CBO 2394-05 - Coordenador pedagógico - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos programadores, avaliadores e orientadores de ensino
O profissional no cargo de Coordenador pedagógico CBO 2394-05 Planeja, coordena e avalia os processos de ensino e aprendizagem e o desempenho de alunos e docentes Orienta e acompanha as práticas de ensino, a didática e a aplicação de metodologias de ensino e aprendizagem.
Orienta a equipe pedagógica, implementa projetos pedagógicos e instrucionais nas modalidades de ensino presencial e a distância Articula as ações didático-pedagógicas dos docentes e da equipe de apoio ao ensino, considerando o desenvolvimento do processo educacional no ambiente escolar Elabora, implementa e avalia o projeto pedagógico, o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem, viabilizando o trabalho coletivo e institucional.
Organiza e elabora documentos administrativos e pedagógicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2394-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de programadores, avaliadores e orientadores de ensino que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Coordenador pedagógico, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2394-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Programadores, avaliadores e orientadores de ensino.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Coordenador pedagógico
O Coordenador pedagógico CBO 2394-05 planeja, coordena e avalia os processos de ensino e aprendizagem e o desempenho de alunos e docentes, definindo cronograma e estratégias para acompanhamento da ação docente, instrumentos de avaliação para verificação do desempenho e da progressão dos alunos, dos resultados avaliativos, das estratégias para recuperação da aprendizagem, da qualidade dos processos e dos níveis de satisfação de educandos e familiares Implementa, coordena e acompanha o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, assessorando as atividades de docentes e alunos, por meio de concepções metodológicas e didático-pedagógicas, produzindo material de apoio, inclusive por meio de tecnologias da informação e comunicação, orientando o docente, analisando os processos de trabalho no contexto escolar e os resultados de desempenho dos alunos.
Promove estudos e discussões sobre a proposta e o projeto pedagógicos definidos pela escola, o currículo, as metodologias de ensino aplicáveis no planejamento, desenvolvimento e avaliação do processo de ensino e aprendizagem, considerando sequência dos conteúdos, integração entre as áreas do conhecimento, interdisciplinaridade, contextualização, elaboração de projetos, proposição de situações-problema, tendo em vista o conceito de aprendizagem significativa.
Define e implementa estratégias para observar, acompanhar e analisar o desempenho dos alunos Orienta, analisa e avalia a elaboração de planos de ensino e planos de aula dos docentes, e verifica o desenvolvimento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem realizado.
Propõe ações para e recuperação da aprendizagem e participa da elaboração de projetos, propondo ações, atividades e estratégias para essa etapa do processo Faz a gestão das ações e atividades pedagógicas no âmbito escolar, verificando o cumprimento da legislação educacional e do projeto pedagógico.
Administra recursos de trabalho, zelando pela preservação e condições de utilização.
Prospecta, identifica, seleciona, elabora e especifica materiais e recursos pedagógicos Administra conflitos disciplinares entre docentes e alunos, intercede e aplica medidas disciplinadoras de acordo com o regimento escolar.
Identifica fatores intervenientes no processo de ensino e aprendizagem e propõe soluções para problemas educacionais detectados.
Avalia o desenvolvimento do projeto pedagógico e do processo de ensino e aprendizagem, o desempenho profissional dos educadores, das classes, da instituição escolar, da implementação de projetos educacionais, construindo sistema e instrumentos de avaliação para detectar problemas educacionais e propor soluções Implementa medidas para viabilizar o trabalho coletivo, criando mecanismos e espaços de participação e interação da equipe, organizando e coordenando reuniões pedagógicas Coordena a construção e a revisão do projeto pedagógico, em parceria com docentes e equipe de educacional, definindo princípios norteadores do projeto, levantando dados educacionais, fornecendo subsídios teóricos metodológicos e didático-pedagógicos, considerando o contexto social, político, tecnológico e cultural.
Traça metas e objetivos educacionais, planeja ações de operacionalização, podendo articular ação conjunta com outras instituições Promove a formação contínua dos profissionais, organizando grupos de estudos, pesquisando metodologias, práticas educativas e avanços científicos em diferentes áreas, selecionando fontes de consulta, dados e informações Comunica-se com objetividade e assertividade, elabora e sistematiza textos e documentação educacional e administrativa, como relatórios, pareceres, resultados de avaliações, regimento escolar, registros de experiências pedagógicas e de atividades educacionais.
Pode publicar livros, artigos e notas técnicas e realizar entrevistas Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 2394-05 deve comunicar-se, demonstrar competências pessoais, viabilizar trabalho coletivo, coordenar a - re construção do projeto pedagógico/instrucional, promover a formação contínua dos profissionais, implementar execução do projeto pedagógico/instrucional, avaliar desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional.
Condições de trabalho dessas profissões
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2394-05
O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.
Atividades exercidas por um Coordenador pedagógico CBO 2394-05
Um Coordenador pedagógico (ou sinônimo) deve registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional, demonstrar capacidade de observação, participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares, divulgar experiências pedagógicas, organizar grupos de estudos, avaliar processo de ensino e/ou de aprendizagem, administrar conflitos, trabalhar em equipe, dimensionar os problemas, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, respeitar as diversidades, analisar execução do plano de ensino e outros regimes escolares, articular ação conjunta da escola com as instituições de proteção a criança e ao adolescente, assessorar trabalho docente, demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita, propor mudanças no projeto pedagógico, observar processo de trabalho no contexto escolar, participar de cursos, seminários e congressos, levantar necessidades educacionais e sociais, promover trocas de experiências, coletar propostas de coordenação, supervisão e orientação, administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos, equalizar informações, participar da avaliação proposta pela instituição, articular ação da escola com outras instituições, participar das avaliações externas, publicar experiências pedagógicas, selecionar referencial teórico-científico, construir instrumentos de avaliação, pesquisar avanços de conhecimentos científicos em diferentes áreas, construir sistema de avaliação, fiscalizar cumprimento da legislação e do projeto pedagógico, fornecer subsídios teóricos, estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola, sistematizar registros administrativos e pedagógicos, analisar desempenho das classes, acompanhar desenvolvimento do trabalho docente/autor/tutor, saber integrar as informações, estimular participação dos diferentes sujeitos, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, orientar atividades interdisciplinares/transdisciplinares, selecionar bibliografia, acompanhar trajetória escolar do aluno, avaliar desempenho das classes/turmas, propor soluções para problemas educacionais detectados, aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar, planejar ações de operacionalização, formar equipes de trabalho, participar de fóruns acadêmicos, políticos e culturais, estruturar os tempos pedagógicos, coordenar projetos e atividades de recuperação de aprendizagem, elaborar relatórios, demonstrar criatividade, administrar recursos de trabalho, detectar problemas educacionais, realizar entrevistas, avaliar desempenho profissional dos educadores, planejar reuniões com equipes de trabalho, observar desempenho das classes, promover cursos, oficinas e orientação técnica, atuar em conselhos de classe e de escola, saber ouvir, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, averiguar consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, traçar metas educacionais, pesquisar práticas educativas, intervir na aplicação de medidas disciplinares, contextualizar historicamente a escola, criar mecanismos de participação/interação, elaborar textos de orientação, acompanhar produção dos alunos, divulgar resultados de avaliação, caracterizar perfil dos alunos, demonstrar pró-atividade, avaliar implementação de projetos educacionais, organizar reuniões com equipes de trabalho, divulgar deliberações, administrar tempo, traçar objetivos educacionais, administrar demanda por vagas, verificar cumprimento das metas, avaliar instituição escolar, criar/recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, emitir pareceres, organizar encontro de educandos, demonstrar flexibilidade, organizar encontros, congressos e seminários, criar espaços de participação/interação, compreender o contexto, contribuir para que as decisões expressem o coletivo da equipe pedagógica e multiprofissional, produzir material de apoio pedagógico.