CBO 2347-70 - Professor de sociologia do ensino superior - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de ciências humanas do ensino superior

O profissional no cargo de Professor de sociologia do ensino superior CBO 2347-70 Ministra aulas no ensino superior, apresentando conteúdos de disciplinas de sociologia, realizando debates e reflexões sobre temas como raça e relações étnicas, relações sociais, entre outros Prepara aulas, elabora plano de ensino, seleciona recursos didáticos e tecnologias da informação e comunicação apropriadas para o estudo de características de grupos sociais, culturais e outros e os processos sociais.

Coordena, orienta e desenvolve atividades e projetos de pesquisa e extensão, analisando as relações sociais, o comportamento político, entre outros campos Elabora projetos, trabalhos científicos e relatórios, orienta pesquisadores, supervisiona atividades de campo, avalia a execução da pesquisa e prepara o aluno para a defesa do trabalho Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 2347-70 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de ciências humanas do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de sociologia do ensino superior, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de ciências humanas do ensino superior CBO 2347-70 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2347-70

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores de ciências humanas do ensino superior.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de sociologia do ensino superior

O Professor de sociologia do ensino superior CBO 2347-70 ministra aulas na graduação e pós-graduação, presencialmente e “online”, apresentando conteúdos de disciplinas de sociologia, organizando seminários, promovendo debates, discutindo textos, provocando reflexões sobre relações, ações e representações sociais pelas quais as sociedades são constituídas, à luz de teóricos como Marx, Parsons, Durkheim, Weber, Bourdieu, Elias, entre outros Realiza atividades em laboratórios e oficinas e experiências extrassala, utilizando recursos audiovisuais e tecnologias digitais.

Prepara aulas, elaborando o plano de aula, realizando leituras, organizando atividades didáticas, revendo bibliografia, elaborando textos e material didático abordando assuntos de sociologia urbana, sociologia política, comportamento político, entre outros.

Elabora o plano de ensino, definindo os objetivos da disciplina, a metodologia, as atividades extrassala, os critérios de avaliação Seleciona recursos didáticos, bibliografia e tecnologias da informação e comunicação apropriadas para o estudo de características de grupos sociais, políticos, culturais, entre outros e os processos sociais.

Avalia processos de ensino e aprendizagem, elaborando, analisando e aplicando instrumentos de avaliação, analisando os resultados das avaliações, os trabalhos acadêmicos programados e a participação em classe e extraclasse e verificando o rendimento e a frequência dos alunos Adequa o processo de ensino e aprendizagem, revendo a prática docente.

Coordena e desenvolve atividades e projetos de pesquisa e extensão para desenvolver e testar teorias sobre questões sociais, como crime, relações de grupo, pobreza, entre outras questões.

Elabora projetos, trabalhos científicos e relatórios, divulga resultados, orienta pesquisadores, supervisiona atividades de campo e avalia a execução da pesquisa Capta recursos para execução de pesquisas.

Presta serviços e trabalha com a comunidade, identificando demandas da sociedade.

Participa de eventos e organiza publicações Orienta trabalhos acadêmicos, na construção e formulação de objeto de pesquisa e acompanha a execução do projeto, sugerindo bibliografia, realizando reuniões de orientação, examinando e avaliando a produção do orientado, preparando-o para o exame de qualificação e para a defesa do trabalho em linhas de pesquisa como trabalho e sociedade, política, educação, ciência e tecnologia, cultura e sociedade, desigualdades, relações de gênero e de raça, estudos socioambientais Supervisiona atividades de monitoria e estágios dos alunos, elaborando programa e projetos, acompanhando as atividades, orientando e avaliando a iniciação ao exercício profissional na área de sociologia.

Propõe a realização de convênios e parcerias Participa de processos de seleção e avaliação, auxiliando na elaboração de editais para concursos, selecionando candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação e em concursos, avaliando currículos e memoriais, arguindo candidatos à titulação, julgando trabalhos acadêmicos, examinando monografias, dissertações e teses Presta assessoria tecnocientífica, emitindo laudo e pareceres técnicos, pareceres sobre textos para fins de publicação, assessorando projetos de instituições, prestando consultorias.

Exerce atividades acadêmicas e administrativas departamentais, participando de órgãos colegiados, coordenando núcleos, programas, laboratórios e oficinas, cursos e programas de estágio, organizando eventos acadêmicos Gerencia recursos financeiros e materiais, integrando comissões, orientando a formação de acervos, prestando contas de recursos financeiros.

Pode chefiar departamentos acadêmicos Constrói projetos políticos pedagógicos e políticas de estágio, definindo perfil profissional, política de capacitação docente, linhas de pesquisa e extensão e diretrizes de avaliação e currículo do curso Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, normas regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2347-70 deve construir projetos político-pedagógicos, ministrar aula, desenvolver atividades de pesquisa e extensão, participar de processos de seleção e avaliação, elaborar plano de ensino, demonstrar competências pessoais, avaliar processos de ensino-aprendizagem, supervisionar estágios, exercer atividades acadêmico-administrativas, prestar assessoria técnico-científica, preparar aulas, orientar trabalhos acadêmicos.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores de ciências humanas do ensino superior exercem suas funções em instituições e entidades de ensino e são contratados na condição de trabalhadores com carteira assinada. Organizam-se em equipes de trabalho e também podem atuar de forma individual. Trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados e a céu aberto, geralmente no período diurno. O exercício do trabalho pode se dar de forma presencial e à distância. Podem estar sujeitos a situação de estresse, devido a trabalhos sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2347-70

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após três ou quatro anos de experiência.

Atividades exercidas por um Professor de sociologia do ensino superior CBO 2347-70

Um Professor de sociologia do ensino superior (ou sinônimo) deve comentar resultados de avaliações, manter-se atualizado, realizar leituras, formular questões, trabalhar com a comunidade, construir currículo do curso, elaborar instrumentos de avaliação, verificar freqüência, chefiar departamentos acadêmicos, definir perfil dos alunos, elaborar programas e projetos de estágio, orientar construção de objeto de pesquisa, elaborar plano de aula, demonstrar capacidade de motivação, assessorar projetos de instituições, avaliar iniciação ao exercício profissional, definir diretrizes de avaliação do curso, rever bibliografia, avaliar produção do orientado, elaborar relatórios, orientar iniciação ao exercício profissional, acompanhar desenvolvimento de planos de ensino, coordenar núcleos, programas, laboratórios e oficinas, propor minutas de editais, portarias e resoluções, prestar consultoria, controlar freqüência, fiscalizar a aplicação das normas de estágio, definir linhas de pesquisa e extensão, examinar monografias, teses e dissertações, supervisionar atividades de campo, avaliar participação em classe e extraclasse, indicar bibliografia, avaliar execução de pesquisa, rever prática docente, elaborar trabalhos científicos, selecionar bibliografia, argüir candidatos a titulação, provocar reflexões, demonstrar capacidade de lidar com a diversidade, identificar campos de estágio, julgar trabalhos acadêmicos, apresentar conteúdos de disciplinas, organizar seminários, avaliar provas, promover debates, orientar formulação do projeto, atualizar dados e informações conjunturais, elaborar projetos de pesquisa, realizar reuniões de orientação, preparar orientando para exame de qualificação, emitir parecer sobre textos para fins de publicação, captar recursos para pesquisa e extensão, elaborar textos, dar entrevistas, avaliar ementas e programas, elaborar projetos de extensão, demonstrar capacidade de redação, definir objetivos da disciplina, selecionar candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação, acompanhar execução do projeto, coordenar projetos de extensão, demonstrar criatividade, definir metodologia, orientar pesquisadores, acompanhar atividades de estágio, propor a realização de convênios e parcerias, definir perfil dos docentes, construir política de estágio, demonstrar capacidade de observação, coordenar cursos, preparar orientando para defesa do trabalho, demonstrar capacidade de mobilização, sugerir bibliografia, demonstrar capacidade de estabelecer interlocuções, examinar relatórios de campo, participar de eventos técnico-científicos, participar da elaboração de editais para concursos, avaliar currículos e memoriais, demonstrar capacidade de reflexão, prestar contas dos recursos financeiros, emitir laudos e pareceres técnicos, executar pesquisas, orientar formação de acervos, pesquisar bibliografia, divulgar resultados, coordenar projetos de pesquisa, definir ementas e programas, demonstrar capacidade de contextualização, coordenar programas de estágio, demonstrar capacidade de argumentação, prever formas de avaliação, avaliar execução de atividades de extensão, selecionar candidatos em concursos, identificar perfil dos docentes, gerenciar recursos financeiros e materiais, examinar produto final, realizar experiências extra-sala, analisar resultados de avaliações, definir perfil profissional, demonstrar capacidade de problematizar, selecionar recursos didáticos, definir política de capacitação docente, avaliar trabalhos acadêmicos programados, responder perguntas, identificar demandas da sociedade, demonstrar capacidade de expressão oral, organizar atividades didáticas, organizar eventos acadêmicos, definir atividades extra-sala, demonstrar capacidade de polemização, realizar atividades em laboratórios e oficinas, utilizar recursos audiovisuais, participar de órgãos colegiados, selecionar recursos humanos, readequar processo de ensino-aprendizagem, prestar serviços a comunidade, montar cronograma, demonstrar capacidade de síntese, definir critérios de avaliação, exercer papéis de cidadania, discutir textos, elaborar material didático, aplicar instrumentos de avaliação, organizar publicações, integrar comissões.

Cargos e salários CBO 2347-70 - Professores de ciências humanas do ensino superior

Salário Professor de Sociologia do Ensino Superior

Professor de Sociologia do Ensino Superior: Brasil

O profissional no cargo de Professor de Sociologia do Ensino Superior CBO 2347-70 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.121 e 10.304 para uma jornada de trabalho média de 15h semanais de acordo com dados salariais de 52 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2347-70.