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CBO 2394-05 - Coordenador pedagógico - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O profissional no cargo de Coordenador pedagógico CBO 2394-05 Planeja, coordena e avalia os processos de ensino e aprendizagem e o desempenho de alunos e docentes Orienta e acompanha as práticas de ensino, a didática e a aplicação de metodologias de ensino e aprendizagem.

Orienta a equipe pedagógica, implementa projetos pedagógicos e instrucionais nas modalidades de ensino presencial e a distância Articula as ações didático-pedagógicas dos docentes e da equipe de apoio ao ensino, considerando o desenvolvimento do processo educacional no ambiente escolar Elabora, implementa e avalia o projeto pedagógico, o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem, viabilizando o trabalho coletivo e institucional.

Organiza e elabora documentos administrativos e pedagógicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 2394-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de programadores, avaliadores e orientadores de ensino que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Coordenador pedagógico, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2394-05

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Coordenador pedagógico

O Coordenador pedagógico CBO 2394-05 planeja, coordena e avalia os processos de ensino e aprendizagem e o desempenho de alunos e docentes, definindo cronograma e estratégias para acompanhamento da ação docente, instrumentos de avaliação para verificação do desempenho e da progressão dos alunos, dos resultados avaliativos, das estratégias para recuperação da aprendizagem, da qualidade dos processos e dos níveis de satisfação de educandos e familiares Implementa, coordena e acompanha o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, assessorando as atividades de docentes e alunos, por meio de concepções metodológicas e didático-pedagógicas, produzindo material de apoio, inclusive por meio de tecnologias da informação e comunicação, orientando o docente, analisando os processos de trabalho no contexto escolar e os resultados de desempenho dos alunos.

Promove estudos e discussões sobre a proposta e o projeto pedagógicos definidos pela escola, o currículo, as metodologias de ensino aplicáveis no planejamento, desenvolvimento e avaliação do processo de ensino e aprendizagem, considerando sequência dos conteúdos, integração entre as áreas do conhecimento, interdisciplinaridade, contextualização, elaboração de projetos, proposição de situações-problema, tendo em vista o conceito de aprendizagem significativa.

Define e implementa estratégias para observar, acompanhar e analisar o desempenho dos alunos Orienta, analisa e avalia a elaboração de planos de ensino e planos de aula dos docentes, e verifica o desenvolvimento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem realizado.

Propõe ações para e recuperação da aprendizagem e participa da elaboração de projetos, propondo ações, atividades e estratégias para essa etapa do processo Faz a gestão das ações e atividades pedagógicas no âmbito escolar, verificando o cumprimento da legislação educacional e do projeto pedagógico.

Administra recursos de trabalho, zelando pela preservação e condições de utilização.

Prospecta, identifica, seleciona, elabora e especifica materiais e recursos pedagógicos Administra conflitos disciplinares entre docentes e alunos, intercede e aplica medidas disciplinadoras de acordo com o regimento escolar.

Identifica fatores intervenientes no processo de ensino e aprendizagem e propõe soluções para problemas educacionais detectados.

Avalia o desenvolvimento do projeto pedagógico e do processo de ensino e aprendizagem, o desempenho profissional dos educadores, das classes, da instituição escolar, da implementação de projetos educacionais, construindo sistema e instrumentos de avaliação para detectar problemas educacionais e propor soluções Implementa medidas para viabilizar o trabalho coletivo, criando mecanismos e espaços de participação e interação da equipe, organizando e coordenando reuniões pedagógicas Coordena a construção e a revisão do projeto pedagógico, em parceria com docentes e equipe de educacional, definindo princípios norteadores do projeto, levantando dados educacionais, fornecendo subsídios teóricos metodológicos e didático-pedagógicos, considerando o contexto social, político, tecnológico e cultural.

Traça metas e objetivos educacionais, planeja ações de operacionalização, podendo articular ação conjunta com outras instituições Promove a formação contínua dos profissionais, organizando grupos de estudos, pesquisando metodologias, práticas educativas e avanços científicos em diferentes áreas, selecionando fontes de consulta, dados e informações Comunica-se com objetividade e assertividade, elabora e sistematiza textos e documentação educacional e administrativa, como relatórios, pareceres, resultados de avaliações, regimento escolar, registros de experiências pedagógicas e de atividades educacionais.

Pode publicar livros, artigos e notas técnicas e realizar entrevistas Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

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Funções do cargo

O funcionário CBO 2394-05 deve viabilizar trabalho coletivo, comunicar-se, implementar execução do projeto pedagógico/instrucional, promover a formação contínua dos profissionais, demonstrar competências pessoais, avaliar desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, coordenar a - re construção do projeto pedagógico/instrucional.

Condições de trabalho dessas profissões

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2394-05

O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.

Atividades exercidas por um Coordenador pedagógico CBO 2394-05

Um Coordenador pedagógico (ou sinônimo) deve atuar em conselhos de classe e de escola, selecionar bibliografia, articular ação conjunta da escola com as instituições de proteção a criança e ao adolescente, verificar cumprimento das metas, assessorar trabalho docente, avaliar desempenho das classes/turmas, acompanhar desenvolvimento do trabalho docente/autor/tutor, elaborar textos de orientação, avaliar implementação de projetos educacionais, propor soluções para problemas educacionais detectados, pesquisar avanços de conhecimentos científicos em diferentes áreas, organizar encontro de educandos, levantar necessidades educacionais e sociais, estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, participar de fóruns acadêmicos, políticos e culturais, administrar conflitos, criar mecanismos de participação/interação, propor mudanças no projeto pedagógico, estimular participação dos diferentes sujeitos, emitir pareceres, organizar grupos de estudos, dimensionar os problemas, trabalhar em equipe, participar da avaliação proposta pela instituição, divulgar resultados de avaliação, administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos, construir sistema de avaliação, organizar reuniões com equipes de trabalho, coordenar projetos e atividades de recuperação de aprendizagem, coletar propostas de coordenação, supervisão e orientação, fornecer subsídios teóricos, demonstrar criatividade, planejar reuniões com equipes de trabalho, promover trocas de experiências, elaborar relatórios, saber ouvir, administrar tempo, caracterizar perfil dos alunos, registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional, promover cursos, oficinas e orientação técnica, respeitar as diversidades, sistematizar registros administrativos e pedagógicos, contextualizar historicamente a escola, observar desempenho das classes, administrar demanda por vagas, demonstrar flexibilidade, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, participar de cursos, seminários e congressos, fiscalizar cumprimento da legislação e do projeto pedagógico, saber integrar as informações, demonstrar pró-atividade, administrar recursos de trabalho, acompanhar produção dos alunos, contribuir para que as decisões expressem o coletivo da equipe pedagógica e multiprofissional, traçar metas educacionais, formar equipes de trabalho, compreender o contexto, acompanhar trajetória escolar do aluno, participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares, realizar entrevistas, divulgar experiências pedagógicas, estruturar os tempos pedagógicos, avaliar processo de ensino e/ou de aprendizagem, planejar ações de operacionalização, demonstrar capacidade de observação, produzir material de apoio pedagógico, demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita, articular ação da escola com outras instituições, equalizar informações, organizar encontros, congressos e seminários, participar das avaliações externas, traçar objetivos educacionais, avaliar instituição escolar, detectar problemas educacionais, intervir na aplicação de medidas disciplinares, construir instrumentos de avaliação, orientar atividades interdisciplinares/transdisciplinares, criar/recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, avaliar desempenho profissional dos educadores, publicar experiências pedagógicas, observar processo de trabalho no contexto escolar, analisar desempenho das classes, pesquisar práticas educativas, divulgar deliberações, selecionar referencial teórico-científico, analisar execução do plano de ensino e outros regimes escolares, averiguar consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, criar espaços de participação/interação, aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação.

Cargos e salários CBO 2394-05 - Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Salário Coordenador de Ensino Curitiba

Coordenador de Ensino: Curitiba, PR

O profissional no cargo de Coordenador de Ensino CBO 2394-05 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 4.125 e 9.037 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 735 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador de Ensino Rio de Janeiro

Coordenador de Ensino: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Coordenador de Ensino CBO 2394-05 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 3.596 e 8.158 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 2.182 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador de Ensino

Coordenador de Ensino: Paraná

O profissional no cargo de Coordenador de Ensino CBO 2394-05 trabalhando em Paraná, ganha entre 4.272 e 10.293 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 1.803 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Escolar

Coordenador Escolar: Bahia

O profissional no cargo de Coordenador Escolar CBO 2394-05 trabalhando em Bahia, ganha entre 3.515 e 7.770 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 1.464 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Escolar Santo André

Coordenador Escolar: Santo André, SP

O profissional no cargo de Coordenador Escolar CBO 2394-05 trabalhando em Santo André - SP, ganha entre 3.605 e 7.454 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 141 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Escolar

Coordenador Escolar: Rio de Janeiro

O profissional no cargo de Coordenador Escolar CBO 2394-05 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 3.483 e 8.040 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 3.839 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Escolar

Coordenador Escolar: Rio Grande do Sul

O profissional no cargo de Coordenador Escolar CBO 2394-05 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 3.551 e 7.080 para uma jornada de trabalho média de 35h semanais de acordo com dados salariais de 1.293 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Escolar Recife

Coordenador Escolar: Recife, PE

O profissional no cargo de Coordenador Escolar CBO 2394-05 trabalhando em Recife - PE, ganha entre 3.451 e 7.463 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 753 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Escolar Salvador

Coordenador Escolar: Salvador, BA

O profissional no cargo de Coordenador Escolar CBO 2394-05 trabalhando em Salvador - BA, ganha entre 3.829 e 8.792 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 624 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Escolar Natal

Coordenador Escolar: Natal, RN

O profissional no cargo de Coordenador Escolar CBO 2394-05 trabalhando em Natal - RN, ganha entre 4.284 e 11.544 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 212 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Escolar

Coordenador Escolar: São Paulo

O profissional no cargo de Coordenador Escolar CBO 2394-05 trabalhando em São Paulo, ganha entre 4.774 e 10.507 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 9.488 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Escolar

Coordenador Escolar: Paraíba

O profissional no cargo de Coordenador Escolar CBO 2394-05 trabalhando em Paraíba, ganha entre 4.509 e 12.220 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 540 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Escolar Campo Grande

Coordenador Escolar: Campo Grande, MS

O profissional no cargo de Coordenador Escolar CBO 2394-05 trabalhando em Campo Grande - MS, ganha entre 3.769 e 7.908 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 297 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Escolar Brasília

Coordenador Escolar: Brasília, DF

O profissional no cargo de Coordenador Escolar CBO 2394-05 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 4.449 e 9.553 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 895 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Escolar

Coordenador Escolar: Minas Gerais

O profissional no cargo de Coordenador Escolar CBO 2394-05 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 3.544 e 7.386 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 3.299 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Escolar São Paulo

Coordenador Escolar: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Coordenador Escolar CBO 2394-05 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 5.830 e 12.651 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 3.986 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Escolar Belém

Coordenador Escolar: Belém, PA

O profissional no cargo de Coordenador Escolar CBO 2394-05 trabalhando em Belém - PA, ganha entre 3.047 e 6.249 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 349 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Escolar Vitoria

Coordenador Escolar: Vitoria, ES

O profissional no cargo de Coordenador Escolar CBO 2394-05 trabalhando em Vitoria - ES, ganha entre 4.666 e 10.474 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 158 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.