CBO 2394-05 - Coordenador pedagógico - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos programadores, avaliadores e orientadores de ensino
O profissional no cargo de Coordenador pedagógico CBO 2394-05 Planeja, coordena e avalia os processos de ensino e aprendizagem e o desempenho de alunos e docentes Orienta e acompanha as práticas de ensino, a didática e a aplicação de metodologias de ensino e aprendizagem.
Orienta a equipe pedagógica, implementa projetos pedagógicos e instrucionais nas modalidades de ensino presencial e a distância Articula as ações didático-pedagógicas dos docentes e da equipe de apoio ao ensino, considerando o desenvolvimento do processo educacional no ambiente escolar Elabora, implementa e avalia o projeto pedagógico, o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem, viabilizando o trabalho coletivo e institucional.
Organiza e elabora documentos administrativos e pedagógicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2394-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de programadores, avaliadores e orientadores de ensino que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Coordenador pedagógico, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2394-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Programadores, avaliadores e orientadores de ensino.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Coordenador pedagógico
O Coordenador pedagógico CBO 2394-05 planeja, coordena e avalia os processos de ensino e aprendizagem e o desempenho de alunos e docentes, definindo cronograma e estratégias para acompanhamento da ação docente, instrumentos de avaliação para verificação do desempenho e da progressão dos alunos, dos resultados avaliativos, das estratégias para recuperação da aprendizagem, da qualidade dos processos e dos níveis de satisfação de educandos e familiares Implementa, coordena e acompanha o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, assessorando as atividades de docentes e alunos, por meio de concepções metodológicas e didático-pedagógicas, produzindo material de apoio, inclusive por meio de tecnologias da informação e comunicação, orientando o docente, analisando os processos de trabalho no contexto escolar e os resultados de desempenho dos alunos.
Promove estudos e discussões sobre a proposta e o projeto pedagógicos definidos pela escola, o currículo, as metodologias de ensino aplicáveis no planejamento, desenvolvimento e avaliação do processo de ensino e aprendizagem, considerando sequência dos conteúdos, integração entre as áreas do conhecimento, interdisciplinaridade, contextualização, elaboração de projetos, proposição de situações-problema, tendo em vista o conceito de aprendizagem significativa.
Define e implementa estratégias para observar, acompanhar e analisar o desempenho dos alunos Orienta, analisa e avalia a elaboração de planos de ensino e planos de aula dos docentes, e verifica o desenvolvimento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem realizado.
Propõe ações para e recuperação da aprendizagem e participa da elaboração de projetos, propondo ações, atividades e estratégias para essa etapa do processo Faz a gestão das ações e atividades pedagógicas no âmbito escolar, verificando o cumprimento da legislação educacional e do projeto pedagógico.
Administra recursos de trabalho, zelando pela preservação e condições de utilização.
Prospecta, identifica, seleciona, elabora e especifica materiais e recursos pedagógicos Administra conflitos disciplinares entre docentes e alunos, intercede e aplica medidas disciplinadoras de acordo com o regimento escolar.
Identifica fatores intervenientes no processo de ensino e aprendizagem e propõe soluções para problemas educacionais detectados.
Avalia o desenvolvimento do projeto pedagógico e do processo de ensino e aprendizagem, o desempenho profissional dos educadores, das classes, da instituição escolar, da implementação de projetos educacionais, construindo sistema e instrumentos de avaliação para detectar problemas educacionais e propor soluções Implementa medidas para viabilizar o trabalho coletivo, criando mecanismos e espaços de participação e interação da equipe, organizando e coordenando reuniões pedagógicas Coordena a construção e a revisão do projeto pedagógico, em parceria com docentes e equipe de educacional, definindo princípios norteadores do projeto, levantando dados educacionais, fornecendo subsídios teóricos metodológicos e didático-pedagógicos, considerando o contexto social, político, tecnológico e cultural.
Traça metas e objetivos educacionais, planeja ações de operacionalização, podendo articular ação conjunta com outras instituições Promove a formação contínua dos profissionais, organizando grupos de estudos, pesquisando metodologias, práticas educativas e avanços científicos em diferentes áreas, selecionando fontes de consulta, dados e informações Comunica-se com objetividade e assertividade, elabora e sistematiza textos e documentação educacional e administrativa, como relatórios, pareceres, resultados de avaliações, regimento escolar, registros de experiências pedagógicas e de atividades educacionais.
Pode publicar livros, artigos e notas técnicas e realizar entrevistas Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 2394-05 deve demonstrar competências pessoais, implementar execução do projeto pedagógico/instrucional, comunicar-se, avaliar desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, viabilizar trabalho coletivo, coordenar a - re construção do projeto pedagógico/instrucional, promover a formação contínua dos profissionais.
Condições de trabalho dessas profissões
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2394-05
O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.
Atividades exercidas por um Coordenador pedagógico CBO 2394-05
Um Coordenador pedagógico (ou sinônimo) deve elaborar textos de orientação, administrar tempo, observar processo de trabalho no contexto escolar, demonstrar criatividade, divulgar experiências pedagógicas, selecionar bibliografia, acompanhar produção dos alunos, saber ouvir, participar de cursos, seminários e congressos, analisar desempenho das classes, contribuir para que as decisões expressem o coletivo da equipe pedagógica e multiprofissional, construir sistema de avaliação, demonstrar pró-atividade, intervir na aplicação de medidas disciplinares, estruturar os tempos pedagógicos, analisar execução do plano de ensino e outros regimes escolares, demonstrar capacidade de observação, coletar propostas de coordenação, supervisão e orientação, averiguar consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, avaliar desempenho das classes/turmas, propor soluções para problemas educacionais detectados, selecionar referencial teórico-científico, articular ação conjunta da escola com as instituições de proteção a criança e ao adolescente, coordenar projetos e atividades de recuperação de aprendizagem, participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, caracterizar perfil dos alunos, avaliar implementação de projetos educacionais, contextualizar historicamente a escola, respeitar as diversidades, formar equipes de trabalho, registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional, avaliar desempenho profissional dos educadores, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, propor mudanças no projeto pedagógico, administrar recursos de trabalho, participar da avaliação proposta pela instituição, observar desempenho das classes, organizar encontro de educandos, avaliar instituição escolar, levantar necessidades educacionais e sociais, estimular participação dos diferentes sujeitos, participar das avaliações externas, publicar experiências pedagógicas, acompanhar desenvolvimento do trabalho docente/autor/tutor, organizar reuniões com equipes de trabalho, avaliar processo de ensino e/ou de aprendizagem, trabalhar em equipe, construir instrumentos de avaliação, divulgar resultados de avaliação, divulgar deliberações, produzir material de apoio pedagógico, organizar encontros, congressos e seminários, assessorar trabalho docente, orientar atividades interdisciplinares/transdisciplinares, saber integrar as informações, aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar, participar de fóruns acadêmicos, políticos e culturais, demonstrar flexibilidade, articular ação da escola com outras instituições, demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita, realizar entrevistas, emitir pareceres, organizar grupos de estudos, pesquisar práticas educativas, compreender o contexto, elaborar relatórios, administrar conflitos, verificar cumprimento das metas, dimensionar os problemas, estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola, planejar reuniões com equipes de trabalho, administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos, sistematizar registros administrativos e pedagógicos, fornecer subsídios teóricos, acompanhar trajetória escolar do aluno, fiscalizar cumprimento da legislação e do projeto pedagógico, promover cursos, oficinas e orientação técnica, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, equalizar informações, criar espaços de participação/interação, criar mecanismos de participação/interação, criar/recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, pesquisar avanços de conhecimentos científicos em diferentes áreas, traçar objetivos educacionais, administrar demanda por vagas, atuar em conselhos de classe e de escola, promover trocas de experiências, traçar metas educacionais, detectar problemas educacionais, planejar ações de operacionalização.