CBO 2394-05 - Coordenador pedagógico - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos programadores, avaliadores e orientadores de ensino
O profissional no cargo de Coordenador pedagógico CBO 2394-05 Planeja, coordena e avalia os processos de ensino e aprendizagem e o desempenho de alunos e docentes Orienta e acompanha as práticas de ensino, a didática e a aplicação de metodologias de ensino e aprendizagem.
Orienta a equipe pedagógica, implementa projetos pedagógicos e instrucionais nas modalidades de ensino presencial e a distância Articula as ações didático-pedagógicas dos docentes e da equipe de apoio ao ensino, considerando o desenvolvimento do processo educacional no ambiente escolar Elabora, implementa e avalia o projeto pedagógico, o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem, viabilizando o trabalho coletivo e institucional.
Organiza e elabora documentos administrativos e pedagógicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2394-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de programadores, avaliadores e orientadores de ensino que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Coordenador pedagógico, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2394-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Programadores, avaliadores e orientadores de ensino.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Coordenador pedagógico
O Coordenador pedagógico CBO 2394-05 planeja, coordena e avalia os processos de ensino e aprendizagem e o desempenho de alunos e docentes, definindo cronograma e estratégias para acompanhamento da ação docente, instrumentos de avaliação para verificação do desempenho e da progressão dos alunos, dos resultados avaliativos, das estratégias para recuperação da aprendizagem, da qualidade dos processos e dos níveis de satisfação de educandos e familiares Implementa, coordena e acompanha o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, assessorando as atividades de docentes e alunos, por meio de concepções metodológicas e didático-pedagógicas, produzindo material de apoio, inclusive por meio de tecnologias da informação e comunicação, orientando o docente, analisando os processos de trabalho no contexto escolar e os resultados de desempenho dos alunos.
Promove estudos e discussões sobre a proposta e o projeto pedagógicos definidos pela escola, o currículo, as metodologias de ensino aplicáveis no planejamento, desenvolvimento e avaliação do processo de ensino e aprendizagem, considerando sequência dos conteúdos, integração entre as áreas do conhecimento, interdisciplinaridade, contextualização, elaboração de projetos, proposição de situações-problema, tendo em vista o conceito de aprendizagem significativa.
Define e implementa estratégias para observar, acompanhar e analisar o desempenho dos alunos Orienta, analisa e avalia a elaboração de planos de ensino e planos de aula dos docentes, e verifica o desenvolvimento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem realizado.
Propõe ações para e recuperação da aprendizagem e participa da elaboração de projetos, propondo ações, atividades e estratégias para essa etapa do processo Faz a gestão das ações e atividades pedagógicas no âmbito escolar, verificando o cumprimento da legislação educacional e do projeto pedagógico.
Administra recursos de trabalho, zelando pela preservação e condições de utilização.
Prospecta, identifica, seleciona, elabora e especifica materiais e recursos pedagógicos Administra conflitos disciplinares entre docentes e alunos, intercede e aplica medidas disciplinadoras de acordo com o regimento escolar.
Identifica fatores intervenientes no processo de ensino e aprendizagem e propõe soluções para problemas educacionais detectados.
Avalia o desenvolvimento do projeto pedagógico e do processo de ensino e aprendizagem, o desempenho profissional dos educadores, das classes, da instituição escolar, da implementação de projetos educacionais, construindo sistema e instrumentos de avaliação para detectar problemas educacionais e propor soluções Implementa medidas para viabilizar o trabalho coletivo, criando mecanismos e espaços de participação e interação da equipe, organizando e coordenando reuniões pedagógicas Coordena a construção e a revisão do projeto pedagógico, em parceria com docentes e equipe de educacional, definindo princípios norteadores do projeto, levantando dados educacionais, fornecendo subsídios teóricos metodológicos e didático-pedagógicos, considerando o contexto social, político, tecnológico e cultural.
Traça metas e objetivos educacionais, planeja ações de operacionalização, podendo articular ação conjunta com outras instituições Promove a formação contínua dos profissionais, organizando grupos de estudos, pesquisando metodologias, práticas educativas e avanços científicos em diferentes áreas, selecionando fontes de consulta, dados e informações Comunica-se com objetividade e assertividade, elabora e sistematiza textos e documentação educacional e administrativa, como relatórios, pareceres, resultados de avaliações, regimento escolar, registros de experiências pedagógicas e de atividades educacionais.
Pode publicar livros, artigos e notas técnicas e realizar entrevistas Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 2394-05 deve coordenar a - re construção do projeto pedagógico/instrucional, comunicar-se, avaliar desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, promover a formação contínua dos profissionais, demonstrar competências pessoais, implementar execução do projeto pedagógico/instrucional, viabilizar trabalho coletivo.
Condições de trabalho dessas profissões
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2394-05
O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.
Atividades exercidas por um Coordenador pedagógico CBO 2394-05
Um Coordenador pedagógico (ou sinônimo) deve administrar recursos de trabalho, levantar necessidades educacionais e sociais, divulgar resultados de avaliação, demonstrar capacidade de observação, coordenar projetos e atividades de recuperação de aprendizagem, promover trocas de experiências, analisar execução do plano de ensino e outros regimes escolares, criar espaços de participação/interação, contextualizar historicamente a escola, publicar experiências pedagógicas, coletar propostas de coordenação, supervisão e orientação, planejar reuniões com equipes de trabalho, planejar ações de operacionalização, construir sistema de avaliação, realizar entrevistas, avaliar processo de ensino e/ou de aprendizagem, demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita, promover cursos, oficinas e orientação técnica, assessorar trabalho docente, propor soluções para problemas educacionais detectados, articular ação conjunta da escola com as instituições de proteção a criança e ao adolescente, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, propor mudanças no projeto pedagógico, elaborar relatórios, participar de cursos, seminários e congressos, divulgar experiências pedagógicas, traçar objetivos educacionais, orientar atividades interdisciplinares/transdisciplinares, elaborar textos de orientação, estimular participação dos diferentes sujeitos, avaliar implementação de projetos educacionais, formar equipes de trabalho, contribuir para que as decisões expressem o coletivo da equipe pedagógica e multiprofissional, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, pesquisar práticas educativas, atuar em conselhos de classe e de escola, acompanhar trajetória escolar do aluno, criar mecanismos de participação/interação, selecionar bibliografia, avaliar desempenho profissional dos educadores, administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos, participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares, avaliar instituição escolar, organizar grupos de estudos, detectar problemas educacionais, administrar tempo, estruturar os tempos pedagógicos, participar de fóruns acadêmicos, políticos e culturais, divulgar deliberações, construir instrumentos de avaliação, acompanhar produção dos alunos, intervir na aplicação de medidas disciplinares, demonstrar pró-atividade, demonstrar criatividade, fornecer subsídios teóricos, pesquisar avanços de conhecimentos científicos em diferentes áreas, traçar metas educacionais, produzir material de apoio pedagógico, avaliar desempenho das classes/turmas, analisar desempenho das classes, participar da avaliação proposta pela instituição, demonstrar flexibilidade, organizar encontros, congressos e seminários, sistematizar registros administrativos e pedagógicos, aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar, articular ação da escola com outras instituições, respeitar as diversidades, compreender o contexto, registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional, saber ouvir, equalizar informações, acompanhar desenvolvimento do trabalho docente/autor/tutor, criar/recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, trabalhar em equipe, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, emitir pareceres, participar das avaliações externas, verificar cumprimento das metas, averiguar consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, organizar reuniões com equipes de trabalho, organizar encontro de educandos, administrar demanda por vagas, dimensionar os problemas, administrar conflitos, caracterizar perfil dos alunos, observar desempenho das classes, observar processo de trabalho no contexto escolar, estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola, selecionar referencial teórico-científico, fiscalizar cumprimento da legislação e do projeto pedagógico, saber integrar as informações.