CBO 2347-65 - Professor de serviço social do ensino superior - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de ciências humanas do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de serviço social do ensino superior CBO 2347-65 Ministra aulas, no ensino superior, apresentando conteúdos de disciplinas do curso de serviço social, promovendo debates, provocando reflexões, entre outras atividades, a fim de preparar o aluno para atuar em programas e projetos que visam o bem-estar das pessoas Prepara aulas, elabora o plano de ensino, seleciona recursos didáticos e tecnologias da informação e comunicação.
Acompanha o desenvolvimento do plano de ensino e avalia processos de ensino e aprendizagem Coordena, orienta e desenvolve atividades e projetos de pesquisa e extensão na área de serviço social Elabora projetos, trabalhos científicos e relatórios, orienta pesquisadores e avalia a execução da pesquisa.
Exerce atividades acadêmicas e administrativas Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2347-65 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de ciências humanas do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de serviço social do ensino superior, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de ciências humanas do ensino superior CBO 2347-65 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2347-65
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de ciências humanas do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de serviço social do ensino superior
O Professor de serviço social do ensino superior CBO 2347-65 ministra aulas, na graduação e pós-graduação, presencialmente e “online”, apresentando conteúdos de disciplinas do curso de serviço social, promovendo debates, discutindo textos, provocando reflexões, respondendo às perguntas, organizando seminários, formulando questões, indicando bibliografias, a fim de preparar o aluno para atuar na análise, elaboração, coordenação e execução de programas e projetos que visam o bem-estar das pessoas Prepara aulas, elaborando o plano de aula, realizando leituras, organizando atividades didáticas, revendo bibliografia, elaborando textos e material didático, selecionando recursos audiovisuais e tecnologias digitais, para abordar conteúdos como comportamento familiar, desigualdade social, saúde mental e outros.
Elabora o plano de ensino, definindo os objetivos da disciplina, a metodologia, as atividades extrassala, os critérios e avaliação.
Seleciona recursos didáticos, bibliografia e tecnologias da informação e comunicação apropriadas para o desenvolvimento de atividades na área de serviço social Elabora o cronograma e acompanha o desenvolvimento do plano de ensino.
Avalia processos de ensino e aprendizagem, elaborando e aplicando instrumentos de avaliação, verificando frequência e o rendimento do aluno, entre outras atividades Adequa o processo de ensino e aprendizagem e revê a prática docente, avaliando os trabalhos acadêmicos programados e a participação em classe e extraclasse, examinando relatórios de campo, analisando e comentando resultados de avaliações.
Coordena e desenvolve atividades e projetos de pesquisa e extensão na área de serviço social, desenvolvendo temas como violência, políticas de inclusão social, assistência social, entre outros.
Elabora projetos, trabalhos científicos e relatórios, seleciona pessoal, divulga resultados, orienta pesquisadores, supervisiona atividades de campo e avalia a execução da pesquisa Capta recursos para a realização de pesquisas.
Presta serviços e trabalha com a comunidade, identificando demandas da sociedade, podendo contribuir para o estabelecimento de políticas sociais e públicas.
Orienta trabalhos acadêmicos na construção e formulação de objeto de pesquisa e acompanha a execução do projeto, sugerindo bibliografia, realizando reuniões de orientação, examinando e avaliando a produção do orientado, preparando-o para exame de qualificação e para a defesa do trabalho em linhas de pesquisa políticas sociais, gestão pública, diversidade, direitos humanos, questões socioambientais, entre outras Supervisiona atividades de estágio e monitoria de alunos, elaborando programa e projetos, e acompanhando as atividades Propõe a realização de convênios e parcerias.
Participa de processos de seleção e avaliação, selecionando candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação e em concursos, avaliando currículos e memoriais, julgando trabalhos acadêmicos, examinando monografias, dissertações e teses Presta assessoria tecnocientífica, emitindo laudo e pareceres técnicos relacionados ao serviço social, pareceres sobre textos para fins de publicação, assessorando projetos de instituições, prestando consultorias Participa de eventos e organiza publicações.
Exerce atividades acadêmicas e administrativas departamentais, participando de órgãos colegiados, coordenando núcleos, programas, laboratórios e oficinas, cursos e programas de estágio, organizando eventos acadêmicos Gerencia recursos financeiros e materiais, integrando comissões, orientando a formação de acervos, prestando contas de recursos financeiros.
Pode chefiar departamentos acadêmicos Constrói projetos políticos pedagógicos e políticas de estágio, definindo perfil profissional, política de capacitação docente, linhas de pesquisa e extensão e diretrizes de avaliação e currículo do curso Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, normas regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2347-65 deve demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de ciências humanas do ensino superior exercem suas funções em instituições e entidades de ensino e são contratados na condição de trabalhadores com carteira assinada. Organizam-se em equipes de trabalho e também podem atuar de forma individual. Trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados e a céu aberto, geralmente no período diurno. O exercício do trabalho pode se dar de forma presencial e à distância. Podem estar sujeitos a situação de estresse, devido a trabalhos sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2347-65
O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após três ou quatro anos de experiência.
Atividades exercidas por um Professor de serviço social do ensino superior CBO 2347-65
Um Professor de serviço social do ensino superior (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de reflexão, demonstrar capacidade de lidar com a diversidade, demonstrar capacidade de problematizar, exercer papéis de cidadania, manter-se atualizado, demonstrar capacidade de argumentação, demonstrar capacidade de contextualização, demonstrar capacidade de polemização, demonstrar criatividade, demonstrar capacidade de síntese, demonstrar capacidade de estabelecer interlocuções, demonstrar capacidade de observação, demonstrar capacidade de expressão oral, demonstrar capacidade de mobilização, demonstrar capacidade de motivação, demonstrar capacidade de redação.