CBO 2394-05 - Coordenador pedagógico - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos programadores, avaliadores e orientadores de ensino
O profissional no cargo de Coordenador pedagógico CBO 2394-05 Planeja, coordena e avalia os processos de ensino e aprendizagem e o desempenho de alunos e docentes Orienta e acompanha as práticas de ensino, a didática e a aplicação de metodologias de ensino e aprendizagem.
Orienta a equipe pedagógica, implementa projetos pedagógicos e instrucionais nas modalidades de ensino presencial e a distância Articula as ações didático-pedagógicas dos docentes e da equipe de apoio ao ensino, considerando o desenvolvimento do processo educacional no ambiente escolar Elabora, implementa e avalia o projeto pedagógico, o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem, viabilizando o trabalho coletivo e institucional.
Organiza e elabora documentos administrativos e pedagógicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2394-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de programadores, avaliadores e orientadores de ensino que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Coordenador pedagógico, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2394-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Programadores, avaliadores e orientadores de ensino.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Coordenador pedagógico
O Coordenador pedagógico CBO 2394-05 planeja, coordena e avalia os processos de ensino e aprendizagem e o desempenho de alunos e docentes, definindo cronograma e estratégias para acompanhamento da ação docente, instrumentos de avaliação para verificação do desempenho e da progressão dos alunos, dos resultados avaliativos, das estratégias para recuperação da aprendizagem, da qualidade dos processos e dos níveis de satisfação de educandos e familiares Implementa, coordena e acompanha o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, assessorando as atividades de docentes e alunos, por meio de concepções metodológicas e didático-pedagógicas, produzindo material de apoio, inclusive por meio de tecnologias da informação e comunicação, orientando o docente, analisando os processos de trabalho no contexto escolar e os resultados de desempenho dos alunos.
Promove estudos e discussões sobre a proposta e o projeto pedagógicos definidos pela escola, o currículo, as metodologias de ensino aplicáveis no planejamento, desenvolvimento e avaliação do processo de ensino e aprendizagem, considerando sequência dos conteúdos, integração entre as áreas do conhecimento, interdisciplinaridade, contextualização, elaboração de projetos, proposição de situações-problema, tendo em vista o conceito de aprendizagem significativa.
Define e implementa estratégias para observar, acompanhar e analisar o desempenho dos alunos Orienta, analisa e avalia a elaboração de planos de ensino e planos de aula dos docentes, e verifica o desenvolvimento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem realizado.
Propõe ações para e recuperação da aprendizagem e participa da elaboração de projetos, propondo ações, atividades e estratégias para essa etapa do processo Faz a gestão das ações e atividades pedagógicas no âmbito escolar, verificando o cumprimento da legislação educacional e do projeto pedagógico.
Administra recursos de trabalho, zelando pela preservação e condições de utilização.
Prospecta, identifica, seleciona, elabora e especifica materiais e recursos pedagógicos Administra conflitos disciplinares entre docentes e alunos, intercede e aplica medidas disciplinadoras de acordo com o regimento escolar.
Identifica fatores intervenientes no processo de ensino e aprendizagem e propõe soluções para problemas educacionais detectados.
Avalia o desenvolvimento do projeto pedagógico e do processo de ensino e aprendizagem, o desempenho profissional dos educadores, das classes, da instituição escolar, da implementação de projetos educacionais, construindo sistema e instrumentos de avaliação para detectar problemas educacionais e propor soluções Implementa medidas para viabilizar o trabalho coletivo, criando mecanismos e espaços de participação e interação da equipe, organizando e coordenando reuniões pedagógicas Coordena a construção e a revisão do projeto pedagógico, em parceria com docentes e equipe de educacional, definindo princípios norteadores do projeto, levantando dados educacionais, fornecendo subsídios teóricos metodológicos e didático-pedagógicos, considerando o contexto social, político, tecnológico e cultural.
Traça metas e objetivos educacionais, planeja ações de operacionalização, podendo articular ação conjunta com outras instituições Promove a formação contínua dos profissionais, organizando grupos de estudos, pesquisando metodologias, práticas educativas e avanços científicos em diferentes áreas, selecionando fontes de consulta, dados e informações Comunica-se com objetividade e assertividade, elabora e sistematiza textos e documentação educacional e administrativa, como relatórios, pareceres, resultados de avaliações, regimento escolar, registros de experiências pedagógicas e de atividades educacionais.
Pode publicar livros, artigos e notas técnicas e realizar entrevistas Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2394-05 deve promover a formação contínua dos profissionais, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, implementar execução do projeto pedagógico/instrucional, coordenar a - re construção do projeto pedagógico/instrucional, avaliar desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, viabilizar trabalho coletivo.
Condições de trabalho dessas profissões
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2394-05
O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.
Atividades exercidas por um Coordenador pedagógico CBO 2394-05
Um Coordenador pedagógico (ou sinônimo) deve avaliar desempenho das classes/turmas, construir instrumentos de avaliação, propor mudanças no projeto pedagógico, saber ouvir, divulgar deliberações, formar equipes de trabalho, articular ação conjunta da escola com as instituições de proteção a criança e ao adolescente, verificar cumprimento das metas, orientar atividades interdisciplinares/transdisciplinares, produzir material de apoio pedagógico, observar desempenho das classes, pesquisar práticas educativas, pesquisar avanços de conhecimentos científicos em diferentes áreas, averiguar consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, construir sistema de avaliação, contextualizar historicamente a escola, saber integrar as informações, propor soluções para problemas educacionais detectados, selecionar referencial teórico-científico, analisar desempenho das classes, administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos, coletar propostas de coordenação, supervisão e orientação, promover cursos, oficinas e orientação técnica, caracterizar perfil dos alunos, contribuir para que as decisões expressem o coletivo da equipe pedagógica e multiprofissional, fornecer subsídios teóricos, acompanhar produção dos alunos, participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares, sistematizar registros administrativos e pedagógicos, demonstrar pró-atividade, administrar tempo, aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar, demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, emitir pareceres, demonstrar criatividade, criar/recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, participar das avaliações externas, avaliar implementação de projetos educacionais, equalizar informações, planejar reuniões com equipes de trabalho, elaborar relatórios, selecionar bibliografia, administrar demanda por vagas, registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional, traçar objetivos educacionais, analisar execução do plano de ensino e outros regimes escolares, demonstrar flexibilidade, estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola, estruturar os tempos pedagógicos, intervir na aplicação de medidas disciplinares, articular ação da escola com outras instituições, realizar entrevistas, criar espaços de participação/interação, estimular participação dos diferentes sujeitos, planejar ações de operacionalização, compreender o contexto, coordenar projetos e atividades de recuperação de aprendizagem, participar da avaliação proposta pela instituição, organizar encontros, congressos e seminários, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, divulgar experiências pedagógicas, participar de cursos, seminários e congressos, promover trocas de experiências, demonstrar capacidade de observação, administrar recursos de trabalho, publicar experiências pedagógicas, acompanhar trajetória escolar do aluno, criar mecanismos de participação/interação, avaliar instituição escolar, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, observar processo de trabalho no contexto escolar, atuar em conselhos de classe e de escola, organizar encontro de educandos, organizar reuniões com equipes de trabalho, organizar grupos de estudos, traçar metas educacionais, avaliar processo de ensino e/ou de aprendizagem, detectar problemas educacionais, respeitar as diversidades, levantar necessidades educacionais e sociais, avaliar desempenho profissional dos educadores, administrar conflitos, acompanhar desenvolvimento do trabalho docente/autor/tutor, assessorar trabalho docente, divulgar resultados de avaliação, participar de fóruns acadêmicos, políticos e culturais, elaborar textos de orientação, trabalhar em equipe, dimensionar os problemas, fiscalizar cumprimento da legislação e do projeto pedagógico.