CBO 2392-05 - Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de educação especial
O profissional no cargo de Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos CBO 2392-05 Participa da elaboração do currículo escolar, planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação, prepara materiais pedagógicos e realiza a ação docente e a avaliação na educação especial para alunos com deficiência auditiva e surdos Ensina atividades de vida diária e autônoma, educação especial para o trabalho, entre outros conteúdos formativos.
Desenvolve atividades em língua de sinais Instrui sobre o uso de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva Participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesses da área de educação especial, bem como de programas de atendimento educacional.
Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições da área Divulga conhecimentos e forma profissionais da área Cumpre legislação da educação, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde, segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 2392-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de educação especial que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de educação especial CBO 2392-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2392-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de educação especial.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos
O Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos CBO 2392-05 participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesse da área de educação especial, com focalização na educação de alunos com deficiência auditiva e surdos, levando em conta a legislação educacional, o uso de tecnologias – incluindo tecnologias assistivas, bem como temas de língua de sinais e de experiência visual e espacial de surdos Estuda abordagens de comunicação alternativa, que se baseia em formas de comunicação sem fala.
Pode elaborar projetos de pesquisa sobre temas da área.
Participa da elaboração do currículo escolar, fazendo a adequação do currículo às necessidades educacionais de cada aluno e realizando o planejamento de componentes curriculares de acordo com o período letivo Elabora propostas para educação bilíngue de surdos, com educação escolar oferecida em Língua Brasileira de Sinais (Libras), como primeira língua, e em português escrito, como segunda língua.
Planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação da educação especial para alunos com deficiência auditiva e surdos Analisa propostas pedagógicas e bibliografias.
Planeja atividades com base na experiência visual dos alunos.
Elabora planos de ensino, definindo conteúdos formativos, estratégias, atividades e recursos Elabora planos de aulas.
Planeja a avaliação do processo de ensino e de aprendizagem, utilizando critérios que consideram a singularidade linguística dos alunos com deficiência auditiva e surdos.
Prepara materiais pedagógicos específicos para a educação especial de alunos com deficiência auditiva e surdos Cria material em Libras Elabora material visual.
Produz material multimídia com legendas e língua de sinais Realiza a ação docente, ensinando atividades de vida diária e de vida autônoma – de higiene, de segurança, de preparação de alimentos, entre outras, ministrando aulas de educação especial para o trabalho, ensinando conteúdos formativos Negocia com os alunos as regras de comportamento.
Atua desde a educação infantil até o ensino médio Desenvolve plano individualizado de atendimento especializado.
Ensina conteúdos e desenvolve atividades em língua de sinais e em língua portuguesa Usa técnicas de fonética e repetição Instrui sobre o uso de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva – como, por exemplo, “software” de comunicação alternativa para tradução “online” de texto e voz para Libras, e recursos de auxílio para a ampliação da habilidade auditiva e para autonomia da comunicação de alunos com déficit auditivo, surdez ou surdocegueira –.
Avalia o processo de ensino e de aprendizagem, com focalização nas necessidades educacionais dos alunos Avalia desempenho linguístico de surdos Avalia estilos e ritmos de aprendizagem, avalia comunicação expressiva, comunicação receptiva, e rendimento escolar.
Participa do desenvolvimento de programas de atendimento educacional – em educação especial – para alunos com deficiência auditiva e surdos, atuando na elaboração e na execução das atividades Estabelece parcerias com famílias e equipes multidisciplinares Participa de atividades pedagógico-administrativas, como reuniões pedagógicas e conselhos de classe.
Elabora relatórios e registros de avanços dos alunos Coordena a colocação de alunos em classes regulares Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições da área de educação especial Divulga conhecimentos da área de educação especial, concedendo entrevistas aos meios de comunicação de massa e participando da organização de seminários, fóruns e outros eventos Participa da elaboração de informativos sobre formas de comunicação.
Divulga a língua de sinais e a língua escrita de sinais para a comunidade Forma profissionais – tradutores e intérpretes de Libras, professores para classes de inclusão, instrutores da formação profissional de aprendizes e profissionais de apoio – Instrui e monitora alunos no uso e cuidados de equipamentos e materiais, para evitar acidentes.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2392-05 deve divulgar conhecimentos da Área, avaliar as necessidades educacionais dos alunos, participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional, pesquisar sobre temas de interesse da Área, demonstrar competências pessoais, formar profissionais para atuação na Área, atuar no processo de ensino-aprendizagem, preparar materiais pedagógicos e recursos específicos, participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola, participar de atividades pedagógico-administrativas.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2392-05
O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.
Atividades exercidas por um Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos CBO 2392-05
Um Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos (ou sinônimo) deve criar materiais para comunicação alternativa, demonstrar capacidade de liderança, gravar textos em diferentes suportes - fitas, multimídia etc, elaborar plano de aulas, participar da organização de eventos sobre prevenção, orientar trabalho em sala de leitura, divulgar a língua escrita de sinais para a comunidade, demonstrar tolerância, realizar atividades lúdicas visando interação sócio-afetiva, criar materiais didático-pedagógicos, realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais, demonstrar capacidade de administrar frustações, estudar a língua escrita da língua de sinais, participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação, elaborar programas de atendimento a jovens e adultos, analisar novas teorias para implementação prática, registrar notas e conteúdos em diários de classe, confeccionar materiais didático-pedagógicos, participar de associações da categoria, pesquisar experiência visual e espacial de surdos e surdocegos, dominar braile, participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno, participar da elaboração do plano de ensino, planejar atividades com base na experiência visual dos alunos, ministrar aulas de orientação para o trabalho, participar de programas de inclusão escolar, demonstrar capacidade de planejamento, elaborar projetos com instituições não escolares, implementar programas de atendimento educacional, divulgar os resultados dos projetos de pesquisas, selecionar atividades e recursos físicos e materiais, participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos, pesquisar temas de educação especial, desenvolver atividades dos diferentes componentes curriculares em libras e língua portuguesa, estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa, ensinar as atividades de vida autônoma, analisar propostas pedagógicas, participar de projetos de pesquisa, elaborar propostas de ensino da língua portuguesa como segunda língua, estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares, demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino, dominar língua de sinais, ensinar as atividades de vida diária - avd, preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade, ensinar a língua portuguesa como segunda língua, adequar o currículo às necessidades dos alunos, participar de reuniões pedagógicas, pesquisar o uso de tecnologias, analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas, prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino, trabalhar com recursos da linguagem da informática, conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa, desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade, demonstrar capacidade de estudo e pesquisa, planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo, estabelecer parcerias com as famílias, demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças, encaminhar o aluno para o mercado de trabalho, desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos, participar da elaboração do currículo escolar, pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias, participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos, avaliar conhecimento do aluno iniciante, dominar diferentes formas de comunicação, avaliar os resultados dos projetos, pesquisar a língua de sinais, ensinar conteúdos das disciplinas curriculares, coordenar curso, preparar instrutores surdos para atuação nas modalidades de ensino, avaliar o desempenho linguístico do surdos, preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz, ensinar conteúdos curriculares em língua de sinais e língua portuguesa, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, elaborar projetos de pesquisa, elaborar programas de atendimento educacional, acompanhar treinamento do aluno em empresas, indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante, organizar exposições dos trabalhos dos alunos, produzir fitas de vídeo com legendas e língua de sinais, demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado, dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem, avaliar estilos e rítmos de aprendizagem dos alunos, avaliar comunicação expressiva dos alunos, preparar profissionais para atuação educacional em hospitais, corrigir trabalhos dos alunos, participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos, dominar conteúdos e metodologias da área, estudar as propostas da legislação educacional, planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem, participar da elaboração de textos sobre temas da área, preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais, participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade, elaborar projetos de estimulação essencial, demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino, encaminhar aluno para ensino regular, ensinar atividades recreativas, proceder com ética, pesquisar estratégias de aquisição de língua, atuar em programas de habilitação educacional, avaliar rendimento escolar, participar das associações da área, demonstrar capacidade de observação, ensinar língua portuguesa, orientar estágios dos alunos, elaborar registros de avanços dos alunos, demonstrar flexibilidade, definir conteúdos escolares, pesquisar língua escrita de sinais, demonstrar capacidade de motivar o outro, participar de conselhos de classe, demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações, criar material em língua brasileira de sinais - libras e língua portuguesa, demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais, analisar bibliografias sobre síndromes e patologias, avaliar comunicação receptiva dos alunos, preparar professores para classes de inclusão, participar de fóruns de saúde e educação, atuar em programas de estimulação essencial, ministrar palestras e cursos, identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos, prestar assessoria a comunidade escolar, preparar o intérprete de língua de sinais para atuação nas modalidades de ensino, demonstrar criatividade, planejar programas de intervenção educacional individual, orientar voluntários para educação especial em comunidades, recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem, participar de palestras e cursos, atuar em programas de reabilitação educacional, elaborar material visual para alunos, trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos, encaminhar o aluno para treinamento em empresas, elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos, elaborar relatórios, encaminhar alunos para avaliações específicas, planejar atividades extra-classe, demonstrar capacidade de improvisação, coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprend, demonstrar capacidade de articular diferentes realidades, participar da elaboração de informativos sobre prevenção, contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos, elaborar instrumentos de avaliação, divulgar a língua de sinais para a comunidade.