino superior CBO 2347-45 Ministra aulas de história para alunos do ensino superior, apresentando conteúdos, provocando reflexões, entre outras ações Prepara aulas, elabora o plano de ensino e acompanha o seu desenvolvimento.

Avalia processos de ensino e aprendizagem, elaborando, aplicando e avaliando instrumentos de avaliação, entre outras atividades Coordena, orienta e desenvolve atividades e projetos de pesquisa e extensão em história, abordando temas como história política, sociedade, entre outros Elabora projetos, trabalhos científicos e relatórios, divulga resultados, orienta pesquisadores e avalia a execução da pesquisa.

Participa de eventos e organiza publicações, presta assessoria e exerce atividades acadêmicas e administrativas departamentais Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 2347-45 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de ciências humanas do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de história do ensino superior, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de ciências humanas do ensino superior CBO 2347-45 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2347-45

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores de ciências humanas do ensino superior.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de história do ensino superior

O Professor de história do ensino superior CBO 2347-45 ministra aulas de história para alunos da graduação e pós-graduação, presencialmente ou “online”, apresentando conteúdos de disciplinas, provocando reflexões, promovendo debates, discutindo textos, respondendo às perguntas, organizando seminários, indicando bibliografias, utilizando recursos audiovisuais e tecnologias digitais Realiza atividades em laboratórios e oficinas e experiências extrassala.

Prepara aulas, elaborando o plano de aula, realizando leituras, organizando atividades didáticas, atualizando dados e informações conjunturais, revendo bibliografia, elaborando textos e material didático, selecionando tecnologias de informação e comunicação que auxiliem no ensino de conteúdos, visando ao ensino responsável de história.

Elabora o plano de ensino, definindo os objetivos da disciplina, a metodologia, as atividades extrassala e os critérios de avaliação Seleciona recursos didáticos e bibliografia, pesquisa e monta cronograma.

Acompanha o desenvolvimento do plano de ensino e prevê formas de avaliação Avalia processos de ensino e aprendizagem, elaborando e aplicando instrumentos de avaliação, analisando e comentando os resultados, verificando rendimento e frequência dos alunos.

Avalia a participação em classes e extraclasse, trabalhos acadêmicos programados e examina relatórios de campo.

Adequa o processo de ensino e aprendizagem, revendo planos de ensino e a prática docente Coordena e desenvolve atividades e projetos de pesquisa e extensão em história, abordando temas como história política, historiografia e documentação, história da cultura, história das ciências, agricultura, mercados, patrimônio, tecnologias e sociedade, entre outros.

Elabora projetos, trabalhos científicos e relatórios, divulga resultados, orienta pesquisadores, supervisiona atividades de campo e avalia a execução da pesquisa.

Capta recursos para execução de pesquisas Participa de eventos e organiza publicações, visando ampliar a divulgação e promover a interação de Grupos de Pesquisa de História do ensino superior Orienta trabalhos acadêmicos, na construção e formulação de objeto de pesquisa e acompanha a execução do projeto, sugerindo bibliografia, realizando reuniões de orientação, examinando e avaliando a produção do orientado, preparando-o para exame de qualificação e para a defesa do trabalho em linhas de pesquisa como história econômica, história das ciências, história das artes, entre outras.

Supervisiona atividades de estágios dos alunos e de monitores, elaborando programa e projetos, acompanhando as atividades, orientando e avaliando a iniciação ao exercício profissional Propõe a realização de convênios e parcerias Participa de processos de seleção e avaliação, auxiliando na elaboração de editais, selecionando candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação e em concursos, avaliando currículos e memoriais, julgando trabalhos acadêmicos, examinando monografias, dissertações e teses.

Presta assessoria, emitindo laudo e pareceres técnicos, pareceres sobre textos para fins de publicação, assessorando projetos de instituições públicas e privadas, produções cinematográficas e teatro, organizando, avaliando e selecionando documentos históricos, prestando consultorias sobre temas históricos Exerce atividades acadêmicas e administrativas departamentais, participando de órgãos colegiados, coordenando núcleos, programas, laboratórios e oficinas, cursos e programas de estágio, organizando eventos acadêmicos.

Gerencia recursos financeiros e materiais, integrando comissões, orientando a formação de acervos e recursos financeiros Pode chefiar departamentos acadêmicos Constrói projetos políticos pedagógicos e políticas de estágio, definindo perfil profissional, política de capacitação docente, linhas de pesquisa e extensão, diretrizes de avaliação e currículo do curso.

Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, normas regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2347-45 deve elaborar plano de ensino, exercer atividades acadêmico-administrativas, desenvolver atividades de pesquisa e extensão, ministrar aula, supervisionar estágios, demonstrar competências pessoais, participar de processos de seleção e avaliação, avaliar processos de ensino-aprendizagem, orientar trabalhos acadêmicos, construir projetos político-pedagógicos, preparar aulas, prestar assessoria técnico-científica.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores de ciências humanas do ensino superior exercem suas funções em instituições e entidades de ensino e são contratados na condição de trabalhadores com carteira assinada. Organizam-se em equipes de trabalho e também podem atuar de forma individual. Trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados e a céu aberto, geralmente no período diurno. O exercício do trabalho pode se dar de forma presencial e à distância. Podem estar sujeitos a situação de estresse, devido a trabalhos sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2347-45

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após três ou quatro anos de experiência.

Atividades exercidas por um Professor de história do ensino superior CBO 2347-45

Um Professor de história do ensino superior (ou sinônimo) deve examinar produto final, demonstrar capacidade de motivação, verificar freqüência, demonstrar capacidade de mobilização, coordenar projetos de pesquisa, participar de eventos técnico-científicos, orientar pesquisadores, exercer papéis de cidadania, montar cronograma, promover debates, selecionar recursos didáticos, captar recursos para pesquisa e extensão, supervisionar atividades de campo, demonstrar capacidade de contextualização, realizar reuniões de orientação, readequar processo de ensino-aprendizagem, responder perguntas, participar da elaboração de editais para concursos, participar de órgãos colegiados, aplicar instrumentos de avaliação, elaborar programas e projetos de estágio, orientar formulação do projeto, elaborar projetos de extensão, assessorar projetos de instituições, coordenar programas de estágio, demonstrar capacidade de argumentação, trabalhar com a comunidade, fiscalizar a aplicação das normas de estágio, avaliar produção do orientado, definir metodologia, elaborar trabalhos científicos, demonstrar capacidade de síntese, organizar seminários, chefiar departamentos acadêmicos, acompanhar atividades de estágio, utilizar recursos audiovisuais, elaborar plano de aula, identificar perfil dos docentes, elaborar instrumentos de avaliação, identificar demandas da sociedade, provocar reflexões, examinar monografias, teses e dissertações, selecionar candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação, demonstrar capacidade de redação, propor minutas de editais, portarias e resoluções, avaliar trabalhos acadêmicos programados, definir diretrizes de avaliação do curso, realizar leituras, demonstrar capacidade de observação, emitir laudos e pareceres técnicos, avaliar ementas e programas, rever bibliografia, acompanhar execução do projeto, demonstrar capacidade de expressão oral, controlar freqüência, elaborar relatórios, avaliar iniciação ao exercício profissional, demonstrar capacidade de polemização, organizar eventos acadêmicos, definir linhas de pesquisa e extensão, manter-se atualizado, emitir parecer sobre textos para fins de publicação, sugerir bibliografia, discutir textos, orientar construção de objeto de pesquisa, apresentar conteúdos de disciplinas, comentar resultados de avaliações, prestar consultoria, demonstrar capacidade de problematizar, construir currículo do curso, divulgar resultados, demonstrar capacidade de reflexão, preparar orientando para defesa do trabalho, demonstrar capacidade de estabelecer interlocuções, orientar iniciação ao exercício profissional, integrar comissões, avaliar currículos e memoriais, preparar orientando para exame de qualificação, atualizar dados e informações conjunturais, coordenar projetos de extensão, gerenciar recursos financeiros e materiais, selecionar candidatos em concursos, definir objetivos da disciplina, examinar relatórios de campo, definir ementas e programas, avaliar participação em classe e extraclasse, demonstrar criatividade, definir política de capacitação docente, realizar experiências extra-sala, realizar atividades em laboratórios e oficinas, formular questões, elaborar material didático, organizar publicações, definir perfil dos docentes, avaliar execução de atividades de extensão, julgar trabalhos acadêmicos, propor a realização de convênios e parcerias, demonstrar capacidade de lidar com a diversidade, avaliar provas, prestar contas dos recursos financeiros, definir atividades extra-sala, executar pesquisas, rever prática docente, pesquisar bibliografia, identificar campos de estágio, argüir candidatos a titulação, prestar serviços a comunidade, acompanhar desenvolvimento de planos de ensino, prever formas de avaliação, definir critérios de avaliação, elaborar projetos de pesquisa, selecionar recursos humanos, coordenar cursos, definir perfil dos alunos, avaliar execução de pesquisa, indicar bibliografia, analisar resultados de avaliações, dar entrevistas, construir política de estágio, organizar atividades didáticas, orientar formação de acervos, elaborar textos, coordenar núcleos, programas, laboratórios e oficinas, definir perfil profissional, selecionar bibliografia.

Cargos e salários CBO 2347-45 - Professores de ciências humanas do ensino superior

Salário Professor de Historia do Ensino Superior

Professor de Historia do Ensino Superior: Brasil

O profissional no cargo de Professor de Historia do Ensino Superior CBO 2347-45 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.356 e 10.055 para uma jornada de trabalho média de 23h semanais de acordo com dados salariais de 84 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2347-45.