CBO 2347-70 - Professor de sociologia do ensino superior - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de ciências humanas do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de sociologia do ensino superior CBO 2347-70 Ministra aulas no ensino superior, apresentando conteúdos de disciplinas de sociologia, realizando debates e reflexões sobre temas como raça e relações étnicas, relações sociais, entre outros Prepara aulas, elabora plano de ensino, seleciona recursos didáticos e tecnologias da informação e comunicação apropriadas para o estudo de características de grupos sociais, culturais e outros e os processos sociais.
Coordena, orienta e desenvolve atividades e projetos de pesquisa e extensão, analisando as relações sociais, o comportamento político, entre outros campos Elabora projetos, trabalhos científicos e relatórios, orienta pesquisadores, supervisiona atividades de campo, avalia a execução da pesquisa e prepara o aluno para a defesa do trabalho Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 2347-70 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de ciências humanas do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de sociologia do ensino superior, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de ciências humanas do ensino superior CBO 2347-70 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2347-70
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de ciências humanas do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de sociologia do ensino superior
O Professor de sociologia do ensino superior CBO 2347-70 ministra aulas na graduação e pós-graduação, presencialmente e “online”, apresentando conteúdos de disciplinas de sociologia, organizando seminários, promovendo debates, discutindo textos, provocando reflexões sobre relações, ações e representações sociais pelas quais as sociedades são constituídas, à luz de teóricos como Marx, Parsons, Durkheim, Weber, Bourdieu, Elias, entre outros Realiza atividades em laboratórios e oficinas e experiências extrassala, utilizando recursos audiovisuais e tecnologias digitais.
Prepara aulas, elaborando o plano de aula, realizando leituras, organizando atividades didáticas, revendo bibliografia, elaborando textos e material didático abordando assuntos de sociologia urbana, sociologia política, comportamento político, entre outros.
Elabora o plano de ensino, definindo os objetivos da disciplina, a metodologia, as atividades extrassala, os critérios de avaliação Seleciona recursos didáticos, bibliografia e tecnologias da informação e comunicação apropriadas para o estudo de características de grupos sociais, políticos, culturais, entre outros e os processos sociais.
Avalia processos de ensino e aprendizagem, elaborando, analisando e aplicando instrumentos de avaliação, analisando os resultados das avaliações, os trabalhos acadêmicos programados e a participação em classe e extraclasse e verificando o rendimento e a frequência dos alunos Adequa o processo de ensino e aprendizagem, revendo a prática docente.
Coordena e desenvolve atividades e projetos de pesquisa e extensão para desenvolver e testar teorias sobre questões sociais, como crime, relações de grupo, pobreza, entre outras questões.
Elabora projetos, trabalhos científicos e relatórios, divulga resultados, orienta pesquisadores, supervisiona atividades de campo e avalia a execução da pesquisa Capta recursos para execução de pesquisas.
Presta serviços e trabalha com a comunidade, identificando demandas da sociedade.
Participa de eventos e organiza publicações Orienta trabalhos acadêmicos, na construção e formulação de objeto de pesquisa e acompanha a execução do projeto, sugerindo bibliografia, realizando reuniões de orientação, examinando e avaliando a produção do orientado, preparando-o para o exame de qualificação e para a defesa do trabalho em linhas de pesquisa como trabalho e sociedade, política, educação, ciência e tecnologia, cultura e sociedade, desigualdades, relações de gênero e de raça, estudos socioambientais Supervisiona atividades de monitoria e estágios dos alunos, elaborando programa e projetos, acompanhando as atividades, orientando e avaliando a iniciação ao exercício profissional na área de sociologia.
Propõe a realização de convênios e parcerias Participa de processos de seleção e avaliação, auxiliando na elaboração de editais para concursos, selecionando candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação e em concursos, avaliando currículos e memoriais, arguindo candidatos à titulação, julgando trabalhos acadêmicos, examinando monografias, dissertações e teses Presta assessoria tecnocientífica, emitindo laudo e pareceres técnicos, pareceres sobre textos para fins de publicação, assessorando projetos de instituições, prestando consultorias.
Exerce atividades acadêmicas e administrativas departamentais, participando de órgãos colegiados, coordenando núcleos, programas, laboratórios e oficinas, cursos e programas de estágio, organizando eventos acadêmicos Gerencia recursos financeiros e materiais, integrando comissões, orientando a formação de acervos, prestando contas de recursos financeiros.
Pode chefiar departamentos acadêmicos Constrói projetos políticos pedagógicos e políticas de estágio, definindo perfil profissional, política de capacitação docente, linhas de pesquisa e extensão e diretrizes de avaliação e currículo do curso Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, normas regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2347-70 deve preparar aulas, desenvolver atividades de pesquisa e extensão, exercer atividades acadêmico-administrativas, construir projetos político-pedagógicos, elaborar plano de ensino, prestar assessoria técnico-científica, demonstrar competências pessoais, supervisionar estágios, ministrar aula, orientar trabalhos acadêmicos, participar de processos de seleção e avaliação, avaliar processos de ensino-aprendizagem.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de ciências humanas do ensino superior exercem suas funções em instituições e entidades de ensino e são contratados na condição de trabalhadores com carteira assinada. Organizam-se em equipes de trabalho e também podem atuar de forma individual. Trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados e a céu aberto, geralmente no período diurno. O exercício do trabalho pode se dar de forma presencial e à distância. Podem estar sujeitos a situação de estresse, devido a trabalhos sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2347-70
O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após três ou quatro anos de experiência.
Atividades exercidas por um Professor de sociologia do ensino superior CBO 2347-70
Um Professor de sociologia do ensino superior (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de reflexão, divulgar resultados, supervisionar atividades de campo, demonstrar capacidade de lidar com a diversidade, construir política de estágio, demonstrar capacidade de estabelecer interlocuções, construir currículo do curso, definir critérios de avaliação, realizar atividades em laboratórios e oficinas, definir diretrizes de avaliação do curso, indicar bibliografia, julgar trabalhos acadêmicos, definir atividades extra-sala, coordenar projetos de pesquisa, integrar comissões, selecionar candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação, demonstrar capacidade de redação, prestar contas dos recursos financeiros, orientar formulação do projeto, demonstrar capacidade de observação, selecionar recursos didáticos, selecionar recursos humanos, avaliar ementas e programas, coordenar projetos de extensão, avaliar iniciação ao exercício profissional, demonstrar capacidade de motivação, organizar eventos acadêmicos, definir linhas de pesquisa e extensão, identificar campos de estágio, demonstrar capacidade de polemização, exercer papéis de cidadania, avaliar provas, acompanhar desenvolvimento de planos de ensino, pesquisar bibliografia, definir perfil dos docentes, identificar perfil dos docentes, elaborar relatórios, demonstrar capacidade de mobilização, propor a realização de convênios e parcerias, examinar monografias, teses e dissertações, selecionar bibliografia, avaliar trabalhos acadêmicos programados, coordenar programas de estágio, definir metodologia, analisar resultados de avaliações, organizar seminários, coordenar cursos, orientar iniciação ao exercício profissional, controlar freqüência, emitir parecer sobre textos para fins de publicação, participar de órgãos colegiados, prever formas de avaliação, elaborar material didático, avaliar currículos e memoriais, examinar relatórios de campo, atualizar dados e informações conjunturais, preparar orientando para defesa do trabalho, apresentar conteúdos de disciplinas, avaliar execução de pesquisa, avaliar execução de atividades de extensão, demonstrar criatividade, elaborar trabalhos científicos, participar de eventos técnico-científicos, organizar atividades didáticas, rever prática docente, demonstrar capacidade de contextualização, fiscalizar a aplicação das normas de estágio, identificar demandas da sociedade, demonstrar capacidade de problematizar, elaborar textos, selecionar candidatos em concursos, promover debates, propor minutas de editais, portarias e resoluções, orientar formação de acervos, executar pesquisas, montar cronograma, avaliar participação em classe e extraclasse, manter-se atualizado, discutir textos, demonstrar capacidade de expressão oral, preparar orientando para exame de qualificação, trabalhar com a comunidade, participar da elaboração de editais para concursos, rever bibliografia, acompanhar atividades de estágio, comentar resultados de avaliações, elaborar instrumentos de avaliação, demonstrar capacidade de síntese, emitir laudos e pareceres técnicos, verificar freqüência, dar entrevistas, provocar reflexões, sugerir bibliografia, elaborar plano de aula, responder perguntas, definir perfil dos alunos, prestar consultoria, orientar construção de objeto de pesquisa, definir política de capacitação docente, gerenciar recursos financeiros e materiais, elaborar projetos de extensão, elaborar programas e projetos de estágio, utilizar recursos audiovisuais, orientar pesquisadores, realizar leituras, demonstrar capacidade de argumentação, coordenar núcleos, programas, laboratórios e oficinas, acompanhar execução do projeto, organizar publicações, definir ementas e programas, examinar produto final, definir perfil profissional, avaliar produção do orientado, definir objetivos da disciplina, captar recursos para pesquisa e extensão, prestar serviços a comunidade, aplicar instrumentos de avaliação, argüir candidatos a titulação, realizar reuniões de orientação, elaborar projetos de pesquisa, readequar processo de ensino-aprendizagem, assessorar projetos de instituições, chefiar departamentos acadêmicos, realizar experiências extra-sala, formular questões.