CBO 2347-60 - Professor de psicologia do ensino superior - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de ciências humanas do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de psicologia do ensino superior CBO 2347-60 Ministra aulas no ensino superior, apresentando conteúdos sobre teorias e práticas das diferentes áreas de atuação da psicologia, promovendo debates, entre outras atividades Prepara aulas, elabora o plano de ensino, seleciona recursos didáticos, tecnológicos e bibliografia.
Avalia a participação em classe e extraclasse, os trabalhos acadêmicos programados e examina os relatórios de campo, analisando os resultados das atividades e das avaliações Coordena, orienta e desenvolve atividades e projetos de pesquisa e extensão em psicologia Elabora projetos, trabalhos científicos e relatórios, orienta pesquisadores e avalia a execução de pesquisas sobre diferentes temas como a análise do comportamento humano, a saúde mental, entre outros.
Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2347-60 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de ciências humanas do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de psicologia do ensino superior, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de ciências humanas do ensino superior CBO 2347-60 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2347-60
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de ciências humanas do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de psicologia do ensino superior
O Professor de psicologia do ensino superior CBO 2347-60 ministra aulas de disciplinas de psicologia de graduação e pós-graduação, presencialmente e “online”, apresentando conteúdos teóricos e práticos de psicologia infantil, clínica, do desenvolvimento e aconselhamento, dentre outras áreas Promove debates, provocando reflexões, organizando seminários, formulando questões, indicando bibliografias.
Realiza atividades em sala de aula, laboratórios e oficinas e experiências extrassala.
Prepara aulas, elaborando o plano de aula, realizando leituras, organizando atividades didáticas, selecionando tecnologias digitais, revendo bibliografia, elaborando material didático e atividades teóricas e práticas que permitam abordar as diferentes linhas teóricas da psicologia Elabora o plano de ensino, definindo os objetivos da disciplina, a metodologia, as atividades extrassala e os critérios de avaliação.
Seleciona recursos didáticos, bibliografia e recursos tecnológicos Acompanha o desenvolvimento do plano de ensino e prevê formas de avaliação.
Avalia processos de ensino e aprendizagem, elaborando e aplicando instrumentos de avaliação, verificando a frequência e o rendimento de alunos.
Avalia a participação em classe e extraclasse, os trabalhos acadêmicos programados e examina os relatórios de campo, analisando os resultados das atividades e das avaliações Revê a prática docente e adequa o processo de ensino e aprendizagem a fim de auxiliar o aluno no entendimento e na análise de fenômenos psíquicos e de comportamento do ser humano.
Coordena e desenvolve atividades e projetos de pesquisa e extensão em psicologia.
Elabora projetos, trabalhos científicos e relatórios, divulga resultados, orienta pesquisadores, supervisiona atividades de campo e avalia a execução de pesquisas sobre diferentes temas como, por exemplo, a análise do comportamento humano, os novos modelos de atendimento em psicologia clínica, a saúde mental, entre outros Capta recursos para execução de pesquisas Presta serviços e trabalha com a comunidade, identificando demandas da sociedade.
Orienta trabalhos acadêmicos, na construção e formulação de objeto de pesquisa e acompanha a execução do projeto, sugerindo bibliografia, realizando reuniões de orientação, examinando e avaliando a produção do orientado, preparando-o para exame de qualificação e para a defesa do trabalho em linhas de pesquisa como psicologia organizacional, psicologia clínica, neurociências, neuropsicologia, psicologia escolar, entre outras Supervisiona atividades de estágios e monitoria de alunos, elaborando programa e projetos, acompanhando as atividades, orientando e avaliando a iniciação ao exercício profissional em escolas, hospitais, empresas, clínicas e outros locais Propõe a realização de convênios e parcerias.
Participa de processos de seleção e avaliação, selecionando candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação e em concursos, julgando trabalhos acadêmicos, examinando monografias, dissertações e teses Presta assessoria, emitindo laudo e pareceres técnicos, pareceres sobre textos para fins de publicação, assessorando projetos de instituições, prestando consultorias relacionadas aos campos da psicologia, como psicologia social, do trânsito, esportiva, entre outras.
Exerce atividades acadêmicas e administrativas departamentais, participando de órgãos colegiados, coordenando núcleos, programas, laboratórios e oficinas, cursos e programas de estágio, organizando eventos acadêmicos Gerencia recursos financeiros e materiais, integrando comissões, orientando a formação de acervos, prestando contas de recursos financeiros Pode chefiar departamentos acadêmicos.
Constrói projetos políticos pedagógicos e políticas de estágio, definindo perfil profissional, política de capacitação docente, linhas de pesquisa e extensão e diretrizes de avaliação do curso e currículo do curso Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, normas regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2347-60 deve participar de processos de seleção e avaliação, elaborar plano de ensino, exercer atividades acadêmico-administrativas, ministrar aula, desenvolver atividades de pesquisa e extensão, supervisionar estágios, avaliar processos de ensino-aprendizagem, demonstrar competências pessoais, preparar aulas, orientar trabalhos acadêmicos, prestar assessoria técnico-científica, construir projetos político-pedagógicos.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de ciências humanas do ensino superior exercem suas funções em instituições e entidades de ensino e são contratados na condição de trabalhadores com carteira assinada. Organizam-se em equipes de trabalho e também podem atuar de forma individual. Trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados e a céu aberto, geralmente no período diurno. O exercício do trabalho pode se dar de forma presencial e à distância. Podem estar sujeitos a situação de estresse, devido a trabalhos sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2347-60
O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após três ou quatro anos de experiência.
Atividades exercidas por um Professor de psicologia do ensino superior CBO 2347-60
Um Professor de psicologia do ensino superior (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de argumentação, rever prática docente, elaborar trabalhos científicos, verificar freqüência, demonstrar capacidade de síntese, avaliar provas, argüir candidatos a titulação, definir perfil profissional, examinar monografias, teses e dissertações, demonstrar capacidade de contextualização, definir perfil dos docentes, orientar formulação do projeto, organizar atividades didáticas, pesquisar bibliografia, demonstrar capacidade de estabelecer interlocuções, selecionar recursos didáticos, definir metodologia, identificar campos de estágio, emitir laudos e pareceres técnicos, realizar leituras, fiscalizar a aplicação das normas de estágio, prestar serviços a comunidade, avaliar execução de pesquisa, comentar resultados de avaliações, acompanhar desenvolvimento de planos de ensino, coordenar programas de estágio, elaborar instrumentos de avaliação, controlar freqüência, promover debates, selecionar candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação, participar de órgãos colegiados, definir objetivos da disciplina, demonstrar capacidade de mobilização, preparar orientando para defesa do trabalho, readequar processo de ensino-aprendizagem, definir perfil dos alunos, organizar eventos acadêmicos, chefiar departamentos acadêmicos, participar de eventos técnico-científicos, demonstrar capacidade de expressão oral, provocar reflexões, construir currículo do curso, sugerir bibliografia, indicar bibliografia, gerenciar recursos financeiros e materiais, elaborar projetos de extensão, demonstrar capacidade de polemização, montar cronograma, avaliar produção do orientado, avaliar participação em classe e extraclasse, avaliar execução de atividades de extensão, supervisionar atividades de campo, identificar demandas da sociedade, responder perguntas, coordenar núcleos, programas, laboratórios e oficinas, elaborar programas e projetos de estágio, discutir textos, manter-se atualizado, aplicar instrumentos de avaliação, apresentar conteúdos de disciplinas, definir linhas de pesquisa e extensão, propor a realização de convênios e parcerias, orientar iniciação ao exercício profissional, coordenar projetos de pesquisa, participar da elaboração de editais para concursos, construir política de estágio, executar pesquisas, avaliar currículos e memoriais, analisar resultados de avaliações, rever bibliografia, orientar construção de objeto de pesquisa, elaborar plano de aula, realizar experiências extra-sala, selecionar candidatos em concursos, demonstrar capacidade de redação, propor minutas de editais, portarias e resoluções, utilizar recursos audiovisuais, demonstrar capacidade de reflexão, identificar perfil dos docentes, demonstrar criatividade, demonstrar capacidade de observação, assessorar projetos de instituições, definir atividades extra-sala, elaborar projetos de pesquisa, examinar relatórios de campo, orientar pesquisadores, prever formas de avaliação, julgar trabalhos acadêmicos, orientar formação de acervos, coordenar cursos, definir política de capacitação docente, dar entrevistas, realizar reuniões de orientação, prestar consultoria, avaliar ementas e programas, acompanhar execução do projeto, demonstrar capacidade de lidar com a diversidade, formular questões, acompanhar atividades de estágio, definir diretrizes de avaliação do curso, elaborar relatórios, definir ementas e programas, elaborar material didático, organizar seminários, exercer papéis de cidadania, emitir parecer sobre textos para fins de publicação, selecionar bibliografia, definir critérios de avaliação, captar recursos para pesquisa e extensão, coordenar projetos de extensão, demonstrar capacidade de motivação, realizar atividades em laboratórios e oficinas, integrar comissões, elaborar textos, preparar orientando para exame de qualificação, examinar produto final, divulgar resultados, organizar publicações, trabalhar com a comunidade, selecionar recursos humanos, avaliar iniciação ao exercício profissional, atualizar dados e informações conjunturais, prestar contas dos recursos financeiros, avaliar trabalhos acadêmicos programados, demonstrar capacidade de problematizar.