CBO 2394-05 - Coordenador pedagógico - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O profissional no cargo de Coordenador pedagógico CBO 2394-05 Planeja, coordena e avalia os processos de ensino e aprendizagem e o desempenho de alunos e docentes Orienta e acompanha as práticas de ensino, a didática e a aplicação de metodologias de ensino e aprendizagem.

Orienta a equipe pedagógica, implementa projetos pedagógicos e instrucionais nas modalidades de ensino presencial e a distância Articula as ações didático-pedagógicas dos docentes e da equipe de apoio ao ensino, considerando o desenvolvimento do processo educacional no ambiente escolar Elabora, implementa e avalia o projeto pedagógico, o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem, viabilizando o trabalho coletivo e institucional.

Organiza e elabora documentos administrativos e pedagógicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 2394-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de programadores, avaliadores e orientadores de ensino que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Coordenador pedagógico, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2394-05

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Coordenador pedagógico

O Coordenador pedagógico CBO 2394-05 planeja, coordena e avalia os processos de ensino e aprendizagem e o desempenho de alunos e docentes, definindo cronograma e estratégias para acompanhamento da ação docente, instrumentos de avaliação para verificação do desempenho e da progressão dos alunos, dos resultados avaliativos, das estratégias para recuperação da aprendizagem, da qualidade dos processos e dos níveis de satisfação de educandos e familiares Implementa, coordena e acompanha o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, assessorando as atividades de docentes e alunos, por meio de concepções metodológicas e didático-pedagógicas, produzindo material de apoio, inclusive por meio de tecnologias da informação e comunicação, orientando o docente, analisando os processos de trabalho no contexto escolar e os resultados de desempenho dos alunos.

Promove estudos e discussões sobre a proposta e o projeto pedagógicos definidos pela escola, o currículo, as metodologias de ensino aplicáveis no planejamento, desenvolvimento e avaliação do processo de ensino e aprendizagem, considerando sequência dos conteúdos, integração entre as áreas do conhecimento, interdisciplinaridade, contextualização, elaboração de projetos, proposição de situações-problema, tendo em vista o conceito de aprendizagem significativa.

Define e implementa estratégias para observar, acompanhar e analisar o desempenho dos alunos Orienta, analisa e avalia a elaboração de planos de ensino e planos de aula dos docentes, e verifica o desenvolvimento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem realizado.

Propõe ações para e recuperação da aprendizagem e participa da elaboração de projetos, propondo ações, atividades e estratégias para essa etapa do processo Faz a gestão das ações e atividades pedagógicas no âmbito escolar, verificando o cumprimento da legislação educacional e do projeto pedagógico.

Administra recursos de trabalho, zelando pela preservação e condições de utilização.

Prospecta, identifica, seleciona, elabora e especifica materiais e recursos pedagógicos Administra conflitos disciplinares entre docentes e alunos, intercede e aplica medidas disciplinadoras de acordo com o regimento escolar.

Identifica fatores intervenientes no processo de ensino e aprendizagem e propõe soluções para problemas educacionais detectados.

Avalia o desenvolvimento do projeto pedagógico e do processo de ensino e aprendizagem, o desempenho profissional dos educadores, das classes, da instituição escolar, da implementação de projetos educacionais, construindo sistema e instrumentos de avaliação para detectar problemas educacionais e propor soluções Implementa medidas para viabilizar o trabalho coletivo, criando mecanismos e espaços de participação e interação da equipe, organizando e coordenando reuniões pedagógicas Coordena a construção e a revisão do projeto pedagógico, em parceria com docentes e equipe de educacional, definindo princípios norteadores do projeto, levantando dados educacionais, fornecendo subsídios teóricos metodológicos e didático-pedagógicos, considerando o contexto social, político, tecnológico e cultural.

Traça metas e objetivos educacionais, planeja ações de operacionalização, podendo articular ação conjunta com outras instituições Promove a formação contínua dos profissionais, organizando grupos de estudos, pesquisando metodologias, práticas educativas e avanços científicos em diferentes áreas, selecionando fontes de consulta, dados e informações Comunica-se com objetividade e assertividade, elabora e sistematiza textos e documentação educacional e administrativa, como relatórios, pareceres, resultados de avaliações, regimento escolar, registros de experiências pedagógicas e de atividades educacionais.

Pode publicar livros, artigos e notas técnicas e realizar entrevistas Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

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Funções do cargo

O funcionário CBO 2394-05 deve avaliar desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, viabilizar trabalho coletivo, implementar execução do projeto pedagógico/instrucional, coordenar a - re construção do projeto pedagógico/instrucional, promover a formação contínua dos profissionais, comunicar-se, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2394-05

O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.

Atividades exercidas por um Coordenador pedagógico CBO 2394-05

Um Coordenador pedagógico (ou sinônimo) deve administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos, promover trocas de experiências, elaborar textos de orientação, observar desempenho das classes, construir sistema de avaliação, estruturar os tempos pedagógicos, registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional, estimular participação dos diferentes sujeitos, respeitar as diversidades, verificar cumprimento das metas, avaliar desempenho das classes/turmas, articular ação conjunta da escola com as instituições de proteção a criança e ao adolescente, pesquisar práticas educativas, formar equipes de trabalho, demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita, aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar, divulgar deliberações, organizar encontros, congressos e seminários, equalizar informações, avaliar desempenho profissional dos educadores, divulgar resultados de avaliação, criar mecanismos de participação/interação, demonstrar criatividade, contextualizar historicamente a escola, organizar grupos de estudos, avaliar processo de ensino e/ou de aprendizagem, participar de cursos, seminários e congressos, demonstrar capacidade de observação, propor soluções para problemas educacionais detectados, dimensionar os problemas, acompanhar produção dos alunos, fiscalizar cumprimento da legislação e do projeto pedagógico, planejar reuniões com equipes de trabalho, orientar atividades interdisciplinares/transdisciplinares, detectar problemas educacionais, coletar propostas de coordenação, supervisão e orientação, observar processo de trabalho no contexto escolar, participar de fóruns acadêmicos, políticos e culturais, organizar reuniões com equipes de trabalho, averiguar consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, emitir pareceres, participar das avaliações externas, analisar execução do plano de ensino e outros regimes escolares, coordenar projetos e atividades de recuperação de aprendizagem, traçar metas educacionais, trabalhar em equipe, realizar entrevistas, criar/recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, acompanhar trajetória escolar do aluno, construir instrumentos de avaliação, produzir material de apoio pedagógico, administrar conflitos, publicar experiências pedagógicas, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares, avaliar implementação de projetos educacionais, avaliar instituição escolar, articular ação da escola com outras instituições, acompanhar desenvolvimento do trabalho docente/autor/tutor, divulgar experiências pedagógicas, demonstrar flexibilidade, demonstrar pró-atividade, intervir na aplicação de medidas disciplinares, promover cursos, oficinas e orientação técnica, caracterizar perfil dos alunos, estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola, analisar desempenho das classes, atuar em conselhos de classe e de escola, compreender o contexto, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, selecionar bibliografia, traçar objetivos educacionais, fornecer subsídios teóricos, administrar demanda por vagas, contribuir para que as decisões expressem o coletivo da equipe pedagógica e multiprofissional, participar da avaliação proposta pela instituição, administrar recursos de trabalho, sistematizar registros administrativos e pedagógicos, levantar necessidades educacionais e sociais, selecionar referencial teórico-científico, assessorar trabalho docente, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, administrar tempo, criar espaços de participação/interação, organizar encontro de educandos, propor mudanças no projeto pedagógico, saber integrar as informações, pesquisar avanços de conhecimentos científicos em diferentes áreas, saber ouvir, elaborar relatórios, planejar ações de operacionalização.

Cargos e salários CBO 2394-05 - Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

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