CBO 2394-05 - Coordenador pedagógico - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos programadores, avaliadores e orientadores de ensino
O profissional no cargo de Coordenador pedagógico CBO 2394-05 Planeja, coordena e avalia os processos de ensino e aprendizagem e o desempenho de alunos e docentes Orienta e acompanha as práticas de ensino, a didática e a aplicação de metodologias de ensino e aprendizagem.
Orienta a equipe pedagógica, implementa projetos pedagógicos e instrucionais nas modalidades de ensino presencial e a distância Articula as ações didático-pedagógicas dos docentes e da equipe de apoio ao ensino, considerando o desenvolvimento do processo educacional no ambiente escolar Elabora, implementa e avalia o projeto pedagógico, o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem, viabilizando o trabalho coletivo e institucional.
Organiza e elabora documentos administrativos e pedagógicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2394-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de programadores, avaliadores e orientadores de ensino que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Coordenador pedagógico, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2394-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Programadores, avaliadores e orientadores de ensino.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Coordenador pedagógico
O Coordenador pedagógico CBO 2394-05 planeja, coordena e avalia os processos de ensino e aprendizagem e o desempenho de alunos e docentes, definindo cronograma e estratégias para acompanhamento da ação docente, instrumentos de avaliação para verificação do desempenho e da progressão dos alunos, dos resultados avaliativos, das estratégias para recuperação da aprendizagem, da qualidade dos processos e dos níveis de satisfação de educandos e familiares Implementa, coordena e acompanha o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, assessorando as atividades de docentes e alunos, por meio de concepções metodológicas e didático-pedagógicas, produzindo material de apoio, inclusive por meio de tecnologias da informação e comunicação, orientando o docente, analisando os processos de trabalho no contexto escolar e os resultados de desempenho dos alunos.
Promove estudos e discussões sobre a proposta e o projeto pedagógicos definidos pela escola, o currículo, as metodologias de ensino aplicáveis no planejamento, desenvolvimento e avaliação do processo de ensino e aprendizagem, considerando sequência dos conteúdos, integração entre as áreas do conhecimento, interdisciplinaridade, contextualização, elaboração de projetos, proposição de situações-problema, tendo em vista o conceito de aprendizagem significativa.
Define e implementa estratégias para observar, acompanhar e analisar o desempenho dos alunos Orienta, analisa e avalia a elaboração de planos de ensino e planos de aula dos docentes, e verifica o desenvolvimento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem realizado.
Propõe ações para e recuperação da aprendizagem e participa da elaboração de projetos, propondo ações, atividades e estratégias para essa etapa do processo Faz a gestão das ações e atividades pedagógicas no âmbito escolar, verificando o cumprimento da legislação educacional e do projeto pedagógico.
Administra recursos de trabalho, zelando pela preservação e condições de utilização.
Prospecta, identifica, seleciona, elabora e especifica materiais e recursos pedagógicos Administra conflitos disciplinares entre docentes e alunos, intercede e aplica medidas disciplinadoras de acordo com o regimento escolar.
Identifica fatores intervenientes no processo de ensino e aprendizagem e propõe soluções para problemas educacionais detectados.
Avalia o desenvolvimento do projeto pedagógico e do processo de ensino e aprendizagem, o desempenho profissional dos educadores, das classes, da instituição escolar, da implementação de projetos educacionais, construindo sistema e instrumentos de avaliação para detectar problemas educacionais e propor soluções Implementa medidas para viabilizar o trabalho coletivo, criando mecanismos e espaços de participação e interação da equipe, organizando e coordenando reuniões pedagógicas Coordena a construção e a revisão do projeto pedagógico, em parceria com docentes e equipe de educacional, definindo princípios norteadores do projeto, levantando dados educacionais, fornecendo subsídios teóricos metodológicos e didático-pedagógicos, considerando o contexto social, político, tecnológico e cultural.
Traça metas e objetivos educacionais, planeja ações de operacionalização, podendo articular ação conjunta com outras instituições Promove a formação contínua dos profissionais, organizando grupos de estudos, pesquisando metodologias, práticas educativas e avanços científicos em diferentes áreas, selecionando fontes de consulta, dados e informações Comunica-se com objetividade e assertividade, elabora e sistematiza textos e documentação educacional e administrativa, como relatórios, pareceres, resultados de avaliações, regimento escolar, registros de experiências pedagógicas e de atividades educacionais.
Pode publicar livros, artigos e notas técnicas e realizar entrevistas Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2394-05 deve coordenar a - re construção do projeto pedagógico/instrucional, avaliar desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, comunicar-se, implementar execução do projeto pedagógico/instrucional, promover a formação contínua dos profissionais, viabilizar trabalho coletivo, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2394-05
O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.
Atividades exercidas por um Coordenador pedagógico CBO 2394-05
Um Coordenador pedagógico (ou sinônimo) deve participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares, demonstrar capacidade de observação, criar/recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, participar de fóruns acadêmicos, políticos e culturais, criar espaços de participação/interação, emitir pareceres, avaliar processo de ensino e/ou de aprendizagem, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, analisar desempenho das classes, saber integrar as informações, elaborar relatórios, estruturar os tempos pedagógicos, traçar objetivos educacionais, participar das avaliações externas, organizar reuniões com equipes de trabalho, participar de cursos, seminários e congressos, avaliar desempenho das classes/turmas, acompanhar desenvolvimento do trabalho docente/autor/tutor, pesquisar práticas educativas, respeitar as diversidades, administrar tempo, pesquisar avanços de conhecimentos científicos em diferentes áreas, administrar conflitos, administrar recursos de trabalho, caracterizar perfil dos alunos, trabalhar em equipe, organizar grupos de estudos, demonstrar flexibilidade, selecionar bibliografia, detectar problemas educacionais, construir instrumentos de avaliação, promover cursos, oficinas e orientação técnica, planejar ações de operacionalização, avaliar implementação de projetos educacionais, selecionar referencial teórico-científico, articular ação da escola com outras instituições, propor mudanças no projeto pedagógico, estimular participação dos diferentes sujeitos, coletar propostas de coordenação, supervisão e orientação, produzir material de apoio pedagógico, organizar encontro de educandos, observar processo de trabalho no contexto escolar, divulgar deliberações, demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita, promover trocas de experiências, registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional, propor soluções para problemas educacionais detectados, saber ouvir, estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola, elaborar textos de orientação, planejar reuniões com equipes de trabalho, dimensionar os problemas, verificar cumprimento das metas, contextualizar historicamente a escola, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, criar mecanismos de participação/interação, organizar encontros, congressos e seminários, analisar execução do plano de ensino e outros regimes escolares, participar da avaliação proposta pela instituição, construir sistema de avaliação, traçar metas educacionais, sistematizar registros administrativos e pedagógicos, orientar atividades interdisciplinares/transdisciplinares, compreender o contexto, demonstrar criatividade, demonstrar pró-atividade, acompanhar trajetória escolar do aluno, realizar entrevistas, administrar demanda por vagas, levantar necessidades educacionais e sociais, assessorar trabalho docente, acompanhar produção dos alunos, coordenar projetos e atividades de recuperação de aprendizagem, equalizar informações, divulgar resultados de avaliação, aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, observar desempenho das classes, publicar experiências pedagógicas, divulgar experiências pedagógicas, avaliar instituição escolar, avaliar desempenho profissional dos educadores, formar equipes de trabalho, intervir na aplicação de medidas disciplinares, administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos, contribuir para que as decisões expressem o coletivo da equipe pedagógica e multiprofissional, atuar em conselhos de classe e de escola, fornecer subsídios teóricos, averiguar consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, fiscalizar cumprimento da legislação e do projeto pedagógico, articular ação conjunta da escola com as instituições de proteção a criança e ao adolescente.