CBO 2394-05 - Coordenador pedagógico - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos programadores, avaliadores e orientadores de ensino
O profissional no cargo de Coordenador pedagógico CBO 2394-05 Planeja, coordena e avalia os processos de ensino e aprendizagem e o desempenho de alunos e docentes Orienta e acompanha as práticas de ensino, a didática e a aplicação de metodologias de ensino e aprendizagem.
Orienta a equipe pedagógica, implementa projetos pedagógicos e instrucionais nas modalidades de ensino presencial e a distância Articula as ações didático-pedagógicas dos docentes e da equipe de apoio ao ensino, considerando o desenvolvimento do processo educacional no ambiente escolar Elabora, implementa e avalia o projeto pedagógico, o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem, viabilizando o trabalho coletivo e institucional.
Organiza e elabora documentos administrativos e pedagógicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2394-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de programadores, avaliadores e orientadores de ensino que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Coordenador pedagógico, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2394-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Programadores, avaliadores e orientadores de ensino.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Coordenador pedagógico
O Coordenador pedagógico CBO 2394-05 planeja, coordena e avalia os processos de ensino e aprendizagem e o desempenho de alunos e docentes, definindo cronograma e estratégias para acompanhamento da ação docente, instrumentos de avaliação para verificação do desempenho e da progressão dos alunos, dos resultados avaliativos, das estratégias para recuperação da aprendizagem, da qualidade dos processos e dos níveis de satisfação de educandos e familiares Implementa, coordena e acompanha o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, assessorando as atividades de docentes e alunos, por meio de concepções metodológicas e didático-pedagógicas, produzindo material de apoio, inclusive por meio de tecnologias da informação e comunicação, orientando o docente, analisando os processos de trabalho no contexto escolar e os resultados de desempenho dos alunos.
Promove estudos e discussões sobre a proposta e o projeto pedagógicos definidos pela escola, o currículo, as metodologias de ensino aplicáveis no planejamento, desenvolvimento e avaliação do processo de ensino e aprendizagem, considerando sequência dos conteúdos, integração entre as áreas do conhecimento, interdisciplinaridade, contextualização, elaboração de projetos, proposição de situações-problema, tendo em vista o conceito de aprendizagem significativa.
Define e implementa estratégias para observar, acompanhar e analisar o desempenho dos alunos Orienta, analisa e avalia a elaboração de planos de ensino e planos de aula dos docentes, e verifica o desenvolvimento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem realizado.
Propõe ações para e recuperação da aprendizagem e participa da elaboração de projetos, propondo ações, atividades e estratégias para essa etapa do processo Faz a gestão das ações e atividades pedagógicas no âmbito escolar, verificando o cumprimento da legislação educacional e do projeto pedagógico.
Administra recursos de trabalho, zelando pela preservação e condições de utilização.
Prospecta, identifica, seleciona, elabora e especifica materiais e recursos pedagógicos Administra conflitos disciplinares entre docentes e alunos, intercede e aplica medidas disciplinadoras de acordo com o regimento escolar.
Identifica fatores intervenientes no processo de ensino e aprendizagem e propõe soluções para problemas educacionais detectados.
Avalia o desenvolvimento do projeto pedagógico e do processo de ensino e aprendizagem, o desempenho profissional dos educadores, das classes, da instituição escolar, da implementação de projetos educacionais, construindo sistema e instrumentos de avaliação para detectar problemas educacionais e propor soluções Implementa medidas para viabilizar o trabalho coletivo, criando mecanismos e espaços de participação e interação da equipe, organizando e coordenando reuniões pedagógicas Coordena a construção e a revisão do projeto pedagógico, em parceria com docentes e equipe de educacional, definindo princípios norteadores do projeto, levantando dados educacionais, fornecendo subsídios teóricos metodológicos e didático-pedagógicos, considerando o contexto social, político, tecnológico e cultural.
Traça metas e objetivos educacionais, planeja ações de operacionalização, podendo articular ação conjunta com outras instituições Promove a formação contínua dos profissionais, organizando grupos de estudos, pesquisando metodologias, práticas educativas e avanços científicos em diferentes áreas, selecionando fontes de consulta, dados e informações Comunica-se com objetividade e assertividade, elabora e sistematiza textos e documentação educacional e administrativa, como relatórios, pareceres, resultados de avaliações, regimento escolar, registros de experiências pedagógicas e de atividades educacionais.
Pode publicar livros, artigos e notas técnicas e realizar entrevistas Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 2394-05 deve viabilizar trabalho coletivo, comunicar-se, avaliar desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, implementar execução do projeto pedagógico/instrucional, demonstrar competências pessoais, coordenar a - re construção do projeto pedagógico/instrucional, promover a formação contínua dos profissionais.
Condições de trabalho dessas profissões
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2394-05
O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.
Atividades exercidas por um Coordenador pedagógico CBO 2394-05
Um Coordenador pedagógico (ou sinônimo) deve verificar cumprimento das metas, detectar problemas educacionais, administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos, formar equipes de trabalho, demonstrar capacidade de observação, saber integrar as informações, registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional, avaliar processo de ensino e/ou de aprendizagem, averiguar consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, intervir na aplicação de medidas disciplinares, fiscalizar cumprimento da legislação e do projeto pedagógico, elaborar relatórios, fornecer subsídios teóricos, criar/recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, contribuir para que as decisões expressem o coletivo da equipe pedagógica e multiprofissional, observar desempenho das classes, compreender o contexto, promover trocas de experiências, divulgar experiências pedagógicas, avaliar desempenho das classes/turmas, emitir pareceres, planejar reuniões com equipes de trabalho, assessorar trabalho docente, equalizar informações, participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares, organizar encontro de educandos, construir instrumentos de avaliação, participar da avaliação proposta pela instituição, participar das avaliações externas, acompanhar trajetória escolar do aluno, pesquisar práticas educativas, coletar propostas de coordenação, supervisão e orientação, estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola, traçar metas educacionais, administrar recursos de trabalho, demonstrar flexibilidade, trabalhar em equipe, divulgar resultados de avaliação, orientar atividades interdisciplinares/transdisciplinares, sistematizar registros administrativos e pedagógicos, atuar em conselhos de classe e de escola, publicar experiências pedagógicas, organizar reuniões com equipes de trabalho, analisar execução do plano de ensino e outros regimes escolares, analisar desempenho das classes, elaborar textos de orientação, demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, produzir material de apoio pedagógico, respeitar as diversidades, observar processo de trabalho no contexto escolar, acompanhar desenvolvimento do trabalho docente/autor/tutor, demonstrar pró-atividade, traçar objetivos educacionais, propor soluções para problemas educacionais detectados, organizar grupos de estudos, administrar demanda por vagas, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, pesquisar avanços de conhecimentos científicos em diferentes áreas, promover cursos, oficinas e orientação técnica, caracterizar perfil dos alunos, articular ação da escola com outras instituições, contextualizar historicamente a escola, criar espaços de participação/interação, demonstrar criatividade, saber ouvir, selecionar referencial teórico-científico, estimular participação dos diferentes sujeitos, levantar necessidades educacionais e sociais, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, avaliar instituição escolar, realizar entrevistas, administrar tempo, selecionar bibliografia, acompanhar produção dos alunos, coordenar projetos e atividades de recuperação de aprendizagem, criar mecanismos de participação/interação, estruturar os tempos pedagógicos, organizar encontros, congressos e seminários, dimensionar os problemas, divulgar deliberações, propor mudanças no projeto pedagógico, avaliar implementação de projetos educacionais, articular ação conjunta da escola com as instituições de proteção a criança e ao adolescente, avaliar desempenho profissional dos educadores, administrar conflitos, participar de fóruns acadêmicos, políticos e culturais, aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar, construir sistema de avaliação, participar de cursos, seminários e congressos, planejar ações de operacionalização.