CBO 2394-05 - Coordenador pedagógico - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos programadores, avaliadores e orientadores de ensino
O profissional no cargo de Coordenador pedagógico CBO 2394-05 Planeja, coordena e avalia os processos de ensino e aprendizagem e o desempenho de alunos e docentes Orienta e acompanha as práticas de ensino, a didática e a aplicação de metodologias de ensino e aprendizagem.
Orienta a equipe pedagógica, implementa projetos pedagógicos e instrucionais nas modalidades de ensino presencial e a distância Articula as ações didático-pedagógicas dos docentes e da equipe de apoio ao ensino, considerando o desenvolvimento do processo educacional no ambiente escolar Elabora, implementa e avalia o projeto pedagógico, o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem, viabilizando o trabalho coletivo e institucional.
Organiza e elabora documentos administrativos e pedagógicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2394-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de programadores, avaliadores e orientadores de ensino que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Coordenador pedagógico, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2394-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Programadores, avaliadores e orientadores de ensino.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Coordenador pedagógico
O Coordenador pedagógico CBO 2394-05 planeja, coordena e avalia os processos de ensino e aprendizagem e o desempenho de alunos e docentes, definindo cronograma e estratégias para acompanhamento da ação docente, instrumentos de avaliação para verificação do desempenho e da progressão dos alunos, dos resultados avaliativos, das estratégias para recuperação da aprendizagem, da qualidade dos processos e dos níveis de satisfação de educandos e familiares Implementa, coordena e acompanha o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, assessorando as atividades de docentes e alunos, por meio de concepções metodológicas e didático-pedagógicas, produzindo material de apoio, inclusive por meio de tecnologias da informação e comunicação, orientando o docente, analisando os processos de trabalho no contexto escolar e os resultados de desempenho dos alunos.
Promove estudos e discussões sobre a proposta e o projeto pedagógicos definidos pela escola, o currículo, as metodologias de ensino aplicáveis no planejamento, desenvolvimento e avaliação do processo de ensino e aprendizagem, considerando sequência dos conteúdos, integração entre as áreas do conhecimento, interdisciplinaridade, contextualização, elaboração de projetos, proposição de situações-problema, tendo em vista o conceito de aprendizagem significativa.
Define e implementa estratégias para observar, acompanhar e analisar o desempenho dos alunos Orienta, analisa e avalia a elaboração de planos de ensino e planos de aula dos docentes, e verifica o desenvolvimento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem realizado.
Propõe ações para e recuperação da aprendizagem e participa da elaboração de projetos, propondo ações, atividades e estratégias para essa etapa do processo Faz a gestão das ações e atividades pedagógicas no âmbito escolar, verificando o cumprimento da legislação educacional e do projeto pedagógico.
Administra recursos de trabalho, zelando pela preservação e condições de utilização.
Prospecta, identifica, seleciona, elabora e especifica materiais e recursos pedagógicos Administra conflitos disciplinares entre docentes e alunos, intercede e aplica medidas disciplinadoras de acordo com o regimento escolar.
Identifica fatores intervenientes no processo de ensino e aprendizagem e propõe soluções para problemas educacionais detectados.
Avalia o desenvolvimento do projeto pedagógico e do processo de ensino e aprendizagem, o desempenho profissional dos educadores, das classes, da instituição escolar, da implementação de projetos educacionais, construindo sistema e instrumentos de avaliação para detectar problemas educacionais e propor soluções Implementa medidas para viabilizar o trabalho coletivo, criando mecanismos e espaços de participação e interação da equipe, organizando e coordenando reuniões pedagógicas Coordena a construção e a revisão do projeto pedagógico, em parceria com docentes e equipe de educacional, definindo princípios norteadores do projeto, levantando dados educacionais, fornecendo subsídios teóricos metodológicos e didático-pedagógicos, considerando o contexto social, político, tecnológico e cultural.
Traça metas e objetivos educacionais, planeja ações de operacionalização, podendo articular ação conjunta com outras instituições Promove a formação contínua dos profissionais, organizando grupos de estudos, pesquisando metodologias, práticas educativas e avanços científicos em diferentes áreas, selecionando fontes de consulta, dados e informações Comunica-se com objetividade e assertividade, elabora e sistematiza textos e documentação educacional e administrativa, como relatórios, pareceres, resultados de avaliações, regimento escolar, registros de experiências pedagógicas e de atividades educacionais.
Pode publicar livros, artigos e notas técnicas e realizar entrevistas Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2394-05 deve coordenar a - re construção do projeto pedagógico/instrucional, promover a formação contínua dos profissionais, viabilizar trabalho coletivo, implementar execução do projeto pedagógico/instrucional, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, avaliar desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional.
Condições de trabalho dessas profissões
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2394-05
O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.
Atividades exercidas por um Coordenador pedagógico CBO 2394-05
Um Coordenador pedagógico (ou sinônimo) deve aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar, dimensionar os problemas, avaliar processo de ensino e/ou de aprendizagem, coordenar projetos e atividades de recuperação de aprendizagem, averiguar consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, divulgar experiências pedagógicas, planejar reuniões com equipes de trabalho, observar processo de trabalho no contexto escolar, orientar atividades interdisciplinares/transdisciplinares, equalizar informações, traçar metas educacionais, planejar ações de operacionalização, sistematizar registros administrativos e pedagógicos, acompanhar trajetória escolar do aluno, estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola, estruturar os tempos pedagógicos, administrar recursos de trabalho, emitir pareceres, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, elaborar textos de orientação, administrar conflitos, promover cursos, oficinas e orientação técnica, construir sistema de avaliação, participar de fóruns acadêmicos, políticos e culturais, administrar tempo, verificar cumprimento das metas, fornecer subsídios teóricos, compreender o contexto, articular ação da escola com outras instituições, pesquisar avanços de conhecimentos científicos em diferentes áreas, administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos, demonstrar capacidade de observação, publicar experiências pedagógicas, realizar entrevistas, respeitar as diversidades, elaborar relatórios, participar da avaliação proposta pela instituição, promover trocas de experiências, avaliar implementação de projetos educacionais, trabalhar em equipe, propor mudanças no projeto pedagógico, selecionar bibliografia, construir instrumentos de avaliação, detectar problemas educacionais, observar desempenho das classes, divulgar deliberações, demonstrar pró-atividade, assessorar trabalho docente, criar/recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, produzir material de apoio pedagógico, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, criar espaços de participação/interação, analisar desempenho das classes, contribuir para que as decisões expressem o coletivo da equipe pedagógica e multiprofissional, formar equipes de trabalho, avaliar desempenho das classes/turmas, analisar execução do plano de ensino e outros regimes escolares, acompanhar produção dos alunos, avaliar desempenho profissional dos educadores, pesquisar práticas educativas, selecionar referencial teórico-científico, administrar demanda por vagas, demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita, registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional, intervir na aplicação de medidas disciplinares, traçar objetivos educacionais, participar de cursos, seminários e congressos, saber integrar as informações, participar das avaliações externas, criar mecanismos de participação/interação, contextualizar historicamente a escola, coletar propostas de coordenação, supervisão e orientação, demonstrar criatividade, atuar em conselhos de classe e de escola, organizar encontro de educandos, participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares, propor soluções para problemas educacionais detectados, acompanhar desenvolvimento do trabalho docente/autor/tutor, organizar reuniões com equipes de trabalho, articular ação conjunta da escola com as instituições de proteção a criança e ao adolescente, estimular participação dos diferentes sujeitos, organizar grupos de estudos, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, demonstrar flexibilidade, saber ouvir, levantar necessidades educacionais e sociais, caracterizar perfil dos alunos, divulgar resultados de avaliação, fiscalizar cumprimento da legislação e do projeto pedagógico, avaliar instituição escolar, organizar encontros, congressos e seminários.