CBO 2392-25 - Professor de alunos com deficiência visual - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de educação especial
O profissional no cargo de Professor de alunos com deficiência visual CBO 2392-25 Participa da elaboração do currículo escolar, planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação, prepara materiais pedagógicos e realiza a ação docente e a avaliação na educação especial para alunos com deficiência visual Ensina atividades de vida diária e autônoma, educação especial para o trabalho, entre outros conteúdos formativos.
Alfabetiza em Braille Ensina sorobã Instrui sobre o uso de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva.
Participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesses da área de educação especial, bem como de programas de atendimento educacional Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições da área Divulga conhecimentos e forma profissionais da área.
Cumpre legislação da educação, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde, segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2392-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de educação especial que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de alunos com deficiência visual, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de educação especial CBO 2392-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2392-25
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de educação especial.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de alunos com deficiência visual
O Professor de alunos com deficiência visual CBO 2392-25 participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesse da área de educação especial, com focalização na educação de alunos com deficiência visual, levando em conta a legislação educacional e o uso de tecnologias – incluindo tecnologias assistivas – Pesquisa bibliografia sobre síndromes e patologias.
Pode elaborar projetos de pesquisa sobre temas da área.
Participa da elaboração do currículo escolar, especialmente no que se refere à educação especial de alunos com deficiência visual, fazendo a adequação do currículo às necessidades educacionais de cada aluno e realizando o planejamento de componentes curriculares de acordo com o período letivo No planejamento curricular, leva em conta o talento, a criatividade, as habilidades e os interesses do estudante com deficiência visual.
Planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação da educação especial para alunos com deficiência visual Analisa propostas pedagógicas e bibliografias, inclusive sobre síndromes e patologias.
Planeja programas de intervenção educacional individual.
Planeja atividades com base na experiência visual dos alunos Elabora planos de ensino, definindo conteúdos formativos, estratégias, atividades e recursos.
Elabora planos de aulas.
Planeja a avaliação do processo de ensino e de aprendizagem, utilizando critérios que consideram as singularidades dos alunos com deficiência visual Prepara materiais pedagógicos específicos para a educação especial de alunos com deficiência visual Transcreve textos em tinta para o Braille e textos em tipos ampliados.
Transcreve, à tinta, textos em Braille Cria texturas e relevos que transmitem conhecimentos Prepara materiais de alto contraste.
Adapta jogos pedagógicos em Braille e tipos ampliados Elabora material visual destinado a alunos com baixa visão.
Grava textos em diferentes suportes Realiza a ação docente, ensinando atividades de vida diária e de vida autônoma – de higiene, de segurança, de preparação de alimentos, entre outras, ministrando aulas de educação especial para o trabalho, ensinando conteúdos formativos Negocia com os alunos as regras de comportamento.
Atua desde a educação infantil até o ensino médio Desenvolve plano individualizado de atendimento especializado Alfabetiza em Braille.
Ensina o uso de sorobã para cálculos matemáticos Instrui sobre o uso de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva – como, por exemplo, recurso que conecta voluntários videntes com pessoas com deficiência visual para auxílio à execução de tarefas cotidianas e leitores de tela e ampliadores de imagem que transcrevem para linguagem falada o conteúdo textual de dispositivos digitais – Avalia o processo de ensino e de aprendizagem, com focalização nas necessidades educacionais dos alunos.
Avalia estilos e ritmos de aprendizagem, avalia comunicação expressiva, comunicação receptiva, e rendimento escolar Participa do desenvolvimento de programas de atendimento educacional – em educação especial – para alunos com deficiência visual, atuando na elaboração e na execução das atividades Estabelece parcerias com famílias e equipes multidisciplinares Participa de atividades pedagógico-administrativas, como reuniões pedagógicas e conselhos de classe Elabora relatórios e registros de avanços dos alunos.
Coordena a colocação de alunos em classes regulares Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições de educação especial Divulga conhecimentos da área de educação especial, concedendo entrevistas aos meios de comunicação de massa e participando da organização de seminários, fóruns e outros eventos Forma profissionais – professores para classes de inclusão, instrutores da formação profissional de aprendizes, guias-intérpretes e profissionais de apoio – para atuação na área de educação especial de alunos com deficiência visual Instrui e monitora alunos no uso e cuidados de equipamentos e materiais, para evitar acidentes.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2392-25 deve pesquisar sobre temas de interesse da Área, atuar no processo de ensino-aprendizagem, preparar materiais pedagógicos e recursos específicos, divulgar conhecimentos da Área, participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional, participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola, participar de atividades pedagógico-administrativas, formar profissionais para atuação na Área, demonstrar competências pessoais, avaliar as necessidades educacionais dos alunos.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2392-25
O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.
Atividades exercidas por um Professor de alunos com deficiência visual CBO 2392-25
Um Professor de alunos com deficiência visual (ou sinônimo) deve proceder com ética, planejar programas de intervenção educacional individual, participar de fóruns de saúde e educação, pesquisar o uso de tecnologias, participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação, participar de conselhos de classe, coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprend, elaborar plano de aulas, demonstrar capacidade de planejamento, implementar programas de atendimento educacional, confeccionar materiais didático-pedagógicos, demonstrar tolerância, demonstrar capacidade de estudo e pesquisa, coordenar curso, orientar estágios dos alunos, participar de programas de inclusão escolar, ensinar as atividades de vida autônoma, analisar novas teorias para implementação prática, alfabetizar em braile, realizar atividades para orientação e mobilidade, dominar língua de sinais, demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino, demonstrar criatividade, desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade, elaborar projetos com instituições não escolares, desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos, recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem, selecionar atividades e recursos físicos e materiais, indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante, dominar conteúdos e metodologias da área, dominar diferentes formas de comunicação, adaptar jogos pedagógicos em braile e em tipos ampliados, criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos, encaminhar alunos para avaliações específicas, corrigir trabalhos dos alunos, encaminhar aluno para ensino regular, demonstrar capacidade de motivar o outro, realizar atividades lúdicas visando interação sócio-afetiva, participar de palestras e cursos, preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais, encaminhar o aluno para o mercado de trabalho, planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, ministrar aulas de orientação para o trabalho, participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos, participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno, estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares, conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa, demonstrar capacidade de observação, pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias, demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino, preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade, pesquisar temas de educação especial, ensinar conteúdos das disciplinas curriculares, avaliar comunicação expressiva dos alunos, ensinar atividades recreativas, participar de reuniões pedagógicas, elaborar projetos de estimulação essencial, ensinar as atividades de vida diária - avd, demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças, prepara comunidade para uso de técnicas de orientação e mobilidade, atuar em programas de estimulação essencial, elaborar programas de atendimento educacional, demonstrar capacidade de articular diferentes realidades, organizar exposições dos trabalhos dos alunos, participar da elaboração do plano de ensino, preparar a comunidade para uso do braile, prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino, planejar atividades extra-classe, elaborar projetos de pesquisa, preparar materiais de auto-contraste, participar da elaboração de textos sobre temas da área, demonstrar flexibilidade, ensinar o uso do sorobã para cálculos matemáticos, avaliar conhecimento do aluno iniciante, divulgar os resultados dos projetos de pesquisas, ensinar língua portuguesa, avaliar rendimento escolar, elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos, definir conteúdos escolares, gravar textos em diferentes suportes - fitas, multimídia etc, elaborar registros de avanços dos alunos, preparar profissionais para atuação educacional em hospitais, participar da elaboração do currículo escolar, preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz, contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos, elaborar programas de atendimento a jovens e adultos, planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem, estabelecer parcerias com as famílias, demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais, criar materiais para comunicação alternativa, estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa, demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações, trabalhar com recursos da linguagem da informática, demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado, transcrever textos em tinta para o braile, participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos, adequar o currículo às necessidades dos alunos, avaliar estilos e rítmos de aprendizagem dos alunos, registrar notas e conteúdos em diários de classe, estudar as propostas da legislação educacional, demonstrar capacidade de liderança, elaborar instrumentos de avaliação, participar das associações da área, participar de projetos de pesquisa, criar materiais didático-pedagógicos, participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos, orientar trabalho em sala de leitura, trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos, participar da organização de eventos sobre prevenção, transcrever a tinta textos em braile dos alunos, analisar bibliografias sobre síndromes e patologias, dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem, realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais, preparar professores para classes de inclusão, estudar a língua escrita da língua de sinais, participar da elaboração de informativos sobre prevenção, atuar em programas de habilitação educacional, elaborar material visual para alunos, orientar voluntários para educação especial em comunidades, ministrar palestras e cursos, demonstrar capacidade de administrar frustações, identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos, transcrever textos em tipos ampliados, dominar braile, demonstrar capacidade de improvisação, atuar em programas de reabilitação educacional, acompanhar treinamento do aluno em empresas, participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade, analisar propostas pedagógicas, avaliar comunicação receptiva dos alunos, avaliar os resultados dos projetos, prestar assessoria a comunidade escolar, elaborar relatórios, encaminhar o aluno para treinamento em empresas, analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas, participar de associações da categoria.