CBO 2392-20 - Professor de alunos com deficiência múltipla - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de educação especial
O profissional no cargo de Professor de alunos com deficiência múltipla CBO 2392-20 Participa da elaboração do currículo escolar, planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação, prepara materiais pedagógicos e realiza a ação docente e a avaliação na educação especial para alunos com deficiência múltipla Ensina atividades de vida diária e autônoma, educação especial para o trabalho, entre outros conteúdos formativos.
Instrui sobre o uso de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva Participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesses da área de educação especial, bem como de programas de atendimento educacional Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições da área.
Divulga conhecimentos e forma profissionais da área Cumpre legislação da educação, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde, segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2392-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de educação especial que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de alunos com deficiência múltipla, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de educação especial CBO 2392-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2392-20
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de educação especial.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de alunos com deficiência múltipla
O Professor de alunos com deficiência múltipla CBO 2392-20 participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesse da área de educação especial, com focalização na educação de alunos com deficiência múltipla, levando em conta a legislação educacional, o uso de tecnologias – incluindo tecnologias assistivas, bem como temas de experiência visual e espacial de surdo-cegos Pesquisa bibliografia sobre síndromes e patologias.
Estuda abordagens de comunicação aumentativa, que promove e apoia a fala, e de comunicação alternativa, que se baseia em formas de comunicação sem fala.
Pode elaborar projetos de pesquisa sobre temas da área Participa da elaboração do currículo escolar, fazendo a adequação do currículo às necessidades educacionais de cada aluno e realizando o planejamento de componentes curriculares de acordo com o período letivo.
No planejamento curricular, leva em conta o talento, a criatividade, as habilidades e os interesses do estudante com deficiência múltipla Planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação da educação especial para alunos com deficiência múltipla.
Analisa propostas pedagógicas e bibliografias, inclusive sobre síndromes e patologias.
Elabora planos de ensino, definindo conteúdos formativos, estratégias, atividades e recursos Elabora planos de aulas.
Planeja a avaliação do processo de ensino e de aprendizagem, utilizando critérios que consideram as singularidades dos alunos com deficiência múltipla.
Prepara materiais pedagógicos específicos para a educação especial de alunos com deficiência múltipla Cria materiais para comunicação alternativa Elabora material visual.
Cria e confecciona material didático-pedagógico diversificado Grava textos em diferentes suportes Interpreta e transcreve materiais, por meio de Braille e linguagem de sinais.
Prepara pistas visuais para contextualização de ambientes Realiza a ação docente, ensinando atividades de vida diária e de vida autônoma – de higiene, de segurança, de preparação de alimentos, entre outras, ministrando aulas de educação especial para o trabalho, ensinando conteúdos formativos.
Negocia com os alunos as regras de comportamento Atua desde a educação infantil até o ensino médio Desenvolve plano individualizado de atendimento especializado.
Ensina em língua portuguesa e em Libras Ensina língua portuguesa Ensina sorobã, para cálculos matemáticos.
Trabalha com comunicação aumentativa e alternativa Fornece e instrui sobre o uso de recursos diversificados de acessibilidade e de tecnologia assistiva para estudantes com deficiência múltipla Avalia o processo de ensino e de aprendizagem, com focalização nas necessidades educacionais dos alunos.
Avalia estilos e ritmos de aprendizagem, avalia comunicação expressiva, comunicação receptiva, e rendimento escolar Participa do desenvolvimento de programas de atendimento educacional – em educação especial – para alunos com deficiência múltipla, atuando na elaboração e na execução das atividades Estabelece parcerias com famílias e equipes multidisciplinares Participa de atividades pedagógico-administrativas, como reuniões pedagógicas e conselhos de classe Encaminha alunos com deficiência múltipla para o ensino profissional em oficinas protegidas.
Elabora relatórios e registros de avanços dos alunos Coordena a colocação de alunos em classes regulares Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições de educação especial Divulga conhecimentos da área de educação especial, concedendo entrevistas aos meios de comunicação de massa e participando da organização de seminários, fóruns e outros eventos Forma profissionais – professores para classes de inclusão, instrutores da formação profissional de aprendizes e profissionais de apoio – para atuação na área de educação especial de alunos com deficiência múltipla Prepara profissionais para atuação educacional em hospitais Forma guia-intérprete para surdo-cegos Instrui e monitora alunos no uso e cuidados de equipamentos e materiais, para evitar acidentes.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2392-20 deve avaliar as necessidades educacionais dos alunos, formar profissionais para atuação na Área, atuar no processo de ensino-aprendizagem, preparar materiais pedagógicos e recursos específicos, participar de atividades pedagógico-administrativas, pesquisar sobre temas de interesse da Área, demonstrar competências pessoais, divulgar conhecimentos da Área, participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional, participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2392-20
O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.
Atividades exercidas por um Professor de alunos com deficiência múltipla CBO 2392-20
Um Professor de alunos com deficiência múltipla (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de articular diferentes realidades, participar das atividades do programa de integração sensorial, prestar assessoria a comunidade escolar, analisar bibliografias sobre síndromes e patologias, preparar materiais com adaptações motoras e posturais, criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos, ensinar língua portuguesa, adequar o currículo às necessidades dos alunos, preparar materiais de auto-contraste, encaminhar aluno para ensino regular, estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares, gravar textos em diferentes suportes - fitas, multimídia etc, registrar notas e conteúdos em diários de classe, trabalhar com comunicação aumentativa e alternativa, participar da elaboração do currículo escolar, demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças, participar da elaboração de informativos sobre prevenção, orientar trabalho em sala de leitura, encaminhar o aluno para treinamento em empresas, preparar profissionais para atuação educacional em hospitais, orientar estágios dos alunos, planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo, elaborar programas de atendimento a jovens e adultos, divulgar a língua de sinais para a comunidade, indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante, definir conteúdos escolares, participar da elaboração do plano de ensino, atuar em programas de habilitação educacional, divulgar a língua escrita de sinais para a comunidade, elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos, organizar exposições dos trabalhos dos alunos, participar de fóruns de saúde e educação, participar das associações da área, ensinar as atividades de vida autônoma, participar de projetos de pesquisa, formar guia-intérprete para surdocego, preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais, elaborar projetos com instituições não escolares, corrigir trabalhos dos alunos, participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos, avaliar os resultados dos projetos, planejar programas de intervenção educacional individual, analisar propostas pedagógicas, dominar língua de sinais, demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado, demonstrar capacidade de liderança, alfabetizar em braile, demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações, participar de palestras e cursos, ministrar palestras e cursos, participar da elaboração de textos sobre temas da área, demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino, analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas, elaborar material visual para alunos, estudar as propostas da legislação educacional, desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos, elaborar códigos de interação social, preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz, participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos, acompanhar treinamento do aluno em empresas, participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno, atuar em programas de reabilitação educacional, participar de conselhos de classe, coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprend, conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa, demonstrar capacidade de administrar frustações, ensinar o uso do sorobã para cálculos matemáticos, participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade, contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos, preparar professores para classes de inclusão, elaborar instrumentos de avaliação, trabalhar com recursos da linguagem da informática, elaborar programas de atendimento educacional, estabelecer parcerias com as famílias, atuar em programas de estimulação essencial, planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem, avaliar comunicação receptiva dos alunos, adaptar jogos pedagógicos em braile e em tipos ampliados, elaborar projetos de pesquisa, demonstrar capacidade de estudo e pesquisa, preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade, participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos, confeccionar materiais didático-pedagógicos, encaminhar alunos para avaliações específicas, divulgar os resultados dos projetos de pesquisas, elaborar relatórios, criar materiais didático-pedagógicos, demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais, dominar braile, participar de programas de inclusão escolar, estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa, transcrever a tinta textos em braile dos alunos, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, ministrar aulas de orientação para o trabalho, avaliar rendimento escolar, realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais, ensinar atividades recreativas, participar da organização de eventos sobre prevenção, recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem, pesquisar língua escrita de sinais, dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem, orientar voluntários para educação especial em comunidades, avaliar comunicação expressiva dos alunos, elaborar plano de aulas, preparar a comunidade para uso do braile, selecionar atividades e recursos físicos e materiais, ensinar conteúdos das disciplinas curriculares, pesquisar o uso de tecnologias, prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino, ensinar o uso de objetos de referência, preparar pistas visuais para contextualização de ambientes, ensinar a organizar os objetos de referência para antecipar as atividades diárias, planejar atividades extra-classe, demonstrar capacidade de motivar o outro, elaborar registros de avanços dos alunos, transcrever textos em tinta para o braile, elaborar projetos de estimulação essencial, pesquisar experiência visual e espacial de surdos e surdocegos, avaliar conhecimento do aluno iniciante, estudar a língua escrita da língua de sinais, ensinar as atividades de vida diária - avd, prepara comunidade para uso de técnicas de orientação e mobilidade, realizar atividades lúdicas visando interação sócio-afetiva, pesquisar temas de educação especial, criar materiais para comunicação alternativa, participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação, dominar diferentes formas de comunicação, desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade, implementar programas de atendimento educacional, pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias, encaminhar o aluno para oficinas protegidas, profissionalizantes ou ocupacionais, participar de associações da categoria, demonstrar capacidade de planejamento, realizar atividades para orientação e mobilidade, dominar conteúdos e metodologias da área, transcrever textos em tipos ampliados, trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos, identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos, encaminhar o aluno para o mercado de trabalho, desenvolver atividades dos diferentes componentes curriculares em libras e língua portuguesa, coordenar curso, analisar novas teorias para implementação prática, demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino, demonstrar capacidade de improvisação, participar de reuniões pedagógicas, avaliar estilos e rítmos de aprendizagem dos alunos, demonstrar criatividade, proceder com ética, demonstrar tolerância, demonstrar flexibilidade, demonstrar capacidade de observação.