CBO 2394-05 - Coordenador pedagógico - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos programadores, avaliadores e orientadores de ensino
O profissional no cargo de Coordenador pedagógico CBO 2394-05 Planeja, coordena e avalia os processos de ensino e aprendizagem e o desempenho de alunos e docentes Orienta e acompanha as práticas de ensino, a didática e a aplicação de metodologias de ensino e aprendizagem.
Orienta a equipe pedagógica, implementa projetos pedagógicos e instrucionais nas modalidades de ensino presencial e a distância Articula as ações didático-pedagógicas dos docentes e da equipe de apoio ao ensino, considerando o desenvolvimento do processo educacional no ambiente escolar Elabora, implementa e avalia o projeto pedagógico, o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem, viabilizando o trabalho coletivo e institucional.
Organiza e elabora documentos administrativos e pedagógicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2394-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de programadores, avaliadores e orientadores de ensino que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Coordenador pedagógico, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2394-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Programadores, avaliadores e orientadores de ensino.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Coordenador pedagógico
O Coordenador pedagógico CBO 2394-05 planeja, coordena e avalia os processos de ensino e aprendizagem e o desempenho de alunos e docentes, definindo cronograma e estratégias para acompanhamento da ação docente, instrumentos de avaliação para verificação do desempenho e da progressão dos alunos, dos resultados avaliativos, das estratégias para recuperação da aprendizagem, da qualidade dos processos e dos níveis de satisfação de educandos e familiares Implementa, coordena e acompanha o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, assessorando as atividades de docentes e alunos, por meio de concepções metodológicas e didático-pedagógicas, produzindo material de apoio, inclusive por meio de tecnologias da informação e comunicação, orientando o docente, analisando os processos de trabalho no contexto escolar e os resultados de desempenho dos alunos.
Promove estudos e discussões sobre a proposta e o projeto pedagógicos definidos pela escola, o currículo, as metodologias de ensino aplicáveis no planejamento, desenvolvimento e avaliação do processo de ensino e aprendizagem, considerando sequência dos conteúdos, integração entre as áreas do conhecimento, interdisciplinaridade, contextualização, elaboração de projetos, proposição de situações-problema, tendo em vista o conceito de aprendizagem significativa.
Define e implementa estratégias para observar, acompanhar e analisar o desempenho dos alunos Orienta, analisa e avalia a elaboração de planos de ensino e planos de aula dos docentes, e verifica o desenvolvimento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem realizado.
Propõe ações para e recuperação da aprendizagem e participa da elaboração de projetos, propondo ações, atividades e estratégias para essa etapa do processo Faz a gestão das ações e atividades pedagógicas no âmbito escolar, verificando o cumprimento da legislação educacional e do projeto pedagógico.
Administra recursos de trabalho, zelando pela preservação e condições de utilização.
Prospecta, identifica, seleciona, elabora e especifica materiais e recursos pedagógicos Administra conflitos disciplinares entre docentes e alunos, intercede e aplica medidas disciplinadoras de acordo com o regimento escolar.
Identifica fatores intervenientes no processo de ensino e aprendizagem e propõe soluções para problemas educacionais detectados.
Avalia o desenvolvimento do projeto pedagógico e do processo de ensino e aprendizagem, o desempenho profissional dos educadores, das classes, da instituição escolar, da implementação de projetos educacionais, construindo sistema e instrumentos de avaliação para detectar problemas educacionais e propor soluções Implementa medidas para viabilizar o trabalho coletivo, criando mecanismos e espaços de participação e interação da equipe, organizando e coordenando reuniões pedagógicas Coordena a construção e a revisão do projeto pedagógico, em parceria com docentes e equipe de educacional, definindo princípios norteadores do projeto, levantando dados educacionais, fornecendo subsídios teóricos metodológicos e didático-pedagógicos, considerando o contexto social, político, tecnológico e cultural.
Traça metas e objetivos educacionais, planeja ações de operacionalização, podendo articular ação conjunta com outras instituições Promove a formação contínua dos profissionais, organizando grupos de estudos, pesquisando metodologias, práticas educativas e avanços científicos em diferentes áreas, selecionando fontes de consulta, dados e informações Comunica-se com objetividade e assertividade, elabora e sistematiza textos e documentação educacional e administrativa, como relatórios, pareceres, resultados de avaliações, regimento escolar, registros de experiências pedagógicas e de atividades educacionais.
Pode publicar livros, artigos e notas técnicas e realizar entrevistas Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 2394-05 deve comunicar-se, implementar execução do projeto pedagógico/instrucional, coordenar a - re construção do projeto pedagógico/instrucional, viabilizar trabalho coletivo, demonstrar competências pessoais, avaliar desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, promover a formação contínua dos profissionais.
Condições de trabalho dessas profissões
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2394-05
O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.
Atividades exercidas por um Coordenador pedagógico CBO 2394-05
Um Coordenador pedagógico (ou sinônimo) deve avaliar implementação de projetos educacionais, detectar problemas educacionais, traçar objetivos educacionais, participar das avaliações externas, acompanhar produção dos alunos, pesquisar práticas educativas, organizar encontros, congressos e seminários, divulgar deliberações, avaliar desempenho profissional dos educadores, criar mecanismos de participação/interação, analisar desempenho das classes, administrar tempo, levantar necessidades educacionais e sociais, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos, selecionar referencial teórico-científico, demonstrar flexibilidade, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, realizar entrevistas, organizar reuniões com equipes de trabalho, analisar execução do plano de ensino e outros regimes escolares, coordenar projetos e atividades de recuperação de aprendizagem, saber ouvir, contextualizar historicamente a escola, formar equipes de trabalho, demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita, articular ação da escola com outras instituições, promover trocas de experiências, participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares, sistematizar registros administrativos e pedagógicos, propor mudanças no projeto pedagógico, pesquisar avanços de conhecimentos científicos em diferentes áreas, demonstrar capacidade de observação, propor soluções para problemas educacionais detectados, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, organizar encontro de educandos, respeitar as diversidades, compreender o contexto, articular ação conjunta da escola com as instituições de proteção a criança e ao adolescente, criar espaços de participação/interação, participar de cursos, seminários e congressos, observar processo de trabalho no contexto escolar, produzir material de apoio pedagógico, acompanhar trajetória escolar do aluno, construir sistema de avaliação, planejar reuniões com equipes de trabalho, participar de fóruns acadêmicos, políticos e culturais, promover cursos, oficinas e orientação técnica, demonstrar pró-atividade, avaliar instituição escolar, averiguar consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, assessorar trabalho docente, fornecer subsídios teóricos, administrar recursos de trabalho, contribuir para que as decisões expressem o coletivo da equipe pedagógica e multiprofissional, verificar cumprimento das metas, observar desempenho das classes, acompanhar desenvolvimento do trabalho docente/autor/tutor, participar da avaliação proposta pela instituição, avaliar processo de ensino e/ou de aprendizagem, organizar grupos de estudos, criar/recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar, divulgar experiências pedagógicas, trabalhar em equipe, elaborar textos de orientação, estruturar os tempos pedagógicos, equalizar informações, traçar metas educacionais, coletar propostas de coordenação, supervisão e orientação, estimular participação dos diferentes sujeitos, selecionar bibliografia, estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola, construir instrumentos de avaliação, emitir pareceres, demonstrar criatividade, administrar conflitos, administrar demanda por vagas, caracterizar perfil dos alunos, orientar atividades interdisciplinares/transdisciplinares, saber integrar as informações, intervir na aplicação de medidas disciplinares, fiscalizar cumprimento da legislação e do projeto pedagógico, planejar ações de operacionalização, publicar experiências pedagógicas, avaliar desempenho das classes/turmas, elaborar relatórios, registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional, atuar em conselhos de classe e de escola, dimensionar os problemas, divulgar resultados de avaliação.