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CBO 2349-15 - Professor de música no ensino superior - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de artes do ensino superior

O profissional no cargo de Professor de música no ensino superior CBO 2349-15 Planeja e realiza diferentes atividades de formação, supervisão, orientação, assessoria e consultoria acadêmico-científicas em música instrumental e coral, como canto e arte lírica, composição, regência e formação de instrumentista, no âmbito do ensino superior Ministra aulas expositivas, aulas magistrais, aulas individuais e coletivas, utilizando estratégias presenciais ou a distância, mobilizando aspectos técnicos, didático-pedagógicos, metodologias de ensino-aprendizagem e estratégias avaliativas.

Concebe, implementa e coordena projetos pedagógicos de cursos e programas técnico-científicos na área de conhecimento da música, contribuindo para a divulgação de novos conceitos, de análises setoriais e estudos sobre produção e consumo arte-musical

CBO 2349-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de artes do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de música no ensino superior, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de artes do ensino superior CBO 2349-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2349-15

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores de artes do ensino superior.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de música no ensino superior

O Professor de música no ensino superior CBO 2349-15 prepara e ministra aulas expositivas, aulas magistrais (masterclasses), oficinas e cursos de curta e longa duração, teóricos e práticos, para alunos do ensino superior de música instrumental e coral, mobilizando aspectos técnicos e didático-pedagógicos, considerando conteúdos, metodologias de ensino-aprendizagem e estratégias avaliativas contidas nos projetos pedagógicos ou planos de cursos Orienta e supervisiona alunos em estágios, práticas profissionais, pesquisas e produções artístico-musicais, acolhendo e prestando atendimento aos estudantes, contribuindo para a formação integral do profissional.

Planeja cursos de ensino superior, elaborando e justificando a própria existência do curso e sua inserção no mercado de trabalho, estabelecendo objetivos de ensino, perfil profissional do egresso e seu campo de atuação.

Define a concepção epistemológica e metodológica do curso, sistematizando estrutura curricular, carga-horária, conteúdos e abordagens previstos no ementário, a existência de pré-requisitos e de infraestrutura específica, assim como o modelo e a metodologia de avaliação de aprendizagem, considerando o aparato regulatório para o ensino superior (governamental e decorrentes de associações representativas de classe) e os objetivos institucionais de formação Coordena cursos superiores de graduação e pós-graduação, implementando e avaliando currículos e disciplinas, bem como a infraestrutura necessária para desenvolvimento dos cursos.

Elabora testes de aptidão para seleção de alunos, docentes, técnicos e outros profissionais envolvidos na operação de cursos superiores de música, participando de bancas e comissões de processos seletivos e concursos, e emitindo relatórios e pareceres de avaliação Participa e coordena bancas de defesa de trabalhos de conclusão de curso, monografias, dissertações e teses acadêmicas, avaliando qualidade em termos de objetivos, justificativas, embasamento teórico-conceitual, métodos e técnicas e resultados obtidos.

Coordena grupos de estudo e desenvolve pesquisa na área de conhecimento da música, sob diferentes aspectos técnicos, metodológicos, políticos, culturais e econômicos, em articulação com outras áreas do conhecimento, como sociologia, antropologia, filosofia, artes, entre outras.

Elabora e define desenhos metodológicos e projetos de pesquisa na área de música, desenvolvendo análises e sistematizações de conhecimento sobre processos de criação e recepção Desenvolve produções acadêmicas e artístico-musicais, evidenciando análises resultados de pesquisa e novas abordagens artístico-científicas em textos teóricos, críticos e de divulgação, contribuindo para o fortalecimento do campo do conhecimento.

Coordena publicações e participa de conselhos editoriais artístico-científicos no seu campo de conhecimento.

Divulga conhecimentos por meio de palestras e conferências, apresentação de trabalhos e produções artístico-científicas em seminários, colóquios e congressos, participando de debates e entrevistas em plataformas multimidias Programa e organiza atividades de extensão no campo de conhecimento da música, como seminários, colóquios e congressos, exposições, festivais, mostras, concertos, recitais, espetáculos, oficinas e cursos de curta duração, realizando curadorias e participando de comissões julgadoras de concursos artístico-musicais Realiza atividades de assessoria, supervisão e consultoria a instituições e grupos artístico-culturais e científicos, organizações governamentais e não-governamentais, instituições de ensino e pesquisa, agências financiadoras, editoriais e midiáticas, contribuindo e articulando a definição de políticas culturais.

Atua considerando ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental .

Funções do cargo

O funcionário CBO 2349-15 deve demonstrar competências pessoais, divulgar conhecimentos específicos em artes, desenvolver pesquisa em artes, atuar no ensino da arte, coordenar atividades de extensão em artes, exercer atividades acadêmico-administrativas, planejar cursos, assessorar atividades acadêmico-administrativas.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2349-15

Os requisitos para o exercício dessas ocupações podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.

Atividades exercidas por um Professor de música no ensino superior CBO 2349-15

Um Professor de música no ensino superior (ou sinônimo) deve avaliar alunos, emitir pareceres, publicar textos teóricos, críticos e de divulgação, demonstrar capacidade de especulação e experimentação, definir grades curriculares, assessorar agências financiadoras de pesquisa, assessorar editoras, assessorar instituições artístico-culturais, concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas, assessorar a mídia, analisar arte, obra de arte e experiência estética, ministrar oficinas e mini-cursos, dar palestras e conferências, organizar concertos e recitais, supervisionar produções de natureza artística, assessorar entidades de ensino, concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas, participar de conselhos editoriais, constituir equipes de trabalho, demonstrar capacidade de criar soluções novas, definir metodologias de pesquisa em artes, analisar processos de recepção artística, definir programas de cursos, assessorar organizações governamentais e não-governamentais, pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética, supervisionar alunos em estágios, apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos, preparar aulas teóricas e práticas, prestar consultoria, demonstrar capacidade de condução de pesquisa, coordenar grupos de estudo, coordenar comissões, elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais, demonstrar percepção estética, participar de bancas de concurso, programar palestras e conferências, orientar alunos em pesquisas e produções artísticas, desenvolver novas abordagens de criação artística, organizar exposições, programar espetáculos, difundir resultados de pesquisa, prestar atendimento a alunos, definir objetivos de cursos, participar da definição de políticas culturais, organizar seminários, colóquios e congressos, demonstrar atitude crítica, participar de debates na mídia, organizar festivais e mostras, participar de comissões julgadoras de concursos artísticos, sistematizar conhecimentos em artes, dimensionar infra-estrutura de apoio, organizar oficinas e mini-cursos, identificar pré-requisitos, trabalhar em equipe, avaliar currículos, cursos e disciplinas, demonstrar capacidade pedagógica, assessorar grupos artísticos, elaborar ementas, analisar processos de criação artística, realizar curadoria, coordenar cursos, trabalhar de forma multidisciplinar, coordenar publicações, participar de bancas de defesa de tese e dissertação, elaborar testes de aptidão para seleção de alunos, participar de comissões, dar entrevistas, participar de seminários colóquios e congressos, ministrar aulas teóricas e práticas, coordenar grupos de pesquisa, elaborar projetos de pesquisa, solicitar infra-estrutura de apoio, elaborar relatórios, encaminhar pedido de aprovação de novos cursos, definir carga horária, articular a arte com outras áreas do conhecimento.

Cargos e salários CBO 2349-15 - Professores de artes do ensino superior

Salário Professor de Musica no Ensino Superior

Professor de Musica no Ensino Superior: Brasil

O profissional no cargo de Professor de Musica no Ensino Superior CBO 2349-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.788 e 9.196 para uma jornada de trabalho média de 28h semanais de acordo com dados salariais de 554 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2349-15.