CBO 2394-05 - Coordenador pedagógico - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O profissional no cargo de Coordenador pedagógico CBO 2394-05 Planeja, coordena e avalia os processos de ensino e aprendizagem e o desempenho de alunos e docentes Orienta e acompanha as práticas de ensino, a didática e a aplicação de metodologias de ensino e aprendizagem.

Orienta a equipe pedagógica, implementa projetos pedagógicos e instrucionais nas modalidades de ensino presencial e a distância Articula as ações didático-pedagógicas dos docentes e da equipe de apoio ao ensino, considerando o desenvolvimento do processo educacional no ambiente escolar Elabora, implementa e avalia o projeto pedagógico, o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem, viabilizando o trabalho coletivo e institucional.

Organiza e elabora documentos administrativos e pedagógicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 2394-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de programadores, avaliadores e orientadores de ensino que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Coordenador pedagógico, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2394-05

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Coordenador pedagógico

O Coordenador pedagógico CBO 2394-05 planeja, coordena e avalia os processos de ensino e aprendizagem e o desempenho de alunos e docentes, definindo cronograma e estratégias para acompanhamento da ação docente, instrumentos de avaliação para verificação do desempenho e da progressão dos alunos, dos resultados avaliativos, das estratégias para recuperação da aprendizagem, da qualidade dos processos e dos níveis de satisfação de educandos e familiares Implementa, coordena e acompanha o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, assessorando as atividades de docentes e alunos, por meio de concepções metodológicas e didático-pedagógicas, produzindo material de apoio, inclusive por meio de tecnologias da informação e comunicação, orientando o docente, analisando os processos de trabalho no contexto escolar e os resultados de desempenho dos alunos.

Promove estudos e discussões sobre a proposta e o projeto pedagógicos definidos pela escola, o currículo, as metodologias de ensino aplicáveis no planejamento, desenvolvimento e avaliação do processo de ensino e aprendizagem, considerando sequência dos conteúdos, integração entre as áreas do conhecimento, interdisciplinaridade, contextualização, elaboração de projetos, proposição de situações-problema, tendo em vista o conceito de aprendizagem significativa.

Define e implementa estratégias para observar, acompanhar e analisar o desempenho dos alunos Orienta, analisa e avalia a elaboração de planos de ensino e planos de aula dos docentes, e verifica o desenvolvimento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem realizado.

Propõe ações para e recuperação da aprendizagem e participa da elaboração de projetos, propondo ações, atividades e estratégias para essa etapa do processo Faz a gestão das ações e atividades pedagógicas no âmbito escolar, verificando o cumprimento da legislação educacional e do projeto pedagógico.

Administra recursos de trabalho, zelando pela preservação e condições de utilização.

Prospecta, identifica, seleciona, elabora e especifica materiais e recursos pedagógicos Administra conflitos disciplinares entre docentes e alunos, intercede e aplica medidas disciplinadoras de acordo com o regimento escolar.

Identifica fatores intervenientes no processo de ensino e aprendizagem e propõe soluções para problemas educacionais detectados.

Avalia o desenvolvimento do projeto pedagógico e do processo de ensino e aprendizagem, o desempenho profissional dos educadores, das classes, da instituição escolar, da implementação de projetos educacionais, construindo sistema e instrumentos de avaliação para detectar problemas educacionais e propor soluções Implementa medidas para viabilizar o trabalho coletivo, criando mecanismos e espaços de participação e interação da equipe, organizando e coordenando reuniões pedagógicas Coordena a construção e a revisão do projeto pedagógico, em parceria com docentes e equipe de educacional, definindo princípios norteadores do projeto, levantando dados educacionais, fornecendo subsídios teóricos metodológicos e didático-pedagógicos, considerando o contexto social, político, tecnológico e cultural.

Traça metas e objetivos educacionais, planeja ações de operacionalização, podendo articular ação conjunta com outras instituições Promove a formação contínua dos profissionais, organizando grupos de estudos, pesquisando metodologias, práticas educativas e avanços científicos em diferentes áreas, selecionando fontes de consulta, dados e informações Comunica-se com objetividade e assertividade, elabora e sistematiza textos e documentação educacional e administrativa, como relatórios, pareceres, resultados de avaliações, regimento escolar, registros de experiências pedagógicas e de atividades educacionais.

Pode publicar livros, artigos e notas técnicas e realizar entrevistas Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2394-05 deve demonstrar competências pessoais, coordenar a - re construção do projeto pedagógico/instrucional, promover a formação contínua dos profissionais, avaliar desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, viabilizar trabalho coletivo, implementar execução do projeto pedagógico/instrucional, comunicar-se.

Condições de trabalho dessas profissões

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2394-05

O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.

Atividades exercidas por um Coordenador pedagógico CBO 2394-05

Um Coordenador pedagógico (ou sinônimo) deve levantar necessidades educacionais e sociais, equalizar informações, articular ação da escola com outras instituições, assessorar trabalho docente, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, propor mudanças no projeto pedagógico, avaliar desempenho das classes/turmas, compreender o contexto, avaliar implementação de projetos educacionais, promover trocas de experiências, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, estruturar os tempos pedagógicos, demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita, divulgar deliberações, observar processo de trabalho no contexto escolar, fiscalizar cumprimento da legislação e do projeto pedagógico, participar da avaliação proposta pela instituição, pesquisar práticas educativas, avaliar instituição escolar, caracterizar perfil dos alunos, elaborar textos de orientação, fornecer subsídios teóricos, administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos, intervir na aplicação de medidas disciplinares, saber ouvir, sistematizar registros administrativos e pedagógicos, estimular participação dos diferentes sujeitos, participar de cursos, seminários e congressos, formar equipes de trabalho, administrar recursos de trabalho, traçar metas educacionais, avaliar desempenho profissional dos educadores, organizar grupos de estudos, administrar conflitos, divulgar resultados de avaliação, contribuir para que as decisões expressem o coletivo da equipe pedagógica e multiprofissional, construir sistema de avaliação, participar das avaliações externas, divulgar experiências pedagógicas, participar de fóruns acadêmicos, políticos e culturais, orientar atividades interdisciplinares/transdisciplinares, elaborar relatórios, construir instrumentos de avaliação, participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares, traçar objetivos educacionais, planejar ações de operacionalização, selecionar referencial teórico-científico, propor soluções para problemas educacionais detectados, averiguar consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar, dimensionar os problemas, selecionar bibliografia, analisar execução do plano de ensino e outros regimes escolares, contextualizar historicamente a escola, criar mecanismos de participação/interação, estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola, organizar reuniões com equipes de trabalho, produzir material de apoio pedagógico, acompanhar produção dos alunos, demonstrar capacidade de observação, administrar tempo, administrar demanda por vagas, coordenar projetos e atividades de recuperação de aprendizagem, acompanhar desenvolvimento do trabalho docente/autor/tutor, saber integrar as informações, promover cursos, oficinas e orientação técnica, acompanhar trajetória escolar do aluno, demonstrar pró-atividade, coletar propostas de coordenação, supervisão e orientação, criar espaços de participação/interação, realizar entrevistas, organizar encontro de educandos, demonstrar flexibilidade, organizar encontros, congressos e seminários, respeitar as diversidades, planejar reuniões com equipes de trabalho, demonstrar criatividade, avaliar processo de ensino e/ou de aprendizagem, emitir pareceres, publicar experiências pedagógicas, pesquisar avanços de conhecimentos científicos em diferentes áreas, trabalhar em equipe, analisar desempenho das classes, atuar em conselhos de classe e de escola, criar/recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, detectar problemas educacionais, verificar cumprimento das metas, observar desempenho das classes, articular ação conjunta da escola com as instituições de proteção a criança e ao adolescente, registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional.

Cargos e salários CBO 2394-05 - Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Salário Coordenador Escolar Natal

Coordenador Escolar: Natal, RN

O profissional no cargo de Coordenador Escolar CBO 2394-05 trabalhando em Natal - RN, ganha entre 2.641 e 5.504 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 233 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Escolar Campo Grande

Coordenador Escolar: Campo Grande, MS

O profissional no cargo de Coordenador Escolar CBO 2394-05 trabalhando em Campo Grande - MS, ganha entre 3.370 e 7.101 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 297 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Escolar

Coordenador Escolar: Rio de Janeiro

O profissional no cargo de Coordenador Escolar CBO 2394-05 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 3.198 e 6.982 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 3.517 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Escolar

Coordenador Escolar: Goiás

O profissional no cargo de Coordenador Escolar CBO 2394-05 trabalhando em Goiás, ganha entre 2.934 e 5.954 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 941 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Escolar Campinas

Coordenador Escolar: Campinas, SP

O profissional no cargo de Coordenador Escolar CBO 2394-05 trabalhando em Campinas - SP, ganha entre 4.190 e 8.833 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 321 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Escolar

Coordenador Escolar: Bahia

O profissional no cargo de Coordenador Escolar CBO 2394-05 trabalhando em Bahia, ganha entre 3.279 e 7.035 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 1.512 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Escolar

Coordenador Escolar: Rio Grande do Sul

O profissional no cargo de Coordenador Escolar CBO 2394-05 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 3.464 e 6.950 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 1.234 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Escolar

Coordenador Escolar: São Paulo

O profissional no cargo de Coordenador Escolar CBO 2394-05 trabalhando em São Paulo, ganha entre 4.460 e 9.517 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 9.637 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Escolar

Coordenador Escolar: Minas Gerais

O profissional no cargo de Coordenador Escolar CBO 2394-05 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 3.437 e 7.202 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 3.227 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Escolar

Coordenador Escolar: Paraíba

O profissional no cargo de Coordenador Escolar CBO 2394-05 trabalhando em Paraíba, ganha entre 2.713 e 5.715 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 529 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Escolar Fortaleza

Coordenador Escolar: Fortaleza, CE

O profissional no cargo de Coordenador Escolar CBO 2394-05 trabalhando em Fortaleza - CE, ganha entre 2.709 e 5.711 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 1.047 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Escolar

Coordenador Escolar: Pará

O profissional no cargo de Coordenador Escolar CBO 2394-05 trabalhando em Pará, ganha entre 2.827 e 5.843 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 861 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Escolar Recife

Coordenador Escolar: Recife, PE

O profissional no cargo de Coordenador Escolar CBO 2394-05 trabalhando em Recife - PE, ganha entre 3.375 e 7.404 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 766 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.