CBO 2394-10 - Orientador educacional - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos programadores, avaliadores e orientadores de ensino
O profissional no cargo de Orientador educacional CBO 2394-10 Planeja, sistematiza e coordena ações de orientação educacional e profissional em instituições de ensino, acompanhando o desenvolvimento individual dos alunos, em seus aspectos cognitivos, afetivos e sociais, tendo em vista a formação integral para o exercício da cidadania Promove ações coletivas e individuais de aconselhamento e orientação para pais e alunos, atuando com docentes e equipe escolar.
Identifica necessidades educacionais específicas, implementa ações e desenvolve projetos de orientação, análise de desempenho e de práticas educacionais, orientação vocacional e de relacionamentos interpessoais, resolução de conflitos e de elaboração de proposta pedagógica Organiza e elabora documentos administrativos, pedagógicos e de acompanhamento dos alunos Atua de acordo com a legislação, seguindo princípios de qualidade, saúde e segurança no trabalho e preservação ambiental.
CBO 2394-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de programadores, avaliadores e orientadores de ensino que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Orientador educacional, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2394-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Programadores, avaliadores e orientadores de ensino.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Orientador educacional
O Orientador educacional CBO 2394-10 planeja e acompanha o desenvolvimento individual dos alunos, em seus aspectos cognitivos, afetivos e sociais, tendo em vista a formação integral para o exercício da cidadania Define estratégias para o processo de orientação, elaborando instrumentos para verificação do desempenho e da progressão dos alunos, dos resultados avaliativos, da eficácia dos processos e dos níveis de satisfação de educandos e familiares.
Implementa as etapas do processo de orientação educacional, analisando dados dos alunos, em seus aspectos cognitivos, afetivos e sociais, aplicando metodologias e procedimentos específicos para essa ação, tendo em vista a formação integral e permanente do educando, preparando-o para o pleno exercício de sua cidadania e ajudando-o a dimensionar seu espaço dentro da escola e no mundo.
Acompanha o aluno em suas necessidades específicas, realiza orientação vocacional, propõe estratégias para suprir dificuldades e para o estudo planejado Promove momentos de reflexão sobre valores, atitudes, emoções e sentimentos, por meio de estratégias individuais e coletivas.
Promove ações coletivas de orientação para pais e alunos, atuando em parceria com docentes e com a equipe escolar, considerando a necessidade de implementação de ações educacionais específicas Identifica elementos intervenientes no desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem, que impactam o desempenho dos alunos, propondo soluções conjuntas com coordenadores pedagógicos e docentes.
Implementa ações e projetos de orientação educacional, em conjunto com equipe multidisciplinar de apoio ao ensino, no que se refere à análise de desempenho, às práticas didático-pedagógicas, ao currículo, à identificação de potencialidades e vocação dos alunos, ao relacionamento com a família e a comunidade, à mediação de conflitos.
Participa da elaboração do projeto pedagógico, analisando as propostas e sugerindo adequações nos processos de ensino e aprendizagem, nas práticas de avaliação, no regimento escolar Participa de estudos e discussões sobre as práticas didático-pedagógicas definidas pela escola, referentes ao currículo e metodologias de ensino, considerando sequência dos conteúdos, integração entre as áreas do conhecimento, interdisciplinaridade, contextualização, elaboração de projetos, proposição de situações-problema, tendo em vista o conceito de aprendizagem significativa.
Verifica o cumprimento da legislação educacional, do projeto pedagógico, de políticas públicas.
Administra recursos de trabalho, zelando pela preservação e condições de utilização Prospecta, seleciona, elabora e especifica materiais e recursos de trabalho Administra conflitos disciplinares e interpessoais, intercede e aplica medidas de acordo com o regimento escolar.
Identifica fatores intervenientes no processo de ensino e aprendizagem e propõe soluções para problemas detectados Implementa medidas para viabilizar o trabalho pedagógico integrado, viabilizando espaços de participação e interação da equipe Pode propor projetos para desenvolvimento de competências socioemocionais, para realização de projetos sociais, para discussão de temas em destaque.
Participa da elaboração do projeto pedagógico, levantando dados educacionais, fornecendo subsídios teóricos, considerando o contexto social, político, tecnológico e cultural Propõe ações para formação contínua dos profissionais que atuam no processo de ensino e aprendizagem, organizando grupos de estudos, pesquisando metodologias, práticas educativas e avanços científicos em diferentes áreas.
Comunica-se com objetividade e assertividade, elabora textos e documentação educacional e administrativa, como relatórios, pareceres, registros de experiências pedagógicas e de informações dos alunos Pode publicar livros, artigos e notas técnicas e realizar entrevistas Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2394-10 deve coordenar a - re construção do projeto pedagógico/instrucional, promover a formação contínua dos profissionais, implementar execução do projeto pedagógico/instrucional, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, avaliar desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, viabilizar trabalho coletivo.
Condições de trabalho dessas profissões
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2394-10
O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.
Atividades exercidas por um Orientador educacional CBO 2394-10
Um Orientador educacional (ou sinônimo) deve contribuir para que as decisões expressem o coletivo da equipe pedagógica e multiprofissional, verificar cumprimento das metas, emitir pareceres, acompanhar produção dos alunos, organizar grupos de estudos, participar de cursos, seminários e congressos, construir instrumentos de avaliação, avaliar instituição escolar, publicar experiências pedagógicas, propor mudanças no projeto pedagógico, criar espaços de participação/interação, divulgar deliberações, criar mecanismos de participação/interação, construir sistema de avaliação, avaliar desempenho das classes/turmas, estimular participação dos diferentes sujeitos, respeitar as diversidades, avaliar implementação de projetos educacionais, administrar conflitos, atuar em conselhos de classe e de escola, registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, pesquisar avanços de conhecimentos científicos em diferentes áreas, administrar tempo, criar/recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, avaliar processo de ensino e/ou de aprendizagem, estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola, pesquisar práticas educativas, administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos, demonstrar pró-atividade, participar da avaliação proposta pela instituição, demonstrar criatividade, fiscalizar cumprimento da legislação e do projeto pedagógico, traçar metas educacionais, trabalhar em equipe, participar de fóruns acadêmicos, políticos e culturais, articular ação da escola com outras instituições, elaborar relatórios, traçar objetivos educacionais, planejar ações de operacionalização, observar processo de trabalho no contexto escolar, divulgar resultados de avaliação, divulgar experiências pedagógicas, promover trocas de experiências, assessorar trabalho docente, selecionar bibliografia, propor soluções para problemas educacionais detectados, averiguar consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, analisar desempenho das classes, promover cursos, oficinas e orientação técnica, acompanhar trajetória escolar do aluno, administrar demanda por vagas, observar desempenho das classes, intervir na aplicação de medidas disciplinares, orientar atividades interdisciplinares/transdisciplinares, demonstrar capacidade de observação, avaliar desempenho profissional dos educadores, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, fornecer subsídios teóricos, coletar propostas de coordenação, supervisão e orientação, participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares, caracterizar perfil dos alunos, dimensionar os problemas, equalizar informações, realizar entrevistas, acompanhar desenvolvimento do trabalho docente/autor/tutor, saber integrar as informações, detectar problemas educacionais, coordenar projetos e atividades de recuperação de aprendizagem, estruturar os tempos pedagógicos, organizar encontros, congressos e seminários, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, articular ação conjunta da escola com as instituições de proteção a criança e ao adolescente, elaborar textos de orientação, organizar reuniões com equipes de trabalho, contextualizar historicamente a escola, produzir material de apoio pedagógico, demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita, compreender o contexto, selecionar referencial teórico-científico, sistematizar registros administrativos e pedagógicos, levantar necessidades educacionais e sociais, demonstrar flexibilidade, formar equipes de trabalho, analisar execução do plano de ensino e outros regimes escolares, planejar reuniões com equipes de trabalho, saber ouvir, levantar recursos materiais, humanos e financeiros.