CBO 2392-05 - Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de educação especial
O profissional no cargo de Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos CBO 2392-05 Participa da elaboração do currículo escolar, planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação, prepara materiais pedagógicos e realiza a ação docente e a avaliação na educação especial para alunos com deficiência auditiva e surdos Ensina atividades de vida diária e autônoma, educação especial para o trabalho, entre outros conteúdos formativos.
Desenvolve atividades em língua de sinais Instrui sobre o uso de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva Participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesses da área de educação especial, bem como de programas de atendimento educacional.
Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições da área Divulga conhecimentos e forma profissionais da área Cumpre legislação da educação, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde, segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 2392-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de educação especial que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de educação especial CBO 2392-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2392-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de educação especial.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos
O Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos CBO 2392-05 participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesse da área de educação especial, com focalização na educação de alunos com deficiência auditiva e surdos, levando em conta a legislação educacional, o uso de tecnologias – incluindo tecnologias assistivas, bem como temas de língua de sinais e de experiência visual e espacial de surdos Estuda abordagens de comunicação alternativa, que se baseia em formas de comunicação sem fala.
Pode elaborar projetos de pesquisa sobre temas da área.
Participa da elaboração do currículo escolar, fazendo a adequação do currículo às necessidades educacionais de cada aluno e realizando o planejamento de componentes curriculares de acordo com o período letivo Elabora propostas para educação bilíngue de surdos, com educação escolar oferecida em Língua Brasileira de Sinais (Libras), como primeira língua, e em português escrito, como segunda língua.
Planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação da educação especial para alunos com deficiência auditiva e surdos Analisa propostas pedagógicas e bibliografias.
Planeja atividades com base na experiência visual dos alunos.
Elabora planos de ensino, definindo conteúdos formativos, estratégias, atividades e recursos Elabora planos de aulas.
Planeja a avaliação do processo de ensino e de aprendizagem, utilizando critérios que consideram a singularidade linguística dos alunos com deficiência auditiva e surdos.
Prepara materiais pedagógicos específicos para a educação especial de alunos com deficiência auditiva e surdos Cria material em Libras Elabora material visual.
Produz material multimídia com legendas e língua de sinais Realiza a ação docente, ensinando atividades de vida diária e de vida autônoma – de higiene, de segurança, de preparação de alimentos, entre outras, ministrando aulas de educação especial para o trabalho, ensinando conteúdos formativos Negocia com os alunos as regras de comportamento.
Atua desde a educação infantil até o ensino médio Desenvolve plano individualizado de atendimento especializado.
Ensina conteúdos e desenvolve atividades em língua de sinais e em língua portuguesa Usa técnicas de fonética e repetição Instrui sobre o uso de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva – como, por exemplo, “software” de comunicação alternativa para tradução “online” de texto e voz para Libras, e recursos de auxílio para a ampliação da habilidade auditiva e para autonomia da comunicação de alunos com déficit auditivo, surdez ou surdocegueira –.
Avalia o processo de ensino e de aprendizagem, com focalização nas necessidades educacionais dos alunos Avalia desempenho linguístico de surdos Avalia estilos e ritmos de aprendizagem, avalia comunicação expressiva, comunicação receptiva, e rendimento escolar.
Participa do desenvolvimento de programas de atendimento educacional – em educação especial – para alunos com deficiência auditiva e surdos, atuando na elaboração e na execução das atividades Estabelece parcerias com famílias e equipes multidisciplinares Participa de atividades pedagógico-administrativas, como reuniões pedagógicas e conselhos de classe.
Elabora relatórios e registros de avanços dos alunos Coordena a colocação de alunos em classes regulares Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições da área de educação especial Divulga conhecimentos da área de educação especial, concedendo entrevistas aos meios de comunicação de massa e participando da organização de seminários, fóruns e outros eventos Participa da elaboração de informativos sobre formas de comunicação.
Divulga a língua de sinais e a língua escrita de sinais para a comunidade Forma profissionais – tradutores e intérpretes de Libras, professores para classes de inclusão, instrutores da formação profissional de aprendizes e profissionais de apoio – Instrui e monitora alunos no uso e cuidados de equipamentos e materiais, para evitar acidentes.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2392-05 deve pesquisar sobre temas de interesse da Área, avaliar as necessidades educacionais dos alunos, preparar materiais pedagógicos e recursos específicos, demonstrar competências pessoais, participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional, divulgar conhecimentos da Área, participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola, formar profissionais para atuação na Área, participar de atividades pedagógico-administrativas, atuar no processo de ensino-aprendizagem.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2392-05
O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.
Atividades exercidas por um Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos CBO 2392-05
Um Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos (ou sinônimo) deve participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos, trabalhar com recursos da linguagem da informática, pesquisar a língua de sinais, ministrar aulas de orientação para o trabalho, demonstrar capacidade de articular diferentes realidades, planejar programas de intervenção educacional individual, criar material em língua brasileira de sinais - libras e língua portuguesa, elaborar projetos de estimulação essencial, participar de programas de inclusão escolar, encaminhar o aluno para treinamento em empresas, participar de fóruns de saúde e educação, preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais, analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas, desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos, ensinar as atividades de vida diária - avd, estudar as propostas da legislação educacional, planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem, estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares, dominar língua de sinais, elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos, elaborar material visual para alunos, preparar o intérprete de língua de sinais para atuação nas modalidades de ensino, estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa, encaminhar alunos para avaliações específicas, conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa, preparar professores para classes de inclusão, encaminhar o aluno para o mercado de trabalho, analisar bibliografias sobre síndromes e patologias, participar da elaboração do plano de ensino, elaborar plano de aulas, criar materiais didático-pedagógicos, atuar em programas de reabilitação educacional, adequar o currículo às necessidades dos alunos, avaliar os resultados dos projetos, demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais, registrar notas e conteúdos em diários de classe, participar da organização de eventos sobre prevenção, demonstrar capacidade de estudo e pesquisa, ministrar palestras e cursos, pesquisar experiência visual e espacial de surdos e surdocegos, dominar conteúdos e metodologias da área, planejar atividades com base na experiência visual dos alunos, ensinar atividades recreativas, indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante, coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprend, avaliar conhecimento do aluno iniciante, demonstrar flexibilidade, realizar atividades lúdicas visando interação sócio-afetiva, atuar em programas de estimulação essencial, prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino, planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo, ensinar língua portuguesa, estabelecer parcerias com as famílias, selecionar atividades e recursos físicos e materiais, dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem, pesquisar o uso de tecnologias, demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças, avaliar comunicação expressiva dos alunos, preparar profissionais para atuação educacional em hospitais, pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias, preparar instrutores surdos para atuação nas modalidades de ensino, preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade, elaborar registros de avanços dos alunos, participar das associações da área, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, orientar estágios dos alunos, avaliar rendimento escolar, confeccionar materiais didático-pedagógicos, divulgar a língua de sinais para a comunidade, pesquisar estratégias de aquisição de língua, elaborar programas de atendimento a jovens e adultos, encaminhar aluno para ensino regular, pesquisar língua escrita de sinais, orientar voluntários para educação especial em comunidades, demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino, criar materiais para comunicação alternativa, contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos, demonstrar capacidade de improvisação, demonstrar tolerância, avaliar o desempenho linguístico do surdos, ensinar conteúdos curriculares em língua de sinais e língua portuguesa, dominar braile, participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno, participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos, participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos, analisar novas teorias para implementação prática, produzir fitas de vídeo com legendas e língua de sinais, participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade, corrigir trabalhos dos alunos, elaborar relatórios, planejar atividades extra-classe, atuar em programas de habilitação educacional, demonstrar capacidade de planejamento, definir conteúdos escolares, participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação, demonstrar criatividade, divulgar a língua escrita de sinais para a comunidade, gravar textos em diferentes suportes - fitas, multimídia etc, organizar exposições dos trabalhos dos alunos, ensinar as atividades de vida autônoma, participar de associações da categoria, pesquisar temas de educação especial, realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais, divulgar os resultados dos projetos de pesquisas, elaborar programas de atendimento educacional, demonstrar capacidade de administrar frustações, elaborar projetos de pesquisa, coordenar curso, participar de projetos de pesquisa, participar da elaboração de informativos sobre prevenção, participar de conselhos de classe, proceder com ética, identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos, elaborar projetos com instituições não escolares, demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações, ensinar conteúdos das disciplinas curriculares, acompanhar treinamento do aluno em empresas, avaliar comunicação receptiva dos alunos, demonstrar capacidade de motivar o outro, elaborar instrumentos de avaliação, implementar programas de atendimento educacional, estudar a língua escrita da língua de sinais, dominar diferentes formas de comunicação, demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino, recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem, ensinar a língua portuguesa como segunda língua, participar de reuniões pedagógicas, preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz, elaborar propostas de ensino da língua portuguesa como segunda língua, analisar propostas pedagógicas, trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos, demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado, demonstrar capacidade de observação, participar da elaboração do currículo escolar, desenvolver atividades dos diferentes componentes curriculares em libras e língua portuguesa, orientar trabalho em sala de leitura, demonstrar capacidade de liderança, desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade, prestar assessoria a comunidade escolar, participar da elaboração de textos sobre temas da área, avaliar estilos e rítmos de aprendizagem dos alunos, participar de palestras e cursos.