CBO 2349-05 - Professor de artes do espetáculo no ensino superior - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de artes do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de artes do espetáculo no ensino superior CBO 2349-05 Planeja e realiza atividades de formação, supervisão, orientação, assessoria e consultoria acadêmico-científicas relativas aos processos de criação e recepção cênica e dramatúrgica, seus fundamentos e configurações histórico-conceituais, bem como tecnologias aplicadas às artes do espetáculo, em diferentes linguagens e plataformas, no âmbito do ensino superior Ministra aulas expositivas, aulas magistrais, aulas individuais e coletivas, utilizando estratégias presenciais ou a distância, mobilizando aspectos técnicos, didático-pedagógicos, metodologias de ensino e aprendizagem e estratégias avaliativas.
Concebe, implementa e coordena projetos pedagógicos de cursos e programas tecnocientíficos na área de conhecimento de artes cênicas, contribuindo para a divulgação de novos conceitos, de análises setoriais e estudos sobre o desenvolvimento da Arte e da Cultura e da própria atuação profissional
CBO 2349-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de artes do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de artes do espetáculo no ensino superior, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de artes do ensino superior CBO 2349-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2349-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de artes do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de artes do espetáculo no ensino superior
O Professor de artes do espetáculo no ensino superior CBO 2349-05 prepara e ministra aulas expositivas, aulas magistrais (masterclasses), oficinas e cursos de curta e longa duração, teóricos e práticos, para alunos do ensino superior das artes do espetáculo, abordando aspectos relativos à produção artística e cultural em diferentes linguagens, como teatro, dança, circo, entre outros tipos de expressões e eventos culturais Mobiliza aspectos técnicos e didático-pedagógicos, considerando conteúdos, metodologias de ensino e aprendizagem e estratégias avaliativas contidas nos projetos pedagógicos ou planos de cursos.
Orienta e supervisiona alunos em estágios, práticas profissionais, pesquisas e produções no âmbito das artes do espetáculo, acolhendo e prestando atendimento aos estudantes, contribuindo para a formação integral do profissional.
Planeja cursos de ensino superior, elaborando e justificando a própria existência do curso e sua inserção no mercado de trabalho, estabelecendo objetivos de ensino, perfil profissional do egresso e seu campo de atuação Define a concepção epistemológica e metodológica do curso, sistematizando estrutura curricular e produzindo o ementário, estabelecendo pré-requisitos e infraestrutura específica, assim como a metodologia de avaliação de aprendizagem, considerando o aparato regulatório para o ensino superior (governamental e decorrentes de associações representativas de classe) e os objetivos institucionais de formação.
Coordena cursos superiores de graduação e pós-graduação, implementando e avaliando currículos, bem como a infraestrutura necessária para desenvolvimento dos cursos Elabora testes de aptidão para seleção de alunos, docentes, técnicos e outros profissionais envolvidos na operação de cursos superiores, participando de bancas e comissões de processos seletivos e concursos, e emitindo relatórios e pareceres de avaliação.
Participa e coordena bancas de defesa de trabalhos de conclusão de curso, monografias, dissertações e teses acadêmicas, avaliando qualidade em termos de objetivos, justificativas, embasamento teórico-conceitual, métodos e técnicas e resultados obtidos.
Coordena grupos de estudo e desenvolve pesquisa na área de conhecimento de artes do espetáculo, sob diferentes aspectos técnicos, metodológicos, políticos, culturais e econômicos, em articulação com outras áreas do conhecimento, como sociologia, antropologia, filosofia, artes, entre outras Elabora e define metodologias e projetos de pesquisa, desenvolvendo análises e sistematizações de conhecimento sobre processos de criação e recepção cênica e dramatúrgica, seus fundamentos e configurações histórico-conceituais, bem como tecnologias aplicadas às artes do espetáculo.
Coordena publicações, participa de conselhos editoriais artístico-científicos, produz e divulga conhecimentos por meio de textos e eventos científicos de diferentes tipos, presenciais ou mediados por plataformas tecnológicas, contribuindo para o fortalecimento do campo do conhecimento.
Programa e organiza atividades de extensão no âmbito das artes do espetáculo, como seminários, colóquios e congressos, exposições, festivais, mostras, concertos, recitais, espetáculos, oficinas e cursos de curta duração, realizando curadorias e participando de comissões julgadoras de concursos artístico-culturais Realiza atividades de assessoria, supervisão e consultoria a instituições e grupos artístico-culturais e científicos, organizações governamentais e não governamentais, instituições de ensino e pesquisa, agências financiadoras, editoriais e midiáticas, contribuindo e articulando a definição de políticas culturais Atua considerando ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 2349-05 deve atuar no ensino da arte, divulgar conhecimentos específicos em artes, exercer atividades acadêmico-administrativas, demonstrar competências pessoais, desenvolver pesquisa em artes, coordenar atividades de extensão em artes, planejar cursos, assessorar atividades acadêmico-administrativas.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2349-05
Os requisitos para o exercício dessas ocupações podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.
Atividades exercidas por um Professor de artes do espetáculo no ensino superior CBO 2349-05
Um Professor de artes do espetáculo no ensino superior (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de condução de pesquisa, participar de conselhos editoriais, elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais, elaborar testes de aptidão para seleção de alunos, assessorar editoras, preparar aulas teóricas e práticas, assessorar organizações governamentais e não-governamentais, organizar festivais e mostras, prestar atendimento a alunos, participar de bancas de concurso, avaliar alunos, demonstrar capacidade pedagógica, organizar exposições, participar de seminários colóquios e congressos, definir carga horária, coordenar comissões, concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas, emitir pareceres, organizar seminários, colóquios e congressos, constituir equipes de trabalho, ministrar aulas teóricas e práticas, definir objetivos de cursos, supervisionar produções de natureza artística, articular a arte com outras áreas do conhecimento, demonstrar capacidade de especulação e experimentação, coordenar grupos de estudo, orientar alunos em pesquisas e produções artísticas, participar da definição de políticas culturais, trabalhar em equipe, desenvolver novas abordagens de criação artística, dimensionar infra-estrutura de apoio, elaborar relatórios, trabalhar de forma multidisciplinar, sistematizar conhecimentos em artes, prestar consultoria, assessorar grupos artísticos, realizar curadoria, assessorar instituições artístico-culturais, assessorar a mídia, concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas, participar de comissões julgadoras de concursos artísticos, participar de bancas de defesa de tese e dissertação, solicitar infra-estrutura de apoio, dar entrevistas, demonstrar percepção estética, analisar processos de recepção artística, assessorar entidades de ensino, definir metodologias de pesquisa em artes, elaborar ementas, demonstrar atitude crítica, elaborar projetos de pesquisa, definir grades curriculares, definir programas de cursos, coordenar grupos de pesquisa, ministrar oficinas e mini-cursos, organizar oficinas e mini-cursos, pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética, analisar processos de criação artística, avaliar currículos, cursos e disciplinas, programar palestras e conferências, identificar pré-requisitos, participar de comissões, demonstrar capacidade de criar soluções novas, supervisionar alunos em estágios, apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos, encaminhar pedido de aprovação de novos cursos, coordenar cursos, participar de debates na mídia, assessorar agências financiadoras de pesquisa, coordenar publicações, programar espetáculos, publicar textos teóricos, críticos e de divulgação, difundir resultados de pesquisa, dar palestras e conferências, analisar arte, obra de arte e experiência estética.