CBO 2394-05 - Coordenador pedagógico - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O profissional no cargo de Coordenador pedagógico CBO 2394-05 Planeja, coordena e avalia os processos de ensino e aprendizagem e o desempenho de alunos e docentes Orienta e acompanha as práticas de ensino, a didática e a aplicação de metodologias de ensino e aprendizagem.

Orienta a equipe pedagógica, implementa projetos pedagógicos e instrucionais nas modalidades de ensino presencial e a distância Articula as ações didático-pedagógicas dos docentes e da equipe de apoio ao ensino, considerando o desenvolvimento do processo educacional no ambiente escolar Elabora, implementa e avalia o projeto pedagógico, o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem, viabilizando o trabalho coletivo e institucional.

Organiza e elabora documentos administrativos e pedagógicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 2394-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de programadores, avaliadores e orientadores de ensino que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Coordenador pedagógico, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2394-05

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Coordenador pedagógico

O Coordenador pedagógico CBO 2394-05 planeja, coordena e avalia os processos de ensino e aprendizagem e o desempenho de alunos e docentes, definindo cronograma e estratégias para acompanhamento da ação docente, instrumentos de avaliação para verificação do desempenho e da progressão dos alunos, dos resultados avaliativos, das estratégias para recuperação da aprendizagem, da qualidade dos processos e dos níveis de satisfação de educandos e familiares Implementa, coordena e acompanha o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, assessorando as atividades de docentes e alunos, por meio de concepções metodológicas e didático-pedagógicas, produzindo material de apoio, inclusive por meio de tecnologias da informação e comunicação, orientando o docente, analisando os processos de trabalho no contexto escolar e os resultados de desempenho dos alunos.

Promove estudos e discussões sobre a proposta e o projeto pedagógicos definidos pela escola, o currículo, as metodologias de ensino aplicáveis no planejamento, desenvolvimento e avaliação do processo de ensino e aprendizagem, considerando sequência dos conteúdos, integração entre as áreas do conhecimento, interdisciplinaridade, contextualização, elaboração de projetos, proposição de situações-problema, tendo em vista o conceito de aprendizagem significativa.

Define e implementa estratégias para observar, acompanhar e analisar o desempenho dos alunos Orienta, analisa e avalia a elaboração de planos de ensino e planos de aula dos docentes, e verifica o desenvolvimento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem realizado.

Propõe ações para e recuperação da aprendizagem e participa da elaboração de projetos, propondo ações, atividades e estratégias para essa etapa do processo Faz a gestão das ações e atividades pedagógicas no âmbito escolar, verificando o cumprimento da legislação educacional e do projeto pedagógico.

Administra recursos de trabalho, zelando pela preservação e condições de utilização.

Prospecta, identifica, seleciona, elabora e especifica materiais e recursos pedagógicos Administra conflitos disciplinares entre docentes e alunos, intercede e aplica medidas disciplinadoras de acordo com o regimento escolar.

Identifica fatores intervenientes no processo de ensino e aprendizagem e propõe soluções para problemas educacionais detectados.

Avalia o desenvolvimento do projeto pedagógico e do processo de ensino e aprendizagem, o desempenho profissional dos educadores, das classes, da instituição escolar, da implementação de projetos educacionais, construindo sistema e instrumentos de avaliação para detectar problemas educacionais e propor soluções Implementa medidas para viabilizar o trabalho coletivo, criando mecanismos e espaços de participação e interação da equipe, organizando e coordenando reuniões pedagógicas Coordena a construção e a revisão do projeto pedagógico, em parceria com docentes e equipe de educacional, definindo princípios norteadores do projeto, levantando dados educacionais, fornecendo subsídios teóricos metodológicos e didático-pedagógicos, considerando o contexto social, político, tecnológico e cultural.

Traça metas e objetivos educacionais, planeja ações de operacionalização, podendo articular ação conjunta com outras instituições Promove a formação contínua dos profissionais, organizando grupos de estudos, pesquisando metodologias, práticas educativas e avanços científicos em diferentes áreas, selecionando fontes de consulta, dados e informações Comunica-se com objetividade e assertividade, elabora e sistematiza textos e documentação educacional e administrativa, como relatórios, pareceres, resultados de avaliações, regimento escolar, registros de experiências pedagógicas e de atividades educacionais.

Pode publicar livros, artigos e notas técnicas e realizar entrevistas Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2394-05 deve avaliar desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, coordenar a - re construção do projeto pedagógico/instrucional, promover a formação contínua dos profissionais, implementar execução do projeto pedagógico/instrucional, viabilizar trabalho coletivo, comunicar-se, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2394-05

O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.

Atividades exercidas por um Coordenador pedagógico CBO 2394-05

Um Coordenador pedagógico (ou sinônimo) deve administrar recursos de trabalho, registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional, publicar experiências pedagógicas, analisar desempenho das classes, administrar tempo, participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares, estruturar os tempos pedagógicos, demonstrar pró-atividade, saber ouvir, organizar grupos de estudos, acompanhar produção dos alunos, acompanhar trajetória escolar do aluno, observar processo de trabalho no contexto escolar, fiscalizar cumprimento da legislação e do projeto pedagógico, traçar objetivos educacionais, analisar execução do plano de ensino e outros regimes escolares, selecionar bibliografia, formar equipes de trabalho, demonstrar flexibilidade, construir instrumentos de avaliação, assessorar trabalho docente, dimensionar os problemas, contextualizar historicamente a escola, detectar problemas educacionais, averiguar consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, realizar entrevistas, verificar cumprimento das metas, produzir material de apoio pedagógico, articular ação conjunta da escola com as instituições de proteção a criança e ao adolescente, respeitar as diversidades, administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos, pesquisar práticas educativas, avaliar implementação de projetos educacionais, estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola, caracterizar perfil dos alunos, acompanhar desenvolvimento do trabalho docente/autor/tutor, organizar encontros, congressos e seminários, planejar reuniões com equipes de trabalho, demonstrar criatividade, elaborar relatórios, criar espaços de participação/interação, demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita, sistematizar registros administrativos e pedagógicos, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, divulgar resultados de avaliação, avaliar desempenho das classes/turmas, traçar metas educacionais, divulgar experiências pedagógicas, criar mecanismos de participação/interação, elaborar textos de orientação, orientar atividades interdisciplinares/transdisciplinares, intervir na aplicação de medidas disciplinares, avaliar processo de ensino e/ou de aprendizagem, articular ação da escola com outras instituições, participar de fóruns acadêmicos, políticos e culturais, propor soluções para problemas educacionais detectados, construir sistema de avaliação, selecionar referencial teórico-científico, saber integrar as informações, organizar reuniões com equipes de trabalho, pesquisar avanços de conhecimentos científicos em diferentes áreas, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, compreender o contexto, participar das avaliações externas, trabalhar em equipe, promover cursos, oficinas e orientação técnica, aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar, atuar em conselhos de classe e de escola, avaliar instituição escolar, equalizar informações, administrar demanda por vagas, contribuir para que as decisões expressem o coletivo da equipe pedagógica e multiprofissional, planejar ações de operacionalização, participar da avaliação proposta pela instituição, divulgar deliberações, fornecer subsídios teóricos, criar/recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, demonstrar capacidade de observação, administrar conflitos, coletar propostas de coordenação, supervisão e orientação, propor mudanças no projeto pedagógico, participar de cursos, seminários e congressos, organizar encontro de educandos, emitir pareceres, avaliar desempenho profissional dos educadores, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, observar desempenho das classes, promover trocas de experiências, coordenar projetos e atividades de recuperação de aprendizagem, estimular participação dos diferentes sujeitos, levantar necessidades educacionais e sociais.

Cargos e salários CBO 2394-05 - Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Salário Coordenador Pedagógico Belém

Coordenador Pedagógico: Belém, PA

O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando em Belém - PA, ganha entre 2.924 e 5.964 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 332 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Pedagógico Porto Alegre

Coordenador Pedagógico: Porto Alegre, RS

O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 3.670 e 7.253 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 455 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Pedagógico Santa Maria

Coordenador Pedagógico: Santa Maria, RS

O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando em Santa Maria - RS, ganha entre 3.421 e 6.968 para uma jornada de trabalho média de 34h semanais de acordo com dados salariais de 51 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Pedagógico Juiz de Fora

Coordenador Pedagógico: Juiz de Fora, MG

O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando em Juiz de Fora - MG, ganha entre 3.071 e 6.173 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 198 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Pedagógico Santo André

Coordenador Pedagógico: Santo André, SP

O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando em Santo André - SP, ganha entre 3.533 e 7.273 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 132 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Pedagógico São Carlos

Coordenador Pedagógico: São Carlos, SP

O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando em São Carlos - SP, ganha entre 3.262 e 7.189 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 31 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Pedagógico Mogi das Cruzes

Coordenador Pedagógico: Mogi das Cruzes, SP

O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando em Mogi das Cruzes - SP, ganha entre 3.821 e 7.339 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 74 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Pedagógico Rio Branco

Coordenador Pedagógico: Rio Branco, AC

O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando em Rio Branco - AC, ganha entre 3.275 e 6.603 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 74 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Pedagógico Camaçari

Coordenador Pedagógico: Camaçari, BA

O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando em Camaçari - BA, ganha entre 3.800 e 8.901 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 63 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Pedagógico Macapá

Coordenador Pedagógico: Macapá, AP

O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando em Macapá - AP, ganha entre 2.636 e 5.079 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 120 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Pedagógico Manaus

Coordenador Pedagógico: Manaus, AM

O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando em Manaus - AM, ganha entre 2.988 e 6.568 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 266 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Pedagógico Fortaleza

Coordenador Pedagógico: Fortaleza, CE

O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando em Fortaleza - CE, ganha entre 2.709 e 5.711 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 1.047 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Pedagógico Cuiabá

Coordenador Pedagógico: Cuiabá, MT

O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando em Cuiabá - MT, ganha entre 3.700 e 7.704 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 128 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Pedagógico João Pessoa

Coordenador Pedagógico: João Pessoa, PB

O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando em João Pessoa - PB, ganha entre 2.871 e 6.028 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 292 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Pedagógico Natal

Coordenador Pedagógico: Natal, RN

O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando em Natal - RN, ganha entre 2.641 e 5.504 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 233 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Pedagógico Porto Velho

Coordenador Pedagógico: Porto Velho, RO

O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando em Porto Velho - RO, ganha entre 4.140 e 10.477 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 71 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Pedagógico Boa Vista

Coordenador Pedagógico: Boa Vista, RR

O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando em Boa Vista - RR, ganha entre 2.770 e 5.036 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 84 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.
Salário Coordenador Pedagógico Palmas

Coordenador Pedagógico: Palmas, TO

O profissional no cargo de Coordenador Pedagógico CBO 2394-05 trabalhando em Palmas - TO, ganha entre 3.680 e 7.645 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 89 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-05.