CBO 2347-50 - Professor de jornalismo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de ciências humanas do ensino superior

O profissional no cargo de Professor de jornalismo CBO 2347-50 Ministra aulas, no ensino superior, apresentando conteúdos de disciplinas nas diferentes áreas de atuação do jornalismo, promovendo debates, organizando seminários e atividades em laboratórios de produção jornalística, entre outras ações Prepara aulas, elabora o plano de ensino, acompanha seu desenvolvimento e avalia processos de ensino e aprendizagem, visando capacitar o aluno na elaboração de informações e dados.

Coordena e desenvolve atividades e projetos de pesquisa e extensão em linhas de pesquisa como jornalismo e sociedade, tecnologias da comunicação, entre outras Elabora, orienta e divulga projetos, trabalhos científicos e relatórios, supervisiona atividades e execução da pesquisa Exerce atividades acadêmicas e administrativas.

Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 2347-50 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de ciências humanas do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de jornalismo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de ciências humanas do ensino superior CBO 2347-50 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2347-50

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores de ciências humanas do ensino superior.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de jornalismo

O Professor de jornalismo CBO 2347-50 ministra aulas em cursos de graduação e pós-graduação, presencialmente e “online”, apresentando conteúdos de disciplinas nas diferentes áreas de atuação do jornalismo, como jornalismo impresso, digital, esportivo, investigativo, radiojornalismo, entre outras Promove debates, discutindo textos, provocando reflexões.

Organiza seminários e atividades em laboratórios de produção jornalística, formulando questões, indicando bibliografias.

Utiliza recursos audiovisuais e tecnologias digitais Prepara aulas, elaborando plano de aula, realizando leituras, organizando atividades didáticas, atualizando dados e informações conjunturais, revendo bibliografia, elaborando textos e material didático e atividades em laboratório, visando capacitar o aluno na busca e elaboração de informações e dados jornalísticos, sob uma visão técnica e científica, para os diversos meios de comunicação.

Elabora o plano de ensino, definindo os objetivos da disciplina, a metodologia, as atividades extrassala e em laboratórios jornalísticos de redação, jornalismo digital, fotojornalismo, radiojornalismo, entre outros Acompanha o desenvolvimento do plano de ensino e prevê formas e critérios de avaliação.

Avalia processos de ensino e aprendizagem, elaborando, aplicando e analisando instrumentos de avaliação.

Adequa o processo de ensino e aprendizagem, avaliando a participação em classe e extraclasse, os trabalhos acadêmicos programados, os trabalhos em laboratório e os resultados de avaliações Coordena e desenvolve atividades e projetos de pesquisa e extensão na área de jornalismo, em linhas de pesquisa como produção de conteúdo, jornalismo e sociedade, comunicação e cultura, mídias, tecnologias da comunicação, entre outras.

Elabora projetos, trabalhos científicos e relatórios, divulga resultados, orienta pesquisadores, seleciona pessoal, supervisiona atividades de campo, capta recursos e avalia a execução da pesquisa.

Participa de eventos e organiza publicações para divulgação de trabalhos, fatos, ideias e relatórios da área de jornalismo Orienta trabalhos acadêmicos na construção e formulação de objeto de pesquisa e acompanha a execução do projeto, sugerindo bibliografia, realizando reuniões de orientação, examinando e avaliando a produção do orientado, preparando-o para exame de qualificação e para a defesa do trabalho Supervisiona atividades de estágio e monitoria, elaborando programa e projetos, acompanhando as atividades, orientando e avaliando a iniciação ao exercício profissional nas diferentes mídias jornalísticas.

Propõe a realização de convênios e parcerias Participa de processos de seleção e avaliação, auxiliando na elaboração de editais para concursos, selecionando candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação e em concursos da área, julgando trabalhos acadêmicos, examinando monografias, dissertações e teses Presta assessoria tecnocientífica, emitindo laudo e pareceres técnicos, pareceres sobre textos para fins de publicação, assessorando projetos de instituições, prestando consultorias, dando entrevistas.

Presta serviços e trabalha com a comunidade, identificando demandas da sociedade, divulgando informações e dados comprometidos com a verdade Exerce atividades acadêmicas e administrativas departamentais, participando de órgãos colegiados, coordenando núcleos, programas, laboratórios e oficinas, cursos e programas de estágio, organizando eventos acadêmicos.

Gerencia recursos financeiros e materiais, integrando comissões, orientando a formação de acervos, prestando contas de recursos financeiros Pode chefiar departamentos acadêmicos Constrói projetos políticos pedagógicos e políticas de estágio, definindo perfil profissional, política de capacitação docente, linhas de pesquisa e extensão e diretrizes de avaliação e currículo do curso.

Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, normas regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2347-50 deve avaliar processos de ensino-aprendizagem, demonstrar competências pessoais, construir projetos político-pedagógicos, desenvolver atividades de pesquisa e extensão, elaborar plano de ensino, ministrar aula, exercer atividades acadêmico-administrativas, prestar assessoria técnico-científica, orientar trabalhos acadêmicos, participar de processos de seleção e avaliação, preparar aulas, supervisionar estágios.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores de ciências humanas do ensino superior exercem suas funções em instituições e entidades de ensino e são contratados na condição de trabalhadores com carteira assinada. Organizam-se em equipes de trabalho e também podem atuar de forma individual. Trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados e a céu aberto, geralmente no período diurno. O exercício do trabalho pode se dar de forma presencial e à distância. Podem estar sujeitos a situação de estresse, devido a trabalhos sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2347-50

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após três ou quatro anos de experiência.

Atividades exercidas por um Professor de jornalismo CBO 2347-50

Um Professor de jornalismo (ou sinônimo) deve coordenar cursos, demonstrar capacidade de polemização, orientar pesquisadores, comentar resultados de avaliações, promover debates, identificar demandas da sociedade, elaborar instrumentos de avaliação, definir metodologia, emitir laudos e pareceres técnicos, demonstrar capacidade de síntese, orientar formação de acervos, manter-se atualizado, gerenciar recursos financeiros e materiais, selecionar recursos didáticos, definir linhas de pesquisa e extensão, acompanhar desenvolvimento de planos de ensino, examinar relatórios de campo, avaliar iniciação ao exercício profissional, avaliar execução de pesquisa, coordenar projetos de extensão, captar recursos para pesquisa e extensão, demonstrar capacidade de motivação, supervisionar atividades de campo, responder perguntas, organizar seminários, avaliar execução de atividades de extensão, dar entrevistas, sugerir bibliografia, selecionar recursos humanos, realizar experiências extra-sala, discutir textos, definir objetivos da disciplina, elaborar textos, prever formas de avaliação, prestar serviços a comunidade, readequar processo de ensino-aprendizagem, avaliar currículos e memoriais, demonstrar capacidade de estabelecer interlocuções, propor a realização de convênios e parcerias, demonstrar capacidade de mobilização, integrar comissões, indicar bibliografia, realizar leituras, fiscalizar a aplicação das normas de estágio, formular questões, orientar construção de objeto de pesquisa, definir perfil dos docentes, participar de eventos técnico-científicos, avaliar produção do orientado, propor minutas de editais, portarias e resoluções, elaborar material didático, selecionar bibliografia, realizar reuniões de orientação, orientar formulação do projeto, demonstrar capacidade de contextualização, selecionar candidatos em concursos, demonstrar capacidade de observação, demonstrar capacidade de reflexão, assessorar projetos de instituições, elaborar plano de aula, realizar atividades em laboratórios e oficinas, trabalhar com a comunidade, rever prática docente, exercer papéis de cidadania, avaliar provas, atualizar dados e informações conjunturais, emitir parecer sobre textos para fins de publicação, organizar publicações, demonstrar capacidade de redação, pesquisar bibliografia, organizar atividades didáticas, verificar freqüência, definir critérios de avaliação, definir atividades extra-sala, julgar trabalhos acadêmicos, preparar orientando para defesa do trabalho, avaliar trabalhos acadêmicos programados, elaborar trabalhos científicos, coordenar programas de estágio, examinar produto final, avaliar participação em classe e extraclasse, elaborar relatórios, construir currículo do curso, controlar freqüência, identificar perfil dos docentes, definir perfil dos alunos, prestar consultoria, analisar resultados de avaliações, utilizar recursos audiovisuais, demonstrar capacidade de argumentação, divulgar resultados, demonstrar criatividade, demonstrar capacidade de lidar com a diversidade, preparar orientando para exame de qualificação, aplicar instrumentos de avaliação, selecionar candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação, montar cronograma, elaborar projetos de pesquisa, demonstrar capacidade de problematizar, elaborar projetos de extensão, prestar contas dos recursos financeiros, acompanhar atividades de estágio, definir perfil profissional, definir ementas e programas, construir política de estágio, orientar iniciação ao exercício profissional, definir diretrizes de avaliação do curso, coordenar projetos de pesquisa, identificar campos de estágio, elaborar programas e projetos de estágio, apresentar conteúdos de disciplinas, acompanhar execução do projeto, participar de órgãos colegiados, participar da elaboração de editais para concursos, examinar monografias, teses e dissertações, provocar reflexões, demonstrar capacidade de expressão oral, coordenar núcleos, programas, laboratórios e oficinas, avaliar ementas e programas, definir política de capacitação docente, rever bibliografia, organizar eventos acadêmicos, chefiar departamentos acadêmicos.

Cargos e salários CBO 2347-50 - Professores de ciências humanas do ensino superior

Salário Professor de Jornalismo

Professor de Jornalismo: Brasil

O profissional no cargo de Professor de Jornalismo CBO 2347-50 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.853 e 12.806 para uma jornada de trabalho média de 16h semanais de acordo com dados salariais de 23 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2347-50.