CBO 2394-05 - Coordenador pedagógico - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos programadores, avaliadores e orientadores de ensino
O profissional no cargo de Coordenador pedagógico CBO 2394-05 Planeja, coordena e avalia os processos de ensino e aprendizagem e o desempenho de alunos e docentes Orienta e acompanha as práticas de ensino, a didática e a aplicação de metodologias de ensino e aprendizagem.
Orienta a equipe pedagógica, implementa projetos pedagógicos e instrucionais nas modalidades de ensino presencial e a distância Articula as ações didático-pedagógicas dos docentes e da equipe de apoio ao ensino, considerando o desenvolvimento do processo educacional no ambiente escolar Elabora, implementa e avalia o projeto pedagógico, o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem, viabilizando o trabalho coletivo e institucional.
Organiza e elabora documentos administrativos e pedagógicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2394-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de programadores, avaliadores e orientadores de ensino que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Coordenador pedagógico, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2394-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Programadores, avaliadores e orientadores de ensino.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Coordenador pedagógico
O Coordenador pedagógico CBO 2394-05 planeja, coordena e avalia os processos de ensino e aprendizagem e o desempenho de alunos e docentes, definindo cronograma e estratégias para acompanhamento da ação docente, instrumentos de avaliação para verificação do desempenho e da progressão dos alunos, dos resultados avaliativos, das estratégias para recuperação da aprendizagem, da qualidade dos processos e dos níveis de satisfação de educandos e familiares Implementa, coordena e acompanha o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, assessorando as atividades de docentes e alunos, por meio de concepções metodológicas e didático-pedagógicas, produzindo material de apoio, inclusive por meio de tecnologias da informação e comunicação, orientando o docente, analisando os processos de trabalho no contexto escolar e os resultados de desempenho dos alunos.
Promove estudos e discussões sobre a proposta e o projeto pedagógicos definidos pela escola, o currículo, as metodologias de ensino aplicáveis no planejamento, desenvolvimento e avaliação do processo de ensino e aprendizagem, considerando sequência dos conteúdos, integração entre as áreas do conhecimento, interdisciplinaridade, contextualização, elaboração de projetos, proposição de situações-problema, tendo em vista o conceito de aprendizagem significativa.
Define e implementa estratégias para observar, acompanhar e analisar o desempenho dos alunos Orienta, analisa e avalia a elaboração de planos de ensino e planos de aula dos docentes, e verifica o desenvolvimento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem realizado.
Propõe ações para e recuperação da aprendizagem e participa da elaboração de projetos, propondo ações, atividades e estratégias para essa etapa do processo Faz a gestão das ações e atividades pedagógicas no âmbito escolar, verificando o cumprimento da legislação educacional e do projeto pedagógico.
Administra recursos de trabalho, zelando pela preservação e condições de utilização.
Prospecta, identifica, seleciona, elabora e especifica materiais e recursos pedagógicos Administra conflitos disciplinares entre docentes e alunos, intercede e aplica medidas disciplinadoras de acordo com o regimento escolar.
Identifica fatores intervenientes no processo de ensino e aprendizagem e propõe soluções para problemas educacionais detectados.
Avalia o desenvolvimento do projeto pedagógico e do processo de ensino e aprendizagem, o desempenho profissional dos educadores, das classes, da instituição escolar, da implementação de projetos educacionais, construindo sistema e instrumentos de avaliação para detectar problemas educacionais e propor soluções Implementa medidas para viabilizar o trabalho coletivo, criando mecanismos e espaços de participação e interação da equipe, organizando e coordenando reuniões pedagógicas Coordena a construção e a revisão do projeto pedagógico, em parceria com docentes e equipe de educacional, definindo princípios norteadores do projeto, levantando dados educacionais, fornecendo subsídios teóricos metodológicos e didático-pedagógicos, considerando o contexto social, político, tecnológico e cultural.
Traça metas e objetivos educacionais, planeja ações de operacionalização, podendo articular ação conjunta com outras instituições Promove a formação contínua dos profissionais, organizando grupos de estudos, pesquisando metodologias, práticas educativas e avanços científicos em diferentes áreas, selecionando fontes de consulta, dados e informações Comunica-se com objetividade e assertividade, elabora e sistematiza textos e documentação educacional e administrativa, como relatórios, pareceres, resultados de avaliações, regimento escolar, registros de experiências pedagógicas e de atividades educacionais.
Pode publicar livros, artigos e notas técnicas e realizar entrevistas Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2394-05 deve coordenar a - re construção do projeto pedagógico/instrucional, demonstrar competências pessoais, avaliar desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, implementar execução do projeto pedagógico/instrucional, viabilizar trabalho coletivo, promover a formação contínua dos profissionais, comunicar-se.
Condições de trabalho dessas profissões
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2394-05
O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.
Atividades exercidas por um Coordenador pedagógico CBO 2394-05
Um Coordenador pedagógico (ou sinônimo) deve analisar desempenho das classes, planejar ações de operacionalização, atuar em conselhos de classe e de escola, organizar encontro de educandos, observar processo de trabalho no contexto escolar, participar de fóruns acadêmicos, políticos e culturais, formar equipes de trabalho, acompanhar desenvolvimento do trabalho docente/autor/tutor, traçar objetivos educacionais, estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola, participar da avaliação proposta pela instituição, sistematizar registros administrativos e pedagógicos, detectar problemas educacionais, organizar encontros, congressos e seminários, publicar experiências pedagógicas, aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar, estruturar os tempos pedagógicos, articular ação conjunta da escola com as instituições de proteção a criança e ao adolescente, planejar reuniões com equipes de trabalho, administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos, estimular participação dos diferentes sujeitos, articular ação da escola com outras instituições, registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional, averiguar consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, dimensionar os problemas, fornecer subsídios teóricos, verificar cumprimento das metas, administrar demanda por vagas, avaliar processo de ensino e/ou de aprendizagem, saber integrar as informações, propor soluções para problemas educacionais detectados, contribuir para que as decisões expressem o coletivo da equipe pedagógica e multiprofissional, demonstrar criatividade, criar/recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, caracterizar perfil dos alunos, participar de cursos, seminários e congressos, analisar execução do plano de ensino e outros regimes escolares, administrar recursos de trabalho, avaliar desempenho das classes/turmas, promover trocas de experiências, coordenar projetos e atividades de recuperação de aprendizagem, orientar atividades interdisciplinares/transdisciplinares, contextualizar historicamente a escola, fiscalizar cumprimento da legislação e do projeto pedagógico, criar mecanismos de participação/interação, construir instrumentos de avaliação, compreender o contexto, demonstrar capacidade de observação, realizar entrevistas, produzir material de apoio pedagógico, pesquisar avanços de conhecimentos científicos em diferentes áreas, divulgar experiências pedagógicas, selecionar referencial teórico-científico, demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita, acompanhar trajetória escolar do aluno, organizar grupos de estudos, administrar tempo, pesquisar práticas educativas, avaliar instituição escolar, equalizar informações, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, divulgar deliberações, traçar metas educacionais, elaborar relatórios, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, levantar necessidades educacionais e sociais, construir sistema de avaliação, acompanhar produção dos alunos, respeitar as diversidades, elaborar textos de orientação, divulgar resultados de avaliação, participar das avaliações externas, administrar conflitos, selecionar bibliografia, saber ouvir, trabalhar em equipe, demonstrar flexibilidade, avaliar desempenho profissional dos educadores, criar espaços de participação/interação, avaliar implementação de projetos educacionais, assessorar trabalho docente, organizar reuniões com equipes de trabalho, emitir pareceres, observar desempenho das classes, participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares, propor mudanças no projeto pedagógico, demonstrar pró-atividade, promover cursos, oficinas e orientação técnica, coletar propostas de coordenação, supervisão e orientação, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, intervir na aplicação de medidas disciplinares.