CBO 2394-05 - Coordenador pedagógico - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos programadores, avaliadores e orientadores de ensino
O profissional no cargo de Coordenador pedagógico CBO 2394-05 Planeja, coordena e avalia os processos de ensino e aprendizagem e o desempenho de alunos e docentes Orienta e acompanha as práticas de ensino, a didática e a aplicação de metodologias de ensino e aprendizagem.
Orienta a equipe pedagógica, implementa projetos pedagógicos e instrucionais nas modalidades de ensino presencial e a distância Articula as ações didático-pedagógicas dos docentes e da equipe de apoio ao ensino, considerando o desenvolvimento do processo educacional no ambiente escolar Elabora, implementa e avalia o projeto pedagógico, o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem, viabilizando o trabalho coletivo e institucional.
Organiza e elabora documentos administrativos e pedagógicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2394-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de programadores, avaliadores e orientadores de ensino que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Coordenador pedagógico, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2394-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Programadores, avaliadores e orientadores de ensino.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Coordenador pedagógico
O Coordenador pedagógico CBO 2394-05 planeja, coordena e avalia os processos de ensino e aprendizagem e o desempenho de alunos e docentes, definindo cronograma e estratégias para acompanhamento da ação docente, instrumentos de avaliação para verificação do desempenho e da progressão dos alunos, dos resultados avaliativos, das estratégias para recuperação da aprendizagem, da qualidade dos processos e dos níveis de satisfação de educandos e familiares Implementa, coordena e acompanha o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, assessorando as atividades de docentes e alunos, por meio de concepções metodológicas e didático-pedagógicas, produzindo material de apoio, inclusive por meio de tecnologias da informação e comunicação, orientando o docente, analisando os processos de trabalho no contexto escolar e os resultados de desempenho dos alunos.
Promove estudos e discussões sobre a proposta e o projeto pedagógicos definidos pela escola, o currículo, as metodologias de ensino aplicáveis no planejamento, desenvolvimento e avaliação do processo de ensino e aprendizagem, considerando sequência dos conteúdos, integração entre as áreas do conhecimento, interdisciplinaridade, contextualização, elaboração de projetos, proposição de situações-problema, tendo em vista o conceito de aprendizagem significativa.
Define e implementa estratégias para observar, acompanhar e analisar o desempenho dos alunos Orienta, analisa e avalia a elaboração de planos de ensino e planos de aula dos docentes, e verifica o desenvolvimento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem realizado.
Propõe ações para e recuperação da aprendizagem e participa da elaboração de projetos, propondo ações, atividades e estratégias para essa etapa do processo Faz a gestão das ações e atividades pedagógicas no âmbito escolar, verificando o cumprimento da legislação educacional e do projeto pedagógico.
Administra recursos de trabalho, zelando pela preservação e condições de utilização.
Prospecta, identifica, seleciona, elabora e especifica materiais e recursos pedagógicos Administra conflitos disciplinares entre docentes e alunos, intercede e aplica medidas disciplinadoras de acordo com o regimento escolar.
Identifica fatores intervenientes no processo de ensino e aprendizagem e propõe soluções para problemas educacionais detectados.
Avalia o desenvolvimento do projeto pedagógico e do processo de ensino e aprendizagem, o desempenho profissional dos educadores, das classes, da instituição escolar, da implementação de projetos educacionais, construindo sistema e instrumentos de avaliação para detectar problemas educacionais e propor soluções Implementa medidas para viabilizar o trabalho coletivo, criando mecanismos e espaços de participação e interação da equipe, organizando e coordenando reuniões pedagógicas Coordena a construção e a revisão do projeto pedagógico, em parceria com docentes e equipe de educacional, definindo princípios norteadores do projeto, levantando dados educacionais, fornecendo subsídios teóricos metodológicos e didático-pedagógicos, considerando o contexto social, político, tecnológico e cultural.
Traça metas e objetivos educacionais, planeja ações de operacionalização, podendo articular ação conjunta com outras instituições Promove a formação contínua dos profissionais, organizando grupos de estudos, pesquisando metodologias, práticas educativas e avanços científicos em diferentes áreas, selecionando fontes de consulta, dados e informações Comunica-se com objetividade e assertividade, elabora e sistematiza textos e documentação educacional e administrativa, como relatórios, pareceres, resultados de avaliações, regimento escolar, registros de experiências pedagógicas e de atividades educacionais.
Pode publicar livros, artigos e notas técnicas e realizar entrevistas Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 2394-05 deve comunicar-se, demonstrar competências pessoais, implementar execução do projeto pedagógico/instrucional, promover a formação contínua dos profissionais, viabilizar trabalho coletivo, coordenar a - re construção do projeto pedagógico/instrucional, avaliar desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional.
Condições de trabalho dessas profissões
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2394-05
O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.
Atividades exercidas por um Coordenador pedagógico CBO 2394-05
Um Coordenador pedagógico (ou sinônimo) deve avaliar instituição escolar, elaborar relatórios, demonstrar flexibilidade, avaliar desempenho profissional dos educadores, propor mudanças no projeto pedagógico, organizar reuniões com equipes de trabalho, dimensionar os problemas, observar processo de trabalho no contexto escolar, observar desempenho das classes, assessorar trabalho docente, atuar em conselhos de classe e de escola, intervir na aplicação de medidas disciplinares, avaliar processo de ensino e/ou de aprendizagem, participar das avaliações externas, detectar problemas educacionais, organizar encontro de educandos, fiscalizar cumprimento da legislação e do projeto pedagógico, criar espaços de participação/interação, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita, saber integrar as informações, publicar experiências pedagógicas, equalizar informações, contextualizar historicamente a escola, estimular participação dos diferentes sujeitos, compreender o contexto, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, participar de cursos, seminários e congressos, verificar cumprimento das metas, demonstrar capacidade de observação, aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar, acompanhar trajetória escolar do aluno, criar/recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, participar da avaliação proposta pela instituição, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, administrar tempo, pesquisar avanços de conhecimentos científicos em diferentes áreas, fornecer subsídios teóricos, organizar grupos de estudos, estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola, divulgar experiências pedagógicas, saber ouvir, realizar entrevistas, selecionar referencial teórico-científico, produzir material de apoio pedagógico, articular ação conjunta da escola com as instituições de proteção a criança e ao adolescente, elaborar textos de orientação, estruturar os tempos pedagógicos, acompanhar desenvolvimento do trabalho docente/autor/tutor, articular ação da escola com outras instituições, emitir pareceres, administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos, coletar propostas de coordenação, supervisão e orientação, coordenar projetos e atividades de recuperação de aprendizagem, trabalhar em equipe, caracterizar perfil dos alunos, sistematizar registros administrativos e pedagógicos, planejar ações de operacionalização, avaliar implementação de projetos educacionais, participar de fóruns acadêmicos, políticos e culturais, registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional, administrar demanda por vagas, planejar reuniões com equipes de trabalho, averiguar consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, organizar encontros, congressos e seminários, participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares, contribuir para que as decisões expressem o coletivo da equipe pedagógica e multiprofissional, propor soluções para problemas educacionais detectados, promover cursos, oficinas e orientação técnica, divulgar deliberações, promover trocas de experiências, demonstrar criatividade, criar mecanismos de participação/interação, construir sistema de avaliação, analisar execução do plano de ensino e outros regimes escolares, demonstrar pró-atividade, administrar conflitos, avaliar desempenho das classes/turmas, divulgar resultados de avaliação, selecionar bibliografia, respeitar as diversidades, orientar atividades interdisciplinares/transdisciplinares, analisar desempenho das classes, administrar recursos de trabalho, traçar objetivos educacionais, traçar metas educacionais, formar equipes de trabalho, construir instrumentos de avaliação, pesquisar práticas educativas, levantar necessidades educacionais e sociais, acompanhar produção dos alunos.