CBO 2392-15 - Professor de alunos com deficiência mental - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de educação especial
O profissional no cargo de Professor de alunos com deficiência mental CBO 2392-15 Participa da elaboração do currículo escolar, planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação, prepara materiais pedagógicos e realiza a ação docente e a avaliação na educação especial para alunos com deficiência mental, leve ou moderada Ensina atividades de vida diária e autônoma, educação especial para o trabalho, entre outros conteúdos formativos.
Instrui sobre o uso de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva Participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesses da área de educação especial, bem como de programas de atendimento educacional Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições da área.
Divulga conhecimentos e forma profissionais da área Cumpre legislação da educação, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde, segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2392-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de educação especial que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de alunos com deficiência mental, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de educação especial CBO 2392-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2392-15
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de educação especial.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de alunos com deficiência mental
O Professor de alunos com deficiência mental CBO 2392-15 participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesse da área de educação especial, com focalização na educação de alunos com deficiência mental, leve ou moderada, levando em conta a legislação educacional e o uso de tecnologias – incluindo tecnologias assistivas – Pesquisa bibliografia sobre síndromes e patologias.
Estuda abordagens de comunicação aumentativa, que promove e apoia a fala, e de comunicação alternativa, que se baseia em formas de comunicação sem fala.
Pode elaborar projetos de pesquisa sobre temas da área Participa da elaboração do currículo escolar, especialmente no que se refere à educação especial de alunos com deficiência mental, fazendo a adequação do currículo às necessidades educacionais de cada aluno e realizando o planejamento de componentes curriculares de acordo com o período letivo.
No planejamento curricular, leva em conta o talento, a criatividade, as habilidades e os interesses do estudante com deficiência mental Planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação da educação especial para alunos com deficiência mental.
Analisa propostas pedagógicas, novas teorias para efetivação da prática docente na educação especial e bibliografias, inclusive sobre síndromes e patologias.
Planeja programas de intervenção educacional individual Elabora planos de ensino, definindo conteúdos formativos, estratégias, atividades e recursos.
Elabora planos de aulas.
Planeja a avaliação do processo de ensino e de aprendizagem, utilizando critérios que consideram as singularidades dos alunos com deficiência mental Prepara materiais pedagógicos específicos para a educação especial de alunos com deficiência mental Cria material para comunicação alternativa.
Elabora material visual Realiza a ação docente, ensinando atividades de vida diária e de vida autônoma – de higiene, de segurança, de preparação de alimentos, entre outras, ministrando aulas de educação especial para o trabalho, ensinando conteúdos formativos Negocia com os alunos as regras de comportamento.
Atua desde a educação infantil até o ensino médio Desenvolve plano individualizado de atendimento especializado.
Usa técnicas de fonética e repetição para reforçar a aprendizagem Trabalha com comunicação aumentativa e alternativa Ensina a organizar objetos de referência para antecipar as atividades diárias.
Instrui sobre o uso de jogos educativos manuais e sistemas computadorizados que contemplam temas de acessibilidade, para estudantes com deficiência mental Avalia o processo de ensino e de aprendizagem, com focalização nas necessidades educacionais dos alunos Avalia estilos e ritmos de aprendizagem, avalia comunicação expressiva, comunicação receptiva, e rendimento escolar.
Participa do desenvolvimento de programas de atendimento educacional – em educação especial – para alunos com deficiência mental, atuando na elaboração e na execução das atividades Estabelece parcerias com famílias e equipes multidisciplinares (terapeutas ocupacionais, psicólogos, psiquiatras, entre outros) Participa de programas de inclusão escolar.
Participa de atividades pedagógico-administrativas, como reuniões pedagógicas e conselhos de classe Encaminha alunos com deficiência mental para o ensino profissional em oficinas protegidas Elabora relatórios e registros de avanços dos alunos Coordena a colocação de alunos em classes regulares Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições da área de educação especial.
Divulga conhecimentos da área de educação especial, concedendo entrevistas aos meios de comunicação de massa e participando da organização de seminários, fóruns e outros eventos Forma profissionais – professores para classes de inclusão, instrutores da formação profissional de aprendizes e profissionais de apoio – para atuação na área de educação especial de alunos com deficiência mental Instrui e monitora alunos no uso e cuidados de equipamentos e materiais, para evitar acidentes.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2392-15 deve avaliar as necessidades educacionais dos alunos, participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional, participar de atividades pedagógico-administrativas, divulgar conhecimentos da Área, demonstrar competências pessoais, participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola, pesquisar sobre temas de interesse da Área, atuar no processo de ensino-aprendizagem, formar profissionais para atuação na Área, preparar materiais pedagógicos e recursos específicos.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2392-15
O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.
Atividades exercidas por um Professor de alunos com deficiência mental CBO 2392-15
Um Professor de alunos com deficiência mental (ou sinônimo) deve estudar a língua escrita da língua de sinais, planejar atividades extra-classe, ministrar palestras e cursos, corrigir trabalhos dos alunos, dominar conteúdos e metodologias da área, criar materiais didático-pedagógicos, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, registrar notas e conteúdos em diários de classe, prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino, realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais, orientar trabalho em sala de leitura, elaborar plano de aulas, planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem, demonstrar capacidade de motivar o outro, elaborar material visual para alunos, selecionar atividades e recursos físicos e materiais, participar de fóruns de saúde e educação, trabalhar com comunicação aumentativa e alternativa, participar das atividades do programa de integração sensorial, participar da elaboração de informativos sobre prevenção, confeccionar materiais didático-pedagógicos, planejar programas de intervenção educacional individual, orientar estágios dos alunos, coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprend, participar da elaboração de textos sobre temas da área, participar da elaboração do currículo escolar, elaborar relatórios, elaborar projetos com instituições não escolares, demonstrar capacidade de liderança, demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças, demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais, coordenar curso, encaminhar alunos para avaliações específicas, participar da elaboração do plano de ensino, realizar atividades lúdicas visando interação sócio-afetiva, organizar exposições dos trabalhos dos alunos, acompanhar treinamento do aluno em empresas, planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo, demonstrar capacidade de estudo e pesquisa, desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade, demonstrar capacidade de planejamento, gravar textos em diferentes suportes - fitas, multimídia etc, preparar professores para classes de inclusão, trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos, participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação, preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz, dominar braile, demonstrar capacidade de observação, participar de projetos de pesquisa, avaliar os resultados dos projetos, participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos, encaminhar o aluno para oficinas protegidas, profissionalizantes ou ocupacionais, avaliar estilos e rítmos de aprendizagem dos alunos, participar de programas de inclusão escolar, ensinar língua portuguesa, avaliar comunicação expressiva dos alunos, conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa, participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos, prestar assessoria a comunidade escolar, ministrar aulas de orientação para o trabalho, identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos, proceder com ética, encaminhar aluno para ensino regular, participar de palestras e cursos, participar de conselhos de classe, avaliar rendimento escolar, desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos, participar da organização de eventos sobre prevenção, elaborar programas de atendimento educacional, participar das associações da área, contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos, demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado, analisar bibliografias sobre síndromes e patologias, elaborar registros de avanços dos alunos, elaborar projetos de pesquisa, ensinar atividades recreativas, elaborar projetos de estimulação essencial, demonstrar tolerância, demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações, indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante, demonstrar flexibilidade, ensinar a organizar os objetos de referência para antecipar as atividades diárias, definir conteúdos escolares, analisar novas teorias para implementação prática, dominar diferentes formas de comunicação, criar materiais para comunicação alternativa, participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos, participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade, trabalhar com recursos da linguagem da informática, atuar em programas de reabilitação educacional, analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas, atuar em programas de habilitação educacional, recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem, divulgar os resultados dos projetos de pesquisas, demonstrar capacidade de improvisação, estudar as propostas da legislação educacional, elaborar instrumentos de avaliação, estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares, pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias, demonstrar capacidade de articular diferentes realidades, participar de associações da categoria, participar de reuniões pedagógicas, demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino, demonstrar capacidade de administrar frustações, ensinar as atividades de vida diária - avd, implementar programas de atendimento educacional, estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa, preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais, pesquisar o uso de tecnologias, elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos, demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino, encaminhar o aluno para treinamento em empresas, preparar profissionais para atuação educacional em hospitais, encaminhar o aluno para o mercado de trabalho, avaliar conhecimento do aluno iniciante, participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno, estabelecer parcerias com as famílias, adequar o currículo às necessidades dos alunos, pesquisar temas de educação especial, analisar propostas pedagógicas, preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade, dominar língua de sinais, avaliar comunicação receptiva dos alunos, orientar voluntários para educação especial em comunidades, dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem, ensinar as atividades de vida autônoma, demonstrar criatividade, atuar em programas de estimulação essencial, ensinar conteúdos das disciplinas curriculares, elaborar programas de atendimento a jovens e adultos.